Infraestrutura
Obras do VLT de Salvador mantêm ritmo acelerado
O projeto está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras

As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram, nesta semana, 18% de execução no Trecho 1, que compreende o trajeto entre a Estação da Calçada e a Ilha de São João. O progresso na instalação do novo modal foi verificado nesta segunda-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita técnica. Acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o chefe do Executivo estadual destacou o avanço dos trabalhos e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a entrega das primeiras etapas do projeto.
“Este é um recurso proveniente de uma parceria com o governo federal, com investimentos tanto do PAC quanto do governo do presidente Lula. Estou visitando este trecho, o Lote 1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também. Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote primeiro. Enquanto avançamos rapidamente com as obras, ligando a Calçada a Ilha de São João”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues.
De acordo com Lafuente, a obra já conta com 1,6 quilômetro de via permanente, o que significa algo inédito em menos de nove meses, em qualquer obra ferroviária que já tenha sido feita no Brasil. Ele ainda acrescenta, “então a gente está com uma meta extremamente dura e ousada de que a gente pode ter uma linha de teste até dezembro, de 2 a 4 quilômetros de extensão contínua para que esses trens rodem e testem durante um tempo antes da operação”.
Com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, a instalação do VLT segue em ritmo acelerado, sob condução da CTB, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ao todo, o VLT contará com aproximadamente 36 quilômetros de extensão, distribuídos em 34 paradas no total, com um investimento em torno de R$ 5 bilhões.
Trechos
O projeto do VLT está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras. O Trecho 1, que vai de Ilha de São João até Calçada, possui uma extensão de cerca de 16,7 mil metros, com 17 paradas e a Estação Calçada, sendo conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
Já o Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, tem 9,2 mil metros de extensão e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL), em Águas Claras, sendo executado pelo Consórcio VLT Lote 2.
Conectando Águas Claras ao bairro de Piatã, o Trecho 3, que abrange pouco mais de 10,5 mil metros e 9 paradas, com integração ao SMSL, no Bairro da Paz, está sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico. As obras realizadas em paralelo garantem a otimização do cronograma e o progresso contínuo de todas as etapas de implantação.
Geração de empregos formais
As obras do VLT do Subúrbio é um exemplo de projeto que tem ajudado a ampliar o número de postos de trabalho na Bahia. A expectativa é que o VLT gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções.
Infraestrutura
Ministro Renan Filho autoriza início da duplicação do contorno em Feira de Santana
A intervenção prevê a duplicação de 7,2 quilômetros da BR-324, incluindo a construção de marginais à esquerda e à direita

O ministro dos Transportes, Renan Filho, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e demais autoridades, assinou, nesta segunda-feira (19), durante evento na cidade de Feira de Santana, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de duplicação do contorno norte e leste de Feira de Santana. A intervenção, orçada em R$ 179,42 milhões, prevê a duplicação de 7,2 quilômetros da BR-324, incluindo a construção de marginais à esquerda e à direita, cinco passarelas e três viadutos.
O governador ressaltou o alinhamento prévio feito entre as gestões federal, estadual e municipal sobre as obras em Feira de Santana. “O objetivo é concluir a terceira etapa do anel de contorno, beneficiando quem é de Feira, quem tem que passar por Feira. Em época de festa, de feriado, também, reduzindo os transtornos na viagem. E é um projeto que tem afinidade com a cidade, com os moradores de Feira, com paisagismo, drenagem, ciclovia. Tudo isso trará autoestima para o município”, destacou.
O ministro também anunciou a duplicação de trechos da BR-101, que contempla a divisa da Bahia com Sergipe e da Bahia com o Espírito Santo, assinando ordem de serviço para início das obras. A expectativa, para Renan Filho, é de que a duplicação dos trechos melhore também o tráfego externo de Feira de Santana, considerada uma cidade estratégica, por interligar o litoral baiano a estados como o Piauí e o Maranhão.
“Será um ganho para todo o Nordeste, porque é uma obra de efeito cascata. Você agiliza a vida de quem mora em Feira de Santana, obviamente, mas melhora também o acesso a Sergipe, a Pernambuco, Alagoas, porque todo mundo que usa a BR-101 e a BR-116 verá melhorias e o desenvolvimento para Bahia e para o Nordeste brasileiro”, disse.
Para o engenheiro Jucivan Vilasboas, de 42 anos, as obras vão impactar muito o trânsito nas grandes avenidas de Feira de Santana. “Já tínhamos essa necessidade dessas duplicações há muito tempo. Eu passo nesses trechos até quatro vezes no dia. É um gargalo muito grande. Será muito importante para o desenvolvimento de Feira. Vem em boa hora”.
Gestão das rodovias
A mudança na gestão das rodovias ocorre, após o fim do contrato com a concessionária ViaBahia, em abril deste ano. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumiu, desde o último dia 15 de maio, a conservação, manutenção e operação da BR-324 e da BR-116 pelos próximos 12 meses, quando será aberta uma nova licitação para gestão das rodovias. Até a mudança, os trechos serão mantidos sem pagamento de pedágio.
Amélia Rodrigues
Na manhã desta segunda-feira (19), o governador Jerônimo Rodrigues também esteve em Amélia Rodrigues, acompanhando o ministro Renan Filho, para vistoria dos trabalhos já realizados nas rodovias BR-324/BA (de Salvador a Feira de Santana) e da BR-116/BA (de Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais).
O chefe do executivo baiano visitou o Centro de Controle Operacional (CCO) do DNIT e dialogou com equipes técnicas que têm atuado nos trechos com ações emergenciais de manutenção e planejamento. A autarquia também está reforçando o atendimento ao usuário, com instalação de sinalização provisória, monitoramento de tráfego e suporte operacional.
Infraestrutura
Nova ponte será construída sobre o Riacho da Onça, em Coribe
Com 30m de extensão, a estrutura vai reforçar a ligação entre a sede do município e o povoado de Descoberto

Em Coribe, no Oeste baiano, cerca de 13 mil moradores devem ser beneficiados com a construção de uma nova ponte sobre o Riacho da Onça, no KM 2,3 da BA-601. A estrutura vai reforçar a ligação entre a sede do município e o povoado de Descoberto. Com 30 metros de extensão, a obra é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) segue em fase de licitação. A próxima etapa está prevista para o dia 28 de maio, quando serão abertas as propostas das empresas interessadas. O investimento previsto é de R$ 3,5 milhões, com recursos do Governo do Estado.
A relevância dos serviços na ponte, que tornará a ligação mais segura entre as localidades, principalmente para quem sair do povoado para acesso à saúde, educação e ao setor de comércio e serviços, é analisada por Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura. “A licitação publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (09) é um complemento à pavimentação dos 29 km da BA-601, concluída no segundo semestre do ano passado. Na região onde será construída a ponte, o tráfego de veículos vinha sendo feito através de desvio devido à região ter sido afetada por fortes chuvas no último mês de dezembro” observa o secretário de Infraestrutura, acrescentando que a obra também beneficiará o escoamento da produção agrícola e pecuária local.
Infraestrutura
Buritirama ganha recuperação do aeródromo e do trecho da BA-351
A recuperação foi executada pela Seinfra e vai facilitar o acesso ao município, reduzir distâncias e fortalecer a logística regional

Em Buritirama, no Oeste do estado, nesta quinta-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou duas obras que reforçam a infraestrutura viária e aérea do município. A obra de recuperação do aeródromo foi executada pela Secretaria de Infraestrutrura (Seinfra), com investimento de R$ 1,8 milhão, e vai facilitar o acesso ao município, reduzir distâncias e fortalecer a logística regional. Foram realizados manutenção de cerca, biruta, roçagem, pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves e taxiway, sinalização horizontal e vertical, receptivo, portão de acesso e acesso. A iniciativa vai atender também o município vizinho de Barra.
“Essa região é muito importante, para muitos empresários, para o turismo e, às vezes, para alguém que precisa de um tratamento de saúde urgente, para descer uma ambulância aérea. Faz todo sentido interiorizar a aviação regional, buscar voos para que a gente possa chegar mais perto, aproximar esse Oeste tão importante, tão rico, de outras regiões”, explicou o governador.
Jerônimo inaugurou também a pavimentação no trecho de acesso à BA-351, com oito quilômetros de extensão e investimento superior a R$ 6,2 milhões. A intervenção faz parte do programa Bahia em Movimento, que visa a melhoria da infraestrutura rodoviária em todo o estado. Serão destinados R$ 679 milhões para melhorar a trafegabilidade e a segurança viária, por meio da recuperação e pavimentação de rodovias, acessos e travessias urbanas em diversos municípios. “Muito importante esse investimento do Governo do Estado aqui em Buritirama, quase R$10 milhões investido em pavimentação e recuperação de vias e no aeródromo”, destacou o secretário de infraestrutura, Sérgio Brito.
“Para nós, é uma satisfação muito grande esse privilégio de poder desfrutar algo novo. Projetos novos que estão tendo na cidade, só alegria”, comemorou o soldador Carlos Rodrigues.