SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Turismo

Bahia consolida posição como destino internacional em alta

Crescimento de 62% de turistas internacionais no primeiro semestre é impulsionado por ações do governo e atrativos culturais

Publicado

em

A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas internacionais, ou 99.958 para ser mais exato. Este é o segundo melhor resultado da história. O primeiro foi em 2007, quando bateu pouco mais de 101 mil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo, com apoio da Polícia Federal (PF).

De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, esse desempenho é resultado do trabalho da gestão baiana na qualificação da mão-de-obra, nas obras de infraestrutura nas treze zonas turísticas e também na promoção do destino em outros mercados. “As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na estruturação da atividade aqui na Bahia tornaram o nosso Estado um destino global. Somos o principal portão de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste brasileiro. Isso significa um maior fluxo de recursos na economia, com aumento de renda e da geração de empregos”, afirmou o secretário.

O número de visitantes internacionais registrados no 1º semestre de 2025 é 62% maior que no mesmo período de 2024, quando foram recepcionadas 61.669 pessoas. Em junho, o movimento também foi forte: mais de oito mil turistas internacionais chegaram ao estado, um crescimento de mais de 50% comparado ao mesmo mês de 2024. Especialistas no setor também estão animados.

Para Isac Lima, que é proprietário da agência Cassi Turismo, os destinos baianos têm atrativos que encantam. “Não foi nenhuma novidade ter recebido mais de 100 mil turistas no primeiro semestre de 2025, porque a Bahia é o estado propício para o turismo, porque além de termos natureza exuberante, temos história, temos cultura, casarões seculares, igrejas centenárias. Além da Bahia ter a fama de ser um estado hospitaleiro”.

Salvador-Panamá

Na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá, na América Central, para Salvador, suspenso no período da pandemia. A partir de janeiro de 2026, serão quatro voos por semana, ligando os dois destinos, o que vai contribuir para ampliar a chegada de turistas internacionais.

ANÚNCIO
Anúncios

O diretor da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, explicou que a capital baiana sempre esteve no radar da companhia. De acordo com ele, os números são animadores “Nosso grande objetivo é usar esse voo para vender a Bahia não só no Panamá, mas sim explorar o nosso hub de conexões. Lembrando que a gente voa para 17 destinos nos Estados Unidos, cinco no México, 11 na Colômbia e outros no Caribe, América Central. E junto com a Setur, promover a Bahia nesses mercados e trazer passageiros”.

Turismo

Articulações do Governo do Estado amplia turismo estrangeiro na Bahia 

Pesquisa da Embratur divulgou a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025

Publicado

em

“A conectividade aérea tem importância fundamental no desenvolvimento da atividade turística”, pontuou o secretário de Turismo,
Fotos: Matheus Landim/GOVBA

“A conectividade aérea tem importância fundamental no desenvolvimento da atividade turística”, pontuou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, na ocasião da reativação da rota partindo da capital panamenha para Salvador. O trabalho constante do Governo do Estado na atração de voos internacionais para a Bahia se fortalece com a divulgação de pesquisa pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), sobre a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025. 

Negociada com a Copa Airlines, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com o Salvador Bahia AirPort (Rede Vinci) e a Embratur, a retomada do voo Panamá-Salvador, passa a operar em quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos). Interrompida desde a pandemia da Covid-19, desta vez, os dois destinos serão ligados a partir de 7 de janeiro de 2026, em aeronave Boeing 737-800, com capacidade para 166 passageiros. 

“Na semana passada, anunciamos a retomada do voo direto Salvador-Panamá, uma ligação muito importante entre a Bahia e um grande hub internacional operado pela Copa Airlines, que vai nos conectar diretamente ao norte da América do Sul, ao Caribe, à América Central e à América do Norte”, anunciou o secretário Bacelar. Em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá (América Central) para a capital baiana. 

Expansão da malha aérea 

A Bahia possui uma ligação importante com os principais mercados emissores da América do Sul, com voos diretos para Buenos Aires, Montevideo e também para Santiago, que se somam à ligação estratégica na Europa, seja na ligação direta com Lisboa, Madri e Paris, onde também há conexão com 187 destinos da própria Europa, Ásia e África. Essa conectividade estratégica montada pelo Governo da Bahia tem transformado o estado em um destino global. 

Destino Bahia 

O estado também ocupa no período, o terceiro maior crescimento percentual entre as unidades da Federação, com 62% entradas a mais que nos seis primeiros meses de 2024, quando a marca foi de 61.669. Os dados também foram comemorados pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) que tem atuado constantemente na promoção do destino Bahia para o Brasil e outros países. Na apresentação do destino, a Bahia ganha ênfase pela mistura vibrante da cultura afro-brasileira, história colonial, paisagens naturais e uma culinária cheia de sabores marcantes, além do povo acolhedor e festas populares únicas.  

ANÚNCIO
Anúncios

A francesa Marina Nicolas, 52, revelou o lugar que mais gostou de visitar. “Ficamos por apenas dois dias e adoramos conhecer o Pelourinho”, revelou. Opinião semelhante a da croata Ivana, que recomendou o Centro Histórico da capital baiana, além da Ilha de Boipeba, no Litoral Sul do estado. Ambas foram enfáticas ao afirmar que voltarão à Bahia em outra oportunidade.  

Período junino 

Ainda de acordo com a Embratur, no último mês de junho, os destinos baianos receberam 8.334 turistas internacionais, 54,5% a mais que no sexto mês de 2024, quando o número de chegadas ficou em 5.393. “O São João se transformou numa grande festa global. Através de nossas pesquisas, detectamos a presença de turistas estrangeiros nas 13 zonas turísticas do estado, conhecendo as características e as especificidades do nosso São João. Antes, estivemos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Brasília, mostrando também a estes públicos as características que só a Bahia tem durante os festejos juninos”, reforçou Bacelar.   

Continue Lendo

Turismo

Setur-BA requalifica Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista 

A iniciativa reúne 22 fazendas e empreendimentos afins, em Barra do Choça e outras seis cidades próximas

Publicado

em

para mapear a infraestrutura e os atrativos do município. A iniciativa integra as ações da requalificação da Rota dos Cafés Especiais
Foto: Ascom/Setur

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) deu início, nesta semana, em Barra do Choça, na zona turística Caminhos do Sudoeste,  à elaboração de um diagnóstico para mapear a infraestrutura e os atrativos do município. A iniciativa integra as ações da requalificação da Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista, que reúne 22 fazendas e empreendimentos afins, em Barra do Choça e outras seis cidades próximas, com vocação para o turismo rural. 

“Viemos conhecer e identificar as potencialidades do município, quais as experiências que podem ser oferecidas e se o destino está estruturado para receber turistas. Posteriormente, vamos fazer capacitações, produzir material de divulgação e implantar sinalização turística, entre outras ações”, explicou a coordenadora-técnica da Setur-BA, Lúcia Bichara. 

Durante a visita, a equipe da secretaria se reuniu com autoridades, produtores rurais e representantes do trade turístico, além de conferir o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Coorperbac). A entidade atua na torrefação, seleção e armazenamento de grãos, incluindo laboratórios de degustação, abertos à visitação. 

“Nossos cafés especiais são vendidos para diversos países, e agora estamos nos preparando para vender a experiência de conhecer de perto como esses cafés são produzidos.  O foco é explorar o turismo rural, valorizando as tradições locais. Essa parceria com a Setur-BA é importante para avançarmos na estruturação do segmento”, ressaltou a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Alessandra Santana. 

“O café é o nosso principal atrativo turístico, além de ser o maior gerador de desenvolvimento econômico e social. Temos fazendas que reúnem história e cultura, onde os turistas podem conhecer todo o processo do cultivo. É uma rota que passa por belas paisagens naturais e inclui elementos do Ciclo do Café. Essa potencialidade precisa ser mais explorada”, completou a presidente da Cooperbac, Joara Oliveira. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Turismo

Turismo náutico movimenta Salvador, Itaparica e Simões Filho

As marinas da Penha (Salvador) e de Itaparica foram bases para o 3º Festival Náutico Maria Felipa

Publicado

em

Dois eventos esportivos movimentaram a zona turística Baía de Todos-os-Santos, no último sábado (12), com o apoio da Secretaria de Turismo
Foto: Will Recarey

Dois eventos esportivos movimentaram a zona turística Baía de Todos-os-Santos, no último sábado (12), com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A iniciativa integrou as ações da pasta para o incremento das atividades náuticas no litoral baiano, para movimentar a economia, atraindo atletas e seus acompanhantes de diversas regiões brasileiras. 

As marinas da Penha (Salvador) e de Itaparica foram bases para o 3º Festival Náutico Maria Felipa, em homenagem à heroína itaparicana que lutou na consolidação da Independência do Brasil na Bahia. O evento teve palestras, regata, manifestações culturais e passou a usar o selo Lixo Zero, por práticas de sustentabilidade, com a participação de 200 velejadores baianos, do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O festival foi uma promoção da Federação de Esportes Náuticos da Bahia e da Flotilha de Vela Oceânica. 

“Viemos participar da regata com o objetivo maior de confraternizar, para depois ficar alguns dias em Itaparica. A infraestrutura náutica da Bahia é, sem dúvida, uma das melhores do Brasil”, elogiou o velejador Armando de Oliveira, de São Paulo. 

“A experiência de navegar na Baía de Todos-os-Santos é sensacional. Achei os equipamentos náuticos bonitos e bem-feitos, oferecendo segurança e conforto”, completou a velejadora Isabela Garcia, do Rio de Janeiro. 

Ainda no sábado, a travessia entre as marinas da Penha e de Aratu, até a Orla da Capadócia, em Simões Filho, foi o percurso da 3ª Copa Z6, um dos mais importantes eventos do segmento no Brasil, atraindo atletas de diversos estados. Ela reuniu três competições: Circuito Baiano de Downwind (canoagem), Campeonato Baiano de SUP (stand up paddle) e o Circuito de Vela. Realizada pela Z6 Náutica e Ella Produções, a Copa teve, também, ações do projeto ambiental Maré Sem Plástico e programação cultural. 

ANÚNCIO
Anúncios
Licitação de marinas 

No dia 29 de julho, às 10h, a Setur-BA irá realizar, pela internet, a licitação de quatro marinas construídas pelo Governo do Estado (Penha, Itaparica, Cacha-Pregos e Salinas da Margarida), para concessão à iniciativa privada, por um período de 30 anos. O edital está disponível no site www.setur.ba.gov.br. Após a entrega dos equipamentos, uma zeladoria foi contratada pela secretaria para garantir a conservação deles, enquanto não acontece o resultado do certame. 

Continue Lendo

Mais Lidas