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TCE dá aval para Bahia comprar trens do VLT do Mato Grosso

Após finalizar as negociações com o Governo do Mato Grosso para a compra dos trens do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos),

Após finalizar as negociações com o Governo do Mato Grosso para a compra dos trens do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o Governo da Bahia recebeu, na quinta-feira (27), aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA) para realizar a aquisição dos 40 trens que serão utilizados no novo modal já em construção na capital baiana.  

Por unanimidade, o plenário do TCE/BA considerou regular os procedimentos realizados no âmbito da solução consensual promovida entre os dois Estados, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande e a empresa CAF Brasil, para a compra dos 40 trens e outros equipamentos destinados à implantação do novo VLT de Salvador e Região Metropolitana. 

Assinatura do contrato 

Diante do sinal verde dos órgãos de controle, o contrato será assinado nesta quarta-feira (3), em Brasília, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), órgão de controle externo que mediou a negociação.  

Detalhes da operação 

O Governo da Bahia investirá R$ 820 milhões para a aquisição das composições do governo matogrossense. A previsão é efetuar o pagamento em quatro parcelas anuais de R$ 205 milhões, iniciando em 2024 e finalizando em 2027.  

Além disso, faz parte da programação de desembolso recursos da ordem de R$ 11 milhões, para transportar os tens, inicialmente para Hortolândia (SP), onde passarão por adequações e o reestabelecimento técnico-operacional, serviço que terá investimento de R$ 42,500 milhões. No total, o governo baiano investirá R$ 873.850 milhões pelos trens.  

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“A operação representa uma vitória do governo baiano e mais uma demonstração de competência técnica das nossas equipes. Em pouco tempo, teremos mais um serviço moderno, confortável e sustentável para atender a população de Salvador e da Região Metropolitana, além de representar um importante vetor de desenvolvimento econômico”, avalia o secretário da Casa Civil, Afonso Florence. 

Com a aquisição, a Bahia garantiu uma economia de 37,5% em cada VLT, se comparado com os valores cobrados pela fabricante ROTEM. Já em comparação com outro fabricante, a Alstom, a economia total chega a mais de R$ 350 milhões. Além desse fator, a Bahia ganhou em prazo de entrega, pois os trens já estão prontos, sendo necessário apenas o trabalho de restabelecimento técnico e operacional. A previsão de entrega do primeiro trem é de até 12 meses, metade do tempo previsto se fosse realizada uma compra na ROTEM. 

O governo baiano também realizará uma contratação, com a empresa CAF, de garantia e manutenção para os dois primeiros anos de operação. Serão aportados R$ 62,1 milhões, com início em 2027 e recursos pagos a partir do funcionamento da futura operação do novo modal. Outro ponto negociado é a compra de equipamentos como trilhos, materiais de telecomunicações e energia. A estimativa é que o governo da Bahia invista cerca de R$ 106 milhões. 

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