Cultura
MAM-BA reabre nesta terça (17) e homenageia profissionais de saúde
Este será o primeiro dia da reabertura do museu depois de 18 meses fechado, em função da pandemia da Covid-19

Os colaboradores do Hospital Espanhol (Centro de Referência no Tratamento da Covid-19) vão receber uma homenagem nesta terça-feira (17), a partir das 15h, do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), no Solar do Unhão, na Avenida Contorno, em Salvador.
Este será o primeiro dia da reabertura do museu para o público depois de 18 meses fechado, em função da pandemia da Covid-19. O convite partiu da direção do MAM como uma homenagem a todos os profissionais da área de saúde que estiveram e ainda estão na linha de frente no combate à doença na Bahia.
“Para abrir estamos obedecendo todas as regras e determinações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado”, explica a Coordenadora Geral do MAM-BA, Marília Gil. Segundo ela, o uso de máscaras é obrigatório e a lotação dos espaços expositivos é de 10 pessoas na Capela e 20 no Casarão, a cada visita. “Além disso, dispomos de áreas abertas, como o Pátio da Mangueira onde o Café Circuito Saladearte estará funcionando e o pátio inferior do museu que também serve de estacionamento, com lotação máxima de 30 pessoas cada um deles, a cada vez” relata.
A medição de temperatura dos visitantes que chegam ocorrerá na pequena ladeira do MAM onde foi instalada uma portaria e cancela eletrônica. “Ao chegarem às áreas de visitação do museu todos já estarão com temperaturas aferidas”, detalha Marília. O complexo arquitetônico do MAM também passou por lavagem de pisos, portas e janelas, poda de árvores e plantas, enceramento de piso do salão, troca de lâmpadas e limpeza geral, internas e externas. “O nosso objetivo é dar maior conforto e segurança para todos”, finaliza Marília Gil.
“É uma honra para nós receber pessoas tão corajosas e abnegadas que estão na linha de frente atendendo a população para vencer esta pandemia”, comenta a Coordenadora do Educativo-MAM, Isabel Gouvêa. Segundo ela, os monitores e mediadores se prepararam por dois meses para receber os visitantes. “Pesquisamos, estudamos, assistimos palestras, documentários e filmes, preparando a equipe para falar sobre a exposição ‘O Museu de Dona Lina’ e os acervos que compõem a mostra”, informa Isabel.
A exposição do MAM-BA fica aberta até dezembro. A visitação será permanente de terça a sexta-feira, sempre das 13h às 17h. Até novembro o museu também ganha um espaço exclusivo sobre a arquiteta ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi (Roma 1914 – São Paulo 1992) que concebeu e foi a primeira diretora do MAM-BA de 1959 a 1963.
Cultura
Governo do Estado apoia Pré-Micareta nos distritos de Feira
Este é o segundo ano consecutivo que a gestão estadual promove o evento nos distritos

O clima de festa já tomou conta de Feira de Santana com a realização da Pré-Micareta 2025, neste domingo (27) no distrito de Ipuaçu. Antes, no sábado (26), foi em São José. Este é o segundo ano consecutivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA), promove o evento nos distritos.
“Maravilhoso demais, gostando muito da Pré-Micareta aqui. Parabéns ao Governo do Estado por isso. Coisa nova aqui pra Ipuaçu, mas graças a Deus, a primeira de muitas, estou amando”, comemorou o morador de Feira de Santana e influenciador digital, Jau Ferreira.
Quem também gostou da iniciativa foi o organizador de eventos, Enos Costa. “É uma satisfação muito grande estar participando de uma festa dessa, proporcionada pelo Governo do Estado para o povo de Ipuaçu. Isso enriquece muito o distrito, apesar de ser um pouco afastado da cidade e ser lembrado. É uma grande satisfação mesmo”.
Com atrações patrocinadas pela gestão estadual, como Tony Salles, Cescé Amorim, Paula Sanffer, Theuzinho, Belito e Gelmix e Banda, a Pré-Micareta reforça a posição de Feira de Santana como um dos maiores polos culturais da Bahia.
“Obrigado ao Governo do Estado por permitir que a arte chegue até os distritos. É o direito ao acesso à cultura sendo respeitado. Obrigado por permitir mostrar meu trabalho”, disse a cantora Gerlândia Melo, da Banda Gelmix durante a apresentação.
O secretário de cultura, Bruno Monteiro, destacou a importância do apoio do Estado, especialmente na realização da festa nos distritos. “É muito bonito vermos desde ontem, em São José, hoje aqui um Ipuaçu, o povo na rua, reunido no entorno da cultura, nesse clima de celebração, e de todo poder da cultura de trazer um pouco de entretenimento e, ao mesmo tempo, de desenvolvimento econômico, com as pessoas que trabalham. Então, é muito bom, satisfatório para nós, do Governo do Estado, apoiarmos esses projetos que mostram o poder da micareta”, afirmou Bruno.
A festa segue também como impulso para o fortalecimento da economia local. O aquecimento do mercado e de prestação de serviço foi um ponto forte dos festejos. “A pré-micareta aqui é legal porque a gente pode fazer uma vendagem, ter um complemento. As pessoas vêm para cá para se divertir, mas outros para ganhar seu pão de cada dia. Apesar de ser a primeira vez, está sendo legal, as vendas estão show de bola”, indicou o vendedor Joílson Lima.
No total, foram destinados R$ 26 milhões para a Micareta de Feira, distribuídos entre segurança, saúde, atrações, e cuidados com os foliões e trabalhadores. Foram investidos R$ 12 milhões para reforçar o esquema de segurança e garantir a tranquilidade dos foliões durante o tradicional Carnaval fora de época. Para que a festa seja marcada apenas pela alegria, a segurança foi uma prioridade. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), entre a Pré-Micareta e a Micareta serão empregados 8.600 policiais militares e civis, bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), além da utilização da tecnologia, como a instalação de oito portais de abordagem, 400 câmeras de videomonitoramento, 424 rádios LTE, drones e o Centro Integrado de Comunicação e Controle Móvel.
Para a Micareta deste ano, que começa no dia 1° e segue até 4 de maio, a Secult-BA já assegurou a apresentação de 14 entidades afro, que tiveram os desfiles financiados pelo Programa Ouro Negro, que promove a participação de instituições culturais de matriz africanas, especificamente afro, afoxés, samba, reggae e blocos de índios, no Carnaval da Bahia e em Festas Populares de todo o estado. Na programação, destacam-se os blocos Quilombo, primeira agremiação de reggae a desfilar na Micareta de Feira e o Flor de Ijexá, que, este ano, completa 44 anos.
Cultura
Milagres realiza a tradicional Festa dos Vaqueiros
Durante a agenda, foram entregues uma van para o Transporte Fora do Domicílio (TFD), uma retroescavadeira, além de um ônibus escolar

O município de Milagres recebeu, neste domingo (27), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, que participou da tradicional Festa dos Vaqueiros, manifestação cultural de grande relevância para a região. As celebrações tiveram início com uma caminhada e, na sequência, uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Brotas, presidida pelo bispo Juracy, reunindo vaqueiros, romeiros, famílias e representantes da comunidade local. A celebração também foi dedicada ao sétimo dia de falecimento do Papa Francisco.
A agenda também serviu para reforçar as ações que integram o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento dos serviços públicos e a valorização da cultura regional. Durante a agenda, foram entregues, respectivamente, por meio das secretarias de Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Desenvolvimento Rural (SDR), via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional CAR), uma van para o Transporte Fora do Domicílio (TFD), que garantirá conforto e segurança aos pacientes que necessitam realizar tratamentos em outras localidades; uma retroescavadeira, equipamento que irá reforçar a infraestrutura e os serviços urbanos e rurais da cidade, além de um ônibus escolar para a comunidade estudantil.
A tradicional Festa dos Vaqueiros de Milagres, que ocorre desde sexta-feira (25) até este domingo, é reconhecida como uma das maiores celebrações populares do interior da Bahia. O evento presta homenagem aos vaqueiros e à rica cultura nordestina, reunindo milhares de pessoas e impulsionando o turismo e a economia local. A programação inclui a missa dos vaqueiros na Igreja Matriz Nossa Senhora de Brotas, desfile, almoço com lideranças regionais e grandes shows artísticos. Além disso, o público pode desfrutar de comidas típicas, cavalgada e muito forró tradicional, reforçando os laços culturais da região. A festa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), que é vinculada a Secretaria de Turismo (Setur-BA).
“Estou muito feliz de estar aqui, além da celebração, a cidade está em festa, uma festa religiosa, festa do vaqueiro, essa cultura que também me alegra bastante. Agora há pouco, entregamos equipamentos agrícola e da saúde. Parabenizar o prefeito e a todos os participantes e dizer ainda que hoje vim cumprindo um convite do prefeito, mas voltarei para que a gente possa realizar entregas e fazer novos anúncios”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues que, após a missa, seguiu a cavalo acompanhando o cortejo pela cidade.
Durante a caminhada, o secretário de Turismo, Mauricio Bacelar, acrescentou: “nós temos trabalhado a cultura da Bahia para incrementar a atividade turística. Hoje, aqui, é a cultura rural, bastante forte em todo o estado da Bahia. Vamos agradecer a Nossa Senhora dos Milagres por tudo que tem operado pelos vaqueiros, pelo povo de Milagres, mas também por todos os baianos. É a valorização dessa cultura baiana que colocou a Bahia na liderança do turismo brasileiro”.
A aposentada, Nilda Nascimento, moradora do distrito de Pedra Branca de Orobó, no município de Valença, expressou a sua alegria como devota e estar participando pela primeira vez da celebração. “Festa maravilhosa e estou muito realizada por estar aqui. Estou pedindo um milagre a Nossa Senhora de Brotas e sei que irei alcançar, além de muitas bençãos para minha família”. Falou ela que levou dois netos e é mãe de 14 filhos.
Já o vaqueiro Oscar Dias, morador do distrito de Catu, em Milagres, ressaltou a importância da vida de vaqueiro e do festejo na cidade. “A tradição da gente aqui é boa. A vida do vaqueiro é uma vida boa. Todo ano nós estamos aqui. Vim agradecer e fazer uns pedidos também”.
A presença do chefe do Executivo estadual reafirma o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que aliam desenvolvimento social e econômico ao reconhecimento e preservação das tradições culturais do povo baiano. O evento contou também com a participação do secretário de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, deputados(as) e outras autoridades.
Cultura
Governo do Estado investe R$26 milhões na Micareta de Feira
O apoio será na infraestrutura com ações na saúde, segurança e proteção para os foliões e na contratação de grandes atrações

Nesta sexta-feira (25), durante evento realizado no Teatro de Feira de Santana, o Governo do Estado anunciou, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), o apoio à Micareta de Feira 2025, o mais tradicional carnaval fora de época do país. Serão investidos R$ 26 milhões na infraestrutura com ações na saúde, segurança e proteção para os foliões. Deste total, R$7,5 milhões vão financiar a contratação de grandes atrações que fazem parte da grade anunciada pela prefeitura, além de apoiar o desfile de entidades afro por meio do programa Ouro Negro e da instalação de um palco dedicado a artistas locais.
A festa começa já neste fim de semana, com a realização da pré-micareta organizada pela Secult-BA. O esquenta para a festa oficial será nos distritos São José e Ipuaçu, que ficam a cerca de 15 quilômetros de Feira de Santana. No sábado (26), a folia acontece em São José com as apresentações de Tony Salles, Cescé Amorim e Paula Sanffer. No domino (27), é a vez do distrito de Ipuaçu, onde vão se apresentar Gelmix e Banda, Theuzinho e Belito.
“Estamos democratizando cada vez mais a festa, com atrações e ações muito importantes, numa rede de serviços que o Governo do Estado vem, investe e oferece para que a micareta seja boa para todas as pessoas”, iniciou o secretário da Cultura, Bruno Monteiro.
Para a micareta deste ano, que começa no dia 1° e segue até 4 de maio, a Secult-BA garantiu a apresentação de 14 entidades afro que tiveram os desfiles financiados pelo Programa Ouro Negro. O edital Ouro Negro promove a participação de instituições culturais de matrizes africanas, especificamente afros, afoxés, samba, reggae e blocos de índios, no Carnaval da Bahia e em Festas Populares de todo o estado. Na programação, destacam-se os blocos Quilombo, primeira agremiação de reggae a desfilar na Micareta de Feira e o Flor de Ijexá, que, este ano, completa 44 anos.
E atendendo ao pedido de moradores e da classe artística da cidade, a Secult-BA preparou um palco especial para receber apresentações de bandas e cantores locais. A Secretaria também vai apoiar o desfile do tradicional bloco Zero Hora, que reúne profissionais da imprensa, convidados e representantes da cultura feirense. O bloco, conduzido por uma banda de fanfarra, vai ocupar as ruas do circuito Maneca Ferreira na quarta-feira (30), um dia antes da abertura oficial da micareta. A concentração será em frente ao Centro de Cultura Amélio Amorim. O bloco da Polícia Militar, que desfilará com a banda Parangolé, e o Bloco dos Trabalhadores, cuja atração ainda não foi definida, também receberão apoio da Secult-BA.
“A prefeitura tem esse desafio de fazer a festa, mas todo apoio é bem-vindo. Então, nós agradecemos ao Estado e tenho certeza de que juntos faremos uma grande micareta, com muita arte e alegria”, disse o secretário de Cultura de Feira de Santana, Cristiano Lobo, ao destacar que essa colaboração mútua vai fortalecer a festa.
“Esse ano nós estamos trabalhando em cooperação com a prefeitura municipal, entendendo que esse trabalho integrado vem se somar, fortalece cada vez mais a festa e quem ganha com isso é a população de Feira de Santana e os turistas que vem nos visitar nesses dias”, completou Bruno Monteiro.
Pré-micareta
Os shows da pré-micareta começam às 15h neste final de semana. Uma das atrações mais esperadas é o cantor Tony Salles, representante do pagode baiano que faz o público vibrar com seu grito de guerra: “O pai chegou!”. Em setembro de 2024, Tony anunciou sua carreira solo depois de anos de história em bandas como Parangolé e Cafuné. Na playlist dos fãs, não pode faltar o hit “Perna bamba”.
Outra estrela de destaque é Theuzinho. Como jovem promessa do arrocha e um sucesso de engajamento nas redes sociais, vai embalar corações apaixonados com sua sofrência em hits como “A favela tá gostosa” e “Não Tente me Impedir”. A programação do carnaval fora de época foi organizada também para valorizar artistas locais que enriquecem a cultura de Feira de Santana, como Paula Sanffer, que ficou nacionalmente conhecida depois de participar do programa The Voice e ter passagens marcantes pelas bandas Timbalada, Timbaladies e Mukindala.
“A pré-micareta de Feira de Santana é um projeto iniciado pelo Governo do Estado desde o ano passado. É uma forma de aproximarmos a micareta de comunidades que ficam mais distantes do circuito oficial da folia. São locais que merecem ser contagiados com esse clima de celebração, além de ser uma alternativa para aquecer a economia dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura que moram nesses distritos”, comentou o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.
A pré-micareta é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), e marca um trabalho de parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, que organiza a Micareta de Feira de Santana.
Serviço
- Pré-micareta de Feira
Quando: 26 e 27 de abril (sábado e domingo)
Onde: São José e Ipuaçu, distritos de Feira de Santana
-
Agriculturahá 3 dias
Village celebra desenvolvimento sustentável de famílias do oeste baiano
-
Culturahá 3 dias
Palacete Tira Chapéu recebe passagem de cruz usada na primeira missa no Brasil
-
Segurançahá 3 dias
Entregas de DEAM e viaturas reforçam Segurança Pública em Feira de Santana
-
Saúdehá 3 dias
Hospital Ortopédico do Estado da Bahia passa a realizar exame inédito pelo SUS