SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Comunidade escolar da Liberdade e região será testada

Entre 21 e 28 de outubro deverão ser testados para o novo coronavírus, mais de 19 mil estudantes, professores e funcionários

Publicado

em

testagem de estudantes e comunidade escolar da Liberdade. Foto: Camila Souza/GOVBA
Foto: Camila Souza/GOVBA

Conforme cronograma divulgado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC),  entre os dias 21 e 28 de outubro, deverão ser testados para o novo coronavírus, mais de 19 mil estudantes, professores e funcionários de 18 escolas estaduais localizadas nos bairros Liberdade, Caixa D´Água, Queimadinho, IAPI, Pero Vaz, Pau Miúdo, Cidade Nova, Curuzu, Soledade, Barbalho e Nazaré, em Salvador.

Os testes serão do tipo RT-PCR e acontecerá das 8h às 17h, nas escolas-polo. Na quarta-feira (21), serão realizados testes no Colégio Estadual Duque de Caxias, escola-polo do bairro da Liberdade, que receberá a sua própria comunidade escolar; e no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, escola-polo do bairro da Caixa D´Água, que atenderá a comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde – Anísio Teixeira.

A iniciativa faz parte de uma série de ações adotadas pelo Governo da Bahia de prevenção e combate ao novo coronavírus. “A testagem é, antes de tudo, uma atitude de cuidado e de zelo do governo do Estado com os nossos estudantes, professores e servidores, na medida em que possibilita o acompanhamento e a assistência em casos positivos e contribui para aumentar a vigilância por parte daqueles que estão negativos”, afirmou  o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

Segurança

Seguindo os protocolos de higienização, as escolas da Liberdade e região já começam a ser preparadas para receber os estudantes, professores e funcionários. “As unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos. Também é exigido o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, ressaltou o coordenador de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim

Os testes são avaliados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A ação conta com o apoio dos funcionários da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos preceptores dos cursos de Educação Profissional da rede estadual e de residentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além dos gestores escolares.

ANÚNCIO

Cidade

Salvador recebe novos ônibus climatizados nesta semana

A ação faz parte do processo de renovação da frota de transporte público da cidade

Publicado

em

Depois de Massaranduba e Alto do Cabrito, mais três bairros de Salvador vão receber novos ônibus nesta semana. Na segunda-feira (24),
Foto: Ascom/Semob

Depois de Massaranduba e Alto do Cabrito, mais três bairros de Salvador vão receber novos ônibus nesta semana. Na segunda-feira (24), será a vez dos bairros de Santa Cruz e Vale das Pedrinhas serem beneficiados com dez veículos, com ação a ser realizada às 8h, na estação BRT Pedrinhas. Os ônibus irão operar nas linhas 0713 (Santa Cruz x Calçada / Bonfim), 0720 (Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa) e 0718 (Vale das Pedrinhas x Lapa).

Já na terça-feira (25), outros quatro veículos serão entregues à comunidade do Alto do Coqueirinho, na região de Itapuã. Eles passarão a atender a linha 1017 (Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu), completando o pacote de melhorias programado para esta etapa de renovação.

Na manhã da sexta-feira (21), moradores de Massaranduba e Alto do Cabrito receberam seis novos ônibus climatizados, com ação realizada no final de linha de Massaranduba. Os veículos vão circular nas linhas 0205 (Massaranduba x Forte de São Pedro), 0208 (Massaranduba x Lapa), 0214 (Massaranduba x Estação BRT Hiper) e 1648 (Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato).

A ação faz parte do processo de renovação da frota de transporte público da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e oferecer mais conforto aos passageiros. No total, são 20 novos veículos com ar-condicionado, acessibilidade e tecnologia Euro VI, que emite menos poluentes.

“Essa ação compõe o conjunto de entregas para Salvador, que completa 476 anos este mês. É assim que a gente vai trabalhando, trazendo ônibus novos, vindo na comunidade e conversando com a população”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, durante o ato simbólico de entrega em Massaranduba.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cidade

Linhas de Cajazeiras são modificadas a partir deste sábado (22) 

A medida visa dar maior eficiência ao deslocamento dos usuários e reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus

Publicado

em

Os usuários que utilizam o transporte nas regiões de Cajazeiras XI e Boca da Mata devem ficar atentos às alterações em linhas de ônibus que
Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

Os usuários que utilizam o transporte nas regiões de Cajazeiras XI e Boca da Mata devem ficar atentos às alterações em linhas de ônibus que acontecem a partir deste sábado (22). A medida visa dar maior eficiência ao deslocamento dos usuários e reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus. 

As linhas 1420 – Boca da Mata x Pituba e 1436 – Cajazeiras XI x Pituba, assim como as linhas-filhas 142002 – Boca da Mata x Shopping da Bahia, 142003 – G. Barbosa / Shopping da Gente x Shopping da Bahia, 143601 – Estação Pituaçu x Cajazeiras 11 e 143602 – Cajazeiras 11 x Shopping da Bahia terão o atendimento seccionado no Shopping da Bahia. Para chegar à região da Pituba, os usuários deverão integrar com o BRT na Estação Rodoviária, utilizando a linha B3 – Rodoviária x Pituba via Caminho das Árvores / Paulo VI. 

Não haverá alteração no trajeto em nenhuma das linhas até o Shopping da Bahia, permanecendo o mesmo itinerário que já é realizado regularmente. Além disso, o código das linhas também será modificado. A linha 1420 e linhas-filhas passarão a ter código 1419 – Boca da Mata x Shopping da Bahia, e as de código 1436 passarão a circular com o código 1468 – Cajazeiras XI x Shopping da Bahia. 

Continue Lendo

Cidade

Prefeitura entrega 20 novos ônibus climatizados a partir desta sexta (21)

Os veículos vão atender os bairros de Massaranduba, Alto do Coqueirinho, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Alto do Cabrito

Publicado

em

Os usuários que utilizam o transporte público em Salvador poderão contar, a partir desta sexta-feira (21) com ônibus novos e climatizados
Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

Os usuários que utilizam o transporte público em Salvador poderão contar, a partir desta sexta-feira (21) com ônibus novos e climatizados para as linhas que atendem os bairros de Massaranduba, Alto do Coqueirinho, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Alto do Cabrito. Ao todo serão entregues 20 ônibus que irão operar em oito linhas. 

Nesta sexta-feira serão entregues seis veículos, no final de linha de Massaranduba, que irão operar nas linhas 0205 – Massaranduba x Forte de São Pedro, 0208 – Massaranduba x Lapa, 0214 – Massaranduba x Estação BRT Hiper e 1648 – Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato. 

Na segunda-feira (24) serão entregues mais dez veículos para os bairros de Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, a partir das 8h, na estação BRT Pedrinhas. Estes ônibus climatizados irão operar nas linhas 0713 – Santa Cruz x Calçada / Bonfim, 0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa e 0718 – Vale das Pedrinhas x Lapa. Já na terça (25), a comunidade do Alto do Cabrito receberá mais quatro veículos, que irão atender a linha 1017 – Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu. 

Os novos ônibus terão motor Euro VI, que emite menos poluentes, além de serem equipados com ar-condicionado e acessibilidade. Os veículos fazem parte da renovação de frota da cidade, e irão substituir os ônibus antigos que operavam nestas localidades. 

Continue Lendo

Mais Lidas