Turismo
Bahia mira turistas das Américas
Setur-BA, Copa Airlines e o trade turístico alinham estratégias para ampliar a chegada de visitantes internacionais ao estado

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou, nesta sexta-feira (4), um encontro com a Copa AirLines e o trade turístico, para discutir ações conjuntas visando atrair mais turistas internacionais para a Bahia. A iniciativa aconteceu após a confirmação da companhia aérea, que retomará o voo da Cidade do Panamá (América Central) para Salvador, a partir de 7 de janeiro de 2026. A rota oferece conexões para 88 destinos em 32 países das Américas, incluindo Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia.
“Depois do esforço do Governo do Estado, que garantiu a volta das operações da Copa na Bahia, precisamos estar unidos na promoção do voo do Panamá e dos atrativos da Bahia, para ampliar o fluxo de turistas das Américas no estado. Demos o primeiro passo e vamos seguir com outras ações”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
O gerente-geral da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, elogiou a iniciativa da pasta. “É um prazer estar de volta à Bahia, e a Secretaria de Turismo exerceu um papel de destaque nesse processo. A gente vem aqui para demonstrar ao trade turístico a nossa disposição de apoiar a entrega de um produto competitivo no mercado internacional”.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, seção Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “essa cooperação é fundamental, para que a gente continue crescendo e avançando no turismo baiano, por meio dessa sintonia com a Setur-BA”.
“Esse evento de hoje é de extrema importância para o turismo da Bahia, é a união da ponte que faltava após a pandemia, para a nossa conectividade aérea com o mundo”, destacou o diretor da agência Alcance Viagens, Luiz Cesar.
“A gente fica muito feliz com o momento que o trade está vivendo, tendo o apoio do Governo do Estado ao turismo. A promoção deve ser colaborativa, envolvendo as partes pública e privada. A união é a chave do negócio”, completou a diretora da rede hoteleira Vila Galé, Adriana Borges.
Turismo
Articulações do Governo do Estado amplia turismo estrangeiro na Bahia
Pesquisa da Embratur divulgou a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025

“A conectividade aérea tem importância fundamental no desenvolvimento da atividade turística”, pontuou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, na ocasião da reativação da rota partindo da capital panamenha para Salvador. O trabalho constante do Governo do Estado na atração de voos internacionais para a Bahia se fortalece com a divulgação de pesquisa pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), sobre a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025.
Negociada com a Copa Airlines, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com o Salvador Bahia AirPort (Rede Vinci) e a Embratur, a retomada do voo Panamá-Salvador, passa a operar em quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos). Interrompida desde a pandemia da Covid-19, desta vez, os dois destinos serão ligados a partir de 7 de janeiro de 2026, em aeronave Boeing 737-800, com capacidade para 166 passageiros.
“Na semana passada, anunciamos a retomada do voo direto Salvador-Panamá, uma ligação muito importante entre a Bahia e um grande hub internacional operado pela Copa Airlines, que vai nos conectar diretamente ao norte da América do Sul, ao Caribe, à América Central e à América do Norte”, anunciou o secretário Bacelar. Em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá (América Central) para a capital baiana.
Expansão da malha aérea
A Bahia possui uma ligação importante com os principais mercados emissores da América do Sul, com voos diretos para Buenos Aires, Montevideo e também para Santiago, que se somam à ligação estratégica na Europa, seja na ligação direta com Lisboa, Madri e Paris, onde também há conexão com 187 destinos da própria Europa, Ásia e África. Essa conectividade estratégica montada pelo Governo da Bahia tem transformado o estado em um destino global.
Destino Bahia
O estado também ocupa no período, o terceiro maior crescimento percentual entre as unidades da Federação, com 62% entradas a mais que nos seis primeiros meses de 2024, quando a marca foi de 61.669. Os dados também foram comemorados pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) que tem atuado constantemente na promoção do destino Bahia para o Brasil e outros países. Na apresentação do destino, a Bahia ganha ênfase pela mistura vibrante da cultura afro-brasileira, história colonial, paisagens naturais e uma culinária cheia de sabores marcantes, além do povo acolhedor e festas populares únicas.
A francesa Marina Nicolas, 52, revelou o lugar que mais gostou de visitar. “Ficamos por apenas dois dias e adoramos conhecer o Pelourinho”, revelou. Opinião semelhante a da croata Ivana, que recomendou o Centro Histórico da capital baiana, além da Ilha de Boipeba, no Litoral Sul do estado. Ambas foram enfáticas ao afirmar que voltarão à Bahia em outra oportunidade.
Período junino
Ainda de acordo com a Embratur, no último mês de junho, os destinos baianos receberam 8.334 turistas internacionais, 54,5% a mais que no sexto mês de 2024, quando o número de chegadas ficou em 5.393. “O São João se transformou numa grande festa global. Através de nossas pesquisas, detectamos a presença de turistas estrangeiros nas 13 zonas turísticas do estado, conhecendo as características e as especificidades do nosso São João. Antes, estivemos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Brasília, mostrando também a estes públicos as características que só a Bahia tem durante os festejos juninos”, reforçou Bacelar.
Turismo
Setur-BA requalifica Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista
A iniciativa reúne 22 fazendas e empreendimentos afins, em Barra do Choça e outras seis cidades próximas

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) deu início, nesta semana, em Barra do Choça, na zona turística Caminhos do Sudoeste, à elaboração de um diagnóstico para mapear a infraestrutura e os atrativos do município. A iniciativa integra as ações da requalificação da Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista, que reúne 22 fazendas e empreendimentos afins, em Barra do Choça e outras seis cidades próximas, com vocação para o turismo rural.
“Viemos conhecer e identificar as potencialidades do município, quais as experiências que podem ser oferecidas e se o destino está estruturado para receber turistas. Posteriormente, vamos fazer capacitações, produzir material de divulgação e implantar sinalização turística, entre outras ações”, explicou a coordenadora-técnica da Setur-BA, Lúcia Bichara.
Durante a visita, a equipe da secretaria se reuniu com autoridades, produtores rurais e representantes do trade turístico, além de conferir o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Coorperbac). A entidade atua na torrefação, seleção e armazenamento de grãos, incluindo laboratórios de degustação, abertos à visitação.
“Nossos cafés especiais são vendidos para diversos países, e agora estamos nos preparando para vender a experiência de conhecer de perto como esses cafés são produzidos. O foco é explorar o turismo rural, valorizando as tradições locais. Essa parceria com a Setur-BA é importante para avançarmos na estruturação do segmento”, ressaltou a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Alessandra Santana.
“O café é o nosso principal atrativo turístico, além de ser o maior gerador de desenvolvimento econômico e social. Temos fazendas que reúnem história e cultura, onde os turistas podem conhecer todo o processo do cultivo. É uma rota que passa por belas paisagens naturais e inclui elementos do Ciclo do Café. Essa potencialidade precisa ser mais explorada”, completou a presidente da Cooperbac, Joara Oliveira.
Turismo
Turismo náutico movimenta Salvador, Itaparica e Simões Filho
As marinas da Penha (Salvador) e de Itaparica foram bases para o 3º Festival Náutico Maria Felipa

Dois eventos esportivos movimentaram a zona turística Baía de Todos-os-Santos, no último sábado (12), com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A iniciativa integrou as ações da pasta para o incremento das atividades náuticas no litoral baiano, para movimentar a economia, atraindo atletas e seus acompanhantes de diversas regiões brasileiras.
As marinas da Penha (Salvador) e de Itaparica foram bases para o 3º Festival Náutico Maria Felipa, em homenagem à heroína itaparicana que lutou na consolidação da Independência do Brasil na Bahia. O evento teve palestras, regata, manifestações culturais e passou a usar o selo Lixo Zero, por práticas de sustentabilidade, com a participação de 200 velejadores baianos, do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O festival foi uma promoção da Federação de Esportes Náuticos da Bahia e da Flotilha de Vela Oceânica.
“Viemos participar da regata com o objetivo maior de confraternizar, para depois ficar alguns dias em Itaparica. A infraestrutura náutica da Bahia é, sem dúvida, uma das melhores do Brasil”, elogiou o velejador Armando de Oliveira, de São Paulo.
“A experiência de navegar na Baía de Todos-os-Santos é sensacional. Achei os equipamentos náuticos bonitos e bem-feitos, oferecendo segurança e conforto”, completou a velejadora Isabela Garcia, do Rio de Janeiro.
Ainda no sábado, a travessia entre as marinas da Penha e de Aratu, até a Orla da Capadócia, em Simões Filho, foi o percurso da 3ª Copa Z6, um dos mais importantes eventos do segmento no Brasil, atraindo atletas de diversos estados. Ela reuniu três competições: Circuito Baiano de Downwind (canoagem), Campeonato Baiano de SUP (stand up paddle) e o Circuito de Vela. Realizada pela Z6 Náutica e Ella Produções, a Copa teve, também, ações do projeto ambiental Maré Sem Plástico e programação cultural.
Licitação de marinas
No dia 29 de julho, às 10h, a Setur-BA irá realizar, pela internet, a licitação de quatro marinas construídas pelo Governo do Estado (Penha, Itaparica, Cacha-Pregos e Salinas da Margarida), para concessão à iniciativa privada, por um período de 30 anos. O edital está disponível no site www.setur.ba.gov.br. Após a entrega dos equipamentos, uma zeladoria foi contratada pela secretaria para garantir a conservação deles, enquanto não acontece o resultado do certame.
-
Políticahá 2 dias
Aracatu tem reforço na segurança, educação, água e produção rural
-
Economiahá 1 dia
Governo da Bahia e FIEB discutem impactos da taxação de Trump
-
Esportehá 1 dia
Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho
-
Turismohá 1 dia
Turismo náutico movimenta Salvador, Itaparica e Simões Filho