Cultura
Feira de Caxixis é atração turística na Semana Santa, em Nazaré
Considerada a maior feira de artesanato da América Latina e a mais antiga do Brasil, transforma a cidade em um grande mercado popular ao ar livre
Uma das tradições da Semana Santa, a Feira de Caxixis acontece, de quinta-feira (17) a domingo (20), em Nazaré, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, com o tema “Arte e Cultura se Encontram Aqui”. A expectativa da Prefeitura Municipal é receber cerca de 90 mil visitantes. O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Cultura (Secult) e de Promoção da Igualdade Social (Sepromi).
Nos quatro dias de festa, considerada a maior feira de artesanato da América Latina e a mais antiga do Brasil, a cidade se transforma em um grande mercado popular ao ar livre. Boxes são espalhados por ruas e praças, onde ficam expostas as famosas miniaturas de cerâmica (caxixis), que têm a argila como matéria-prima.
A programação inclui a encenação da Paixão de Cristo, exposições afro-baiana e de projetos de economia solidária, espaço kids e o Barracão Cultural, com apresentações artísticas e oficinas. No palco principal, atrações como Jorge Vercillo, Jau, Timbalada, Filhos de Jorge, Xanddy Harmonia e Silvanno Salles.
“Estamos com muita expectativa de realizar, neste ano, um evento realmente grandioso, à altura da importância que a Feira de Caxixis possui. Vamos fazer uma homenagem especial aos artesãos, que são as verdadeiras estrelas da festa”, disse a gerente da Secretaria de Cultura e Turismo de Nazaré, Lorena Dantas.
O visitante que for participar do evento pode aproveitar para conhecer outros atrativos da cidade, onde se destacam o monumento do Jesus de Nazaré, de 15 metros de altura, no alto do Morro do Silêncio, o patrimônio arquitetônico colonial, o Cineteatro Rio Branco e a linha férrea da Maria Fumaça.
Olarias
A maior parte das peças expostas na Feira de Caxixis é produzida nas olarias de Maragogipinho, antigo distrito de Nazaré, que hoje pertence ao município de Aratuípe. Ele é considerado o maior polo latino-americano de cerâmica artesanal, em quase 300 anos de história.
O mestre artesão Seu Zé, 67 anos, quer manter viva a tradição. “Trabalho com o barro há 54 anos. Em 2024, tive uma escultura minha escolhida pela Unesco para representar a Bahia. Hoje, o meu maior sonho é realizar cursos para ensinar a arte da cerâmica às novas gerações”, relatou.
Já o mestre Rosalvo Santana, 60 anos, é especialista em arte sacra e recebe encomendas de todo o Brasil. “Desde criança, já tinha dom para desenhar e as imagens das igrejas me chamavam a atenção. Vou levar dez esculturas para a feira em Nazaré”.
O polo ceramista faz Maragogipinho receber visitantes o ano inteiro, que adquirem caxixis e se encantam com a beleza do Rio Jaguaripe, que passa na localidade, além da degustação da gastronomia regional, rica em frutos do mar.
Agronegócio
Fenagro 2025 terá pavilhão do Governo da Bahia com inovação e serviços
Mais de 40 instituições apresentam tecnologias, sustentabilidade e cidadania no Parque de Exposições de Salvador
Com a presença de mais de 40 instituições estaduais e federais, o Governo da Bahia será um dos grandes destaques da Fenagro 2025, que acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. O Pavilhão do Governo será um espaço de inovação, cidadania e desenvolvimento rural, conectando o campo à sociedade por meio de tecnologias, serviços e políticas públicas. O espaço será um ponto de integração entre o campo e a cidade, apresentando políticas públicas, ações de cidadania e experiências interativas.
Anfitriã do espaço, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) promoverá demonstrações tecnológicas e análises laboratoriais, além do tradicional Concurso do Mel, realizado pelo Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ofertará minicursos e seminários sobre sanidade animal e vegetal, enquanto a Bahia Pesca apresentará projetos de apoio a pescadores, marisqueiras e aquicultores, levando ao público tanques com tilápias e camarões. A Adab e a Bahia Pesca são órgãos vinculados à Seagri.
Inovação, sustentabilidade e investimento
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) convidarão o público para uma imersão sensorial na Mata Atlântica, com experiências que recriam o ecossistema e destacam seus serviços ambientais. O espaço também abordará o combate às queimadas, com o programa Bahia Sem Fogo, e oferecerá uma experiência em realidade virtual sobre os impactos do fogo na natureza. Em sintonia com essa proposta, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apresentará iniciativas de bioeconomia e inovação sustentável.
A Cerb levará um dessalinizador com bebedouro, que transforma água salobra em potável em tempo real, além de maquetes interativas e experiências em realidade virtual sobre o funcionamento de barragens. Já a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) mostrará soluções tecnológicas e acessíveis voltadas à agricultura familiar. No estande da Embrapa, o público conhecerá novas variedades de frutas, bioinsumos, cultura de tecidos e técnicas de controle biológico. A Ceplac apresentará o ciclo do cacau ao chocolate, com degustações e demonstrações do sistema cabruca, que alia produtividade à preservação ambiental.
Financiamento e oportunidades de negócios
A Desenbahia ofertará linhas de crédito para aquisição de equipamentos. Já a Bahiainveste, em parceria com ApexBrasil, Fieb e Sebrae, destacará ações de atração de investimentos e internacionalização de empresas. A Conab divulgará o Programa de Venda em Balcão, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) apresentará políticas públicas de inclusão produtiva.
Cidadania, inclusão e serviços sociais
O Governo da Bahia também marcará presença com ações voltadas à cidadania, saúde e inclusão social. A Sesab oferecerá vacinação, enquanto a Hemoba realizará cadastros de doadores de medula óssea. O público poderá ainda buscar orientações no Procon e participar das atividades de segurança alimentar promovidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realizará uma feira de artesanato e produtos da agricultura familiar, valorizando o empreendedorismo feminino. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) levará peças e hortaliças produzidas por internos em projetos de ressocialização, e a Sudesb divulgará seus programas esportivos. Já a Fundação Pedro Calmon (FPC) promoverá o projeto “Leve e Leia”, incentivando o hábito da leitura.
Educação no trânsito e segurança pública
O Detran-BA levará à feira uma atração educativa e interativa: a Pista Orientadora, que simula situações reais de trânsito e estimula crianças, jovens e adultos a vivenciarem, de forma lúdica, os desafios da mobilidade urbana. As forças de segurança também participam com ações educativas. A Polícia Civil exibirá cães adestrados e fará atividades de conscientização; a Polícia Militar, por meio da Companhia de Policiamento Ambiental, apresentará equipamentos e práticas de preservação; e o Corpo de Bombeiros demonstrará técnicas de salvamento e primeiros socorros.
Agricultura
Governo da Bahia fortalece agricultura familiar em Riachão e Coité
Equipamentos e obras ampliam produção, garantem acesso à água e melhoram infraestrutura rural nos dois municípios
As comunidades rurais de Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité receberam, neste sábado (8), um importante reforço para o fortalecimento da agricultura familiar. Durante visita da comitiva do Governo da Bahia, foram entregues equipamentos e implementos agrícolas que vão impulsionar a produção, melhorar as condições de trabalho e promover mais dignidade para agricultores e agricultoras familiares.
A ação foi coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos provenientes de emendas parlamentares estaduais e federais. Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, os investimentos têm como objetivo fortalecer a produção rural e melhorar a qualidade de vida das famílias do campo.
Em Riachão do Jacuípe, os agricultores foram contemplados com quatro máquinas forrageiras, 375 caixas d’água de 5 mil litros, um tanque-pipa de 4 mil litros e 30 barracas padronizadas para feira livre. Também foi autorizada a construção de uma ponte na comunidade de Salgado e a implantação de barragens nos rios Sacraiú, Riacho do Boqueirão e Riacho do Morro.
Já em Conceição do Coité, no Território do Sisal, foram entregues dois tratores com implementos agrícolas, cinco máquinas forrageiras, quatro tanques-pipa, dois gradões, dois veículos utilitários e mil caixas d’água. Além disso, foi autorizada a limpeza da aguada coletiva na localidade de Bandiaçu, ampliando o acesso à água para a população rural.
Lideranças locais destacaram a importância das entregas para enfrentar períodos de seca e garantir a produção de alimentos como milho, feijão e mandioca. As ações reforçam a integração entre Governo Federal e Governo Estadual na execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do campo.
Cultura
Saberes tradicionais ganham destaque no Festival Nosso Futuro Brasil-França
Evento, em Salvador, promove diálogos sobre cultura, clima e juventude para enfrentar crises ambientais
Até este domingo (9), Salvador se transforma em palco de convergência cultural entre Brasil, França e África durante o Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África. A programação, iniciada na última quarta-feira (5), reúne jovens de diferentes países para debater temas como justiça climática, saberes ancestrais e cooperação internacional.
Nesta sexta-feira (7), o Fórum Nosso Futuro, realizado na Doca 1, no bairro do Comércio, promoveu mesas sobre convivência com as mudanças climáticas e construção de cidades sustentáveis. Entre os participantes esteve Saide Gustavo dos Santos, estudante da rede estadual e clarinetista do Neojiba, que também participou de uma visita guiada ao Mercado Modelo. Convidado para a mesa “Utopias Urbanas e Cidades em Formação”, o jovem destacou a importância do diálogo multicultural para enfrentar desafios globais.
Representando a juventude da COP30, Mikaelle Farias, engenheira de Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participou da mesa “Cultura e Clima: os saberes do território como tecnologia para o futuro”. A especialista ressaltou que discutir cultura e clima é essencial para compreender práticas ancestrais e a resistência dos povos da diáspora diante das emergências ambientais.
Para Nivaldo Millet, coordenador de Políticas para a Juventude do Estado, o festival fortalece o pensamento crítico dos jovens e amplia oportunidades de emancipação. Segundo ele, a iniciativa é estratégica diante do avanço das crises climáticas e reforça a prioridade da juventude nas políticas públicas.
Além dos debates, o evento inclui exposições, apresentações musicais, oficinas educativas, mostras de cinema e experiências gastronômicas em diversos espaços culturais da capital baiana, como a Casa do Benin, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC).
Realizado pelo Governo Federal em parceria com o governo francês e o Institut Français, o festival conta com apoio da Aliança Francesa de Salvador e do Governo da Bahia.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (12)
-
Saúdehá 2 diasHospital Estadual 2 de Julho passa a contar com equipe especializada em Cirurgia Vascular
-
Infraestruturahá 3 diasObras estruturantes vão ampliar saneamento em Vitória da Conquista
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (13)
