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Cidade

Semob prepara esquema especial de transporte para Festival Virada Salvador

Até o dia 1º de janeiro, o público contará com 140 ônibus da frota normal e 77 da frota reguladora

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A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) implementará um esquema especial de transporte para o Festival Virada Salvador, que começa
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) implementará um esquema especial de transporte para o Festival Virada Salvador, que começa a partir desta quinta-feira (28), na Arena Daniela Mercury, no bairro da Boca do Rio. Até o dia 1º de janeiro, o público contará com 140 ônibus da frota normal e 77 da frota reguladora, distribuídas entre 22 linhas, sendo 15 tradicionais, quatro da frota reguladora e três especiais criadas para o evento.

Além das linhas normais, os cidadãos podem contar com a 2024 – Terminal Acesso Norte x Festival Virada Salvador, 2024-01 – Estação Pirajá x Festival Virada Salvador e 2024-02 – Metrô Pituaçu x Festival Virada Salvador, que funcionarão das 14h às 6h do dia seguinte. Os pontos de ônibus estarão localizados em frente ao Restaurante Yemanjá (ambos sentidos), Praça Osório Vilas-Boas (sentido Itapuã) e após o Multishop (sentido Pituba).

Além disso, 187 micro-ônibus do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec), os “amarelinhos”, também vão atender a região da Arena Daniela Mercury. Pontos de táxi e mototáxi estarão situados nas imediações do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja) e do restaurante Yemanjá.

Linhas especiais

A linha 2024 – Terminal Acesso Norte x Festival Virada Salvador terá o seguinte trajeto: Terminal Acesso Norte, Rua dos Rodoviários, Avenida Antônio Carlos Magalhães, retorno na Estação do BRT Hiper, Avenida Tancredo Neves, Avenida Professor Magalhães Neto, Avenida Octávio Mangabeira, retorno em frente ao Jardim dos Namorados, Avenida Octávio Mangabeira, Centro de Convenções Municipal, Avenida Octávio Mangabeira, Rua Arthur de Azevêdo Machado, Rua Edístio Pondé, Avenida Tancredo Neves, Avenida Luís Viana (Paralela), retorno no Viaduto Deputado Luís Eduardo Magalhães, Avenida Luís Viana, Avenida Tancredo Neves, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Rua dos Rodoviários e Terminal Acesso Norte. O desembarque ocorre no ponto em frente ao Restaurante Yemanjá, sentido Itapuã.

Já a linha 2024-01 – Estação Pirajá x Festival Virada Salvador tem como trajeto a Estação Pirajá, Rua da Indonésia, Avenida Gal Costa, Terminal Pituaçu (parte subsolo), Avenida Professor Pinto de Aguiar, Rua Carimbamba, Avenida Octávio Mangabeira, Rua Arthur de Azevêdo Machado, Rua Edístio Pondé, Avenida Tancredo Neves, Avenida Luís Viana, retorno no Viaduto Deputado Luís Eduardo Magalhães, Avenida Luís Viana, Avenida Tancredo Neves, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Acesso Norte (BR 324) BR 324, Rua do Paquistão e Estação Pirajá. O desembarque será no ponto após o Shopping Multishop.

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Por fim, a linha 2024-02 – Metrô Pituaçu x Festival Virada Salvador parte do ponto do Metrô Pituaçu e segue pela Avenida Luís Viana (Paralela), Avenida Professor Pinto de Aguiar, Rua Carimbamba, Avenida Octávio Mangabeira, Avenida Simon Bolívar, Avenida Professor Manoel Ribeiro, Avenida Tancredo Neves e Avenida Luís Viana. Há dois pontos de desembarque: o ponto após o Shopping Multishop e a Avenida Simon Bolívar.

Linhas regulares

As linhas regulares que passam pelo evento são a 0125 – Terminal da França/Barroquinha x Parque São Cristóvão, 0125-03 – Parque São Cristóvão x Barroquinha, 0903 – Lapa x Boca do Rio, 1001 – Aeroporto x Praça da Sé, 1005 – Lapa x Abaeté/Praia do Flamengo, 1007 – Lapa x Terminal Aeroporto/Jardim das Margaridas, 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi), 1053 – Estação Mussurunga x Barra 3, 1134 – Cabula VI x Estação BRT Pituba, 1247-02 – Conjunto Arvoredo/Tancredo Neves x Centro de Convenções, 1440 – Cajazeiras XI x Centro de Convenções, 1440-01 – Cajazeiras XVII/VI x Imbuí/Stiep e 1637- Mirante de Periperi x Pituba/Boca do Rio.

Denúncia

Qualquer situação envolvendo irregularidades no serviço de transporte, o cidadão pode fazer a denúncia no Fala Salvador, no número 156.

Cidade

Linha B5 do BRT iniciará operação integral a partir deste sábado (8)

A linha está operando de forma assistida desde o dia 21/12/2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h

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A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10. A linha B5 está operando de forma assistida desde o dia 21 de dezembro de 2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h, com ampliação no último sábado (1º), das 9h às 23h.

De acordo com o diretor de Planejamento de Transportes, Diogo Pires, a operação assistida funcionou como um período de testes da nova linha, uma das mais aguardadas do sistema. “Durante este período pudemos fazer os ajustes operacionais necessários para que a linha pudesse operar em sua plenitude. Como a operação tem ocorrido de forma satisfatória desde a última ampliação de horário, temos segurança que ela irá atender os usuários adequadamente”, explicou.

Atualmente o sistema BRT opera com cinco linhas e 14 estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidade Jardim, Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Em média, 65 mil pessoas utilizam o sistema BRT diariamente.

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Patinetes elétricos são alternativa eficiente de mobilidade em Salvador

Desde o início da operação, em 3 de janeiro já são quase 70 mil viagens  e quase 30 mil usuários

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Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade urbana em Salvador. Desde o lançamento no dia 3 de janeiro deste ano até o dia 3 de fevereiro, foram realizadas 66,9 mil viagens, com a adesão de 29.800 usuários, percorrendo um total de 247 mil quilômetros e acumulando mais de 1,94 milhão de minutos de deslocamento. Se compararmos os números, a distância total percorrida pelos usuários equivale a mais de seis voltas na Terra.

O sucesso do modal levou à ampliação da área de operação nesta semana, incluindo novas regiões estratégicas da cidade. Agora, os patinetes também podem ser utilizados no Caminho das Árvores (até a região do Salvador Shopping), na Pituba (até a Praça Ana Lúcia Magalhães) e no Centro, até o Campo Grande. Além disso, a frota de patinetes dobrou saindo dos atuais 300 para 628 equipamentos.

Tecnologia e segurança

Os patinetes são equipados com GPS para rastreamento, placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados, garantindo maior segurança aos usuários. Além disso, a velocidade máxima permitida é de 20 km/h, oferecendo um equilíbrio entre agilidade e proteção no trânsito.

O serviço é mantido pela empresa Jet e habilitado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os equipamentos passam por um período de testes que dura 90 dias. Ao final dos testes, os dados coletados durante essa fase serão utilizados para subsidiar a Semob na realização de um credenciamento futuro, onde outras empresas que forneçam o mesmo serviço poderão operar na cidade. Além disso, será realizada uma regulamentação municipal para a operação dos equipamentos nas ruas da cidade.

“A JET está entusiasmada com a parceria junto da Prefeitura em estimular a micromobilidade urbana. Com mais de 300 km de malha cicloviária, a cidade já conhecida por sua generosidade tão bem nos acolheu e é um verdadeiro polo de intercâmbio cultural”, destaca a gerente de relações governamentais da JET, Natalya Barbosa.

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Funcionamento e custos

O serviço pode ser acessado através do aplicativo da JET (https://jetshr.com/br/), com pagamentos via cartão de crédito ou Pix. O custo inicial de desbloqueio é de R$1,99, seguido por uma tarifa de R$0,59 por minuto de uso. Usuários que optarem pela assinatura não pagam a taxa de desbloqueio, e o custo por minuto pode variar de R$0,25 a R$0,99, dependendo do horário e dia da semana. Todas as viagens incluem seguro contra acidentes.

Os patinetes têm autonomia de até quatro horas e reduzem automaticamente a velocidade para 5 km/h se o usuário sair da área de cobertura. Caso o veículo seja deixado fora da área de estacionamento indicada no aplicativo, uma equipe da JET será acionada para devolvê-lo ao local apropriado.

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Bruno Reis anuncia Pablo Souza como novo titular da Semob

O economista foi nomeado como gestor da pasta no lugar de Fabrizzio Müller, que deixa o cargo após quatro anos

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Salvador, tem a partir desta quarta-feira (5), um novo titular: o economista Pablo Souza foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis
Foto: Valter Pontes / Secom PMS

A Secretaria de Mobilidade (Semob) da Prefeitura de Salvador, tem a partir desta quarta-feira (5), um novo titular: o economista Pablo Souza foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis como gestor da pasta no lugar de Fabrizzio Müller, que deixa o cargo após quatro anos. Ex-diretor de Planejamento da própria Semob, Pablo assume o posto com a missão de manter os avanços conquistados pela capital baiana nos últimos 12 anos, como a ampliação do BRT e o aumento das frotas de ônibus elétricos e renovação dos veículos com ar-condicionado.

A transmissão do cargo ocorreu no Palácio Thomé de Souza. O prefeito Bruno Reis destacou que Pablo é um quadro técnico da área, com experiência inclusive na Prefeitura: “É o melhor nome dentre os que avaliamos. Já trabalhou aqui conosco e realizou um grande trabalho à frente da diretoria. Conhece não só o BRT, mas também a modelagem do transporte para grandes eventos, como a Copa do Mundo e o Carnaval. Acima de tudo, conhece a fundo a realidade do transporte público de Salvador. Posso assegurar que é mais uma escolha certeira que fazemos, como lá atrás fizemos com Fabrizzio”, disse.

Enquanto diretor da Semob, Pablo Souza trabalhou diretamente na implantação de projetos estratégicos, como o BRT Salvador, um dos principais projetos de transporte público da cidade, o Plano Cicloviário, que expandiu a malha de ciclovias e ciclofaixas, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, e a operação do Carnaval, onde coordenou a logística de deslocamento para milhões de foliões ao longo dos últimos 12 anos.

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