SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Esporte

Caravana do Lazer movimenta Boca do Rio com o Verão Costa a Costa 

Terceira edição do evento chega em Salvador com programação diversificada para todos os públicos 

Publicado

em

Não só de esporte e entretenimento é a experiência no Verão Costa a Costa em Salvador. O evento desta semana no Parque dos Ventos,
Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

Não só de esporte e entretenimento é a experiência no Verão Costa a Costa em Salvador. O evento desta semana no Parque dos Ventos, na orla da Boca do Rio, em Salvador também será de lazer para a criançada da região. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai promover a Caravana do Lazer a partir desta quinta-feira, 13, pela tarde, por volta das 14h, na arena montado no espaço. 

Estarão disponíveis diversas opções para as crianças e os jovens aproveitarem o dia com pula-pula; xadrez gigante; dominó; piscina de bolinha; amarelinha; pista de sabão; oficina de pintura; dentre outras atividades. O público na quinta-feira, 14, também poderá participar das clínicas esportivas de mais de dez modalidades: baleado, basquete 3×3, beach soccer, beach tennis, capoeira, corrida, escalada, futevôlei, hapkido, judô, kickboxing, taekwondo e vôlei de praia. 

Esporte 

De forma gratuita, o Verão Costa a Costa segue até domingo, 16, com uma programação esportiva de clínicas e competições mais atividades de entretenimento e lazer. As clínicas de beach soccer, vôlei depraia, beach tênis, futevôlei e futmesa serão nesta quinta, 15, e sexta-feira, 16, das 8h às 17h. A participação é aberta ao público e de acordo com a disponibilidade e a presença nos dias das atividades.   

Os interessados poderão ainda aprender lutas e artes marciais: taekwondo, quinta, 13, pela manhã; judô, na quinta, 13, à tarde; hapkido na manhã de sexta,14; kickboxing pela tarde da sexta, 14; e capoeira nos dois turnos do sábado, 15. A programação ainda conta com aulões de aeróbica na quinta, 13, às 17h; sexta, 14, às 17h; e sábado, 15, às 8h. O frescobol é a novidade no sábado, 15, com clínicas pela manhã, a partir das 9h, e apresentações à tarde, a partir das 13h. 

A 1ª etapa do Campeonato Baiano de Basquete 3×3 também fará parte do evento e será realizado na Arena Costa a Costa, no Parque dos Ventos. A programação dos naipes masculino e feminino conta com as categorias sub-12 e sub-14, na quinta-feira, 13; sub-16 e sub-18, na sexta-feira, 14; sub-23 no sábado, 15; e adulto, no domingo, 16. 

ANÚNCIO

Já o final de semana é marcado pelas competições das cinco modalidades das clínicas mais baleado em ambos os dias e o treinão de corrida de 5km e 10km, com largada no domingo, 16, às 6h30. Exceto a corrida, as inscrições são mediantes às respectivas federações esportivas. O pós-treinão será comandado pelo show de Guga Meyra por volta das 9h. 

Entretenimento – A programação musical não para por aí. Às tardes, a partir das 15h, do sábado, 15, e do domingo, 16, estarão agitadas, respectivamente e nesta ordem, com os shows de Filhos de Gandhy, Afrosambah, Afrocidade e Sued Nunes; e de Samba Ohana, Pra Casar e Thiago Aquino. 

Todos os dias do evento, também acontecem a Feira da Economia Solidária da Setre, que promove a exposição e venda de produtos de empreendimentos solidários, e uma programação com tirolesa, arvorismo, escalada e parque infantil que prometem agitar o espaço. Confira a programação completa no perfil do Instagram @costacostaoficial. 

Verão Costa a Costa 

Com a maior costa litorânea do Brasil (mais de 1.100 km) de praias paradisíacas, repletas de história, cultura e natureza exuberante, a Bahia tem o cenário perfeito para o Verão Costa a Costa. O projeto tem como objetivo ocupar as costas das Baleias, do Descobrimento, do Cacau, do Dendê, da Baía de Todos os Santos e dos Coqueiros com práticas de esporte, lazer, geração de renda, turismo e muita movimentação em pleno verão, época do ano de destaque para essas regiões de experiências inesquecíveis para moradores e turistas de todos os cantos do país e do mundo. 

Promovido pela Sudesb e pela Setre, em parceria com a União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), e com apoio das federações esportivas e da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), o evento, que está na sua terceira edição, já passou pelas cidades de Alcobaça, na Costa do Descobrimento; de 09 a 12 de janeiro; de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, de 16 a 19 de janeiro; de Itacaré, na Costa do Cacau, de 30 de janeiro a 02 de fevereiro. Após Salvador, as atividades seguirão por Maraú, na Costa do Dendê, de 20 a 23 de fevereiro; e por Camaçari, na Costa dos Coqueiros, em março. 

ANÚNCIO

Esporte

Baía de Todos-os-Santos estreia no Campeonato Brasileiro de Vela Optimist 

Evento reúne mais de 200 jovens atletas em Itaparica e movimenta turismo e economia local 

Publicado

em

As águas da Baía de Todos-os-Santos recebem, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, principal competição
Foto: Comunicação Yacht Clube da Bahia

As águas da Baía de Todos-os-Santos recebem, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, principal competição da vela de base do país. Organizado pelo Yacht Clube da Bahia (YCB) e com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o evento acontece até esta quinta-feira (15), em Itaparica, numa programação de 11 dias. Mais de 200 atletas, com idades entre 6 e 13 anos, de oito estados brasileiros, além de representantes da Argentina, participam das provas, que têm como sede a moderna marina construída pelo governo baiano no município. Eles estão acompanhados de equipes técnicas e familiares, reunindo cerca de 500 pessoas, com tempo livre para passeios e experiências na região. 

“Além das condições técnicas favoráveis à prática da vela, Itaparica oferece infraestrutura turística qualificada e atrativos, com marina de padrão internacional, rede hoteleira, gastronomia diversificada, belezas naturais e identidade cultural. Esses fatores contribuem para que os envolvidos na competição tenham novas vivências”, destacou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte. 

“A opção por Itaparica se deu pela qualidade da marina, da excelência da raia e das características da cidade, que é acolhedora, turística e histórica. Além disso, contamos com o apoio do Estado e da Prefeitura Municipal, o que facilitou a realização do evento, que movimenta a economia local”, completou o comodoro do YCB, Ricardo Dantas. 

Para o diretor da Confederação Brasileira de Vela, Jônatas Gonçalves, “velejar em Itaparica é um sonho, com vento, mar limpo e condições ideais, além da infraestrutura e do acolhimento aos visitantes”. 

História e religiosidade 

Itaparica também deu início às comemorações dos 203 anos da Independência do Brasil na Bahia, com cinco dias de atividades, homenagens à heroína itaparicana Maria Felipa e shows de BaianaSystem, Carlinhos Brown e Jota Quest, entre outros artistas. A festa terminou no domingo (11), com o tradicional desfile cívico-cultural pelo Centro Histórico. As celebrações tiveram apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA e de outros órgãos. 

ANÚNCIO

Ainda no domingo, a Baía de Todos-os-Santos recebeu a procissão marítima que transportou a imagem do Senhor do Bonfim, da Penha até o Terminal Náutico, em Salvador. A imagem foi levada para a Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, de onde sairá, na quinta-feira (15), para o cortejo da Lavagem do Bonfim, com destino ao santuário de mesmo nome, na Cidade Baixa. A programação festiva conta com incentivo da Setur-BA, visando o incremento do turismo religioso baiano. 

Continue Lendo

Esporte

Bahia fortalece corrida de aventura com doação de caiaques infláveis

Equipamentos entregues pela Sudesb à FBCA ampliam estrutura para provas e treinamentos no estado 

Publicado

em

com um reforço importante para a modalidade: a doação de 15 caiaques infláveis à Federação Baiana de Corrida de
Foto: Ascom/Sudesb

Após um ano de apoio a eventos e atletas da corrida de aventura, o Governo da Bahia encerrou 2025 com um reforço importante para a modalidade: a doação de 15 caiaques infláveis à Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA). A entrega foi realizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

Os novos caiaques estrearam na tradicional Volta da Ilha dos Frades, em 27 de dezembro, quando atletas percorreram um trajeto que contorna a ilha, passando pela Praia de Loreto e pelo município de Madre de Deus. Com investimento de R$ 52 mil, os modelos duck, fabricados em PVC flexível, têm capacidade para duas pessoas e vêm acompanhados de remos, kit de reparos e fole para enchimento. 

A iniciativa integra o plano de trabalho da parceria entre Sudesb e FBCA, que já contemplou cinco etapas do Campeonato Baiano da modalidade em 2022 e 2023. Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, a ação reforça a política de incentivo ao esporte: 

“A entrega desses caiaques amplia as condições de treino e competição da corrida de aventura na Bahia. É um investimento que fortalece a federação, valoriza os atletas e contribui para o crescimento sustentável do esporte”, destacou. 

Segundo o presidente da FBCA, Vitor Hugo, os equipamentos representam um avanço para a modalidade: 

ANÚNCIO

“Esses caiaques infláveis ampliam nossa capacidade de realizar provas e treinamentos em diferentes ambientes naturais, garantindo mais segurança e acessibilidade aos atletas”, afirmou. 

A corrida de aventura é uma modalidade multidisciplinar que combina orientação, mountain bike, canoagem, trekking e técnicas verticais, exigindo resistência física, estratégia e trabalho em equipe. Os caiaques, que pesam entre 15 kg e 20 kg, facilitam o transporte e permitem acesso a rios e lagos, ampliando o potencial de exploração durante as provas. 

Continue Lendo

Esporte

Baianão 2026 estreia com campanha pelo fim da violência contra a mulher

Ação do Governo do Estado usa a força do futebol para conscientizar e incentivar denúncias

Publicado

em

entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, no Barradão, o Governo do Estado lançou uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Campeonato Baiano de Futebol 2026 começou neste sábado (10) com uma mensagem que vai além das quatro linhas. Durante a partida de abertura entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, no Barradão, o Governo do Estado lançou uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) em parceria com o Irdeb.

Antes do apito inicial, os jogadores entraram em campo vestindo jaquetas com manchas roxas, simbolizando marcas de agressões que muitas vezes permanecem ocultas. A ação reforçou a importância da denúncia por meio do Disque 180 e destacou a rede estadual de acolhimento e proteção. No estádio, uma Unidade Móvel da SPM ofereceu orientações sobre direitos e formas de buscar apoio.

A secretária Neusa Cadore ressaltou que o futebol é um espaço estratégico para ampliar o diálogo. “O esporte tem grande alcance social e nos permite divulgar a rede de proteção e incentivar a denúncia, reforçando que a violência contra a mulher não pode ser naturalizada”, afirmou.

A campanha seguirá durante todo o Baianão, com ações em outros estádios. A iniciativa ganha relevância diante dos dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontam que, a cada seis minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual no Brasil — e que, em dias de jogos, há aumento significativo das ameaças e casos de violência doméstica.

Dentro de campo, Vitória e Atlético de Alagoinhas ficaram no empate sem gols (0 a 0). O Baianão 2026 tem transmissão exclusiva da TVE, em parceria com a FBF, com exibição de todos os jogos na TV aberta, parabólicas digitais e no YouTube.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas