SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Feiras e exposições marcam o Dia do Artesão

Programações seguirão até domingo (19), no Museu de Arte Moderna

Publicado

em

Em comemoração ao Dia do Artesão, o programa Artesanato da Bahia vai promover uma extensa programação, de quinta (16) a domingo (19), no Muse
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Em comemoração ao Dia do Artesão, o programa Artesanato da Bahia vai promover uma extensa programação, de quinta (16) a domingo (19), no Museu de Arte Moderna – MAM, em Salvador, com entrada franca. O artesanato vai estar presente em feiras, espaço de qualificação, exposição, painéis temáticos, workshops, oficinas, shows e desfile de moda. A iniciativa é da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

O evento será aberto com o 1º Encontro Artesanato da Bahia, na quinta e sexta-feira (16 e 17), reunindo artesãs e artesãos de todas as regiões do Estado. No fim de semana, de sexta a domingo, das 15 às 20h, as Feiras Artesanato da Bahia e da Economia Solidária e a Feira Artesanato da Bahia Mestras e Mestres do Artesanato Baiano ocuparão a área externa do histórico Solar do Unhão.

O clima mais descontraído ficará por conta dos shows de Aloísio Menezes, Quarteto Geleia Solar (Jazz no Mam), Lazzo, Cláudia Costta e Sued Nunes. A moda artesanal será apresentada no desfile “imaginário Popular da Bahia”, com uma coleção desenvolvida com várias técnicas.

O melhor da produção artesanal do estado e uma diversificada linha alimentícia, customizada e manufaturada serão apresentadas nas Feiras do Artesanato da Bahia e da Economia Solidária, que retorna à capital depois do sucesso em Porto Seguro,Prado e também em Salvador. Os visitantes vão poder conferir peças em cerâmicas utilitárias e decorativas, rendas, bordados diversos como richelieu e barafunda, trançados de fibras naturais, crochê e macramê, entre outras técnicas.

Já a Feira da Economia Solidária chega como mais uma ferramenta para divulgar esta modalidade produtiva e econômica, que tem como base a cooperação mútua, autogestão, respeito à natureza e igualdade entre gêneros, crenças e etnias. Os produtores irão comercializar produtos da linha alimentícia, customizada e manufaturada.

ANÚNCIO

A inédita Feira Artesanato da Bahia Mestras e Mestres do Artesanato Baiano reunirá, pela primeira vez, a criação de importantes nomes do artesanato baiano, entre eles Joselito Pinto, Luzia Torres, José Roque, Dinoélia Andrade, Reginaldo Xavier e Luiz Alberto Sanchez.

ENCONTRO ARTESANATO DA BAHIA

Durante o Encontro Artesanato da Bahia, os artesãos e artesãs participarão de painéis temáticos com os temas “Políticas públicas para o Artesanato”, “A qualificação para o artesão” e “Desafios da comercialização artesanal no e-commerce”. Além das apresentações em plenárias e mediar os debates, a Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) irão promover ações que fazem parte do Programa de Qualificação do Artesanato.

WORKSHOPS E OFICINAS

Dentro da programação do evento, serão realizados os workshops com os temas “Redes sociais para vendas” (18) e “Como precificar seu produto” (19). Os artesãos e artesãs poderão participar da “Oficina de Cerâmica – Produção de Biojoias” (18), ministrada pela artesã Edna Marta; Oficina de Fuxico – Produção de Peças, ministrada pela artesã Beatriz Rocha. Já no último dia do evento, o público poderá conferir a aula show sobre a técnica da cerâmica, apresentada pela artesã Dona Cadu.

ANÚNCIO

EXPOSIÇÕES

A mostra “Faces do Metal”, resultado do curso “De Antemão, à mão: Artesanato em Metal”, também se destaca na programação de comemoração do mês do artesanato. O MAM vai receber as obras do educador Alessandro Teixeira e das artesãs e artesãos que participaram do curso intensivo de modelagem de metal, revelando a capacidade de criação de cada aluno no trabalho em metal e as possibilidades de aplicação de outros materiais.

A coleção “Cachoeirana”, com roupas bordadas na chita, ganha também uma exposição do MAM. As seis peças serão apresentadas no desfile de moda artesanal, revelando o belo trabalho das artesãs da Associação Artesanal Chitarte de Cachoeira. Elas participaram do curso “Desenvolvimento de Coleção”, realizado pelo Artesanato da Bahia, ministrado pelo designer de moda Cássio Caiazzo e pela modelista Saraí Reis. Durante o curso, as mulheres, na faixa etária entre 40 e 86 anos, utilizaram o bordado na chita para contar um pouco da história de Cachoeira e do Recôncavo.

“Estamos bastante felizes em poder prestar essa linda homenagem às artesãs e aos artesãos. A feira e o encontro serão espaços para expor a criatividade e a excelência desses/as profissionais das artes manuais que representam a força e a diversidade do Artesanato da Bahia”, comemora Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanto;

A realização é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), da Superintendência de Economia Solidária (Sesol) ambas vinculadas à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural e o Instituto Casa da Cidadania. O evento conta com apoio da Rede Bahia, Sebrae, IPAC, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.

ANÚNCIO

PROGRAMAÇÃO

1º Encontro Artesanato da Bahia

Data 16 e 17 de março 2023
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM

Abertura Institucional

Painel Temático 01: Políticas públicas para o Artesanato

ANÚNCIO

Quinta-feira (16/03)

Painel Temático 02: A qualificação para o artesão

Apresentação artística

Sexta-feira (17/03)

Painel Temático 03 – Desafios da comercialização artesanal no e-commerce

ANÚNCIO

Encerramento do Encontro Artesanato da Bahia

Plenária final – Conversa com artesãos – SETRE/CFA

Feira Artesanato da Bahia – Feira da Economia Solidária e Feira Artesanato da Bahia Mestras e Mestres do Artesanato Baiano

Data 17 a 19 de março 2023

Horário: 15h às 20h

ANÚNCIO

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM

Sexta-feira (17/03)

17h – Abertura Institucional

18h Show: Aloísio Menezes

Sábado (18/03)

ANÚNCIO

13h – Workshop temático – Como precificar seu produto – Espaço Programa Qualificação Artesanato da Bahia – Parceria com o Sebrae

!5h – Oficina de cerâmica – Produção de biojoias, com a artesã Edna Marta

16h – Desfile “Imaginário Popular da Bahia realizado em parceria com Senac (coord. Tininha Viana)

18h – Show com Quarteto Geleia Geral

19h – Show Lazzo Matumbi

ANÚNCIO

Domingo (19/03)

13h – Workshop temático – Redes sociais para vendas – Espaço Programa Qualificação Artesanato da Bahia – Parceria com o Sebrae

15h – Oficina de fuxico – Produção de peças, com a artesã Beatriz
Rocha

16h – Aula Show com a Mestra Raimunda, de Saubara.

17h – Show com Claudya Costa

ANÚNCIO

18h – Show com Sued Nunes

Carnaval 2025

Cabrália Folia 2025 terá monitoramento do Centro Integrado Móvel da SSP

Estrutura da SSP integra equipes da PM, Bombeiros, Vara da Infância e Juventude, STELECOM e SGTO

Publicado

em

(CICC-M) da Secretaria da Segurança Pública iniciou na noite de sexta-feira (21), o monitoramento do Cabrália Folia 2025.
Foto: Jeferson Silva

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M) da Secretaria da Segurança Pública iniciou na noite de sexta-feira (21), o monitoramento do Cabrália Folia 2025. O equipamento será utilizado até a madrugada de segunda-feira (24), quando se encerra o evento na cidade de Santa Cruz Cabrália.

A estrutura da SSP abriga equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vara da Infância e Juventude, além de profissionais das Superintendências de Teleconunicações (STELECOM) e Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO).

Dez câmeras do CICC-M monitoram os Portais de Abordagem que dão acesso à festa e também são empregadas em pontos estratégicos.

Cerca de 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras serão empregadas pela SSP nos eventos de Carnaval em todo o estado.

Continue Lendo

Carnaval 2025

Portais de Abordagem reforçam segurança durante a festa

Em 2025, serão 47 estruturas — quatro a mais que no ano passado, quando 43 equipamentos faziam o controle de acesso

Publicado

em

Os Portais de Abordagem já estão sendo preparados para serem utilizados no Carnaval de Salvador 2025. As estruturas foram
Foto: Joá Souza/GOVBA

Os Portais de Abordagem já estão sendo preparados para serem utilizados no Carnaval de Salvador 2025. As estruturas foram ativadas neste sábado (22), durante o Fuzuê, festa pré-carnavalesca no bairro da Barra, antecipando o esquema que será usado durante a folia de Momo.

Este ano, a capital baiana terá um aumento no número de Portais de Abordagem. Em 2025, serão 47 estruturas — quatro a mais que no ano passado, quando 43 equipamentos faziam o controle de acesso dos foliões na festa. Eles estarão distribuídos nos principais circuitos do carnaval e têm papel fundamental na fiscalização, assegurando que itens proibidos não entrem nos espaços da folia.

De acordo com o tenente-coronel Edmilton, um dos coordenadores dos portais de abordagem, os equipamentos são peça importante para a segurança do evento, permitindo uma atuação mais eficaz dos policiais. “Nosso objetivo é garantir a tranquilidade dos policiais militares que estão trabalhando e fazer a proteção do folião. Nós fazemos isso retendo objetos que são proibidos, como pistolas d’água, tesourinha e cortadores de unha, canivetes e facas, que muitas vezes podem ser utilizados como arma”, afirmou.

Para os foliões, o emprego dos Portais de Abordagem é visto como uma medida positiva. “É importante que a gente tenha uma abordagem dessa, tendo em vista a estrutura da festa, a própria violência na cidade”, pontuou o advogado e bibliotecário Fábio Gonzaga.

A psicopedagoga e terapeuta Ingrid Freitas, que frequenta a festa há anos, também aprova o esquema de segurança. “O portal traz uma segurança para nós, foliões, principalmente a gente que traz crianças. É importante, sim, que faça essa investigação do que trouxe. Eu acho uma abordagem necessária para o carnaval, inclusive depois disso a violência diminuiu”, pontuou Ingrid.

ANÚNCIO

Os eventos pré-carnavalescos, que ocorrem até́ a próxima quarta-feira (26), contam com a estrutura de segurança reforçada e a atuação de 1,3 mil policiais militares, de diversas unidades. Os agentes estão distribuídos nos circuitos e áreas adjacentes, como estações de transbordo e principais vias de tráfego. A tropa tem o apoio de viaturas, cavalos, aeronaves e drones.

“O policiamento começa pelas principais vias de acesso, aqui da região do Circuito Tapajós. As pessoas que vêm para esse local já começam a ver o policiamento de duas e quatro rodas, todos os acessos estão fechados por Portais de Abordagem, para evitar qualquer material que vá contra a integridade física das pessoas que estão dentro do evento”, explicou o coronel Ricardo Passos, comandante do CRPC Atlântico.

O Governo do Estado está́ investindo R$ 101 milhões para reforçar a segurança durante os festejos em 90 municípios, com a atuação de 37 mil profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros, peritos e servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Só a Polícia Militar contará com 29 mil agentes.

A estrutura montada ainda tem o suporte da tecnologia, com câmeras de videomonitoramento inteligente, que fará reconhecimento facial e contagem de público. Plataformas de Observação Elevada e a ativação do Centro Integrado de Comunicação e Controle (CICC), com a presença de 44 órgãos estaduais, federais, municipais e privados, também compõem o planejamento de segurança montado especialmente para a festa.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Carnaval 2025

Bailinho da PM leva alegria para lares de idosos de Salvador

O Grupo de Teatro da Polícia Militar promove iniciativas como esta, há dez anos

Publicado

em

plumas e colares transformaram a Casa de Repouso Hotel Lar Senior Residence, em Salvador, em uma festa carnavalesca. O bailinho
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Máscaras, coroas, cortinas de franjas coloridas, plumas e colares transformaram a Casa de Repouso Hotel Lar Senior Residence, em Salvador, em uma festa carnavalesca. O bailinho, promovido por integrantes do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia (PMBA), nesta sexta-feira (21), trouxe alegria e animação para mais de 20 idosos, com idades entre 60 e 90 anos.

Pela primeira vez no bailinho, Sônia Maria Fraga, de 83 anos, achou a iniciativa da PM maravilhosa. “A festa está muito bacana, muita organizada. Estou me divertindo muito. Me lembra o tempo em que eu era mocinha e curtia o carnaval de sábado a Quarta-Feira de Cinzas”, lembrou a idosa.

Moradora da casa de repouso há seis meses, Marlene Queiroz, 85, também elogiou a iniciativa da PM. “Eu acho fantástico. Não sou festeira, mas sou alegre. Estou aproveitando o momento”, disse.

O Grupo de Teatro da PM promove iniciativas como esta, há dez anos. São 15 profissionais que levam alegria para lares de idosos, de adoção e casas de apoio. No Carnaval deste ano, que celebra os 40 anos do Axé Music, os integrantes apresentaram uma pequena peça teatral, representando os principais cantores do movimento musical – Luiz Caldas, Gerônimo, Sarajane, Bell Marques e outros nomes. A ação mostra a atuação da PM na folia momesca e comemora a celebração dos 200 anos da força de segurança.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Teatro, tenente PM Bárbara Soares, “a proposta é acolher e levar alegria a esses idosos, através de apresentação teatral e muita música”. A oficial contou ainda que, este ano, o bailinho já foi realizado no Lar Franciscano Santa Izabel e na Casa de Cecília, ambos em Salvador.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas