O primeiro debate para a disputa da Prefeitura de Salvador aconteceu na noite desta quinta-feira (1º), nos estúdios da BandBahia. Sete postulantes ao Palácio Thomé de Souza apresentaram suas propostas à população.
Estiverem no encontro de ontem os candidatos Bacelar (Podemos), Bruno Reis (DEM), Celsinho Cotrim (PROS), Hilton Coelho (PSOL), Major Denice (PT), Olívia Santana (PC do B) e Pastor Sargento Isidório (Avante).
Por conta da pandemia do coronavírus, não houve plateia e cada candidato teve direito a ter apenas dois assessores no estúdio. O uso de máscara também foi obrigatório, só podendo ser retirada para formular as perguntas e as respostas.
O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro, todos os candidatos apresentaram suas propostas sobre turismo e cultura para Salvador. No segundo foi de perguntas entre candidatos. No terceiro bloco cada candidato escolhia quem faria a pergunta para ele responder. Cada um só poderia perguntar e responder uma vez. O quarto foi mais uma rodada de perguntas entre candidatos. O quinto e último bloco foi para as considerações finais.

Bacelar (Podemos).
“Parabéns aos candidatos pelo nível do debate, um agradecimento especial à Rede Sustentabilidade na pessoa de Magno Lavigne, que é o meu candidato a vice-prefeito, ao PTC na pessoa de Ivailton Peixoto, e especialmente o meu agradecimento a você. A você que por onde eu passo, eu ouço vocês. Bacelar será o prefeito, porque Bacelar se preparou. Eu tenho a experiência política e administrativa necessárias para esse momento de Salvador, eu tenho a coragem para mudar o que precisa ser mudado, eu tenho a determinação para mudar o que pode ser melhorado, eu tenho a sabedoria para mudar a inovação e práticas bem modernas para a cidade de Salvador. Salvador dos bairros é a Salvador de todos”.
Bruno Reis (DEM)
“Obrigado a todos vocês que ficaram até agora nos assistindo. Temos muito orgulho de dizer que investimos 80% dos recursos dessa prefeitura nas áreas mais pobres, que cuidamos de quem mais precisa. Também tenho muito orgulho de fazer parte dessa gestão, que vem transformando a vida dessa cidade em todas as áreas, essa cidade que eu tanto amo. Nos últimos anos, eu tenho respirado essa cidade profundamente, tenho transformado os seus problemas nos meus problemas, conheço cada beco, cada viela, cada baixada, cada canto dessa cidade, estou atualizado das suas necessidades. Adquiri experiência em todos os cargos que passei na minha vida pública e o que eu quero agora é colocar à disposição da minha cidade a força de trabalho com a marca da minha trajetória na vida pública, para fazer a nossa cidade melhorar ainda mais. Salvador não pode parar”.
Celsinho Cotrim (PROS)
“Chegamos ao final do nosso encontro, agradeço a Deus e em nome do super Geraldo, agradeço a todos vocês, que estão nos assistindo até agora, e nos dando a oportunidade de apresentarmos as nossas propostas. Eu peço a vocês que confiem em mim, que confiem em Popó Freitas como nosso vice-prefeito para chegarmos à Prefeitura de Salvador e transformarmos ela na capital do emprego. Seu filho conosco vai trabalhar, seu irmão conosco vai trabalhar, eu serei o prefeito da Salvador invisível, que é a Salvador de Cajazeiras, da Liberdade, a Salvador de toda a parte da cidade que é excluída. Me deem essa oportunidade, me deem essa oportunidade para poder provar, juntamente com Popó, que nós iremos lutar contra o desemprego, nós iremos lutar contra a insegurança, nós iremos lutar por uma Salvador mais fraterna, mais igualitária”.
Hilton Coelho (PSOL)
“Quem assistiu esse debate percebeu que existe uma falácia. Eles dizem que existe dois polos nessa eleição, mas na verdade são dois polos que pouco se diferenciam. Um que é extremamente agressivo ao nosso povo e outro que não resiste e vai na onda do conservadorismo, mas existe uma outra alternativa também, a frente de esquerda socialista, composta pelo PSOL, pelo PCB e pela Unidade Popular. É preciso afirmar a democracia direta e a capacidade de liderança de Salvador. Salvador é metropolitana, é recôncavo e a partir dessa liderança regional, nós podemos passar resolver, a avançar em problemas que são cruciais para o nosso povo. Nós temos também uma chapa de vereadores que muito nos orgulham, companheiro Marcos Mendes, que é candidato à reeleição, companheiro Hamilton Assis, a companheira Dona Mira, Fábio Nogueira, a companheira Laila, a companheira Isadora, muito nos orgulham e afirmo a nossa cidade vai parar de ser vendida e a capital da resistência vencerá”.
Major Denice (PT)
“A minha palavra agora é gratidão. Eu quero agradecer a você por ter escutado a gente, escutado as propostas que eu, Fabíola Mansur e os meus vereadores, a nossa coligação trouxemos para transformar essa cidade, para fazer essa cidade um espaço mais digno, mais humano, muito mais evoluído, na perspectiva do social. Eu peço seu voto, votar em mim é se olhar no espelho, é ver essa pessoa negra, da periferia, que estudou, se esforçou e que quer doar tudo que acumulou na sua vida, tudo que produziu na sua construção pessoal para transformar essa cidade. Salvador precisa de mim e a minha missão, a missão que eu escolhi foi cuidar de você, foi cuidar de todas as pessoas e o que eu vou fazer é cuidar da nossa gente”.
Olívia Santana (PCdoB)
“Eu inicio agradecendo a Band por essa oportunidade de apresentar as minhas ideias nesse importante debate. Quero agradecer ao meu partido, o PC do B, ao partido Progressista, que é o partido do meu vice, Joca Soares, quero agradecer a vocês, a cada um que ainda assiste a esse debate nesta noite. Quero dizer que com experiência que tenho, com muito amor à nossa cidade, com muita raça para lutar, eu peço a oportunidade de ser prefeita de Salvador, para criar um novo pacto social para a nossa cidade. Vou fazer de Salvador uma cidade de oportunidades e respeito à diversidade que constitui a nossa população. Muito obrigado a todas e todos e vamos juntos construir uma nova história para Salvador”.
Pastor Sargento Isidório (Avante)
“Quero dizer a todos que sou eu o autor da frase que bandido bom, traficante bom, não é morto, é evangelizado, porque acredito no poder de Deus. Não gosto da história da arminha, da pistolinha e dizer a todos vocês que já me deram uma votação muito boa, que é a mão de Deus, o dedo do povo que faz isso. Quero parabenizar a todos os candidatos a prefeito, o Bruno, o João, a nossa major Denice, Olívia, o nosso querido Celsinho, a Hilton, a todos os candidatos e candidatas a vereadores que estão disputando. Que seja uma campanha de paz, respeitosa, sem agressão, sem violência, onde o povo de Salvador soberanamente escolha aqueles que são melhores. Estou às ordens e quero ser prefeito, porque gosto de cuidar de gente”.