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Economia

Mercado do Rio Vermelho aumenta vendas na Semana Santa

A Ceasinha possui mais de 50 anos de atuação, conta com 138 boxes em funcionamento e 240 vagas de estacionamento

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Na Semana Santa, o Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha, se torna referência para compra dos produtos para
Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Na Semana Santa, o Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha, se torna referência para compra dos produtos para o almoço tradicional da Sexta-feira da Paixão. O aumento na procura por ingredientes tradicionais da culinária baiana impulsiona as vendas e aquece a economia local. Este ano, o espaço administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), já apresenta um aumento de mais de 35% na movimentação em relação ao ano passado. 

Quem antecipou a compra, nesta quarta-feira (16), foi a psicóloga e escritora, Iêda Domitilo. “Sempre venho aqui porque o produto é de extrema qualidade. Venho procurar qualidade e preço, né? E aqui tem, por exemplo, o dendê, que é maravilhoso, com pouca acidez, a comida fica maravilhosa”. 

O período é marcado por uma forte valorização das tradições gastronômicas, que movimentam feirantes e consumidores em busca dos sabores típicos da época. Todos os itens para o almoço são encontrados no equipamento, oferecendo opções desde comida congelada, fresca, vegana e sem glúten, a vinhos, chocolates, pescados, camarão fresco e defumado, azeite e temperos. 

“O mercado está pronto para receber os clientes, nós já estamos com um aumento de procura e esperamos que até sexta-feira chegue a uns 50%. O mercado está preparado para receber todos os clientes, é um local que ele encontra tudo de qualidade, com preços acessíveis e vai ter uma Semana Santa mais tranquila”, acrescenta o diretor de gestão de mercados da SDE, Alberto Queiroz. 

Um dos tradicionais boxes, O Pesqueiro, oferece aos clientes todo tipo de pescado e frutos do mar. A proprietária Débora Oliveira já comemora o aumento da procura dos clientes.  

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“Temos hoje um movimento muito bom, vocês podem ver a loja cheia de gente. Nós comemoramos agora dois anos, nascemos em uma Semana Santa, é a nossa terceira Semana Santa aqui dentro do Mercado do Rio Vermelho e desde então só tem crescido esse mercado. Nós nos preparamos aqui com uma variedade enorme de pescados, os queridinhos da Semana Santa, desde pescada amarela, bacalhau, até camarões frescos, congelados, todo tipo de produtos para que todos possam fazer suas compras”, disse Débora. 

O mercado possui mais de 50 anos de atuação, conta com 138 boxes em funcionamento e 240 vagas de estacionamento. Os boxes do Mercado do Rio Vermelho funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, e nos domingos e feriados das 7h às 14h, exceto a praça de alimentação que funciona até as 16h. O equipamento estará aberto de forma facultativa na Sexta-feira da Paixão, até as 14h, retornando ao funcionamento normalmente no sábado (19). Para o comerciante Ramiro Campelo, o espaço se torna também um ponto de encontro dos amigos. “O melhor peixe da Bahia está aqui. Isso aqui é o coração da Bahia. Aqui, a gente encontra os amigos, dá risada. Isso aqui é Bahia, gente. Só falta o caranguejo para ficar mais gostoso”, acrescenta. 

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Representantes do Sebrae e da Secti-BA visitam o Hub da Construção

Os participantes do encontro discutiram estratégias para ampliar o impacto das iniciativas desenvolvidas no espaço

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Nesta terça-feira (13), o Hub da Construção — iniciativa do Sinduscon-BA voltada para o desenvolvimento de soluções

Nesta terça-feira (13), o Hub da Construção — iniciativa do Sinduscon-BA voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas no setor — recebeu a visita de Sócrates Santana, Diretor de Inovação e Competitividade da Secti-BA, e de Tauam Reis, coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae-BA. 

Recepcionados por Ângela Márcia Andrade, curadora do Hub, e Wesley Kelly Carvalho, CEO da VERT Soluções Ambientais — startup baiana que integra o ecossistema do Hub da Construção —, os representantes puderam conhecer de perto as iniciativas da VERT. Criada em Itapetinga e atualmente em expansão com o apoio da estrutura e das conexões proporcionadas pelo Sinduscon-BA, a empresa foi citada como exemplo do potencial das parcerias para estimular o desenvolvimento regional. 

O encontro também ressaltou a integração entre interior e capital, além da importância das conexões promovidas pelo Hub. Os participantes discutiram estratégias para ampliar o impacto das iniciativas desenvolvidas no espaço, fortalecendo um ambiente colaborativo e alinhado com as demandas da nova economia. 

A visita reforça o posicionamento do Sinduscon-BA como elo estratégico entre os diversos atores do ecossistema de transformação digital no setor, conectando talentos, ideias e soluções com foco em um futuro mais eficiente e inteligente com atuação em todo Estado da Bahia. 

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Economia

Oportunidade para qualificação em técnicas de vendas 

Entre os dias 20 e 22 de maio, das 9h às 11h, o Shopping Piedade oferece curso gratuito para o comércio varejista 

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técnicas de vendas, que será realizado entre os dias 20 e 22 de maio, das 9h às 11h. A iniciativa tem como objetivo capacitar

O Shopping Piedade, em parceria com a Associação dos Lojistas do Shopping Piedade (Alospi), está com inscrições abertas para treinamento gratuito em técnicas de vendas, que será realizado entre os dias 20 e 22 de maio, das 9h às 11h. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais para o mercado de trabalho e atender às demandas dos lojistas do centro comercial, sendo uma excelente oportunidade para quem deseja se aperfeiçoar na área de vendas. 

Os interessados devem enviar seus currículos até segunda-feira (19), às 12h, para o e-mail alospi@shoppingpiedade.com.br, ou entregá-los presencialmente na sede da Alospi, localizada no piso L4 do Shopping Piedade. 

Com carga horária total de seis horas, o treinamento é oferecido regularmente e visa ao aperfeiçoamento das principais técnicas de vendas, contribuindo para a ampliação das chances de inserção no mercado de trabalho. Ao todo, 45 participantes serão selecionados, com a possibilidade de integrar as equipes das lojas do shopping, um dos principais centros comerciais do centro de Salvador. 

“Fazemos a seleção dos currículos, promovemos o treinamento gratuito em técnicas de vendas e entregamos profissionais prontos para o mercado. Inicialmente, a vaga é temporária, mas há expectativa de efetivação”, destaca Jorge Lobo, presidente da Alospi. 

A ação reforça o compromisso da Alospi e do Shopping Piedade com o desenvolvimento profissional, a qualificação de novos talentos e a geração de emprego e renda para a comunidade local. 

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Serviço 
  • O quê: Treinamento gratuito em técnicas de vendas 
  • Quando: 20, 21 e 22 de maio, das 9h às 11h 
  • Onde: Sede da Alospi – Piso L4 do Shopping Piedade 
  • Inscrição: Envio de currículo até segunda-feira, 19 de maio, às 12h 
  • E-mail para envio: alospi@shoppingpiedade.com.br 
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Economia

Classe média já pode comprar imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida

A nova modalidade oferece financiamento de imóveis de até R$ 500 mil com juros nominais de 10% ao ano e prazo de até 35 anos

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As famílias com renda mensal de até R$ 12 mil podem, a partir desta segunda-feira (5), contratar a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As famílias com renda mensal de até R$ 12 mil podem, a partir desta segunda-feira (5), contratar a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida voltada à classe média. A Caixa Econômica Federal começou a oferecer os empréstimos da nova categoria do programa habitacional.

Líder no financiamento imobiliário no país, concentrando cerca de 70% das operações de crédito no setor, a Caixa pôde começar a operar a nova categoria após o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentar, na última quarta-feira (30), as mudanças no Minha Casa, Minha Vida. Isso porque era necessário definir o uso de fontes alternativas de recursos no programa habitacional, além do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Apelidada de Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida, a nova modalidade oferece financiamentos com juros nominais de 10% ao ano e prazo de até 420 meses (35 anos) e permite financiamento de imóveis de até R$ 500 mil. Até 80% do valor de imóveis novos poderão ser financiados. Para imóveis usados, o percentual financiado cai para 60% nas regiões Sul e Sudeste e mantém-se em 80% para as demais localidades.

A nova modalidade do programa habitacional oferecerá crédito com recursos dos lucros e dos rendimentos do FGTS e dinheiro próprio dos bancos, como depósitos na caderneta de poupança e investimentos em Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

Faixa 3

A Caixa também reajustou o valor das demais faixas do Minha Casa, Minha Vida, aprovadas no último dia 15 pelo Conselho Curador do FGTS e no último dia 25 pelo Ministério das Cidades.

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Os novos valores são os seguintes:
  • Faixa 1: renda familiar de até R$ 2.850,00 por mês, com subsídio de até 95% do valor do imóvel;
  • Faixa 2: renda familiar de R$ 2.850,01 a R$ 4,7 mil por mês, com subsídio de até R$ 55 mil e juros reduzidos;
  • Faixa 3: renda familiar de R$ 4.700,01 a R$ 8,6 mil por mês, sem subsídios, mas com condições de financiamento facilitadas.

No caso da Faixa 3, o CMN autorizou o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para ampliar a oferta de crédito. Essa categoria financia imóveis de até R$ 350 mil, com juros nominais de 8,16% ao ano, mais Taxa Referencial (TR). Cotistas do FGTS têm desconto de 0,5 ponto percentual, pagando 7,66% ao ano.

Famílias enquadradas nas faixas 1 e 2 também estão autorizadas pelo Conselho Curador do FGTS a financiar imóveis pela Faixa 3. No entanto, os mutuários que optarem pela elevação de categoria terão as mesmas condições da Faixa 3, sem acesso aos subsídios do governo.

Fonte: Agência Brasil

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