Educação
Salvador terá operação especial de transporte para o Enem 2022
Serão disponibilizados, das 10h às 18h, 320 ônibus para reforçar 137 linhas que atendem os principais locais de prova na cidade

Para garantir o atendimento aos estudantes durante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial de transporte. Para os dois domingos de prova, 13 e 20 de novembro, serão disponibilizados, das 10h às 18h, 320 ônibus para reforçar 137 linhas que atendem os principais locais de prova na cidade.
O BRT irá funcionar normalmente, das 6h às 22h, com intervalos de dez minutos entre os ônibus. Já os ascensores estarão fechados, com exceção do Elevador Lacerda, que irá funcionar das 7h às 19h. A travessia Plataforma – Ribeira também vai funcionar normalmente, das 6h30 às 18h30.
A Semob recomenda aos estudantes que confiram o local de prova com antecedência e utilizem os aplicativos de mobilidade disponibilizados em Salvador – Cittamobi e Moovit – para conferir as linhas e os horários dos ônibus, buscando evitar atrasos nos dias de prova. Os agentes da Semob e prepostos das empresas de ônibus estarão em locais estratégicos para orientar os usuários.
Confira abaixo as linhas de ônibus que serão reforçadas para o Enem:
Código | LINHAS OTTRANS |
116 | Lapa x HGE |
136 | Lapa x Chame Chame |
137 | Lapa x Barra Avenida/Barra |
138 | Lapa x Garibaldi/Ondina |
140 | Lapa x Rio Vermelho (Cardeal da Silva) |
301 | Terminal Acesso Norte x Alto do Peru |
310 | Barroquinha x Aeroporto |
331 | Fazenda Grande Retiro x Abaeté/Itapuã |
332 | Fazenda Grande Retiro x Estação da Lapa |
333 | Fazenda Grande Retiro x Barroquinha/Brotas |
354 | Terminal Acesso Norte x Capelinha |
403 | Lapa x Caixa D’Água |
417 | IAPI x Lapa |
427 | IAPI x Itaigara |
518 | Sussuarana/CAB x Engenho Velho de Brotas |
903 | Lapa x Boca do Rio |
933 | Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé |
1005 | Itapuã/Praia de Flamengo |
1007 | Lapa x Terminal Aeroporto/Jardim das Margaridas |
1024 | Terminal Aeroporto x Jardim das Margaridas |
1026 | Estação Mussurunga x Fazenda Grande I/Boca da Mata |
1035 | Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi) |
1036 | Estação Mussurunga x Fazenda Grande/Jaguaribe Cajazeira VIII |
1048 | Estação Mussurunga x Mussurunga II Setor H/I |
1062 | Estação Mussurunga/Hospital Central x Cabula |
1067 | Estação Mussurunga x Bosque das Bromélias |
1073 | Estação Mussurunga x Cajazeira XI |
1102 | Cabula VI x Lapa |
1107 | Terminal Acesso Norte x Tancredo Neves |
1118 | Terminal Acesso Norte x São Gonçalo |
1123 | Terminal Acesso Norte x Saboeiro/Estação Imbuí |
1130 | Cabula VI x Ondina |
1131 | Cabula VI x Sieiro R1 |
1133 | Terminal Acesso Norte x Pernambués |
1141 | Cabula VI x Ribeira R1 |
1142 | Cabula VI x Ribeira R2 |
1143 | Terminal Acesso Norte x Barroquinha |
1144 | Terminal Acesso Norte x São Joaquim/Comércio |
1145 | Terminal Acesso Norte x Ribeira |
1154 | Terminal Acesso Norte x Barbalho/Macaúbas |
1156 | Terminal Acesso Norte x Largo do Tamarineiro/Santa Mônica |
1158 | Terminal Acesso Norte x Conjunto Guilherme Marback/Estação Imbuí |
1203 | Tancredo Neves x Campo Grande |
1207 | Tancredo Neves x Pituba |
1215 | Engomadeira x Lapa |
1220 | Mata Escura x Pituba |
1225 | Sussuarana-Lapa (Via Vasco da Gama) |
1229 | Terminal Acesso Norte x Novo Horizonte/Sussuarana |
1230 | Sussuarana x Barra R1 |
1231 | Sussuarana x Barra R2 |
1238 | Jardim Santo Inácio x Pituba |
1239 | Mata Escura x Barra |
1245 | Mata Escura x Estação Pirajá |
1247 | Estação Pirajá /Conjunto Arvoredo x Imbuí |
1303 | Castelo Branco x Terminal Campo Grande |
1305 | Castelo Branco x Pituba |
1320 | Pau da Lima x Nordeste |
1327 | Estação Pirajá x Baixa dos Sapateiros |
1340 | Estação Pirajá x Barra 1 |
1341 | Estação Pirajá x Barra 2 |
1347 | Estação Pirajá x Pituba |
1352 | Estação Pirajá x Fazenda Grande II/III R2 |
1363 | Pau da Lima x Aeroclube via Terminal Pituaçu |
1364 | Estação Pirajá x Ceasa/Pedreira (Coração de Maria) |
1372 | Jardim Nova Esperança/Vilamar x Comércio/Lapa |
1376 | Estação Pirajá x Águas Claras |
1383 | Estação Pirajá x Creche/Castelo Branco |
1386 | Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/Sete de Abril x Barra |
1388 | Estação Pirajá x Barra 3 |
1389 | Nova Brasília/Jardim Nova Esperança x Estação Pirajá |
1405 | Estação Pirajá x Cajazeira VIII |
1407 | Estação Pirajá x Cajazeira X |
1413 | Boca da Mata – Lapa |
Código | LINHAS PLATAFORMA |
125 | Parque São Cristóvão x Barroquinha/Terminal da França |
201 | Ribeira x Campo Grande |
213 | Ribeira x Federação |
216 | Ribeira x Lapa |
218 | Ribeira x Pituba |
219 | Ribeira x Rodoviária |
221 | Ribeira x Barbalho/Garcia |
302 | Boa Vista de São Caetano/Capelinha x Campo Grande |
325 | Marechal Rondon x Estação Pirajá |
345 | Boa Vista de São Caetano/Capelinha x Pituba |
355 | Boa Vista de São Caetano x Estação Pirajá |
420 | Lapa x Pau Miúdo |
503 | Lapa x Brotas |
530 | Lapa x Cosme de Farias |
713 | Santa Cruz x Calçada/Bonfim |
715 | Lapa x Santa Cruz |
728 | Ribeira x Nordeste |
1018 | Alto do Coqueirinho x Campo Grande |
1041 | Estação Mussurunga x Mussurunga I/ Setor G/C |
1046 | Estação Mussurunga x Parque São Cristóvão |
1049 | Estação Mussurunga x Alto do Coqueirinho |
1053 | Estação Mussurunga x Barra 3 |
1055 | Estação Mussurunga x Ribeira/São Joaquim |
1061 | Estação Mussurunga x Brotas |
1077 | Estação Mussurunga x Km 17 |
1078 | Estação Mussurunga x Stella Mares |
1079 | Estação Mussurunga x Praia do Flamengo |
1318 | Estação Pirajá x Plataforma/São João do Cabrito |
1342 | Estação Pirajá x Bonfim/Ribeira |
1394 | Estação Pirajá x Valéria R 1 |
1395 | Estação Pirajá x Valéria R 2 |
1502 | Pirajá/RN x Brotas |
1505 | Pirajá/RV x Barra |
1508 | Pirajá/RV x Pituba |
1511 | Conjunto Pirajá 1 x Engenho Velho da Federação |
1521 | Conjunto Pirajá 1/RN x Estação Pirajá |
1522 | Pirajá/RV x Estação Pirajá |
1533 | Fazenda Coutos x Lapa |
1534 | Vista Alegre x Pituba |
1535 | Vista Alegre x Ribeira |
1550 | Alto de Coutos x Estação Pirajá |
1555 | Vista Alegre/Hospital do Subúrbio x Estação Pirajá |
1568 | Vista Alegre/Fazenda Coutos x Barra |
1604 | Base Naval/São Thomé/Esc. Menores x Lapa |
1606 | Paripe x Baixa dos Sapateiros/Barroquinha |
1607 | Paripe x Barra |
1608 | Paripe x Ribeira |
1611 | Paripe x Pituba |
1612 | Paripe x Rodoviária |
1614 | Mirantes de Periperi x Itaigara |
1615 | Plataforma x Lapa |
1616 | Plataforma x Pituba |
1625 | Paripe x Aeroporto |
1627 | Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Lapa |
1628 | Rio Sena x Lapa |
1633 | Mirantes de Periperi x Ondina |
1634 | Alto de Coutos x Pituba |
1636 | Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Via BR 324 |
1637 | Mirantes de Periperi x Boca do Rio |
1643 | Fazenda Coutos x Pituba |
1647 | Estação Pirajá x Alto do Cabrito |
1651 | Base Naval/São Thomé x Lapa |
1666 | Estação Pirajá x Tubarão/Lagoa da Paixão |
1669 | Rio Sena/ Alto de Santa Terezinha x Campo Grande |
Educação
Qualificação da rede estadual fortalece inclusão de estudantes surdos na Bahia
Dos mais de 26 mil estudantes com deficiência (PcD) matriculados na rede estadual, 336 são declarados com surdez

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) reconhece o Dia Nacional da Educação de Surdos, neste 23 de abril, reafirmando o compromisso com uma escola inclusiva e acessível. Dos mais de 26 mil estudantes com deficiência (PcD) matriculados na rede estadual, 336 são declarados com surdez e têm garantido o direito à aprendizagem com o apoio de profissionais, entre intérpretes e instrutores de Libras. Estes asseguram a participação plena desses alunos nas atividades escolares, nas unidades de ensino e nos Centros de Apoio Pedagógico Especializados (Cape), incluindo a oferta de cursos de Libras para as comunidades.
“Estamos construindo uma rede cada vez mais preparada para acolher e ensinar com equidade. A educação bilíngue é o caminho para garantir cidadania e protagonismo às pessoas surdas”, destaca Alexandre Fontoura, coordenador de Educação Especial da SEC, referindo-se à Lei n° 14.191 de 2021, que incluiu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional normas estabelecendo os princípios e as regras da educação bilíngue no Brasil.
Para fortalecer esse processo, a SEC garante a matrícula dos estudantes em sala de aula regular e oferta o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como forma de promover igualdade de oportunidades no processo de escolarização, incluindo 14 Centros de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE). São oferecidos serviços e recursos específicos com o apoio de professores especialistas, mestres, doutores e pesquisadores da Educação Especial com perspectiva inclusiva.
A atuação desses centros amplia as possibilidades de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes surdos. “Os atendimentos são realizados, preferencialmente, nas escolas estaduais onde os estudantes estão matriculados, contando também com os Cape, que desempenham um papel fundamental como espaços de apoio, contribuindo para a formação e o desenvolvimento dos estudantes em um ambiente inclusivo e acolhedor”, explica Alexandre Fontoura.
Educação
Estudantes criadores de conteúdos participam de bate-papo com o governador
A atividade fez parte do segundo dia do Encontro ‘Voz da Rede: conectando ideias, territórios e histórias’

Mais de 200 estudantes da rede estadual de ensino de diversas regiões da Bahia, protagonistas do projeto Agência de Notícias, conheceram nesta quarta-feira (16), o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), em Salvador e participaram de um bate-papo com o governador Jerônimo Rodrigues e influenciadores digitais. A atividade fez parte do segundo dia do Encontro ‘Voz da Rede: conectando ideias, territórios e histórias’, promovido pela Secretaria da Educação (SEC).
O governador destacou que o momento de integração entre os jovens e o poder público foi importante para responder a algumas perguntas sobre o futuro desenhado pelo Governo do Estado para os estudantes na área da comunicação.
“É uma agenda potente, em que aproveitamos o ambiente educativo para informar sobre a importância de uma comunicação segura, sem fake-news, que capacita e prepara os jovens para criar uma agência de comunicação e estimula a criação de conteúdos, de divulgação de notícias na escola, com formação cidadã”, pontuou Jerônimo.
Na ocasião, estudantes de 83 Agências de Notícias e 54 estudantes criadores de conteúdo digital dialogaram sobre o trabalho realizado pelas agências de notícias das escolas e produziram conteúdos para as suas redes sociais. Os jovens ainda participarem de oficinas e palestras com influenciadores digitais experientes, como o professor de história e comediante Matheus Buente e o educador, ator e humorista, Sulivã Bispo, ambos com mais de 250 mil seguidores no Instagram.
Aproximadamente 250 pessoas estiveram envolvidas na iniciativa, que teve como objetivo, estimular o diálogo sobre a educação, fortalecer a relação entre as juventudes e o poder público e criar espaços de diálogo direto. Além de ser também espaço para formação teórica e prática para estudantes criadores de conteúdo digital e de trocas de experiências.
Para a secretária da educação, Rowenna Brito, esta foi uma agenda estratégica para potencializar a comunicação nas escolas. “Sabemos que a informação e a tecnologia funcionam como um instrumento e a gente quer que esse instrumento esteja à serviço da educação. Temos aqui, unidades escolares de municípios dos 27 territórios de identidade, com professores que orientam os estudantes e passaram por dois dias de imersão”, explicou. A titular da SEC destacou ainda que os professores foram capacitados em oficinas e palestras, sobre temas como fake news e produção de roteiro e de conteúdo.
A estudante Bárbara Samira Costa, 17 anos, de Juazeiro, contou como o projeto e o encontro se conectaram com os seus objetivos profissionais. “Quero seguir carreira na área de jornalismo, então, esse já é um pontapé inicial para levarmos uma bagagem para o ensino superior. Aqui temos experiência com a escrita, porque somos estimulados dentro das agências de notícias, testamos a comunicação para falar com as câmeras, para ter esse jogo de cintura de querer fazer uma entrevista com uma pessoa desejada, então, sem dúvidas, tudo isso acrescenta muito”, disse.
Em Juazeiro, Bárbara e outros nove estudantes estão à frente da produção para a Agência de Notícias Velho Chico e utilizam o Instagram para produzir conteúdos e divulgá-los. “No nosso perfil compartilhamos tudo, inclusive uma seleção para novos redatores. Teremos também um podcast e um mural informativo”, informou a estudante, cheia de ideias após a experiência do evento.
Agência de Notícias
O projeto Agência de Notícias na Escola, idealizado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) – órgão vinculado à SEC –, tem caráter pedagógico e proporciona a estudantes e professores uma vivência prática na produção e veiculação de conteúdos sobre a realidade escolar e o território de identidade onde estão inseridos. A iniciativa alia o exercício simulado de práticas profissionais ao desenvolvimento de habilidades como observação, apuração e expressão em diferentes linguagens.
No espaço, os estudantes são desafiados a produzir conteúdos com impacto direto na realidade que os cerca. Assim, desenvolvem autonomia, responsabilidade, iniciativa e diversos outros atributos socioemocionais essenciais para toda a vida. Simultaneamente, aprimoram na prática habilidades e competências previstas em currículo, como ler, observar, interpretar, pesquisar, argumentar e escrever.
“O que conseguimos perceber com esse tempo de ação é uma maturidade dos estudantes. As redes sociais das unidades escolares têm apresentado uma qualidade impressionante, melhorando a qualidade da comunicação. Eles têm nos ajudado na promoção de campanhas dentro da rede estadual e de atração de outros estudantes”, acrescentou Rowenna Brito.
Entre 2023 e 2024, foram implantadas 83 agências de notícias em escolas estaduais da Bahia, distribuídas por 77 municípios e 27 territórios de identidade. Cada agência é composta por cerca de 10 estudantes e 2 professores orientadores.
Educação
“Voz da Rede” reúne criadores de conteúdo digital
Estudantes da rede pública estadual protagonizam o primeiro dia do encontro em Salvador com oficinas, debates e troca de experiências

Com celulares em mãos, cadernos nas mochilas e muitas ideias na cabeça, cerca de 250 estudantes de diferentes regiões da Bahia chegaram nesta terça-feira (15) ao Hotel Fiesta, em Salvador, para viver uma experiência de troca, aprendizado e escuta. Eles são os protagonistas do Encontro “Voz da Rede: Estudante conectando ideias, territórios e histórias”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), que reúne jovens de 83 Agências de Notícias Escolares e criadores de conteúdo digital da rede pública estadual.
Entre oficinas, rodas de conversa e muito entusiasmo, os estudantes mergulharam em temas como produção de conteúdo para redes sociais, linguagem jornalística, podcast, storytelling e comunicação comunitária. A ideia é justamente essa: unir prática e teoria, valorizar os saberes de cada território e fortalecer o protagonismo estudantil.
“É uma oportunidade única estar aqui. Na nossa agência de notícias, em Ruy Barbosa, a gente já faz matérias sobre o que acontece na escola, mas participar desse encontro me dá novas ideias e mostra como podemos melhorar”, conta Ellen Vitória, estudante de 17 anos, da Agência Cemanews do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Magalhães Neto, de Ruy Barbosa.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, reforçou a importância de escutar e valorizar as vozes juvenis. “O Voz da Rede é mais do que um evento: é um espaço potente de escuta, de valorização das narrativas juvenis e de formação. Ao conectar estudantes de diferentes territórios, fortalecemos laços, ampliamos repertórios e promovemos o sentimento de pertencimento à escola pública”, afirmou.
Atividades
O encontro, que vai até quarta-feira (16), é também um espaço para os estudantes ampliarem conexões e enxergarem a comunicação como ferramenta de transformação social. “A gente sente que faz parte de algo maior. Além de aprender, estamos conhecendo outros jovens que vivem realidades parecidas com as nossas e também querem transformar a escola com a comunicação. As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia e poder usá-las para falar de educação e dar visibilidade ao que vivemos na escola é muito potente”, diz Giovanna Teles, estudante do Colégio de Tempo Integral Georgina de Melo Erisman de Feira Santana e criadora de conteúdo com mais de 41 mil seguidores no Instagram.
A proposta do evento é inspirada no projeto Agência de Notícias na Escola, criado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). Desde 2023, a iniciativa já implantou 83 agências em escolas estaduais de 77 municípios baianos. Muito além da técnica jornalística, o projeto estimula a cidadania, o senso crítico e a expressão em múltiplas linguagens. Nesta quarta-feira (16), os estudantes visitarão o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), onde vão participar de um bate-papo com autoridades e influenciadores baianos.
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