Economia
Mais empresárias baianas apostam em times femininos
Empresa Sabrinas segue essa tendência com produção artesanal e 90% de mulheres na equipe

O Brasil figura como o sétimo país com o maior contingente de mulheres empreendedoras, segundo pesquisa do Sebrae em 2019, com dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) envolvendo 49 nações. Mais de 24 milhões de mulheres brasileiras estão à frente de seus próprios negócios, impulsionando a economia e fomentando postos de trabalho. Mas, na Bahia, o destaque principal vai para uma pesquisa divulgada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que apontou não apenas aumento das mulheres no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Salvador, mas também foco na preferência de contratação: mulheres preferem contratar mulheres na capital baiana.
Um estudo conduzido pelo Mckinsey Global Institute revelou que a promoção da igualdade de condições de trabalho entre homens e mulheres poderia impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em aproximadamente 30%. Esse dado ressalta a correlação positiva entre a maior produtividade econômica feminina e o universo empresarial. “Não se trata apenas de gerar empregos, mas também de abrir portas para outras mulheres, criando uma rede de crescimento e compartilhamento de conhecimento essencial. Isso faz com que muitos possam também investir em outros negócios. Assim, a economia gira”, destaca Jamile Nascimento, fundadora da Sabrinas, que tem 90% do seu time feminino.
Outro estudo conduzido pelo Mercado Livre, entre abril de 2021 e março de 2022, identificou um aumento de 32% no número de consumidores interessados em produtos que promovem estilos de vida sustentáveis, adotando hábitos e comportamentos ecologicamente responsáveis, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.
Na Bahia, empresas como a Avatim (@avatimoficial) se destaca pelo foco em um trabalho artesanal e feminino, dando suporte às mulheres da manufatura. A marca Sabrinas (@sabrinasgifts) também é exemplo de resposta a uma crescente demanda por produtos sustentáveis e feitos pelas mãos de mulheres. “As clientes valorizam muito isso”, conclui a fundadora Jamile, que formatou a marca especializada em acessórios feitos de materiais naturais, como bolsas com personalizadas com iniciais, nécessaires, estojos, jogos americanos, cases para notebook, rasteirinhas e desk pads.
“A busca por transparência tornou-se uma prioridade para o público atualmente. Há um interesse crescente em compreender não apenas a fabricação dos produtos, mas também quem se beneficia do processo e como a sustentabilidade é aplicada”, conta a cliente assídua da Sabrinas, Vanessa Brunt. Jamile Nascimento, fundadora da marca, destaca o compromisso da marca em garantir essa transparência, valorizando o atendimento personalizado oferecido aos clientes, enquanto evidencia o papel crucial desempenhado pelas mulheres baianas no desenvolvimento e produção dos acessórios sustentáveis oferecidos pela empresa.
“Existe uma crescente demanda por transparência por parte do público. As pessoas estão cada vez mais interessadas em compreender o processo de fabricação dos produtos, quem se beneficia desse processo e como a sustentabilidade é efetivamente aplicada. Na nossa marca, asseguramos essa transparência,” explica Jamile Nascimento, fundadora da empresa, reconhecida pelo atendimento personalizado.
Economia
Conab prevê safra de grãos da Bahia acima das expectativas iniciais
O algodão teve um aumento de área de 17,9% e um aumento de produção de 15,8%, com lavouras na fase de formação das maçãs

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, na última semana, o mais recente levantamento da safra de grãos do Brasil, destacando um recorde histórico previsto para a Bahia. A Conab, responsável por monitorar e divulgar dados sobre a produção agrícola no país, estimou uma safra total de 13,4 milhões de toneladas no estado, representando um crescimento de 7,9% ou 977,3 mil toneladas em relação à safra de 2023/24. Este aumento é atribuído à incorporação de 223 mil hectares e às condições climáticas favoráveis até o momento.
A Bahia se destaca como a maior produtora de grãos do Nordeste, reafirmando sua importância no cenário agrícola nacional. No estado, o destaque vai para a safra de soja, que apresentou um crescimento de 16,5%, passando de 7,4 milhões de toneladas para 8,7 milhões de toneladas a serem colhidas.
A produtividade média da soja também aumentou, passando de 63 sacas por hectare na safra anterior para 68 sacas por hectare em 2025. Este crescimento é resultado de práticas agrícolas aprimoradas e condições climáticas propícias para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das lavouras.
Além da soja, outras culturas também apresentaram números positivos. O algodão teve um aumento de área de 17,9% e um aumento de produção de 15,8%, com lavouras na fase de formação das maçãs e expectativas positivas em relação à produtividade.
A produção de sorgo cresceu 8,7%, enquanto o milho primeira safra continua em fase de colheita, com lavouras apresentando desenvolvimento regular e qualidade heterogênea devido à distribuição irregular das chuvas.
As condições climáticas têm sido favoráveis para a maioria das lavouras, contribuindo para o bom desenvolvimento das culturas. Nesse cenário, o milho segunda safra está em fase de plantio, com lavouras nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo.
Economia
Mercado do Rio Vermelho aumenta vendas na Semana Santa
A Ceasinha possui mais de 50 anos de atuação, conta com 138 boxes em funcionamento e 240 vagas de estacionamento

Na Semana Santa, o Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha, se torna referência para compra dos produtos para o almoço tradicional da Sexta-feira da Paixão. O aumento na procura por ingredientes tradicionais da culinária baiana impulsiona as vendas e aquece a economia local. Este ano, o espaço administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), já apresenta um aumento de mais de 35% na movimentação em relação ao ano passado.
Quem antecipou a compra, nesta quarta-feira (16), foi a psicóloga e escritora, Iêda Domitilo. “Sempre venho aqui porque o produto é de extrema qualidade. Venho procurar qualidade e preço, né? E aqui tem, por exemplo, o dendê, que é maravilhoso, com pouca acidez, a comida fica maravilhosa”.
O período é marcado por uma forte valorização das tradições gastronômicas, que movimentam feirantes e consumidores em busca dos sabores típicos da época. Todos os itens para o almoço são encontrados no equipamento, oferecendo opções desde comida congelada, fresca, vegana e sem glúten, a vinhos, chocolates, pescados, camarão fresco e defumado, azeite e temperos.
“O mercado está pronto para receber os clientes, nós já estamos com um aumento de procura e esperamos que até sexta-feira chegue a uns 50%. O mercado está preparado para receber todos os clientes, é um local que ele encontra tudo de qualidade, com preços acessíveis e vai ter uma Semana Santa mais tranquila”, acrescenta o diretor de gestão de mercados da SDE, Alberto Queiroz.
Um dos tradicionais boxes, O Pesqueiro, oferece aos clientes todo tipo de pescado e frutos do mar. A proprietária Débora Oliveira já comemora o aumento da procura dos clientes.
“Temos hoje um movimento muito bom, vocês podem ver a loja cheia de gente. Nós comemoramos agora dois anos, nascemos em uma Semana Santa, é a nossa terceira Semana Santa aqui dentro do Mercado do Rio Vermelho e desde então só tem crescido esse mercado. Nós nos preparamos aqui com uma variedade enorme de pescados, os queridinhos da Semana Santa, desde pescada amarela, bacalhau, até camarões frescos, congelados, todo tipo de produtos para que todos possam fazer suas compras”, disse Débora.
O mercado possui mais de 50 anos de atuação, conta com 138 boxes em funcionamento e 240 vagas de estacionamento. Os boxes do Mercado do Rio Vermelho funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, e nos domingos e feriados das 7h às 14h, exceto a praça de alimentação que funciona até as 16h. O equipamento estará aberto de forma facultativa na Sexta-feira da Paixão, até as 14h, retornando ao funcionamento normalmente no sábado (19). Para o comerciante Ramiro Campelo, o espaço se torna também um ponto de encontro dos amigos. “O melhor peixe da Bahia está aqui. Isso aqui é o coração da Bahia. Aqui, a gente encontra os amigos, dá risada. Isso aqui é Bahia, gente. Só falta o caranguejo para ficar mais gostoso”, acrescenta.
Economia
Fábrica da Dragão é inaugurada em Mata de São João nesta terça (15)
Instalação da unidade reforça compromisso do Estado com o desenvolvimento e a geração de empregos

O Governo do Estado segue colhendo os frutos de uma política de incentivo à atração de investimentos para o interior da Bahia. Nesta terça-feira (15), a nova unidade da Dragão, marca integrante do Grupo Interlândia, foi inaugurada no município de Mata de São João, a 63 quilômetros de Salvador. Com um investimento de R$ 100 milhões, a fábrica vai produzir água sanitária, desinfetante e alvejante multiuso, com expectativa de gerar cerca de 300 postos de empregos diretos e indiretos.
Presente ao ato, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o esforço do Estado em incentivar novos negócios para o desenvolvimento econômico e social de municípios baianos. “Nós temos, por exemplo, no Oeste, no Extremo Sul, as idas nossas para fora do país buscar empresas para se instalarem, como uma empresa forte de tecnologia, como foi o caso da BYD; no agro, nos serviços, na indústria e no comércio. O papel do Estado forte é esse. Os incentivos nossos continuarão sendo disponibilizados, para que indústrias e serviços possam se instalar na Bahia”, afirmou o governador.
Reconhecida como líder de seu segmento no Nordeste, a Dragão já gerou 70 empregos diretos, sendo 90% dessa mão-de-obra residente em Mata de São João. A previsão é dobrar o número de contratações até o final de 2025. A capacidade produtiva ultrapassa os 200 milhões de litros por ano, o que não apenas garante o abastecimento do mercado baiano com maior eficiência, como também permite a ampliação da distribuição para outras regiões do país, como o Sudeste e Centro-Oeste.
O executivo de Desenvolvimento de Novos Projetos do Grupo Interlândia, João Abreu e Lima, ressaltou os impactos positivos da iniciativa para a cidade. “Em toda cidade onde nós fixamos a nossa indústria, a gente procura desenvolver a região como um todo, ter um bom relacionamento com a sociedade que está ao redor, gerando emprego, trazendo tecnologia e procurando desenvolver a economia local”, explicou.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, indicam que no mês de fevereiro de 2025 a Bahia apresentou um saldo positivo de 20.132 postos de trabalho formais. O resultado colocou o estado na liderança na geração de empregos com carteira assinada no Nordeste. Esse desempenho é reflexo da estratégia adotada pelo governo baiano na atração de novos investimentos, o que tem impulsionado a criação de empregos.
São ações e projetos que ampliam as oportunidades, posicionando a Bahia como um polo de crescimento no cenário nordestino. Outro exemplo da política de industrialização e atração de novos empreendimentos, executada pelo Governo do Estado, foi a inauguração, no último dia 28 de março, da Indústria de Alimentos São Braz, localizada no município de Conceição do Jacuípe.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, explicou os impactos positivos na economia e na geração de novos empregos com a atração de novas empresas, principalmente para o interior do estado. “Estamos avançando e dando consistência a essa marca de 75% de novos investimentos no estado serem feitos no interior, contemplando uma população de 15 milhões de habitantes, desconcentrando a distribuição de renda”, disse.
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