Turismo
Enoturismo de Morro do Chapéu impulsiona economia da Chapada Diamantina
Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município e mais quatro novas unidades foram anunciadas
Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina, dispõe de um bom “terroir”, que é o tipo de solo associado ao clima propício para o plantio de uva, com calor durante o dia e frio à noite, condição ideal para a produção de vinhos. Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município (Vaz, Santa Maria, Reconvexo e Sertania) e mais quatro novas unidades foram anunciadas. Elas integram a Rota do Vinho, uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com as empresas, que inclui a vinícola Uvva, em Mucugê. O órgão desenvolve ações de capacitação e promoção, para impulsionar o enoturismo na Chapada, que produz rótulos premiados em competições nacionais e internacionais.
Para atrair mais visitantes, o segmento realiza eventos como a Vindima de Verão, a festa da colheita da uva, promovida pela vinícola Vaz, que movimenta serviços turísticos em Morro do Chapéu. Ela foi realizada, no último sábado, oferecendo a experiência de vivenciar a colheita no parreiral e o processo de produção do vinho, com música, degustação e a tradicional pisa da uva. Apreciadores da bebida, da Bahia, de outros estados e até do exterior, participaram das atividades.
“Esta é a quinta edição da festa que eu venho prestigiar, porque acho o ambiente muito aconchegante e a qualidade do vinho vale a pena”, relatou a decoradora mineira Renata Ferraz.
“Já vim muitas vezes a Morro do Chapéu e conheci as vinícolas. O vinho daqui é fantástico. Gosto, especialmente, do espumante Moscatel”, elogiou o engenheiro mecânico alemão Gerhard Lang.
Para o conselheiro da vinícola gaúcha Miolo, Eurico Benedetti, “esse roteiro promete muito, pois a região pode agregar um turismo muito específico, capaz de envolver toda a cadeia produtiva, além de realizar uma grande Vindima”.
Histórico
O plantio de uva em Morro do Chapéu começou em 2009, na fazenda Santa Maria, estimulada pela ação do Governo do Estado, que importou mudas do fruto da região de Champagne (França), para cultivo na Chapada Diamantina. A partir de 2018, a fazenda foi estruturada como vinícola e hoje produz 12 mil garrafas de vinho por ano, recebendo 1,5 mil visitantes por mês. No mesmo ano, foi fundada a Vaz, que se destaca na produção de vinhos associada ao turismo, no município, com média anual de 26 mil garrafas e fluxo mensal de 3 mil visitantes.
“Em dezembro do ano passado, a Rota do Vinho foi lançada pela Setur-BA, em Salvador. Desde então, aumentou bastante a visitação em nossa propriedade, principalmente, do pessoal da capital. É um segmento que só tende a crescer, alavancando o turismo regional”, ressaltou Jairo Vaz, fundador do empreendimento que leva o nome de sua família. As mais recentes são as vinícolas Reconvexo e Sertania, inauguradas na localidade em 2019 e 2024, respectivamente.
Turismo
Jandaíra oferece novos roteiros no litoral norte da Bahia
O roteiro em Mangue Seco inclui passeios de buggy e de quadriciclo, visitas de lancha às ilhas do Sogro, da Sogra e de Tieta, além de caminhadas pela vila
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) iniciou em Mangue Seco, distrito do município de Jandaíra, na Costa dos Coqueiros, o programa de interiorização de novos roteiros turísticos, com experiências de familiarização (famtour) para operadores e agentes de viagens de Salvador. No último fim de semana, 20 profissionais visitaram a antiga vila de pescadores do litoral norte baiano.
O grupo saiu da capital de ônibus e viajou por três horas pela Linha Verde até o povoado de Pontal. De lá, fez a travessia de lancha pelo Rio Real, que durou 20 minutos, até chegar a Mangue Seco, destino conhecido por ter sido cenário da novela “Tieta” (TV Globo – 1989/1990), baseada na obra do escritor Jorge Amado, que foi reprisada em 2025. O local passou por transformações e atualmente oferece infraestrutura para receber visitantes.
“Queremos mostrar que, além dos destinos já consolidados na Bahia, existem outros, com estrutura e potencial para atrair mais turistas, como é o caso de Mangue Seco. Firmamos a parceria com a prefeitura para trazer os operadores e agentes, que irão contribuir para o incremento das atividades turísticas na região”, explicou a assessora especial da Setur-BA, Lúcia Bichara.
“A reprise da novela ajudou a reviver o destino, e a prefeitura reforçou a divulgação, o que gerou aumento na vinda de turistas. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental, nos ajudando na promoção e reapresentação do nosso município às agências de Salvador”, ressaltou a secretária de Turismo de Jandaíra, Jealva Ávila.
O roteiro em Mangue Seco incluiu passeios de buggy e de quadriciclo pelas dunas instagramáveis, visitas de lancha às ilhas do Sogro, da Sogra e de Tieta, além de caminhadas pela vila, com paradas em lojas de artesanato e restaurantes, para apreciar produtos regionais e degustar culinária baiana. Dois atrativos tiveram destaque: o Mirante do Farol, com vista panorâmica para o rio e o mar; e a Igreja Bela Vista de Santa Cruz, em estilo barroco.
A agente da Lumiére Viagens, Ludmila Machado, foi surpreendida pelo potencial do lugar. “Às vezes, viajamos tão longe para uma experiência de buggy nas dunas, sem saber que temos o mesmo tão perto. Fiquei impactada e vou montar novos pacotes para meus clientes vivenciarem esse passeio seguro e bastante em conta”, relatou.
“É um destino que está próximo a Salvador e com acesso por uma boa estrada. Já temos operações para trazer grupos de turistas, em dezembro e janeiro, e outras experiências para a baixa temporada. A Setur-BA teve uma grande sensibilidade ao promover essa ação”, completou o CEO da Brisasol Turismo, Rogério Ribeiro, novo presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA).
Antes da viagem de familiarização para os profissionais do turismo, a Setur-BA esteve em Jandaíra, para uma visita técnica e oferta de cursos de capacitação, que produziram o diagnóstico favorável ao município, em serviços e atrativos, incentivando a ampliação da comercialização do destino.
Turismo
Bahia Beer Festival antecipa verão em Alagoinhas
O evento aquece a economia do município, em uma programação gratuita de atrações gastronômicas e musicais
Cervejeiros de todo o Brasil e também do exterior estão reunidos no 3º Bahia Beer Festival – Alagoinhas, que aquece a economia do município da zona turística Caminhos do Sertão, em uma programação gratuita de atrações gastronômicas e musicais. Ele foi aberto oficialmente, na noite de sexta-feira (7), na praça Mário Laerte, com a participação de autoridades, empresários e artistas. O festival é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e da Prefeitura de Alagoinhas, com a consultoria da empresa Sol Eventos.
“Esse tem sido o papel do Governo do Estado, de incentivar a promoção de eventos que movimentam as atividades turísticas, gerando emprego e renda, como acontece aqui no Bahia Beer. A festa ganhou força e projeta Alagoinhas no mundo”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou da abertura do festival.
“É gratificante ver a nossa cidade na rota do turismo internacional, explorando a sua vocação como polo produtor de cerveja. Sem o apoio do governo estadual, não poderíamos fazer um evento desse porte”, completou o prefeito Gustavo Carmo.
Na programação, o Congresso e Concurso Internacional de Cervejas (Conib – BBA), com 1,5 mil amostras de 43 países e jurados de todas as regiões do planeta; e o Concurso Cerveja no Prato, com avaliação de chefs renomados e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA). O festival também oferece exposição de marcas artesanais premiadas, espaço kids, feira de gastronomia e shows de estilos musicais variados, além de corrida e pranchão elétrico. As atividades estão distribuídas pelas imediações do Estádio Antônio Carneiro e pelos hotéis Absolar e Soft Inn.
Já passaram pelo palco da praça Mário Laerte, Calibre Rock, Chimarruts, Filhos de Jorge, Léo Rodrigues e Escandurras, entre outras atrações, que seguem até este domingo (9). Durante o evento, a Setur-BA realiza a pesquisa de demanda turística, para obter informações sobre o perfil do visitante e sua avaliação dos serviços.
“Pegamos as boas experiências de 2023 e 2024 e criamos um novo formato para o Bahia Beer, neste ano, em um esforço conjunto dos governos municipal e estadual, com a contribuição de parceiros da iniciativa privada. Começamos bem, para fecharmos os três dias comemorando bons resultados para Alagoinhas”, pontuou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo.
Turismo
Bahia e França ampliam parceria para turismo sustentável com expansão do PROT’AIR
Projeto chega ao Baixo Sul e reforça ações de conservação ambiental, valorização cultural e desenvolvimento comunitário
A cooperação internacional entre a Bahia e a França avançou nesta terça-feira (4) com a expansão do Projeto PROT’AIR – Turismo Sustentável e Áreas Protegidas França-Bahia para o município de Nilo Peçanha, no Baixo Sul do estado. A adesão foi oficializada durante visita técnica da comitiva francesa à região, marcada pela assinatura da carta de compromisso.
A iniciativa integra uma série de encontros estratégicos que fortalecem a parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Federação dos Parques Naturais Regionais da França. O objetivo é promover a valorização das áreas protegidas, o desenvolvimento territorial sustentável e o turismo de base comunitária.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, a ampliação do PROT’AIR reafirma o compromisso da Bahia com práticas sustentáveis e inclusão social. “A escolha do Baixo Sul traz características de agrofloresta, agricultura sustentável, turismo comunitário e preservação ambiental”, destacou.
Durante a visita, a comitiva conheceu experiências na comunidade quilombola Jatimane, onde o turismo comunitário impulsiona renda e preserva tradições. Pedrina Rosário, liderança local, ressaltou que a iniciativa mantém moradores no território com qualidade de vida e dignidade.
O projeto, inspirado no selo francês Valeurs Parc, busca criar um modelo baiano de certificação para produtos e serviços sustentáveis associados às unidades de conservação. A primeira etapa foi implantada na APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança e agora avança com diagnóstico turístico e ações de gestão.
A agenda também incluiu reuniões com agricultores familiares em Taperoá e apresentações culturais que celebraram a identidade local.
A cooperação ganha ainda mais destaque nesta quarta-feira (5), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron em Salvador para o Fórum Nosso Futuro, dentro do Festival Nosso Futuro, que reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater soluções inovadoras em sustentabilidade e clima.
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