SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

OSBA faz concerto gratuito na Catedral Basílica de Salvador

A orquestra homenageará os 150 anos de nascimento do compositor russo Rachmaninoff (1873-1943)

Publicado

em

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza no dia 31 de março, às 19h, um concerto gratuito na Catedral Basílica de Salvador, localizado n
Foto: Matheus Awery

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza no dia 31 de março, às 19h, um concerto gratuito na Catedral Basílica de Salvador, localizado no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho.

Com curadoria artística e regência do maestro Carlos Prazeres, a OSBA homenageia neste concerto os 150 anos de nascimento do compositor russo Rachmaninoff (1873-1943), que tem como marca o próximo dia 1º de abril.

O concerto terá a participação como solista de Leonardo Hilsdorf, um dos principais nomes da nova geração de pianistas brasileiros, que vem se apresentando com sucesso em palcos da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. A apresentação também contará com solo do spalla da OSBA, o violinista chileno Francisco Roa.

Na homenagem a Rachmaninoff, serão interpretadas as obras “Vocalise, Op.34” e “Rapsódia sobre um tema de Paganini, Op.43” do compositor russo. O programa da apresentação também contará com as peças “Intermezzo da Ópera Cavalleria Rusticana”, do compositor italiano Pietro Mascagni (1863-1945), além do “Concerto para violino em Mi Maior”, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Cultura

Governo do Estado apoia Pré-Micareta nos distritos de Feira

Este é o segundo ano consecutivo que a gestão estadual promove o evento nos distritos

Publicado

em

O clima de festa já tomou conta de Feira de Santana com a realização da Pré-Micareta 2025, neste domingo (27) no distrito de Ipuaçu. Antes
Foto: Joá Souza/GOVBA

O clima de festa já tomou conta de Feira de Santana com a realização da Pré-Micareta 2025, neste domingo (27) no distrito de Ipuaçu. Antes, no sábado (26), foi em São José. Este é o segundo ano consecutivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA), promove o evento nos distritos.

“Maravilhoso demais, gostando muito da Pré-Micareta aqui. Parabéns ao Governo do Estado por isso. Coisa nova aqui pra Ipuaçu, mas graças a Deus, a primeira de muitas, estou amando”, comemorou o morador de Feira de Santana e influenciador digital, Jau Ferreira.

Quem também gostou da iniciativa foi o organizador de eventos, Enos Costa. “É uma satisfação muito grande estar participando de uma festa dessa, proporcionada pelo Governo do Estado para o povo de Ipuaçu. Isso enriquece muito o distrito, apesar de ser um pouco afastado da cidade e ser lembrado. É uma grande satisfação mesmo”.

Com atrações patrocinadas pela gestão estadual, como Tony Salles, Cescé Amorim, Paula Sanffer, Theuzinho, Belito e Gelmix e Banda, a Pré-Micareta reforça a posição de Feira de Santana como um dos maiores polos culturais da Bahia.

“Obrigado ao Governo do Estado por permitir que a arte chegue até os distritos. É o direito ao acesso à cultura sendo respeitado. Obrigado por permitir mostrar meu trabalho”, disse a cantora Gerlândia Melo, da Banda Gelmix durante a apresentação.

ANÚNCIO

O secretário de cultura, Bruno Monteiro, destacou a importância do apoio do Estado, especialmente na realização da festa nos distritos. “É muito bonito vermos desde ontem, em São José, hoje aqui um Ipuaçu, o povo na rua, reunido no entorno da cultura, nesse clima de celebração, e de todo poder da cultura de trazer um pouco de entretenimento e, ao mesmo tempo, de desenvolvimento econômico, com as pessoas que trabalham. Então, é muito bom, satisfatório para nós, do Governo do Estado, apoiarmos esses projetos que mostram o poder da micareta”, afirmou Bruno.

A festa segue também como impulso para o fortalecimento da economia local. O aquecimento do mercado e de prestação de serviço foi um ponto forte dos festejos. “A pré-micareta aqui é legal porque a gente pode fazer uma vendagem, ter um complemento. As pessoas vêm para cá para se divertir, mas outros para ganhar seu pão de cada dia. Apesar de ser a primeira vez, está sendo legal, as vendas estão show de bola”, indicou o vendedor Joílson Lima.

No total, foram destinados R$ 26 milhões para a Micareta de Feira, distribuídos entre segurança, saúde, atrações, e cuidados com os foliões e trabalhadores. Foram investidos R$ 12 milhões para reforçar o esquema de segurança e garantir a tranquilidade dos foliões durante o tradicional Carnaval fora de época. Para que a festa seja marcada apenas pela alegria, a segurança foi uma prioridade. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), entre a Pré-Micareta e a Micareta serão empregados 8.600 policiais militares e civis, bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), além da utilização da tecnologia, como a instalação de oito portais de abordagem, 400 câmeras de videomonitoramento, 424 rádios LTE, drones e o Centro Integrado de Comunicação e Controle Móvel.

Para a Micareta deste ano, que começa no dia 1° e segue até 4 de maio, a Secult-BA já assegurou a apresentação de 14 entidades afro, que tiveram os desfiles financiados pelo Programa Ouro Negro, que promove a participação de instituições culturais de matriz africanas, especificamente afro, afoxés, samba, reggae e blocos de índios, no Carnaval da Bahia e em Festas Populares de todo o estado. Na programação, destacam-se os blocos Quilombo, primeira agremiação de reggae a desfilar na Micareta de Feira e o Flor de Ijexá, que, este ano, completa 44 anos.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cultura

Milagres realiza a tradicional Festa dos Vaqueiros

Durante a agenda, foram entregues uma van para o Transporte Fora do Domicílio (TFD), uma retroescavadeira, além de um ônibus escolar

Publicado

em

O município de Milagres recebeu, neste domingo (27), a visita do governador Jerônimo Rodrigues reforçando as ações que integram o compromisso
Fotos: Thuane Maria/GOVBA

O município de Milagres recebeu, neste domingo (27), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, que participou da tradicional Festa dos Vaqueiros, manifestação cultural de grande relevância para a região. As celebrações tiveram início com uma caminhada e, na sequência, uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Brotas, presidida pelo bispo Juracy, reunindo vaqueiros, romeiros, famílias e representantes da comunidade local. A celebração também foi dedicada ao sétimo dia de falecimento do Papa Francisco.

A agenda também serviu para reforçar as ações que integram o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento dos serviços públicos e a valorização da cultura regional. Durante a agenda, foram entregues, respectivamente, por meio das secretarias de Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Desenvolvimento Rural (SDR), via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional CAR), uma van para o Transporte Fora do Domicílio (TFD), que garantirá conforto e segurança aos pacientes que necessitam realizar tratamentos em outras localidades; uma retroescavadeira, equipamento que irá reforçar a infraestrutura e os serviços urbanos e rurais da cidade, além de um ônibus escolar para a comunidade estudantil.

A tradicional Festa dos Vaqueiros de Milagres, que ocorre desde sexta-feira (25) até este domingo, é reconhecida como uma das maiores celebrações populares do interior da Bahia. O evento presta homenagem aos vaqueiros e à rica cultura nordestina, reunindo milhares de pessoas e impulsionando o turismo e a economia local. A programação inclui a missa dos vaqueiros na Igreja Matriz Nossa Senhora de Brotas, desfile, almoço com lideranças regionais e grandes shows artísticos. Além disso, o público pode desfrutar de comidas típicas, cavalgada e muito forró tradicional, reforçando os laços culturais da região. A festa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), que é vinculada a Secretaria de Turismo (Setur-BA).

“Estou muito feliz de estar aqui, além da celebração, a cidade está em festa, uma festa religiosa, festa do vaqueiro, essa cultura que também me alegra bastante. Agora há pouco, entregamos equipamentos agrícola e da saúde. Parabenizar o prefeito e a todos os participantes e dizer ainda que hoje vim cumprindo um convite do prefeito, mas voltarei para que a gente possa realizar entregas e fazer novos anúncios”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues que, após a missa, seguiu a cavalo acompanhando o cortejo pela cidade.

Durante a caminhada, o secretário de Turismo, Mauricio Bacelar, acrescentou: “nós temos trabalhado a cultura da Bahia para incrementar a atividade turística. Hoje, aqui, é a cultura rural, bastante forte em todo o estado da Bahia. Vamos agradecer a Nossa Senhora dos Milagres por tudo que tem operado pelos vaqueiros, pelo povo de Milagres, mas também por todos os baianos. É a valorização dessa cultura baiana que colocou a Bahia na liderança do turismo brasileiro”.

ANÚNCIO

A aposentada, Nilda Nascimento, moradora do distrito de Pedra Branca de Orobó, no município de Valença, expressou a sua alegria como devota e estar participando pela primeira vez da celebração. “Festa maravilhosa e estou muito realizada por estar aqui. Estou pedindo um milagre a Nossa Senhora de Brotas e sei que irei alcançar, além de muitas bençãos para minha família”. Falou ela que levou dois netos e é mãe de 14 filhos.

Já o vaqueiro Oscar Dias, morador do distrito de Catu, em Milagres, ressaltou a importância da vida de vaqueiro e do festejo na cidade. “A tradição da gente aqui é boa. A vida do vaqueiro é uma vida boa. Todo ano nós estamos aqui. Vim agradecer e fazer uns pedidos também”.

A presença do chefe do Executivo estadual reafirma o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que aliam desenvolvimento social e econômico ao reconhecimento e preservação das tradições culturais do povo baiano. O evento contou também com a participação do secretário de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, deputados(as) e outras autoridades.

Continue Lendo

Cultura

Governo do Estado investe R$26 milhões na Micareta de Feira

O apoio será na infraestrutura com ações na saúde, segurança e proteção para os foliões e na contratação de grandes atrações

Publicado

em

Micareta de Feira 2025, o mais tradicional carnaval fora de época do país. Serão investidos R$ 26 milhões na infraestrutura
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Nesta sexta-feira (25), durante evento realizado no Teatro de Feira de Santana, o Governo do Estado anunciou, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), o apoio à Micareta de Feira 2025, o mais tradicional carnaval fora de época do país. Serão investidos R$ 26 milhões na infraestrutura com ações na saúde, segurança e proteção para os foliões. Deste total, R$7,5 milhões vão financiar a contratação de grandes atrações que fazem parte da grade anunciada pela prefeitura, além de apoiar o desfile de entidades afro por meio do programa Ouro Negro e da instalação de um palco dedicado a artistas locais.

A festa começa já neste fim de semana, com a realização da pré-micareta organizada pela Secult-BA. O esquenta para a festa oficial será nos distritos São José e Ipuaçu, que ficam a cerca de 15 quilômetros de Feira de Santana. No sábado (26), a folia acontece em São José com as apresentações de Tony Salles, Cescé Amorim e Paula Sanffer. No domino (27), é a vez do distrito de Ipuaçu, onde vão se apresentar Gelmix e Banda, Theuzinho e Belito.

“Estamos democratizando cada vez mais a festa, com atrações e ações muito importantes, numa rede de serviços que o Governo do Estado vem, investe e oferece para que a micareta seja boa para todas as pessoas”, iniciou o secretário da Cultura, Bruno Monteiro.

Para a micareta deste ano, que começa no dia 1° e segue até 4 de maio, a Secult-BA garantiu a apresentação de 14 entidades afro que tiveram os desfiles financiados pelo Programa Ouro Negro. O edital Ouro Negro promove a participação de instituições culturais de matrizes africanas, especificamente afros, afoxés, samba, reggae e blocos de índios, no Carnaval da Bahia e em Festas Populares de todo o estado. Na programação, destacam-se os blocos Quilombo, primeira agremiação de reggae a desfilar na Micareta de Feira e o Flor de Ijexá, que, este ano, completa 44 anos.

E atendendo ao pedido de moradores e da classe artística da cidade, a Secult-BA preparou um palco especial para receber apresentações de bandas e cantores locais. A Secretaria também vai apoiar o desfile do tradicional bloco Zero Hora, que reúne profissionais da imprensa, convidados e representantes da cultura feirense. O bloco, conduzido por uma banda de fanfarra, vai ocupar as ruas do circuito Maneca Ferreira na quarta-feira (30), um dia antes da abertura oficial da micareta. A concentração será em frente ao Centro de Cultura Amélio Amorim. O bloco da Polícia Militar, que desfilará com a banda Parangolé, e o Bloco dos Trabalhadores, cuja atração ainda não foi definida, também receberão apoio da Secult-BA.

ANÚNCIO

“A prefeitura tem esse desafio de fazer a festa, mas todo apoio é bem-vindo. Então, nós agradecemos ao Estado e tenho certeza de que juntos faremos uma grande micareta, com muita arte e alegria”, disse o secretário de Cultura de Feira de Santana, Cristiano Lobo, ao destacar que essa colaboração mútua vai fortalecer a festa.

“Esse ano nós estamos trabalhando em cooperação com a prefeitura municipal, entendendo que esse trabalho integrado vem se somar, fortalece cada vez mais a festa e quem ganha com isso é a população de Feira de Santana e os turistas que vem nos visitar nesses dias”, completou Bruno Monteiro.

Pré-micareta

Os shows da pré-micareta começam às 15h neste final de semana. Uma das atrações mais esperadas é o cantor Tony Salles, representante do pagode baiano que faz o público vibrar com seu grito de guerra: “O pai chegou!”. Em setembro de 2024, Tony anunciou sua carreira solo depois de anos de história em bandas como Parangolé e Cafuné. Na playlist dos fãs, não pode faltar o hit “Perna bamba”.

Outra estrela de destaque é Theuzinho. Como jovem promessa do arrocha e um sucesso de engajamento nas redes sociais, vai embalar corações apaixonados com sua sofrência em hits como “A favela tá gostosa” e “Não Tente me Impedir”. A programação do carnaval fora de época foi organizada também para valorizar artistas locais que enriquecem a cultura de Feira de Santana, como Paula Sanffer, que ficou nacionalmente conhecida depois de participar do programa The Voice e ter passagens marcantes pelas bandas Timbalada, Timbaladies e Mukindala.

“A pré-micareta de Feira de Santana é um projeto iniciado pelo Governo do Estado desde o ano passado. É uma forma de aproximarmos a micareta de comunidades que ficam mais distantes do circuito oficial da folia. São locais que merecem ser contagiados com esse clima de celebração, além de ser uma alternativa para aquecer a economia dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura que moram nesses distritos”, comentou o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.

ANÚNCIO

A pré-micareta é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), e marca um trabalho de parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, que organiza a Micareta de Feira de Santana.

Serviço
  • Pré-micareta de Feira
    Quando:
    26 e 27 de abril (sábado e domingo)
    Onde: São José e Ipuaçu, distritos de Feira de Santana
Continue Lendo

Mais Lidas