Cultura
Velório de Gal Costa reúne fãs na Assembleia Legislativa de São Paulo
O enterro, que não teve o local divulgado, será restrito a amigos próximos e familiares

O velório de Gal Costa, que morreu em casa aos 77 anos, reuniu uma fila quilomêtrica de fãs ao lado de fora da Assembleia Legislativa de São Paulo, Zona Sul da capital paulista, na manhã desta sexta-feira (11). A entrada do público foi liberada por volta das 9h20 e deve permanecer aberta até 15h.
Por volta das 10h, já não havia mais fila no local. O filho da cantora, Gabriel Costa, e a viúva Wilma Petrillo permaneceram ao lado do corpo a maior parte do tempo. O enterro, que não teve o local divulgado, será restrito a amigos próximos e familiares.
A causa morte da cantora não foi divulgada. Recentemente ela tinha passado por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita e se afastou dos palcos por recomendação médica. Ela era uma das atrações do festival Primavera Sound, no último fim de semana, mas a apresentação foi cancelada de última hora.
Gal Costa foi uma das maiores vozes da música popular brasileira desde que começou a cantar, na década de 1960. Adolescente, ela integrou o grupo Doces Bárbaros, junto com os também baianos Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil. O grupo lançou um disco que definiu o gênero musical na década de 1970.
Carnaval 2025
Cabrália Folia 2025 terá monitoramento do Centro Integrado Móvel da SSP
Estrutura da SSP integra equipes da PM, Bombeiros, Vara da Infância e Juventude, STELECOM e SGTO

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M) da Secretaria da Segurança Pública iniciou na noite de sexta-feira (21), o monitoramento do Cabrália Folia 2025. O equipamento será utilizado até a madrugada de segunda-feira (24), quando se encerra o evento na cidade de Santa Cruz Cabrália.
A estrutura da SSP abriga equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vara da Infância e Juventude, além de profissionais das Superintendências de Teleconunicações (STELECOM) e Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO).
Dez câmeras do CICC-M monitoram os Portais de Abordagem que dão acesso à festa e também são empregadas em pontos estratégicos.
Cerca de 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras serão empregadas pela SSP nos eventos de Carnaval em todo o estado.
Carnaval 2025
Portais de Abordagem reforçam segurança durante a festa
Em 2025, serão 47 estruturas — quatro a mais que no ano passado, quando 43 equipamentos faziam o controle de acesso

Os Portais de Abordagem já estão sendo preparados para serem utilizados no Carnaval de Salvador 2025. As estruturas foram ativadas neste sábado (22), durante o Fuzuê, festa pré-carnavalesca no bairro da Barra, antecipando o esquema que será usado durante a folia de Momo.
Este ano, a capital baiana terá um aumento no número de Portais de Abordagem. Em 2025, serão 47 estruturas — quatro a mais que no ano passado, quando 43 equipamentos faziam o controle de acesso dos foliões na festa. Eles estarão distribuídos nos principais circuitos do carnaval e têm papel fundamental na fiscalização, assegurando que itens proibidos não entrem nos espaços da folia.
De acordo com o tenente-coronel Edmilton, um dos coordenadores dos portais de abordagem, os equipamentos são peça importante para a segurança do evento, permitindo uma atuação mais eficaz dos policiais. “Nosso objetivo é garantir a tranquilidade dos policiais militares que estão trabalhando e fazer a proteção do folião. Nós fazemos isso retendo objetos que são proibidos, como pistolas d’água, tesourinha e cortadores de unha, canivetes e facas, que muitas vezes podem ser utilizados como arma”, afirmou.
Para os foliões, o emprego dos Portais de Abordagem é visto como uma medida positiva. “É importante que a gente tenha uma abordagem dessa, tendo em vista a estrutura da festa, a própria violência na cidade”, pontuou o advogado e bibliotecário Fábio Gonzaga.
A psicopedagoga e terapeuta Ingrid Freitas, que frequenta a festa há anos, também aprova o esquema de segurança. “O portal traz uma segurança para nós, foliões, principalmente a gente que traz crianças. É importante, sim, que faça essa investigação do que trouxe. Eu acho uma abordagem necessária para o carnaval, inclusive depois disso a violência diminuiu”, pontuou Ingrid.
Os eventos pré-carnavalescos, que ocorrem até́ a próxima quarta-feira (26), contam com a estrutura de segurança reforçada e a atuação de 1,3 mil policiais militares, de diversas unidades. Os agentes estão distribuídos nos circuitos e áreas adjacentes, como estações de transbordo e principais vias de tráfego. A tropa tem o apoio de viaturas, cavalos, aeronaves e drones.
“O policiamento começa pelas principais vias de acesso, aqui da região do Circuito Tapajós. As pessoas que vêm para esse local já começam a ver o policiamento de duas e quatro rodas, todos os acessos estão fechados por Portais de Abordagem, para evitar qualquer material que vá contra a integridade física das pessoas que estão dentro do evento”, explicou o coronel Ricardo Passos, comandante do CRPC Atlântico.
O Governo do Estado está́ investindo R$ 101 milhões para reforçar a segurança durante os festejos em 90 municípios, com a atuação de 37 mil profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros, peritos e servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Só a Polícia Militar contará com 29 mil agentes.
A estrutura montada ainda tem o suporte da tecnologia, com câmeras de videomonitoramento inteligente, que fará reconhecimento facial e contagem de público. Plataformas de Observação Elevada e a ativação do Centro Integrado de Comunicação e Controle (CICC), com a presença de 44 órgãos estaduais, federais, municipais e privados, também compõem o planejamento de segurança montado especialmente para a festa.
Carnaval 2025
Bailinho da PM leva alegria para lares de idosos de Salvador
O Grupo de Teatro da Polícia Militar promove iniciativas como esta, há dez anos

Máscaras, coroas, cortinas de franjas coloridas, plumas e colares transformaram a Casa de Repouso Hotel Lar Senior Residence, em Salvador, em uma festa carnavalesca. O bailinho, promovido por integrantes do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia (PMBA), nesta sexta-feira (21), trouxe alegria e animação para mais de 20 idosos, com idades entre 60 e 90 anos.
Pela primeira vez no bailinho, Sônia Maria Fraga, de 83 anos, achou a iniciativa da PM maravilhosa. “A festa está muito bacana, muita organizada. Estou me divertindo muito. Me lembra o tempo em que eu era mocinha e curtia o carnaval de sábado a Quarta-Feira de Cinzas”, lembrou a idosa.
Moradora da casa de repouso há seis meses, Marlene Queiroz, 85, também elogiou a iniciativa da PM. “Eu acho fantástico. Não sou festeira, mas sou alegre. Estou aproveitando o momento”, disse.
O Grupo de Teatro da PM promove iniciativas como esta, há dez anos. São 15 profissionais que levam alegria para lares de idosos, de adoção e casas de apoio. No Carnaval deste ano, que celebra os 40 anos do Axé Music, os integrantes apresentaram uma pequena peça teatral, representando os principais cantores do movimento musical – Luiz Caldas, Gerônimo, Sarajane, Bell Marques e outros nomes. A ação mostra a atuação da PM na folia momesca e comemora a celebração dos 200 anos da força de segurança.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Teatro, tenente PM Bárbara Soares, “a proposta é acolher e levar alegria a esses idosos, através de apresentação teatral e muita música”. A oficial contou ainda que, este ano, o bailinho já foi realizado no Lar Franciscano Santa Izabel e na Casa de Cecília, ambos em Salvador.
-
Serviçoshá 2 dias
SIMM oferece vagas de emprego para sexta-feira (21)
-
Culturahá 3 dias
Tradicional Lavagem de Itapuã celebra 120 anos de tradição
-
Turismohá 3 dias
Enoturismo de Morro do Chapéu impulsiona economia da Chapada Diamantina
-
Cidadehá 2 dias
Tarifas do metrô e transporte metropolitano terão reajuste zero