SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Primeiro debate para prefeitura de Salvador foi realizado pela BandBahia

Sete postulantes ao Palácio Thomé de Souza apresentaram suas propostas à população

Publicado

em

Foto: Divulgação/Band

O primeiro debate para a disputa da Prefeitura de Salvador aconteceu na noite desta quinta-feira (1º), nos estúdios da BandBahia. Sete postulantes ao Palácio Thomé de Souza apresentaram suas propostas à população.

Estiverem no encontro de ontem os candidatos Bacelar (Podemos), Bruno Reis (DEM), Celsinho Cotrim (PROS), Hilton Coelho (PSOL), Major Denice (PT), Olívia Santana (PC do B) e Pastor Sargento Isidório (Avante).

Por conta da pandemia do coronavírus, não houve plateia e cada candidato teve direito a ter apenas dois assessores no estúdio. O uso de máscara também foi obrigatório, só podendo ser retirada para formular as perguntas e as respostas.

O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro, todos os candidatos apresentaram suas propostas sobre turismo e cultura para Salvador. No segundo foi de perguntas entre candidatos. No terceiro bloco cada candidato escolhia quem faria a pergunta para ele responder. Cada um só poderia perguntar e responder uma vez. O quarto foi mais uma rodada de perguntas entre candidatos. O quinto e último bloco foi para as considerações finais.

Bacelar (Podemos).

“Parabéns aos candidatos pelo nível do debate, um agradecimento especial à Rede Sustentabilidade na pessoa de Magno Lavigne, que é o meu candidato a vice-prefeito, ao PTC na pessoa de Ivailton Peixoto, e especialmente o meu agradecimento a você. A você que por onde eu passo, eu ouço vocês. Bacelar será o prefeito, porque Bacelar se preparou. Eu tenho a experiência política e administrativa necessárias para esse momento de Salvador, eu tenho a coragem para mudar o que precisa ser mudado, eu tenho a determinação para mudar o que pode ser melhorado, eu tenho a sabedoria para mudar a inovação e práticas bem modernas para a cidade de Salvador. Salvador dos bairros é a Salvador de todos”.

Bruno Reis (DEM)

“Obrigado a todos vocês que ficaram até agora nos assistindo. Temos muito orgulho de dizer que investimos 80% dos recursos dessa prefeitura nas áreas mais pobres, que cuidamos de quem mais precisa. Também tenho muito orgulho de fazer parte dessa gestão, que vem transformando a vida dessa cidade em todas as áreas, essa cidade que eu tanto amo. Nos últimos anos, eu tenho respirado essa cidade profundamente, tenho transformado os seus problemas nos meus problemas, conheço cada beco, cada viela, cada baixada, cada canto dessa cidade, estou atualizado das suas necessidades. Adquiri experiência em todos os cargos que passei na minha vida pública e o que eu quero agora é colocar à disposição da minha cidade a força de trabalho com a marca da minha trajetória na vida pública, para fazer a nossa cidade melhorar ainda mais. Salvador não pode parar”.

Celsinho Cotrim (PROS)

“Chegamos ao final do nosso encontro, agradeço a Deus e em nome do super Geraldo, agradeço a todos vocês, que estão nos assistindo até agora, e nos dando a oportunidade de apresentarmos as nossas propostas. Eu peço a vocês que confiem em mim, que confiem em Popó Freitas como nosso vice-prefeito para chegarmos à Prefeitura de Salvador e transformarmos ela na capital do emprego. Seu filho conosco vai trabalhar, seu irmão conosco vai trabalhar, eu serei o prefeito da Salvador invisível, que é a Salvador de Cajazeiras, da Liberdade, a Salvador de toda a parte da cidade que é excluída. Me deem essa oportunidade, me deem essa oportunidade para poder provar, juntamente com Popó, que nós iremos lutar contra o desemprego, nós iremos lutar contra a insegurança, nós iremos lutar por uma Salvador mais fraterna, mais igualitária”.

Hilton Coelho (PSOL)

“Quem assistiu esse debate percebeu que existe uma falácia. Eles dizem que existe dois polos nessa eleição, mas na verdade são dois polos que pouco se diferenciam. Um que é extremamente agressivo ao nosso povo e outro que não resiste e vai na onda do conservadorismo, mas existe uma outra alternativa também, a frente de esquerda socialista, composta pelo PSOL, pelo PCB e pela Unidade Popular. É preciso afirmar a democracia direta e a capacidade de liderança de Salvador. Salvador é metropolitana, é recôncavo e a partir dessa liderança regional, nós podemos passar resolver, a avançar em problemas que são cruciais para o nosso povo. Nós temos também uma chapa de vereadores que muito nos orgulham, companheiro Marcos Mendes, que é candidato à reeleição, companheiro Hamilton Assis, a companheira Dona Mira, Fábio Nogueira, a companheira Laila, a companheira Isadora, muito nos orgulham e afirmo a nossa cidade vai parar de ser vendida e a capital da resistência vencerá”.

Major Denice (PT)

“A minha palavra agora é gratidão. Eu quero agradecer a você por ter escutado a gente, escutado as propostas que eu, Fabíola Mansur e os meus vereadores, a nossa coligação trouxemos para transformar essa cidade, para fazer essa cidade um espaço mais digno, mais humano, muito mais evoluído, na perspectiva do social. Eu peço seu voto, votar em mim é se olhar no espelho, é ver essa pessoa negra, da periferia, que estudou, se esforçou e que quer doar tudo que acumulou na sua vida, tudo que produziu na sua construção pessoal para transformar essa cidade. Salvador precisa de mim e a minha missão, a missão que eu escolhi foi cuidar de você, foi cuidar de todas as pessoas e o que eu vou fazer é cuidar da nossa gente”.

Olívia Santana (PCdoB)

“Eu inicio agradecendo a Band por essa oportunidade de apresentar as minhas ideias nesse importante debate. Quero agradecer ao meu partido, o PC do B, ao partido Progressista, que é o partido do meu vice, Joca Soares, quero agradecer a vocês, a cada um que ainda assiste a esse debate nesta noite. Quero dizer que com experiência que tenho, com muito amor à nossa cidade, com muita raça para lutar, eu peço a oportunidade de ser prefeita de Salvador, para criar um novo pacto social para a nossa cidade. Vou fazer de Salvador uma cidade de oportunidades e respeito à diversidade que constitui a nossa população. Muito obrigado a todas e todos e vamos juntos construir uma nova história para Salvador”.

Pastor Sargento Isidório (Avante)

“Quero dizer a todos que sou eu o autor da frase que bandido bom, traficante bom, não é morto, é evangelizado, porque acredito no poder de Deus. Não gosto da história da arminha, da pistolinha e dizer a todos vocês que já me deram uma votação muito boa, que é a mão de Deus, o dedo do povo que faz isso. Quero parabenizar a todos os candidatos a prefeito, o Bruno, o João, a nossa major Denice, Olívia, o nosso querido Celsinho, a Hilton, a todos os candidatos e candidatas a vereadores que estão disputando. Que seja uma campanha de paz, respeitosa, sem agressão, sem violência, onde o povo de Salvador soberanamente escolha aqueles que são melhores. Estou às ordens e quero ser prefeito, porque gosto de cuidar de gente”.

ANÚNCIO

Política

Estado propõe ganhos de 14,76% até 2026 para oficiais e praças da PM e Bombeiros

Medidas – que incluem acréscimos nos soldos e gratificações – vão beneficiar 54,9 mil pessoas, além de militares da reserva e pensionista

Publicado

em

Estado da Bahia. Os reajustes – que incidem tanto sobre os soldos quanto sobre gratificações recebidas pelos praças e oficiais das
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Até 2026, o governo estadual pretende conceder ganhos salariais médios de 14,76% a todos os 54,9 mil integrantes das mais diversas patentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia. Os reajustes – que incidem tanto sobre os soldos quanto sobre gratificações recebidas pelos praças e oficiais das duas corporações – estão entre as medidas de valorização previstas no projeto de lei que o governador Jerônimo Rodrigues encaminhou esta semana à Assembleia Legislativa do Estado (Alba) e também em uma resolução do Conselho de Política de Recursos Humanos (COPE).

Caso aprovadas, as medidas – que beneficiarão ainda reservistas e pensionistas do Estado – vão gerar um impacto econômico para os cofres públicos de R$ 250,5 milhões até o fim de 2025, além de aproximadamente R$ 521 milhões, nos doze meses de 2026. Tanto oficiais quanto praças serão contemplados já este ano com um reajuste de 7% sobre seus soldos, pago de forma retroativa ao último mês de março. Para maio de 2026, está prevista a implementação ainda de um novo reajuste de 2% sobre os soldos de todas as patentes.

Em paralelo, ao longo do mesmo período, os oficiais e praças serão beneficiados também por uma série de incrementos no pagamento de gratificações. No caso dos praças, merecem destaque os aumentos nos percentuais definidos para concessão da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) e que não dependem da aprovação do projeto de lei, já que serão viabilizados por meio de uma Resolução COPE.

Nesse contexto, os praças em atuação administrativa e operacional – que hoje recebem, respectivamente, CETs de 35% e 55%, – terão a sua gratificação fixada em 70% já a partir de abril deste ano. Para aqueles que atuam como motoristas de viatura, o índice passará de 70% para 85% no mesmo período, enquanto motociclistas terão a sua gratificação majorada de 90% para 105% – mesma CET que passará a ser paga também a cavalarianos e motoristas de veículos especiais (como ambulâncias, caminhões, ônibus e ABTS). Pouco mais de um ano depois, em junho de 2026, a proposta é que todas estas categorias sejam favorecidas com um novo acréscimo de cinco pontos percentuais na CET.

Além disso, o projeto de lei também prevê reajustes nos valores da Gratificação de Atividade Policial (GAPM), com pagamento em maio de 2025 e junho de 2026 para oficiais e, em junho de 2026, para os praças. Neste caso, os índices de reajuste são variáveis, de modo a levar em conta a premissa de garantir ganhos salariais médios equivalentes para oficiais e praças das mais diversas patentes ao longo dos dois anos.

ANÚNCIO

Para completar, a partir de abril, o valor do auxílio-fardamento recebido por oficiais e praças das mais diversas patentes será fixado em R$ 251,60 – um valor calculado a partir da aplicação de um reajuste de 7% sobre a cifra do auxílio mais alto pago atualmente. Em maio de 2026 – juntamente com o reajuste linear de 2% sobre os soldos –, o valor do auxílio-fardamento será aumentado na mesma proporção.

Vale ressaltar ainda que todas as medidas previstas no projeto de lei e na Resolução COPE são consequências de planos de trabalhos de valorização de oficiais e praças propostos pelo Governo do Estado em atendimento a pleitos levantados pela Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPMBA) e pela Associação dos Oficiais Militares do Estado da Bahia (Força Invicta). Além das propostas remuneratórias, o plano de trabalho prevê continuidade dos debates com as entidades associativas em torno de uma série de ações de natureza organizacional.

Continue Lendo

Política

Governo do Estado e Prefeitura tratam da Micareta de Feira

Governador Jerônimo Rodrigues e prefeito Zé Ronaldo se reúnem para tratar do primeiro e maior Carnaval fora de época do Brasil

Publicado

em

Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (24) para tratar da Micareta de Feira de Santana.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu o prefeito Zé Ronaldo em seu gabinete, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (24) para tratar da Micareta de Feira de Santana. Acompanhado dos secretários de Segurança, Saúde, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, o governador apresentou os investimentos e ações que o Estado planejou para a festa, como a garantia de policiais e bombeiros atuando na segurança, reforço nas equipes de plantão da saúde, atrações culturais, atenção a catadores e ambulantes, entre outras.

Na oportunidade, a Prefeitura de Feira de Santana também recebeu uma ambulância do Governo do Estado. O governador fez a entrega simbólica ao prefeito durante a reunião.

Em entrevista após o encontro, o prefeito Zé Ronaldo destacou a importância da parceria para a realização de uma grande micareta e o governador reafirmou o compromisso com a maior festa da cidade. Confira:

Continue Lendo

Política

Trecho que liga Caetité à BR-030 terá nova ponte sobre o Rio São João

Governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Seinfra iniciar o processo de licitação da obra

Publicado

em

Considerada uma via essencial para o deslocamento de moradores da zona rural, a estrada que liga Caetité ao acesso à BR-030
Foto: Joá Souza/GOVBA

Considerada uma via essencial para o deslocamento de moradores da zona rural, a estrada que liga Caetité ao acesso à BR-030 receberá um importante reforço para a mobilidade com segurança. O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a abrir o processo licitatório para a construção de uma ponte sobre o Rio São João, atendendo a uma demanda da população local.

Durante a assinatura do documento, acompanhada pelo prefeito de Caetité, Valtércio Aguiar, o governador fez uma previsão sobre a entrega do novo equipamento viário. “Acabei de assinar a autorização para a Seinfra deflagrar o processo licitatório para a construção de uma ponte sobre o Rio São João. Esta licitação nós estaremos publicando até o dia 30; contabilize aí dois meses entre licitação e recurso, mais 10 meses, ou seja, daqui a um ano, com fé em Deus, nós estaremos fazendo a entrega dessa ponte”, explicou Jerônimo.

“Isso é um momento de muita alegria para o nosso município, para o nosso povo, porque é onde convergem todas as águas de três rios que cortam a cidade e chega próximo à BR-030. Havia sido prometida e agora, com essa assinatura, o governador está nos dando mais essa oportunidade de assumir o compromisso que nós fizemos. Portanto, é um motivo de muita satisfação”, disse o prefeito Valtércio.

A obra para construção da ponte, com extensão de 20 metros, conta com recurso de R$ 3,1 milhões e promete melhorar a mobilidade na região, garantindo mais segurança, fluidez no tráfego e integração entre comunidades. O projeto integra um pacote de ações do Governo do Estado voltadas à melhoria da malha viária e ao fortalecimento das cadeias produtivas nas regiões do interior.

Continue Lendo

Mais Lidas