SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

Museu do Recôncavo Wanderley de Pinho é restaurado

Tanto a área do museu, como o atracadouro estão ganhando nova estrutura para receber os visitantes

Publicado

em

As obras de recuperação e restauração do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho em Caboto (Candeias) é uma das 13 intervenções do Prodetur Nacional Bahia.
Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

As obras de recuperação e restauração do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho em Caboto, Candeias, é uma das 13 intervenções do Prodetur Nacional Bahia. O parque tem área total de 26 mil metros quadrados e encontra-se com aproximadamente 60% das obras concluídas. São 142 funcionários trabalhando, com previsão de conclusão para o final de março de 2021. O investimento no complexo é de mais de R$ 25 milhões.

Tanto a área do museu, como o atracadouro que dá acesso marítimo ao seu conjunto arquitetônico, estão ganhando nova estrutura para receber os visitantes, que podem chegar por mar ou por terra. Além do museu, o complexo, situado na área do histórico Engenho Freguesia, abrigará restaurantes, lanchonetes, minigalerias, miniconvention, praça, cerimonial e salas multiuso, entre outros equipamentos.

A construção possui quatro andares e 75 cômodos, incluindo a capela lateral, e conserva a arquitetura original. Foi desenvolvida em torno de dois pátios, para os quais estão voltados quartos, salas e alcovas. O acervo do museu possui mais de 200 peças, entre roupas, paramentos, pinturas, cerâmica, objetos decorativos e mobiliário, produzidos a partir do século 17.

O prédio, que no passado foi a casa grande de um importante engenho de açúcar, transformou-se em 1971 no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho e hoje faz parte do lote um de intervenções do Prodetur Nacional Bahia, para ser integrado ao roteiro náutico e cultural desta zona turística. O sítio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Cultura

Festejos de São Pedro segue movimentando o turismo na Bahia

As celebrações que deveriam ter acabado oficialmente no dia 29 de junho, seguem no interior do estado

Publicado

em

As comemorações em homenagem a São Pedro, que deveriam ter acabado oficialmente no dia 29 de junho, seguem no interior
Foto: Ascom/Setur

As comemorações em homenagem a São Pedro, que deveriam ter acabado oficialmente no dia 29 de junho, seguem no interior da Bahia, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na contratação de atrações culturais. No último fim de semana, milhares de moradores e visitantes participaram dos festejos que movimentaram atividades turísticas nos municípios de Barra do Rocha, Ibitiara, Jacaraci, Maiquinique, Vereda, Santa Inês, Manoel Vitorino, São Desidério, Anagé, Itagi, Barra, São Miguel das Matas, Curaçá, Retirolândia e Cândido Sales, que também festejou seus 63 anos de emancipação política.

Houve ainda o evento Bye Bye São João de Conceição do Jacuípe, o 2º Concurso de Quadrilhas Juninas de Feira de Santana e o São João de Todos em Matina.

Nesta semana, as celebrações que reverenciam São Pedro continuam nas cidades de Heliópolis, Jitaúna, Itamari, Itaguaçu da Bahia e Barra da Estiva. “Esse volume de eventos em diversas zonas turísticas comprova que os festejos juninos da Bahia ganharam uma dimensão que ultrapassou as fronteiras das tradições, aquecendo a economia dos municípios, com o apoio do Governo do Estado, para o incremento do turismo e geração de mais emprego e renda no interior”, ressalta o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Continue Lendo

Agronegócio

CODEVASF apresenta Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê à SDE

Estimativa é que sejam gerados 180 mil empregos diretos e indiretos 

Publicado

em

https://shopee.com.br/Livro-Para-Colorir-Capivara-100-P%C3%A1ginas-Capa-Dura-E-Flex%C3%ADvel-Caderno-Pintura-Coloring-Bob-Desenhos-i.1413240975.22598585408
Foto: Mário Marques/SDE

Representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nesta segunda-feira (7), para apresentar o Projeto Público de Irrigação do Baixio de Irecê ao secretário Angelo Almeida, que como gestor da pasta cumpre o papel de articulador e interlocutor dentro do governo do Estado, quando o assunto é desenvolvimento econômico. A reunião teve o objetivo de aproximar o governo do Estado ao órgão, visto que a obra é de interesse social e utilidade pública. 

“O projeto é fundamental e estratégico e no que depender do governador Jerônimo Rodrigues, todo esforço será feito para criar novas oportunidades de desenvolvimento socioeconômico na região. Conversamos muito sobre a importância do projeto e de conectar a região com grandes polos de irrigação, como Juazeiro e Petrolina. Saímos pactuados em unirmos forças na interligação entre os governos Federal e do Estado, transformando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região e transformando o local em um grande polo de produção na região do Vale do São Francisco”, diz o secretário Angelo Almeida.  

De acordo com Sérgio Coelho, engenheiro agrônomo e superintendente Regional da CODEVASF, o projeto é qualificado como prioritário no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), objetivando o desenvolvimento sustentável regional. “Nossa conversa com o secretário foi muito proveitosa e saio da SDE com a ideia de fazer novas parcerias com empresas que estão desenvolvendo e investindo no Baixio do Irecê. O projeto visa o desenvolvimento de Xique-Xique e Iguaçu da Bahia, com investimentos de cerca de R$ 3,4 bilhões e estimativa de cerca de 180 mil empregos diretos e indiretos.”, afirma. 

Projeto 

O engenheiro agrônomo explica que a região vai passar por uma mudança drástica no que está sendo produzido e no que será produzido no futuro. O foco será cultura de citros, abacate e cacau de sequeiro, além das tradicionais frutas dos pequenos agricultores, banana, melão, melancia e abóbora. A batata doce, raiz com produção de destaque na Bahia, também está na mira do projeto, tanto para consumo interno quanto para exportação. “A ideia é trabalhar em conjunto com o Estado e a Embrapa para o desenvolvimento de produtos que se adaptem às condições da região. 

Continue Lendo

Agricultura

Bahia celebra Dia Mundial do Chocolate

O destaque no estado vai para a qualidade da produção da agricultura familiar

Publicado

em

No Dia do Chocolate, é comum celebrarmos o sabor, as memórias e as experiências que ele desperta. Mas antes de chegar às prateleiras,
Foto: Ítalo Oliveira/SDR/GOVBA

No Dia do Chocolate, é comum celebrarmos o sabor, as memórias e as experiências que ele desperta. Mas antes de chegar às prateleiras, às receitas e às mesas do povo baiano, o chocolate nasce de um fruto cultivado com muito trabalho e dedicação. É por isso que, nesta data, a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) destaca quem está na base dessa cadeia produtiva: os agricultores e agricultoras familiares, como Carlos Nascimento Almeida, morador do município de Camamu, no Baixo Sul da Bahia. 

Carlos produz cacau em sua propriedade, próxima ao Assentamento de São Gonçalo. Ele é um dos beneficiários das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizadas pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à SDR, que acompanha de perto o plantio de milhares de famílias agricultoras em todo o Estado, oferecendo suporte técnico e contribuindo diretamente para o fortalecimento da produção no campo. 

“O cacau precisa de técnica. Se você não colocar ela em prática, você não vai a lugar nenhum. Eu sou muito agraciado por ter assistência técnica na minha propriedade”, conta Carlos, que cultiva cacau clonado, um tipo de muda feita a partir da cópia de plantas selecionadas, que se destacam por sua alta produtividade, resistência a doenças e qualidade do fruto. 

Essa técnica exige conhecimento e acompanhamento constante, algo que o agricultor encontrou com o apoio do ATER. Ele também utiliza o sistema cabruca, um modelo tradicional da agricultura familiar, que mantém os cacaueiros sob a sombra de árvores nativas da Mata Atlântica, promovendo sustentabilidade, conservação ambiental e equilíbrio na produção. 

Para Carlos, a agricultura é mais do que uma atividade econômica. É transformação de vida. “A agricultura hoje, pra mim, é tudo. É minha fonte de renda, é um lazer que eu não tinha. A minha história é muito linda, porque a gente que vem de família humilde e que não tem recurso, nem um certo estudo, a gente almeja por uma terra para ter um futuro melhor, como tá sendo a minha vida hoje por causa da agricultura. Agradeço muito a Deus pela oportunidade que Ele me deu, junto com minha família, de chegar no nível de ser um cacauicultor no Baixo Sul da Bahia”, relata emocionado. 

ANÚNCIO
Anúncios

A trajetória do trabalho rural representa a de milhares de famílias agricultoras da Bahia que, com o apoio de políticas públicas, vêm superando desafios, gerando renda e movimentando a economia local. Através do trabalho da SDR e de suas áreas, como a Bahiater, agricultores familiares recebem acompanhamento técnico, acesso a tecnologias, incentivo à diversificação produtiva e caminhos para alcançar novos mercados. 

Continue Lendo

Mais Lidas