Cultura
“Voltando aos Palcos” traz Osba e BTCA ao vivo na TVE Bahia e Youtube
A nova colaboração dos dois corpos artísticos do TCA traz reflexões provocadas pelo isolamento social

O ano de 2020, com todas as consequências da pandemia da Covid-19, deixou mais perceptível a importância das artes e o seu papel fundamental para a promoção do bem-estar e para gerar reflexão sobre temas presentes na nossa sociedade. Ao mesmo tempo, de modo paradoxal, este tem sido um ano bastante adverso para as expressões artísticas, especialmente as que convocam apresentações ao vivo, como o teatro, a dança e a música.
Neste contexto, reinventar-se é uma urgência e explorando novas possibilidades criativas de conteúdos, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), se uniram para a realização de seis espetáculos entre outubro e dezembro, que além de destacar a música e a dança, refletem e evocam sentimentos individuais e coletivos sobre o período atual.
Antes de cada espetáculo, o BTCA ainda apresenta pílulas cênicas na abertura do programa de cada dia, performances independentes que exploram os espaços inusitados do Complexo do TCA. Todos os espetáculos têm direção musical de Carlos Prazeres, diretor artístico e regente titular da Osba e direção geral de Wanderley Meira, diretor artístico do BTCA, a partir de criações dos bailarinos do BTCA.
Nesta sexta-feira (2), às 20h, na Sala do Coro do TCA, Osba e BTCA apresentam “Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço”, com transmissão ao vivo na TVE Bahia e no canal do TCA no YouTube. O espetáculo é formado pelos músicos da Osba Eduardo Torres (piano) e Mário Soares (violino), com criação e interpretação de Jai Bispo e Luiza Meireles, do BTCA.
A pílula deste dia vai explorar a explanada do TCA, que conecta o prédio principal a Concha Acústica e tem criação e interpretação de Douglas Amaral e Lila Martins.
Serviço
02/OUT – 1ª EDIÇÃO LIVE VOLTANDO AOS PALCOS | OSBA E BTCA
“ENTRE MINHA MÃO E A SUA HÁ MAIS QUE UM ABRAÇO”
Local: Sala do Coro TCA
Transmissão ao vivo na TVE Bahia e no Canal do TCA no Youtube
Horário: 20h
Criação e interpretação: Jai Bispo e Luiza Meireles
Músicos: Mário Soares (violino) e Eduardo Torres (piano)
Programa
JULES MASSENET – Meditação de Thaís
VITTORIO MONTI – Czardas
CAMILLE SAINT-SAËNS – Cisne de “O Carnaval dos Animais”
EDWARD ELGAR – Salut D’Amour
Carnaval 2025
Cabrália Folia 2025 terá monitoramento do Centro Integrado Móvel da SSP
Estrutura da SSP integra equipes da PM, Bombeiros, Vara da Infância e Juventude, STELECOM e SGTO

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M) da Secretaria da Segurança Pública iniciou na noite de sexta-feira (21), o monitoramento do Cabrália Folia 2025. O equipamento será utilizado até a madrugada de segunda-feira (24), quando se encerra o evento na cidade de Santa Cruz Cabrália.
A estrutura da SSP abriga equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vara da Infância e Juventude, além de profissionais das Superintendências de Teleconunicações (STELECOM) e Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO).
Dez câmeras do CICC-M monitoram os Portais de Abordagem que dão acesso à festa e também são empregadas em pontos estratégicos.
Cerca de 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras serão empregadas pela SSP nos eventos de Carnaval em todo o estado.
Carnaval 2025
Portais de Abordagem reforçam segurança durante a festa
Em 2025, serão 47 estruturas — quatro a mais que no ano passado, quando 43 equipamentos faziam o controle de acesso

Os Portais de Abordagem já estão sendo preparados para serem utilizados no Carnaval de Salvador 2025. As estruturas foram ativadas neste sábado (22), durante o Fuzuê, festa pré-carnavalesca no bairro da Barra, antecipando o esquema que será usado durante a folia de Momo.
Este ano, a capital baiana terá um aumento no número de Portais de Abordagem. Em 2025, serão 47 estruturas — quatro a mais que no ano passado, quando 43 equipamentos faziam o controle de acesso dos foliões na festa. Eles estarão distribuídos nos principais circuitos do carnaval e têm papel fundamental na fiscalização, assegurando que itens proibidos não entrem nos espaços da folia.
De acordo com o tenente-coronel Edmilton, um dos coordenadores dos portais de abordagem, os equipamentos são peça importante para a segurança do evento, permitindo uma atuação mais eficaz dos policiais. “Nosso objetivo é garantir a tranquilidade dos policiais militares que estão trabalhando e fazer a proteção do folião. Nós fazemos isso retendo objetos que são proibidos, como pistolas d’água, tesourinha e cortadores de unha, canivetes e facas, que muitas vezes podem ser utilizados como arma”, afirmou.
Para os foliões, o emprego dos Portais de Abordagem é visto como uma medida positiva. “É importante que a gente tenha uma abordagem dessa, tendo em vista a estrutura da festa, a própria violência na cidade”, pontuou o advogado e bibliotecário Fábio Gonzaga.
A psicopedagoga e terapeuta Ingrid Freitas, que frequenta a festa há anos, também aprova o esquema de segurança. “O portal traz uma segurança para nós, foliões, principalmente a gente que traz crianças. É importante, sim, que faça essa investigação do que trouxe. Eu acho uma abordagem necessária para o carnaval, inclusive depois disso a violência diminuiu”, pontuou Ingrid.
Os eventos pré-carnavalescos, que ocorrem até́ a próxima quarta-feira (26), contam com a estrutura de segurança reforçada e a atuação de 1,3 mil policiais militares, de diversas unidades. Os agentes estão distribuídos nos circuitos e áreas adjacentes, como estações de transbordo e principais vias de tráfego. A tropa tem o apoio de viaturas, cavalos, aeronaves e drones.
“O policiamento começa pelas principais vias de acesso, aqui da região do Circuito Tapajós. As pessoas que vêm para esse local já começam a ver o policiamento de duas e quatro rodas, todos os acessos estão fechados por Portais de Abordagem, para evitar qualquer material que vá contra a integridade física das pessoas que estão dentro do evento”, explicou o coronel Ricardo Passos, comandante do CRPC Atlântico.
O Governo do Estado está́ investindo R$ 101 milhões para reforçar a segurança durante os festejos em 90 municípios, com a atuação de 37 mil profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros, peritos e servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Só a Polícia Militar contará com 29 mil agentes.
A estrutura montada ainda tem o suporte da tecnologia, com câmeras de videomonitoramento inteligente, que fará reconhecimento facial e contagem de público. Plataformas de Observação Elevada e a ativação do Centro Integrado de Comunicação e Controle (CICC), com a presença de 44 órgãos estaduais, federais, municipais e privados, também compõem o planejamento de segurança montado especialmente para a festa.
Carnaval 2025
Bailinho da PM leva alegria para lares de idosos de Salvador
O Grupo de Teatro da Polícia Militar promove iniciativas como esta, há dez anos

Máscaras, coroas, cortinas de franjas coloridas, plumas e colares transformaram a Casa de Repouso Hotel Lar Senior Residence, em Salvador, em uma festa carnavalesca. O bailinho, promovido por integrantes do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia (PMBA), nesta sexta-feira (21), trouxe alegria e animação para mais de 20 idosos, com idades entre 60 e 90 anos.
Pela primeira vez no bailinho, Sônia Maria Fraga, de 83 anos, achou a iniciativa da PM maravilhosa. “A festa está muito bacana, muita organizada. Estou me divertindo muito. Me lembra o tempo em que eu era mocinha e curtia o carnaval de sábado a Quarta-Feira de Cinzas”, lembrou a idosa.
Moradora da casa de repouso há seis meses, Marlene Queiroz, 85, também elogiou a iniciativa da PM. “Eu acho fantástico. Não sou festeira, mas sou alegre. Estou aproveitando o momento”, disse.
O Grupo de Teatro da PM promove iniciativas como esta, há dez anos. São 15 profissionais que levam alegria para lares de idosos, de adoção e casas de apoio. No Carnaval deste ano, que celebra os 40 anos do Axé Music, os integrantes apresentaram uma pequena peça teatral, representando os principais cantores do movimento musical – Luiz Caldas, Gerônimo, Sarajane, Bell Marques e outros nomes. A ação mostra a atuação da PM na folia momesca e comemora a celebração dos 200 anos da força de segurança.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Teatro, tenente PM Bárbara Soares, “a proposta é acolher e levar alegria a esses idosos, através de apresentação teatral e muita música”. A oficial contou ainda que, este ano, o bailinho já foi realizado no Lar Franciscano Santa Izabel e na Casa de Cecília, ambos em Salvador.
-
Políticahá 2 dias
Estado vai potencializar agronegócio com obras de infraestrutura no extremo oeste
-
Meio Ambientehá 3 dias
Fim de semana na Bahia se equilibra entre sol e nuvens
-
Carnaval 2025há 2 dias
Celebrando 40 anos de Axé Music, festa atrai novo recorde de turistas
-
Economiahá 3 dias
Vice-presidente do Sinduscon-BA participa da Canton Fair em São Paulo