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Infraestrutura

TCE dá aval para Bahia comprar trens do VLT do Mato Grosso

O estado irá adquirir 40 trens e outros equipamentos destinados à implantação do novo VLT de Salvador e RMS

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Após finalizar as negociações com o Governo do Mato Grosso para a compra dos trens do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos),
Foto: Edson Rodrigues/Secopa-MT

Após finalizar as negociações com o Governo do Mato Grosso para a compra dos trens do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o Governo da Bahia recebeu, na quinta-feira (27), aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA) para realizar a aquisição dos 40 trens que serão utilizados no novo modal já em construção na capital baiana.  

Por unanimidade, o plenário do TCE/BA considerou regular os procedimentos realizados no âmbito da solução consensual promovida entre os dois Estados, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande e a empresa CAF Brasil, para a compra dos 40 trens e outros equipamentos destinados à implantação do novo VLT de Salvador e Região Metropolitana. 

Assinatura do contrato 

Diante do sinal verde dos órgãos de controle, o contrato será assinado nesta quarta-feira (3), em Brasília, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), órgão de controle externo que mediou a negociação.  

Detalhes da operação 

O Governo da Bahia investirá R$ 820 milhões para a aquisição das composições do governo matogrossense. A previsão é efetuar o pagamento em quatro parcelas anuais de R$ 205 milhões, iniciando em 2024 e finalizando em 2027.  

Além disso, faz parte da programação de desembolso recursos da ordem de R$ 11 milhões, para transportar os tens, inicialmente para Hortolândia (SP), onde passarão por adequações e o reestabelecimento técnico-operacional, serviço que terá investimento de R$ 42,500 milhões. No total, o governo baiano investirá R$ 873.850 milhões pelos trens.  

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“A operação representa uma vitória do governo baiano e mais uma demonstração de competência técnica das nossas equipes. Em pouco tempo, teremos mais um serviço moderno, confortável e sustentável para atender a população de Salvador e da Região Metropolitana, além de representar um importante vetor de desenvolvimento econômico”, avalia o secretário da Casa Civil, Afonso Florence. 

Com a aquisição, a Bahia garantiu uma economia de 37,5% em cada VLT, se comparado com os valores cobrados pela fabricante ROTEM. Já em comparação com outro fabricante, a Alstom, a economia total chega a mais de R$ 350 milhões. Além desse fator, a Bahia ganhou em prazo de entrega, pois os trens já estão prontos, sendo necessário apenas o trabalho de restabelecimento técnico e operacional. A previsão de entrega do primeiro trem é de até 12 meses, metade do tempo previsto se fosse realizada uma compra na ROTEM. 

O governo baiano também realizará uma contratação, com a empresa CAF, de garantia e manutenção para os dois primeiros anos de operação. Serão aportados R$ 62,1 milhões, com início em 2027 e recursos pagos a partir do funcionamento da futura operação do novo modal. Outro ponto negociado é a compra de equipamentos como trilhos, materiais de telecomunicações e energia. A estimativa é que o governo da Bahia invista cerca de R$ 106 milhões. 

Infraestrutura

Jerônimo acompanha revisão técnica de trens do VLT do Subúrbio

O trabalho que está sendo realizado na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), na cidade de Hortolândia (SP) 

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O trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador foi conferido
Fotos: Thuane Maria/GOVBA

O trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador foi conferido de perto pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (19), em Hortolândia (SP), na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), fabricante dos vagões. A empresa espanhola especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs está responsável pela execução do serviço. 

“São trens de muita qualidade. Vimos aqui todo o trabalho que está sendo feito, olhando cada peça, cada detalhe. A população de Salvador pode confiar que estamos preparando o que há de melhor em mobilidade para oferecer à região do Subúrbio”, afirmou o governador.  

Uma equipe de engenheiros e técnicos em mecânica e elétrica trabalha na atualização dos trens. O trabalho de revisão técnica consiste na checagem completa da carroceria, motores e parte interna das composições. Também faz a troca de peças de borracha, baterias, renova a pintura e testa todos os equipamentos mecânicos e elétricos, com a substituição do que for necessário.  

“Pode se comprovar aqui o estado de novo que estão os equipamentos. Mesmo assim, eles estão sendo completamente desmontados e revisados. São mais de 60 mil itens que estão sendo aportados novos para revitalizá-los, para que, do ponto de vista técnico, eles saiam daqui para Salvador como se tivessem sido fabricados ontem”, explicou Renato Meidelles, presidente da CAF Brasil. 

Com a reabilitação técnica operacional, os trens poderão atender ao sistema do VLT do Subúrbio com qualidade e segurança para os passageiros. Dentro do projeto, alguns deles passarão por adaptação para que as marisqueiras possam transportar seus produtos de forma adequada.   

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“Saímos dessa visita com a certeza de que tudo que foi acordado está sendo cumprido e o estado está cumprindo o desafio de, com o menor tempo possível e com o melhor equipamento possível, entregar o VLT do Subúrbio”, comemorou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jussara Oliveira.  

O trem do VLT de Salvador é do tipo URBOS 100, considerado um dos melhores modelos do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto, com 1900 unidades espalhadas em mais de 50 cidades em países, como França, Itália, Inglaterra e EUA. O URBOS 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. Cada composição é formada por 7 vagões, com duas cabines de comando nas extremidades, e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta. Internamente, é dotada de assentos confortáveis e comportam 400 passageiros viajando a uma velocidade de até 80km/h, movidos à eletricidade. 

Cronograma 

À medida em que cada composição fique pronta será enviada para Salvador. A previsão é de que os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio sejam realizados no início de 2026. Na visita desta quarta-feira, o governador Jerônimo Rodrigues pediu brevidade na conclusão. 

Quatorze das 40 composições adquiridas pelo Governo da Bahia já chegaram à fábrica, em Hortolândia. Os demais chegarão até o final deste ano. O Governo da Bahia investiu cerca de R$ 820 milhões para a compra das 40 composições. O Projeto do VLT do Subúrbio de Salvador já tem mais de 10% da obra executada e terá 36,4 quilômetros de trilhos. 

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Infraestrutura

Governador autoriza pavimentação em trecho da BA-782, no Litoral Norte

A obra compreende o entroncamento da BA-099 até o distrito de Costa Azul, em Jandaíra, com extensão de 10,95 km

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a iniciar o processo licitatório para a execução da pavimentação, construção de ciclovia e drenagem no trecho da rodovia BA-782,
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Durante reunião realizada no COI, no Centro Administrativo da Bahia, nesta quinta-feira (6), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) a iniciar o processo licitatório para a execução da pavimentação, construção de ciclovia e drenagem no trecho da rodovia BA-782, que compreende o entroncamento da BA-099 até o distrito de Costa Azul, em Jandaíra, com extensão de 10,95 km, no Litoral Norte.

A assinatura aconteceu durante audiência com representantes da empresa espanhola Invisa Internacional Hotéis, que apresentou detalhes do empreendimento Costa Azul Bahia Resort e Condomínio, que será instalado na região do Litoral Norte da Bahia.

“Hoje, estamos dando um passo importante para o desenvolvimento da Bahia. Discutimos os detalhes de um projeto que não só vai impulsionar o setor turístico e imobiliário, mas também gerar milhares de empregos e atrair investimentos significativos para nossa região”, declarou o chefe do executivo, Jerônimo Rodrigues.

O encontro também contou com a participação dos secretários estaduais do Turismo, Maurício Bacellar; Infraestrutura, Sérgio Brito; e Meio Ambiente, Eduardo Sodré; além do diretor da Superintendência de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes.

O secretário Sérgio Brito ressaltou, “é um investimento muito importante para a Bahia, que vai gerar empregos, mais de seis mil empregos. Então, é isso que nós queremos. Geração de emprego e renda para o nosso estado, para o nosso povo”.

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Infraestrutura

Estado investe R$ 54 milhões para pavimentação de rodovias

Os municípios beneficiados são Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Coração de Maria e Pedrão

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O Governo do Estado investirá R$ 54 milhões para pavimentação de diversas rodovias na Bahia. Nesta sexta-feira (20), o governador
Feijão Almeida/GOVBA

O Governo do Estado investirá R$ 54 milhões para pavimentação de diversas rodovias na Bahia. Nesta sexta-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues assinou os atos, em seu gabinete, em Salvador, junto a prefeitos e representantes dos municípios envolvidos: Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Coração de Maria e Pedrão. 

No início da tarde, Jerônimo autorizou a abertura de processo licitatório para pavimentação do trecho da BA-084, que conecta o município de Coronel João Sá a Sítio do Quinto. Serão destinados R$ 37 milhões pela administração estadual para melhorias do tráfego e da mobilidade dos moradores da região.  

“Eu espero que, ainda no primeiro semestre de 2025, a gente possa dar ordem de serviço. É um compromisso nosso fazer ligações das sedes aos povoados, aos distritos, levando conforto às pessoas, segurança, mas, também, desenvolvendo economicamente essas regiões. São dois povoados importantes. Vi a necessidade das pessoas com transporte escolar, com cargas de produção, com viatura, com ambulância. Então, vamos chegar, cada vez mais, com as estradas em todos os povoados e distrito do estado da Bahia”, reforçou o governador. 

As obras, executadas pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em duas etapas, vão se estender aos acessos aos povoados de Gasparino, em Coronel João Sá, e de Tinguí, em Sítio do Quinto. Ao todo, serão 25 quilômetros de rodovia pavimentada.  

Pela manhã, o governador recebeu o atual prefeito e o prefeito eleito da cidade de Pedrão. O município, que faz parte da área de extensão metropolitana de Feira de Santana, teve ordem de serviço assinada para início imediato da pavimentação de 13 quilômetros da rodovia, que conecta o município à Coração de Maria, no entroncamento da BA-084. 

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Serão R$ 17 milhões investidos no trecho, que beneficia também setores econômicos como a mineração, a agricultura e a pecuária. Na ocasião, também foi autorizada a elaboração de projeto para a pavimentação da BA-515, que liga a BR-101 a BA-503, recuperando o acesso ao distrito de Patrimônio, também em Pedrão. 

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