Educação
Aporá ganha segundo colégio de ensino integral em seis meses
Em outubro de 2022, o Governo do Estado inaugurou a unidade de tempo integral no distrito de Itamira

Teatro, dança, música, tecnologia e ciência são algumas das atividades que compõem o projeto pedagógico da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Áurea dos Humildes Oliveira, que foi inaugurada neste sábado (11), pelo governador Jerônimo Rodrigues, na cidade de Aporá, no leste da Bahia. O colégio recebeu um investimento de mais de R$ 22,6 milhões e é a segunda unidade de ensino integral entregue no município pelo governo estadual, em menos de seis meses. O evento oficial de entrega contou com a presença do ministro da Casa Civil da Presidência da República e ex-governador da Bahia, Rui Costa, e da secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro.
Jerônimo enfatizou que a escola oferecer as modalidades de Ensino Médio e Técnico na mesma estrutura faz parte de um projeto pensado para garantir que a juventude possa ter a sua formação profissional facilitada, além de levar em conta as atividades econômicas já desenvolvidas na região. “A educação profissional é o caminho. Nós avançamos muito em gestões anteriores e conseguimos ampliar os centros de educação profissional territoriais [Ceteps], sempre com foco de orientar os cursos para a vocação do território. Nessa região aqui, a agricultura e a pecuária são muito fortes, logo, os cursos são determinados para essa demanda. Os cursos também podem ser criados para projetos especiais, por exemplo, na área de saúde. Aqui em Aporá ainda queremos criar cursos para o potencial turístico”, pontuou.
Estrutura de excelência
A titular da Educação, Adélia Pinheiro, enfatizou que elevar o nível educacional na Bahia é uma prioridade do Governo do Estado, e que escolas com estrutura com padrão de excelência, aliado ao investimento nos alunos e professores, integram esse grande desafio. “No mês de março, ao todo, entregaremos 12 escolas. Essa é a segunda do mês, mas é a nona que entregamos nesse ano de 2023. Mas temos mais de 350 obras, seja de modernização de escolas já existentes ou de novas escolas, sendo que a maior parte será entregue neste ano de 2023. É o nosso compromisso de trilhar a educação com oportunidade, acessibilidade, garantia de direitos e espaços escolares que acolhem, que dão segurança aos nossos estudantes”, assegurou.
A nova unidade escolar de Aporá ocupa uma área no Alto da Lagoa, com 12 salas de aula, biblioteca, quatro laboratórios (de biologia e química; matemática e física; linguagens; e informática), teatro, com 176 lugares; sala multifuncional (para trabalhos de arte e comunicação), sala de dança e lutas, piscina semiolímpica, e campo de futebol society, com pista de atletismo. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), em parceria com a Secretaria de Educação (SEC).
O colégio, além de ser integral para estudantes do Ensino Médio, tem formação técnica em Agropecuária, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A diretora da unidade, Cléa Gouveia, disse que com a nova estrutura será muito fácil trabalhar e cumprir a missão de educar.
“A gente se sente muito feliz e realizado, porque apesar de a escola anterior ter uma estrutura deficitária, isso nunca foi um impedimento para que desenvolvêssemos os nossos projetos, porque sempre nos preocupamos em fazer o melhor para o desenvolvimento do nosso aluno. Um desenvolvimento que deve ser cognitivo, mas deve também ser pensado de forma integral, independente da estrutura física. Porém, hoje, com uma estrutura dessas que estamos recebendo, será muito mais fácil trabalhar e cumprir a nossa missão de educar. Educar para a ciência, educar para a cidadania, sendo este o nosso objetivo”, disse.
Mais uma escola
Em outubro de 2022, o Governo do Estado inaugurou o Colégio Estadual de Tempo Integral de Itamira, distrito de Aporá. Outras escolas com o mesmo padrão estrutural já foram entregues em várias cidades do interior e também na capital do estado. Desde o início deste ano, já receberam colégios de tempo integral os munícipios de Remanso, Tucano, Itabuna, Serrolândia, Jaguaripe, Iraquara, Presidente Dutra e Amélia Rodrigues, além da escola entregue hoje, em Aporá.
A estudante do colégio inaugurado em Itamira, Alana Souza, já colhe os frutos da educação integral, que a auxiliou nos estudos para o vestibular em 2022. A jovem de 18 anos foi aprovada em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Bahia (Ufba); em Direito na Mackenzie, em São Paulo; e em Letras na Universidade de São Paulo (USP).
“É uma grande oportunidade um colégio como esse, porque tem laboratórios, tem laboratório de ciência, de informática, de física, de química. É uma grande oportunidade para jovens do interior, que antes não tinham essa possibilidade. Então estudem bastante, vocês são capazes de chegar aonde vocês quiserem”, aconselhou Alana.
Educação
Qualificação da rede estadual fortalece inclusão de estudantes surdos na Bahia
Dos mais de 26 mil estudantes com deficiência (PcD) matriculados na rede estadual, 336 são declarados com surdez

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) reconhece o Dia Nacional da Educação de Surdos, neste 23 de abril, reafirmando o compromisso com uma escola inclusiva e acessível. Dos mais de 26 mil estudantes com deficiência (PcD) matriculados na rede estadual, 336 são declarados com surdez e têm garantido o direito à aprendizagem com o apoio de profissionais, entre intérpretes e instrutores de Libras. Estes asseguram a participação plena desses alunos nas atividades escolares, nas unidades de ensino e nos Centros de Apoio Pedagógico Especializados (Cape), incluindo a oferta de cursos de Libras para as comunidades.
“Estamos construindo uma rede cada vez mais preparada para acolher e ensinar com equidade. A educação bilíngue é o caminho para garantir cidadania e protagonismo às pessoas surdas”, destaca Alexandre Fontoura, coordenador de Educação Especial da SEC, referindo-se à Lei n° 14.191 de 2021, que incluiu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional normas estabelecendo os princípios e as regras da educação bilíngue no Brasil.
Para fortalecer esse processo, a SEC garante a matrícula dos estudantes em sala de aula regular e oferta o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como forma de promover igualdade de oportunidades no processo de escolarização, incluindo 14 Centros de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE). São oferecidos serviços e recursos específicos com o apoio de professores especialistas, mestres, doutores e pesquisadores da Educação Especial com perspectiva inclusiva.
A atuação desses centros amplia as possibilidades de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes surdos. “Os atendimentos são realizados, preferencialmente, nas escolas estaduais onde os estudantes estão matriculados, contando também com os Cape, que desempenham um papel fundamental como espaços de apoio, contribuindo para a formação e o desenvolvimento dos estudantes em um ambiente inclusivo e acolhedor”, explica Alexandre Fontoura.
Educação
Estudantes criadores de conteúdos participam de bate-papo com o governador
A atividade fez parte do segundo dia do Encontro ‘Voz da Rede: conectando ideias, territórios e histórias’

Mais de 200 estudantes da rede estadual de ensino de diversas regiões da Bahia, protagonistas do projeto Agência de Notícias, conheceram nesta quarta-feira (16), o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), em Salvador e participaram de um bate-papo com o governador Jerônimo Rodrigues e influenciadores digitais. A atividade fez parte do segundo dia do Encontro ‘Voz da Rede: conectando ideias, territórios e histórias’, promovido pela Secretaria da Educação (SEC).
O governador destacou que o momento de integração entre os jovens e o poder público foi importante para responder a algumas perguntas sobre o futuro desenhado pelo Governo do Estado para os estudantes na área da comunicação.
“É uma agenda potente, em que aproveitamos o ambiente educativo para informar sobre a importância de uma comunicação segura, sem fake-news, que capacita e prepara os jovens para criar uma agência de comunicação e estimula a criação de conteúdos, de divulgação de notícias na escola, com formação cidadã”, pontuou Jerônimo.
Na ocasião, estudantes de 83 Agências de Notícias e 54 estudantes criadores de conteúdo digital dialogaram sobre o trabalho realizado pelas agências de notícias das escolas e produziram conteúdos para as suas redes sociais. Os jovens ainda participarem de oficinas e palestras com influenciadores digitais experientes, como o professor de história e comediante Matheus Buente e o educador, ator e humorista, Sulivã Bispo, ambos com mais de 250 mil seguidores no Instagram.
Aproximadamente 250 pessoas estiveram envolvidas na iniciativa, que teve como objetivo, estimular o diálogo sobre a educação, fortalecer a relação entre as juventudes e o poder público e criar espaços de diálogo direto. Além de ser também espaço para formação teórica e prática para estudantes criadores de conteúdo digital e de trocas de experiências.
Para a secretária da educação, Rowenna Brito, esta foi uma agenda estratégica para potencializar a comunicação nas escolas. “Sabemos que a informação e a tecnologia funcionam como um instrumento e a gente quer que esse instrumento esteja à serviço da educação. Temos aqui, unidades escolares de municípios dos 27 territórios de identidade, com professores que orientam os estudantes e passaram por dois dias de imersão”, explicou. A titular da SEC destacou ainda que os professores foram capacitados em oficinas e palestras, sobre temas como fake news e produção de roteiro e de conteúdo.
A estudante Bárbara Samira Costa, 17 anos, de Juazeiro, contou como o projeto e o encontro se conectaram com os seus objetivos profissionais. “Quero seguir carreira na área de jornalismo, então, esse já é um pontapé inicial para levarmos uma bagagem para o ensino superior. Aqui temos experiência com a escrita, porque somos estimulados dentro das agências de notícias, testamos a comunicação para falar com as câmeras, para ter esse jogo de cintura de querer fazer uma entrevista com uma pessoa desejada, então, sem dúvidas, tudo isso acrescenta muito”, disse.
Em Juazeiro, Bárbara e outros nove estudantes estão à frente da produção para a Agência de Notícias Velho Chico e utilizam o Instagram para produzir conteúdos e divulgá-los. “No nosso perfil compartilhamos tudo, inclusive uma seleção para novos redatores. Teremos também um podcast e um mural informativo”, informou a estudante, cheia de ideias após a experiência do evento.
Agência de Notícias
O projeto Agência de Notícias na Escola, idealizado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) – órgão vinculado à SEC –, tem caráter pedagógico e proporciona a estudantes e professores uma vivência prática na produção e veiculação de conteúdos sobre a realidade escolar e o território de identidade onde estão inseridos. A iniciativa alia o exercício simulado de práticas profissionais ao desenvolvimento de habilidades como observação, apuração e expressão em diferentes linguagens.
No espaço, os estudantes são desafiados a produzir conteúdos com impacto direto na realidade que os cerca. Assim, desenvolvem autonomia, responsabilidade, iniciativa e diversos outros atributos socioemocionais essenciais para toda a vida. Simultaneamente, aprimoram na prática habilidades e competências previstas em currículo, como ler, observar, interpretar, pesquisar, argumentar e escrever.
“O que conseguimos perceber com esse tempo de ação é uma maturidade dos estudantes. As redes sociais das unidades escolares têm apresentado uma qualidade impressionante, melhorando a qualidade da comunicação. Eles têm nos ajudado na promoção de campanhas dentro da rede estadual e de atração de outros estudantes”, acrescentou Rowenna Brito.
Entre 2023 e 2024, foram implantadas 83 agências de notícias em escolas estaduais da Bahia, distribuídas por 77 municípios e 27 territórios de identidade. Cada agência é composta por cerca de 10 estudantes e 2 professores orientadores.
Educação
“Voz da Rede” reúne criadores de conteúdo digital
Estudantes da rede pública estadual protagonizam o primeiro dia do encontro em Salvador com oficinas, debates e troca de experiências

Com celulares em mãos, cadernos nas mochilas e muitas ideias na cabeça, cerca de 250 estudantes de diferentes regiões da Bahia chegaram nesta terça-feira (15) ao Hotel Fiesta, em Salvador, para viver uma experiência de troca, aprendizado e escuta. Eles são os protagonistas do Encontro “Voz da Rede: Estudante conectando ideias, territórios e histórias”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), que reúne jovens de 83 Agências de Notícias Escolares e criadores de conteúdo digital da rede pública estadual.
Entre oficinas, rodas de conversa e muito entusiasmo, os estudantes mergulharam em temas como produção de conteúdo para redes sociais, linguagem jornalística, podcast, storytelling e comunicação comunitária. A ideia é justamente essa: unir prática e teoria, valorizar os saberes de cada território e fortalecer o protagonismo estudantil.
“É uma oportunidade única estar aqui. Na nossa agência de notícias, em Ruy Barbosa, a gente já faz matérias sobre o que acontece na escola, mas participar desse encontro me dá novas ideias e mostra como podemos melhorar”, conta Ellen Vitória, estudante de 17 anos, da Agência Cemanews do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Magalhães Neto, de Ruy Barbosa.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, reforçou a importância de escutar e valorizar as vozes juvenis. “O Voz da Rede é mais do que um evento: é um espaço potente de escuta, de valorização das narrativas juvenis e de formação. Ao conectar estudantes de diferentes territórios, fortalecemos laços, ampliamos repertórios e promovemos o sentimento de pertencimento à escola pública”, afirmou.
Atividades
O encontro, que vai até quarta-feira (16), é também um espaço para os estudantes ampliarem conexões e enxergarem a comunicação como ferramenta de transformação social. “A gente sente que faz parte de algo maior. Além de aprender, estamos conhecendo outros jovens que vivem realidades parecidas com as nossas e também querem transformar a escola com a comunicação. As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia e poder usá-las para falar de educação e dar visibilidade ao que vivemos na escola é muito potente”, diz Giovanna Teles, estudante do Colégio de Tempo Integral Georgina de Melo Erisman de Feira Santana e criadora de conteúdo com mais de 41 mil seguidores no Instagram.
A proposta do evento é inspirada no projeto Agência de Notícias na Escola, criado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). Desde 2023, a iniciativa já implantou 83 agências em escolas estaduais de 77 municípios baianos. Muito além da técnica jornalística, o projeto estimula a cidadania, o senso crítico e a expressão em múltiplas linguagens. Nesta quarta-feira (16), os estudantes visitarão o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), onde vão participar de um bate-papo com autoridades e influenciadores baianos.
-
Culturahá 2 dias
Funceb e BTCA oferecem diversos cursos no Mês da Dança
-
Culturahá 2 dias
Governo da Bahia inicia ciclo de feiras literárias
-
Serviçoshá 2 dias
Metrô Salvador bate recorde de passageiros no primeiro trimestre de 2025
-
Agriculturahá 2 dias
Agricultura familiar avança na Bahia a partir de investimentos do Governo do Estado