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Turismo

Enoturismo de Morro do Chapéu impulsiona economia da Chapada Diamantina

Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município e mais quatro novas unidades foram anunciadas

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Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina, dispõe de um bom “terroir”, que é o tipo de solo associado ao clima propício
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina, dispõe de um bom “terroir”, que é o tipo de solo associado ao clima propício para o plantio de uva, com calor durante o dia e frio à noite, condição ideal para a produção de vinhos. Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município (Vaz, Santa Maria, Reconvexo e Sertania) e mais quatro novas unidades foram anunciadas. Elas integram a Rota do Vinho, uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com as empresas, que inclui a vinícola Uvva, em Mucugê. O órgão desenvolve ações de capacitação e promoção, para impulsionar o enoturismo na Chapada, que produz rótulos premiados em competições nacionais e internacionais. 

Para atrair mais visitantes, o segmento realiza eventos como a Vindima de Verão, a festa da colheita da uva, promovida pela vinícola Vaz, que movimenta serviços turísticos em Morro do Chapéu. Ela foi realizada, no último sábado, oferecendo a experiência de vivenciar a colheita no parreiral e o processo de produção do vinho, com música, degustação e a tradicional pisa da uva. Apreciadores da bebida, da Bahia, de outros estados e até do exterior, participaram das atividades. 

“Esta é a quinta edição da festa que eu venho prestigiar, porque acho o ambiente muito aconchegante e a qualidade do vinho vale a pena”, relatou a decoradora mineira Renata Ferraz. 

“Já vim muitas vezes a Morro do Chapéu e conheci as vinícolas. O vinho daqui é fantástico. Gosto, especialmente, do espumante Moscatel”, elogiou o engenheiro mecânico alemão Gerhard Lang. 

Para o conselheiro da vinícola gaúcha Miolo, Eurico Benedetti, “esse roteiro promete muito, pois a região pode agregar um turismo muito específico, capaz de envolver toda a cadeia produtiva, além de realizar uma grande Vindima”. 

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Histórico 

O plantio de uva em Morro do Chapéu começou em 2009, na fazenda Santa Maria, estimulada pela ação do Governo do Estado, que importou mudas do fruto da região de Champagne (França), para cultivo na Chapada Diamantina. A partir de 2018, a fazenda foi estruturada como vinícola e hoje produz 12 mil garrafas de vinho por ano, recebendo 1,5 mil visitantes por mês. No mesmo ano, foi fundada a Vaz, que se destaca na produção de vinhos associada ao turismo, no município, com média anual de 26 mil garrafas e fluxo mensal de 3 mil visitantes. 

“Em dezembro do ano passado, a Rota do Vinho foi lançada pela Setur-BA, em Salvador. Desde então, aumentou bastante a visitação em nossa propriedade, principalmente, do pessoal da capital. É um segmento que só tende a crescer, alavancando o turismo regional”, ressaltou Jairo Vaz, fundador do empreendimento que leva o nome de sua família. As mais recentes são as vinícolas Reconvexo e Sertania, inauguradas na localidade em 2019 e 2024, respectivamente. 

Turismo

Bahia mira turistas das Américas

Setur-BA, Copa Airlines e o trade turístico alinham estratégias para ampliar a chegada de visitantes internacionais ao estado 

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visando atrair mais turistas internacionais para a Bahia. A iniciativa aconteceu após a confirmação da companhia aérea, que
Foto: Ascom/Setur-BA

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou, nesta sexta-feira (4), um encontro com a Copa AirLines e o trade turístico, para discutir ações conjuntas visando atrair mais turistas internacionais para a Bahia. A iniciativa aconteceu após a confirmação da companhia aérea, que retomará o voo da Cidade do Panamá (América Central) para Salvador, a partir de 7 de janeiro de 2026. A rota oferece conexões para 88 destinos em 32 países das Américas, incluindo Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia.

“Depois do esforço do Governo do Estado, que garantiu a volta das operações da Copa na Bahia, precisamos estar unidos na promoção do voo do Panamá e dos atrativos da Bahia, para ampliar o fluxo de turistas das Américas no estado. Demos o primeiro passo e vamos seguir com outras ações”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

O gerente-geral da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, elogiou a iniciativa da pasta. “É um prazer estar de volta à Bahia, e a Secretaria de Turismo exerceu um papel de destaque nesse processo. A gente vem aqui para demonstrar ao trade turístico a nossa disposição de apoiar a entrega de um produto competitivo no mercado internacional”.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, seção Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “essa cooperação é fundamental, para que a gente continue crescendo e avançando no turismo baiano, por meio dessa sintonia com a Setur-BA”.

“Esse evento de hoje é de extrema importância para o turismo da Bahia, é a união da ponte que faltava após a pandemia, para a nossa conectividade aérea com o mundo”, destacou o diretor da agência Alcance Viagens, Luiz Cesar.

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“A gente fica muito feliz com o momento que o trade está vivendo, tendo o apoio do Governo do Estado ao turismo. A promoção deve ser colaborativa, envolvendo as partes pública e privada. A união é a chave do negócio”, completou a diretora da rede hoteleira Vila Galé, Adriana Borges.

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Turismo

Bahia consolida posição como destino internacional em alta

Crescimento de 62% de turistas internacionais no primeiro semestre é impulsionado por ações do governo e atrativos culturais

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A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas internacionais, ou 99.958 para ser mais exato. Este é o segundo melhor resultado da história. O primeiro foi em 2007, quando bateu pouco mais de 101 mil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo, com apoio da Polícia Federal (PF).

De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, esse desempenho é resultado do trabalho da gestão baiana na qualificação da mão-de-obra, nas obras de infraestrutura nas treze zonas turísticas e também na promoção do destino em outros mercados. “As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na estruturação da atividade aqui na Bahia tornaram o nosso Estado um destino global. Somos o principal portão de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste brasileiro. Isso significa um maior fluxo de recursos na economia, com aumento de renda e da geração de empregos”, afirmou o secretário.

O número de visitantes internacionais registrados no 1º semestre de 2025 é 62% maior que no mesmo período de 2024, quando foram recepcionadas 61.669 pessoas. Em junho, o movimento também foi forte: mais de oito mil turistas internacionais chegaram ao estado, um crescimento de mais de 50% comparado ao mesmo mês de 2024. Especialistas no setor também estão animados.

Para Isac Lima, que é proprietário da agência Cassi Turismo, os destinos baianos têm atrativos que encantam. “Não foi nenhuma novidade ter recebido mais de 100 mil turistas no primeiro semestre de 2025, porque a Bahia é o estado propício para o turismo, porque além de termos natureza exuberante, temos história, temos cultura, casarões seculares, igrejas centenárias. Além da Bahia ter a fama de ser um estado hospitaleiro”.

Salvador-Panamá

Na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá, na América Central, para Salvador, suspenso no período da pandemia. A partir de janeiro de 2026, serão quatro voos por semana, ligando os dois destinos, o que vai contribuir para ampliar a chegada de turistas internacionais.

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O diretor da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, explicou que a capital baiana sempre esteve no radar da companhia. De acordo com ele, os números são animadores “Nosso grande objetivo é usar esse voo para vender a Bahia não só no Panamá, mas sim explorar o nosso hub de conexões. Lembrando que a gente voa para 17 destinos nos Estados Unidos, cinco no México, 11 na Colômbia e outros no Caribe, América Central. E junto com a Setur, promover a Bahia nesses mercados e trazer passageiros”.

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Turismo

Governo do Estado e Copa Airlines retomam rota do Panamá para a Bahia

Serão quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos), ligando os dois destinos, a partir de 7 de janeiro de 2026 

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Em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, nesta quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur-BA

Em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, nesta quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá (América Central) para a capital baiana, que tinha sido suspenso no período da pandemia, quando a companhia oferecia duas frequências semanais. 

Desta vez, serão quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos), ligando os dois destinos, a partir de 7 de janeiro de 2026, em aeronave Boeing 737-800, de 166 passageiros. A reativação da rota partindo da capital panamenha foi negociada com a Copa Airlines, pelo Governo do Estado, por meio Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com o Salvador Bahia AirPort (Rede Vinci) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). 

Durante o evento, que teve a participação de lideranças do trade turístico, o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, destacou o impacto do restabelecimento da linha. “Não é somente retomar o voo da Cidade do Panamá para Salvador. A Copa mantém um hub no aeroporto da capital panamenha, com conexões para os Estados Unidos, México, Canadá, Caribe e diversos países latino-americanos. Isso significa que reabrimos a Bahia para turistas desses destinos, que terão mais facilidade para visitar o estado. É uma conquista muito relevante, resultado do esforço do governo baiano, em parceria com a companhia aérea, a Embratur e Vinci”, comemorou. 

“Salvador nunca saiu do nosso mapa. E essa reconstrução não seria rápida, pois tivemos uma perda significativa de aviões durante a pandemia. O importante é que a nossa operação não representa apenas ligar a Bahia ao Panamá, mas fazer a ligação com o hub que inclui os setores aéreo, empresarial e cultural, que aquele país oferece”, explicou o gerente-geral da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca. 

Presente na cerimônia, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou o resultado atualizado, na movimentação de turistas estrangeiros no país. “O voo do Panamá volta num bom momento. No primeiro semestre deste ano, tivemos 5,3 milhões de turistas internacionais no Brasil, enquanto no ano inteiro de 2024 foram 6,7 milhões. Isso significa que não só chegaremos a 7 milhões, em 2025, uma marca nunca alcançada, como é possível alcançarmos 8 milhões ou mais. Esse crescimento vem sendo puxado pelo Nordeste, onde a Bahia se destaca”. 

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