SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho

Atualmente, a linha segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, e neste ponto retorna ao terminal de transbordo. 

Publicado

em

A partir de 29 de março próximo, dia do aniversário de 476 anos de Salvador, a linha B2 do BRT Salvador será ampliada, passando a conectar
Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

A partir de 29 de março próximo, dia do aniversário de 476 anos de Salvador, a linha B2 do BRT Salvador será ampliada, passando a conectar a Estação Rodoviária ao bairro do Rio Vermelho. Atualmente, a linha segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, e neste ponto retorna ao terminal de transbordo. 

Nesta ampliação da linha B2, os veículos do BRT Salvador vão sair da Rua Rio Grande do Sul, na Pituba, acessam a faixa exclusiva instalada na Avenida Manoel Dias da Silva, seguem por Amaralina até o ponto na altura da Vila Militar. Depois fazem o retorno na altura de um antigo supermercado na Rua Oswaldo Cruz e deste ponto retornam pela faixa exclusiva, no sentido Praça Nossa Senhora da Luz. A partir desse local, os ônibus seguem o itinerário de origem da linha em direção a Estação Rodoviária. 

O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, destaca a importância da ampliação da linha B2 para a mobilidade da cidade. “A Pituba é o segundo maior destino de viagens na cidade, e essa extensão beneficiará diretamente a mobilidade dos soteropolitanos. Com isso, moradores de mais de 170 bairros de Salvador terão mais uma opção prática e eficiente para se deslocar com conforto e rapidez”, diz. 

A expansão foi viabilizada com a chegada dos novos ônibus entregues no mês de janeiro deste ano, garantindo mais eficiência e conforto aos passageiros. A ampliação do BRT Salvador faz parte de um conjunto de investimentos na infraestrutura da mobilidade da cidade, com o objetivo de melhorar a conectividade entre diferentes bairros e oferecer mais qualidade no transporte público. 

“Com a ampliação da frota, conseguimos aumentar a capacidade do sistema e atender à crescente demanda dos passageiros, garantindo um serviço mais eficiente e acessível para a população. Essa expansão reforça uma das grandes vantagens deste modal, que é a possibilidade de criar linhas estendidas para atender melhor a população. Garantimos mais comodidade aos passageiros e reforçamos o atendimento nas áreas mais próximas”, afirma Souza. 

ANÚNCIO
Aprovação 

Moradora de Praia Grande, a autônoma Vanessa Alves, de 33 anos, avalia que essa mudança na linha B2 vai melhorar e muito o deslocamento para o trabalho. “Até porque, com o BRT, a gente não pega trânsito, o que já ajuda bastante”, pontua. 

Direto de Fortaleza (CE), o administrador Celso Ximenes, de 60 anos, conta que vem eventualmente a Salvador a trabalho e sempre usa o sistema de transporte coletivo. “Eu já conhecia o BRT, porque trabalho aqui há bastante tempo e uso o transporte coletivo. A impressão que eu tenho é que houve uma melhora significativa para essa região, inclusive para a acessibilidade das pessoas”, declara. 

Demais linhas 

Além da linha B2, o modal conta com outras quatro linhas em operação: B1 – Estação Rodoviária x Estação Pituba, B3 – Estação Rodoviária x Pituba (via Paulo VI), B4 – Estação Pituba x Estação Lapa e B5 – Estação Rodoviária x Estação Lapa. Até dezembro deste ano, a linha B6 – Estação Lapa x Aeroporto – entrará em operação por meio do sistema BRS (Bus Rapid Service), ampliando ainda mais as conexões do transporte público na capital baiana. 

Cidade

Nova etapa do Canal Mangabeira transforma realidade urbana em Itapuã

Investimento de R$ 93,3 milhões elimina alagamentos históricos, amplia infraestrutura e cria espaços de lazer em bairros da capital baiana

Publicado

em

nesta segunda-feira (22), de mais uma etapa das obras de macrodrenagem e urbanização do Canal Mangabeira. A intervenção, inaugurada pelo
Foto: Joá Souza/GOVBA

Os moradores do Bairro da Paz, do Km 17 e da Vila Romana, em Itapuã, passaram a contar com uma nova realidade urbana a partir da entrega, nesta segunda-feira (22), de mais uma etapa das obras de macrodrenagem e urbanização do Canal Mangabeira. A intervenção, inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, elimina pontos históricos de alagamento, amplia a infraestrutura da região e cria novos espaços de lazer, convivência e mobilidade para a população.

Com investimento de R$ 93,3 milhões, a obra integra um conjunto de intervenções que somam R$ 400 milhões, resultado de parceria entre os governos estadual e federal para a recuperação ambiental e urbanística da bacia dos rios Jaguaribe e Mangabeira. A etapa entregue contemplou 2,44 quilômetros de canalização e revestimento da calha dos rios, com recursos de R$ 40,4 milhões do Governo do Estado e R$ 52,8 milhões do Governo Federal.

“Salvador tem bairros lindíssimos e importantes, mas esquecidos. Nossa capital tem a beira da praia, a orla, mas estamos dentro de um bairro importante, que ajudou a construir uma imagem forte da qualidade do povo soteropolitano”, afirmou Jerônimo, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior.

O governador também ressaltou o compromisso do Estado com a promoção da dignidade e da inclusão social. “Essa é a Salvador que nós queremos mostrar, do Km 17, do Bairro da Paz, de pessoas trabalhadoras que merecem moradia digna. Nosso investimento aqui revela isso”, completou.

Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a intervenção faz parte das obras de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, que abrangem mais de dez quilômetros de extensão e beneficiam diretamente os bairros de Piatã, Itapuã, Alto do Coqueirinho e Bairro da Paz. Além da solução definitiva para problemas de drenagem, o projeto inclui urbanização, pavimentação, ciclovias, equipamentos de lazer e melhorias sanitárias.

ANÚNCIO

O coordenador executivo da Conder, Ide Saffe, destacou a complexidade das intervenções realizadas no trecho entregue. “Realizamos uma grande transformação. Esta talvez tenha sido a etapa mais difícil. Aqui temos ciclovia, toda a canalização e solucionamos problemas históricos de enchente, entregando à comunidade uma obra de urbanização de grande porte. As pessoas já estão valorizando mais o bairro”, afirmou.

A mudança já é percebida por quem vive na região. A aposentada Dil Alves aproveitava a academia ao ar livre instalada às margens do canal e comemorou as melhorias. “Mudou muito. Antes era só mato, o esgoto vivia entupido e a área era feia. Agora está tudo lindo. Todo dia eu venho fazer meu exercício. Para mim, está maravilhoso”, relatou.

A transformação também impacta a economia local. Morador da região há mais de 25 anos, o barbeiro Davi Nascimento afirma que a nova paisagem tem atraído mais movimento para o bairro. “O rio aqui dava problema direto. Quando chovia, alagava a casa de todo mundo. Muita gente deixava de vir aqui por causa do lugar, que era feio. Agora ficou bonito. O pessoal até dos condomínios vizinhos está parando aqui”, contou.

Onde antes havia ocupações vulneráveis e áreas sujeitas a inundações, surgiram calçadão, ciclovia, pista de cooper e via pavimentada. As intervenções de urbanização foram adaptadas às características de cada trecho e incluíram ainda a implantação de parque infantil, academia ao ar livre, sistema de drenagem, meio-fio, sarjetas e nova rede de coleta de esgoto.

Duas quadras esportivas já foram entregues pela Conder: uma próxima à Creche Primeiros Passos, no Bairro da Paz, e outra no Km 17, ampliando as opções de esporte e lazer para crianças, jovens e famílias da região.

ANÚNCIO

As obras seguem avançando em outros trechos da bacia. Segundo Ide Saffe, uma nova etapa já está em execução na região de Itapuã. “Teremos ainda a etapa Itapuã, no Rio Mangabeira, com investimento em torno de R$ 80 milhões. O trecho vai da região do Parque de Exposições até a Avenida Paralela, com previsão de entrega ainda neste ano”, informou.

Continue Lendo

Cidade

Bahia inaugura unidade de triagem e amplia apoio a catadores de recicláveis em Salvador 

Publicado

em

empreendimentos, melhora as condições de trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reforça a política estadual

As cooperativas de reciclagem Cooperlix e Canarecicla, em Salvador, passaram a contar com uma nova unidade de triagem de resíduos sólidos, inaugurada nesta quinta-feira (18) pelo governador Jerônimo Rodrigues. Com investimento superior a R$ 1,1 milhão, o equipamento, instalado na Avenida Barros Reis, amplia a capacidade operacional dos empreendimentos, melhora as condições de trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reforça a política estadual de inclusão socioprodutiva da categoria. 

A entrega integra ações previstas no Decreto Estadual nº 22.091, de 9 de junho de 2023, que instituiu o Comitê Gestor e Executivo para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. Entre as diretrizes da política está o incentivo à implantação, adaptação e modernização da infraestrutura física de cooperativas, associações e demais formas de organização desses trabalhadores. 

Durante a inauguração, Jerônimo Rodrigues destacou o compromisso do Estado com a valorização dos profissionais responsáveis por uma atividade essencial à sustentabilidade urbana. “No mês em que se celebra o Dia do Meio Ambiente, destacamos aqui quatro atos importantes. Esses dois galpões foram totalmente reformados, com equipamentos para o trabalho de catadores e catadoras”, afirmou. 

Mais ações

Na ocasião, também foram assinados atos voltados ao fortalecimento da gestão ambiental e da economia circular na Bahia. Entre eles, a autorização para publicação da consulta pública da minuta de decreto que regulamenta a logística reversa no estado. A proposta estabelece diretrizes para que empresas assumam a responsabilidade pela coleta e destinação adequada de produtos e embalagens colocados no mercado, promovendo uma regulamentação integrada entre diferentes cadeias produtivas. 

Ao comentar a medida, o governador ressaltou a importância da responsabilidade compartilhada na destinação de resíduos. “Um dos atos importantes é responsabilizar as fábricas sobre o destino dos materiais. A empresa precisa garantir um fim adequado, para que itens como garrafas PET não sejam descartados de forma irregular. Hoje, quem faz isso são os catadores, mas é necessário organizar essa lógica de atuação. A logística reversa ajuda nesse processo”, explicou. 

ANÚNCIO

Também foi assinado o decreto de regulamentação da Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/BA), instrumento que amplia a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e incentiva práticas sustentáveis, com atuação integrada entre poder público, setor produtivo e sociedade. Outro avanço foi a sanção da lei que reestrutura a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA), fortalecendo a governança ambiental e ampliando os mecanismos de incentivo à conservação dos recursos naturais. 

Ao avaliar os impactos das medidas, a chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Daniella Fernandes, destacou a integração entre preservação ambiental, geração de renda e inclusão social. “Nosso estado sai na frente. Estamos cuidando do meio ambiente de mãos dadas com as pessoas, com educação ambiental, geração de emprego e renda e respeito à dignidade da nossa gente”, disse. 

A nova estrutura beneficiará diretamente trabalhadores vinculados às cooperativas Cooperlix e Canarecicla. Para a presidente da Cooperlix, Jaqueline Souza, os investimentos representam uma mudança concreta na rotina dos catadores. “Esse galpão proporciona dignidade às mães de família que trabalham com reciclagem. Antes, trabalhávamos sob sol e chuva. Agora temos um teto e maquinário para prensar nosso material. Antes vendíamos o material solto, com menor valor. Com a prensa, aumenta o pró-labore das cooperadas e a renda tende a melhorar”, afirmou. 

Além da unidade de triagem, cada cooperativa recebeu equipamentos como prensa enfardadeira, mesa de triagem, balança plataforma, carrinho de carga, sacos tipo big bag e uma fábrica de vassouras ecológicas. O investimento nessa etapa supera R$ 234 mil. 

A agenda contou com a presença da primeira-dama do Estado da Bahia, Tatiana Velloso, além de representantes de cooperativas, movimentos de catadores de recicláveis, gestores públicos e lideranças ligadas à pauta ambiental. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cidade

Governo da Bahia entrega primeira etapa da duplicação da Estrada do Derba

Intervenção integrada ao VLT amplia capacidade viária, reduz congestionamentos e melhora o acesso ao Hospital do Subúrbio

Publicado

em

reforço nesta quinta-feira (18), com a entrega da primeira etapa da duplicação da BA-528, conhecida como Estrada do Derba.
Foto: Joá Souza/GOVBA

A mobilidade urbana no Subúrbio Ferroviário de Salvador ganhou um importante reforço nesta quinta-feira (18), com a entrega da primeira etapa da duplicação da BA-528, conhecida como Estrada do Derba. A obra foi inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues no trecho entre Águas Claras e a passagem inferior de acesso ao Hospital do Subúrbio, integrando o conjunto de intervenções estruturantes vinculadas à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana.

“Nós fizemos questão de adiantar esse processo para que a cidade de Salvador e as pessoas que utilizam essa estrada já pudessem ser beneficiadas pelo projeto do VLT. Poderíamos executar apenas a via do VLT e depois cuidar da BA-528, mas decidimos antecipar essa intervenção por compreender a importância dessa ligação para quem circula diariamente pela região”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a primeira etapa recebeu investimento de R$ 251,1 milhões. Desse total, R$ 239,4 milhões foram destinados à duplicação da rodovia e R$ 11,7 milhões à construção da passagem inferior de acesso ao Hospital do Subúrbio.

A intervenção contempla 5,84 quilômetros de novas vias, sendo 3,8 quilômetros de pista principal duplicada e dois quilômetros de alças de acesso. A obra foi executada para eliminar pontos críticos de congestionamento e melhorar a fluidez do tráfego em uma das principais ligações viárias da capital.

“Com a entrega deste trecho e o avanço das obras do VLT, estamos construindo uma rede integrada de mobilidade que vai conectar diferentes regiões de Salvador, do Subúrbio a Águas Claras, articulando metrô, ônibus e outros modais. É uma transformação inédita, que amplia o acesso das pessoas à cidade e melhora a qualidade de vida da população”, destacou o presidente da CTB, Eracy Lafuente.

ANÚNCIO

Além do aumento da capacidade viária, a nova infraestrutura incorpora soluções voltadas à mobilidade ativa e à acessibilidade. Foram implantados 3,89 quilômetros de ciclovia e cerca de oito quilômetros de calçadas, proporcionando mais segurança para pedestres e ciclistas.

O sistema de iluminação conta com 122 postes de iluminação pública e outros 157 destinados à futura rede aérea do VLT. A duplicação também fortalece a integração com o Complexo Intermodal de Águas Claras, que reúne estação de metrô, terminal de ônibus e a nova Rodoviária de Salvador, facilitando os deslocamentos entre diferentes regiões da capital e da Região Metropolitana.

A obra incluiu ainda ações de requalificação ambiental, com o plantio de 429 mudas de espécies nativas, entre elas pata-de-vaca, ipê-rosa, jacarandá-mimoso, ipê-amarelo, pau-ferro, jatobá, quaresmeira e ipê-branco.

Para moradores e trabalhadores que utilizam diariamente a Estrada do Derba, a intervenção representa mais fluidez no trânsito, redução do tempo de viagem e melhores condições de deslocamento.

O sorriso estampado no rosto da servente de obras Ingrid Magnalva dos Santos, de 55 anos, traduzia o sentimento de quem ajudou a construir a intervenção e também será beneficiada por ela. Moradora da região há 17 anos, Ingrid acompanhou de perto as mudanças promovidas pela duplicação da Estrada do Derba e comemorou a transformação do local. “Estou encantada com o que está acontecendo aqui. Graças a Deus, estou fazendo parte dessa nova história e dessa mudança. Quem conheceu essa região antes e voltar agora vai ficar sem palavras. É uma transformação maravilhosa”, afirmou.

ANÚNCIO

Para quem utiliza a via diariamente, os benefícios já são percebidos na prática. Motoboy e morador da região, Jean Silva destacou os ganhos em mobilidade e infraestrutura proporcionados pela obra. “Mudou tudo. A estrutura foi completamente renovada e a duplicação melhorou a ligação entre os bairros. Ficou tudo novo e, principalmente, muito melhor para quem circula por aqui todos os dias”, disse.

Próxima etapa

A requalificação completa da BA-528 prevê 7,1 quilômetros de extensão e investimento total de R$ 382,3 milhões. Com a conclusão da primeira fase, as obras da segunda etapa seguem em execução, com previsão de entrega em agosto de 2028.

Continue Lendo

Mais Lidas