Infraestrutura
Bahia investe em infraestrutura e recuperação da sua malha viária
Entre as obras realizadas estão a construção e pavimentação de rodovias e outras estruturas, como pontes
O Governo do Estado recupera a malha rodoviária estadual e faz intervenções que contribuem com a mobilidade entre as diferentes regiões do estado. Entre as obras realizadas estão a construção e pavimentação de rodovias e outras estruturas, como pontes. Uma das principais obras entregues por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) foi a rodovia do Velho Chico, em 2020, com uma intervenção que recuperou 136 quilômetros da BA-160, entre Bom Jesus da Lapa, Paratinga e Ibotirama. Houve também a recuperação dos 97 quilômetros da BA-131, no trecho do entroncamento da BR-407, entre Senhor do Bonfim, Saúde, Caém e o entroncamento da BR-324, em Jacobina.
Para 2022, estão programadas a restauração ou pavimentação de outras rodovias estaduais. Atualmente, são cerca de 2 mil quilômetros em obras. Os avisos de licitação para a realização de intervenções em sete diferentes trechos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 12 de janeiro. Os serviços serão realizados nas regiões do Recôncavo, Piemonte Norte do Itapicuru, Médio Sudoeste, Sudoeste Baiano, Litoral Sul e Extremo Sul. Os envelopes com as propostas das empresas interessadas serão abertos na primeira quinzena de março.
“Nós já temos, em estradas recuperadas ou em recuperação, aproximadamente oito mil quilômetros de rodovias. Isso significa investimento de mais de R$ 2 bilhões. Neste momento, nós temos dois mil quilômetros de rodovias em obras, equivalente a quase R$ 1 bilhão, e mais de 500 quilômetros em licitação, com licitações publicadas. Então, esse é um grande investimento que o governador Rui Costa faz na recuperação da malha estadual”, destaca o titular da Seinfra, Marcus Cavalcanti.
O secretário chama a atenção também para algumas obras além das realizadas em rodovias, como a construção da ponte do Pontal, que virou um cartão-postal da região de Ilhéus, incorporada à duplicação da orla sul da cidade, e a construção da tão sonhada ponte do Rio São Francisco, entre Barra e Xique-Xique, com mais de mil metros de extensão, que permite a interligação entre a zona produtiva do oeste e a região de Irecê.
Mais projetos
Entre os projetos em execução, destacam-se a recuperação da BA-001, entre Valença e Itacaré, passando por Camamu, com 118 quilômetros, e os trechos entre Nazaré e Valença e entre Itacaré e Ilhéus, com 101 quilômetros; estradas importantes para o turismo e que vão beneficiar mais de um milhão de pessoas. Há também a BA-649, entre Ilhéus e Itabuna, com serviços de terraplanagem e drenagem já em andamento.
“O Governo do Estado está construindo uma nova rodovia à margem direita do Rio Cachoeira. Nós teremos uma via do lado direito, ligando Itabuna a Ilhéus, e a atual via, do lado esquerdo do Rio Cachoeira, com a construção de quatro pontes e um viaduto. É uma estrada que está no subconsciente da região cacaueira há mais de 50 anos. Hoje, nós já temos mais de 6 quilômetros de obras em execução e já teremos pavimentado, até o mês de setembro, aproximadamente 5, dos 18 quilômetros dessa rodovia”, detalhou Cavalcanti.
Mais de 600 quilômetros de rodovias passam por requalificação na região da Chapada Diamantina. Os serviços são realizados na BA-046, de Itaberaba até Iaçu; na BA-245, entre Iaçu, Itaetê e o entroncamento da BA-142; na BA-142, do entroncamento da BR-242 até o distrito de Sussuarana, passando por Andaraí, Mucugê e Barra da Estiva; e na BA-148, do entroncamento da BR-242 até Rio de Contas.
A recuperação do total de 369,3 quilômetros da BA-210 também vem facilitando o deslocamento de moradores e turistas na região norte do estado. A rodovia foi restaurada no trecho entre o entroncamento da BR-110, em Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Abaré, Curaçá e Juazeiro. As obras na BA-210 também fazem parte do Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias Baianas (Premar II) e reúnem um investimento de aproximadamente R$ 76,9 milhões.
A implantação dos 20,3 quilômetros da BA-504, entre Itanagra e a Linha Verde, facilitará o deslocamento dos moradores da região de Alagoinhas, que saem em direção ao Litoral Norte baiano para aproveitar as praias da região. A obra se encontra com 98% de execução e deve ser concluída no mês de março. O trecho reduzirá o tempo de viagem entre Alagoinhas e região até as praias, como Porto do Sauípe e Praia do Forte, de 2 horas e 30 minutos para 1 hora e 20 minutos. O investimento é de R$ 24,9 milhões.
As Parcerias Público-Privadas (PPP) também vêm ajudando a restaurar as rodovias baianas, em mais um bom exemplo desse modelo de gestão no estado. A BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, teve 547 quilômetros totalmente recuperados e mantidos. “Tem sido excepcional. As pessoas não se lembram muito como era a nossa ida de Salvador até Camaçari, e nós temos hoje a Via Parafuso totalmente duplicada, a CIA–Aeroporto duplicada, parte da BA-093 duplicada e a construção da ponte do Rio São Francisco, entre Barra e Xique-Xique”, lembrou o secretário de Infraestrutura.
“Já estamos com as obras da nova Estação Rodoviária de Salvador. Terminamos a consulta pública e vamos publicar o edital, no fim de março ou início de abril, da construção do novo aeroporto da Costa do Descobrimento, que vai ficar entre Porto Seguro e Eunápolis, com capacidade de ter voos internacionais para a Europa e Estados Unidos sem nenhuma restrição”, finalizou Cavalcanti.
Infraestrutura
Governador autoriza pavimentação em trecho da BA-782, no Litoral Norte
A obra compreende o entroncamento da BA-099 até o distrito de Costa Azul, em Jandaíra, com extensão de 10,95 km
![a iniciar o processo licitatório para a execução da pavimentação, construção de ciclovia e drenagem no trecho da rodovia BA-782,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-06-as-16.27.08_bdf219d0.webp)
Durante reunião realizada no COI, no Centro Administrativo da Bahia, nesta quinta-feira (6), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) a iniciar o processo licitatório para a execução da pavimentação, construção de ciclovia e drenagem no trecho da rodovia BA-782, que compreende o entroncamento da BA-099 até o distrito de Costa Azul, em Jandaíra, com extensão de 10,95 km, no Litoral Norte.
A assinatura aconteceu durante audiência com representantes da empresa espanhola Invisa Internacional Hotéis, que apresentou detalhes do empreendimento Costa Azul Bahia Resort e Condomínio, que será instalado na região do Litoral Norte da Bahia.
“Hoje, estamos dando um passo importante para o desenvolvimento da Bahia. Discutimos os detalhes de um projeto que não só vai impulsionar o setor turístico e imobiliário, mas também gerar milhares de empregos e atrair investimentos significativos para nossa região”, declarou o chefe do executivo, Jerônimo Rodrigues.
O encontro também contou com a participação dos secretários estaduais do Turismo, Maurício Bacellar; Infraestrutura, Sérgio Brito; e Meio Ambiente, Eduardo Sodré; além do diretor da Superintendência de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes.
O secretário Sérgio Brito ressaltou, “é um investimento muito importante para a Bahia, que vai gerar empregos, mais de seis mil empregos. Então, é isso que nós queremos. Geração de emprego e renda para o nosso estado, para o nosso povo”.
Infraestrutura
Estado investe R$ 54 milhões para pavimentação de rodovias
Os municípios beneficiados são Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Coração de Maria e Pedrão
![O Governo do Estado investirá R$ 54 milhões para pavimentação de diversas rodovias na Bahia. Nesta sexta-feira (20), o governador](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/12/AnyConv.com__WhatsApp-Image-2024-12-20-at-13.41.34.webp)
O Governo do Estado investirá R$ 54 milhões para pavimentação de diversas rodovias na Bahia. Nesta sexta-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues assinou os atos, em seu gabinete, em Salvador, junto a prefeitos e representantes dos municípios envolvidos: Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Coração de Maria e Pedrão.
No início da tarde, Jerônimo autorizou a abertura de processo licitatório para pavimentação do trecho da BA-084, que conecta o município de Coronel João Sá a Sítio do Quinto. Serão destinados R$ 37 milhões pela administração estadual para melhorias do tráfego e da mobilidade dos moradores da região.
“Eu espero que, ainda no primeiro semestre de 2025, a gente possa dar ordem de serviço. É um compromisso nosso fazer ligações das sedes aos povoados, aos distritos, levando conforto às pessoas, segurança, mas, também, desenvolvendo economicamente essas regiões. São dois povoados importantes. Vi a necessidade das pessoas com transporte escolar, com cargas de produção, com viatura, com ambulância. Então, vamos chegar, cada vez mais, com as estradas em todos os povoados e distrito do estado da Bahia”, reforçou o governador.
As obras, executadas pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em duas etapas, vão se estender aos acessos aos povoados de Gasparino, em Coronel João Sá, e de Tinguí, em Sítio do Quinto. Ao todo, serão 25 quilômetros de rodovia pavimentada.
Pela manhã, o governador recebeu o atual prefeito e o prefeito eleito da cidade de Pedrão. O município, que faz parte da área de extensão metropolitana de Feira de Santana, teve ordem de serviço assinada para início imediato da pavimentação de 13 quilômetros da rodovia, que conecta o município à Coração de Maria, no entroncamento da BA-084.
Serão R$ 17 milhões investidos no trecho, que beneficia também setores econômicos como a mineração, a agricultura e a pecuária. Na ocasião, também foi autorizada a elaboração de projeto para a pavimentação da BA-515, que liga a BR-101 a BA-503, recuperando o acesso ao distrito de Patrimônio, também em Pedrão.
Infraestrutura
Governador Jerônimo Rodrigues realiza vistoria nas obras do VLT em Salvador
O modal será movido por propulsão elétrica, sem emissão de poluentes e terá capacidade para transportar, aproximadamente, 100 mil passageiros por dia
![A obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, também conhecido como VLT do Subúrbio, iniciada em junho deste ano, foi vistoriada,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/12/AnyConv.com__WhatsApp-Image-2024-12-16-at-09.54.25.webp)
A obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, também conhecido como VLT do Subúrbio, iniciada em junho deste ano, foi vistoriada, nesta segunda-feira (16), pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo vice-governador Geraldo Júnior. O novo modal está sendo entregue, gradativamente, e conectará não só bairros do Subúrbio como a Calçada à Ilha de São João, Paripe a Águas Claras e Águas Claras a Piatã. A inspeção do primeiro trecho, com 16 quilômetros, foi da estação da Calçada até Paripe, onde algumas etapas de construção já estão avançadas.
“A gente quer que o povo tenha um transporte coletivo de qualidade, de primeiro mundo. Nessa etapa, existe todo o nosso cuidado, não só com o trajeto, como com a estrutura das estações e seu entorno. Estamos colocando na nossa pauta mais encostas, mais serviço de água, mais escola de ensino integral. E as pessoas vão ganhar tempo, vão chegar desestressadas em casa. É isso que a gente quer”, frisou o governador sobre o projeto do VLT.
Na capital baiana, já foram entregues 39.636 metros de trilhos, 2202 barras de trilho, que estão estocadas na Calçada e em Periperi, e parte do material elétrico já foi testado.
“Já fizemos a limpeza do trecho, recuperação de boa parte do subleito e aplicação de base. Na sequência, entra a parte da laje, que dá fixação aos trilhos. A gente tem 17 paradas daqui até Paripe”, explicou Rogério Rosado, gerente do Lote 1 da obra.
O VLT, construído pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), será movido por propulsão elétrica, sem emissão de poluentes. Terá capacidade para transportar, aproximadamente, 100 mil passageiros por dia.
“Esse equipamento vai dar uma qualidade de vida para a população do Subúrbio e da Região Metropolitana. É uma das maiores obras do país, cravando a marca desse governo, de modernidade, de cuidado com as pessoas, de segurança”, reforçou a titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira.
As obras estão sendo realizadas em três lotes, com diferentes prazos. O primeiro, da Calçada à Ilha de São João, é o maior, com 16,6 quilômetros de extensão e investimento de R$ 1,4 bilhão. Já o Lote 2 — de Paripe a Águas Claras —, tem extensão de 9,2 quilômetros e R$ 1 bilhão destinado pela administração estadual, e o Lote 3 — de Águas Claras a Piatã — mais 10,5 quilômetros e custo estimado em R$ 791 milhões. Ao todo, serão 36,4 quilômetros percorridos pelo modal, com parada em 34 estações.
O projeto ainda inclui a criação de uma unidade de beneficiamento de pescados na parada São Braz, no bairro de Plataforma, que será integrada ao sistema de VLT, e terá vagões adaptados para o transporte de equipamentos, com até 240 quilos de mercadoria, por marisqueiras e ambulantes. Além de um mercado no Parque das Ruínas, também em Plataforma, e uma estrutura modernizada na estação calçada.
Serão R$ 3,4 bilhões destinados às obras civis, R$ 400 milhões para os sistemas de comunicação e sinalização do VLT e R$ 820 milhões para a aquisição do material rodante até a entrega do modal. Atualmente, o projeto está com serviços em andamento nos três lotes, com trabalhos de construção de viadutos, estações e infraestrutura para a integração com outros sistemas de transporte em Salvador e na Região Metropolitana e Salvador (RMS).
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