SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Bahia sedia congresso nacional sobre assistência farmacêutica

O COBAF.25 reunirá, entre os dias 28 e 30 de maio, gestores, pesquisadores e profissionais de saúde de todo o país

Publicado

em

públicas de medicamentos: o II Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica (COBAF.25). A iniciativa reunirá gestores, pesquisadores
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA 

Salvador é palco, entre os dias 28 e 30 de maio, de um dos principais eventos nacionais sobre políticas públicas de medicamentos: o II Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica (COBAF.25). A iniciativa reunirá gestores, pesquisadores e profissionais de saúde de todo o país, consolidando-se como espaço estratégico de debate sobre o futuro da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Com o tema “Assistência Farmacêutica em Transformação: Integração, Equidade e Inovação para um Futuro Sustentável”, o encontro no Wish Hotel da Bahia, propõe-se a discutir os desafios e avanços na área, especialmente em um contexto de restrições orçamentárias, desigualdades no acesso a medicamentos e incorporação de novas tecnologias. 

A realização do evento é da Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), com apoio técnico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e apoio institucional do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA). A iniciativa reforça o protagonismo da Bahia na agenda nacional da assistência farmacêutica e na discussão sobre o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. 

Entre os principais temas que serão abordados no COBAF.25 estão o financiamento e a sustentabilidade da assistência farmacêutica, o uso racional de medicamentos e o combate à desinformação, além da judicialização da saúde e a atualização dos protocolos clínicos. 

O avanço de novas tecnologias também terá destaque, com debates sobre inteligência artificial aplicada à gestão e à prática farmacêutica, e a necessidade de fortalecimento da produção nacional de medicamentos. A ideia, segundo os organizadores, é pensar estratégias que permitam reduzir a dependência de importações e impulsionar o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, considerado essencial para a soberania sanitária do país. 

ANÚNCIO

O evento contará ainda com workshops destinados exclusivamente a gestores das regiões Norte e Nordeste, que, historicamente, enfrentam desafios mais acentuados na garantia do acesso a medicamentos e insumos. Esses encontros visam à troca de experiências, diagnósticos regionais e elaboração conjunta de propostas para aprimorar a gestão e o cuidado farmacêutico. 

Mostra de experiências e premiação 

Um dos destaques da programação será a II Mostra de Experiências da Assistência Farmacêutica do SUS Bahia, que premiará práticas exitosas de gestão, cuidado e inovação implementadas no estado. A primeira edição da mostra, realizada em 2023, foi considerada um marco ao revelar iniciativas locais que ampliaram o acesso, qualificaram a assistência e promoveram inovação no setor. 

Para Luiz Henrique d’Utra, superintendente de Assistência Farmacêutica da Sesab e presidente da Comissão Científica do COBAF.25, o evento é “fundamental para o fortalecimento da política pública de medicamentos e para a articulação entre os diversos atores do SUS”. Ele destaca que a Bahia tem buscado avançar de forma responsável, integrando ciência, gestão e participação social. 

Já o professor Charleston Ribeiro, presidente da SBPFAR e da Comissão Organizadora do Congresso, ressalta que o COBAF.25 se consolida como “um ambiente de convergência, onde diferentes vozes do SUS poderão dialogar, propor e construir caminhos concretos para garantir o acesso equitativo a medicamentos e tecnologias em saúde”. 

Fórum técnico e de articulação 

O Congresso reforça a necessidade de articulação interinstitucional em torno da assistência farmacêutica, tema que se tornou ainda mais central após a pandemia de Covid-19. O enfrentamento à emergência sanitária evidenciou a importância de políticas públicas robustas para garantir o acesso a medicamentos essenciais, bem como a necessidade de fortalecer a indústria nacional e as capacidades de regulação, distribuição e assistência no SUS. 

ANÚNCIO

Saúde

Hospital Regional de Juazeiro amplia leitos e reforça atendimento

Unidade ganha 19 novas vagas de enfermaria, melhora assistência e amplia capacidade na região Norte da Bahia

Publicado

em

Hospital Regional de Juazeiro. A ampliação da capacidade assistencial da unidade foi acompanhada pela secretária da Saúde do Estado, Roberta
Foto: Joá Souza / GovBA

A rede estadual de saúde na região Norte da Bahia ganhou um importante reforço, neste sábado (13), com a abertura de 19 novos leitos de enfermaria no Hospital Regional de Juazeiro. A ampliação da capacidade assistencial da unidade foi acompanhada pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que realizou vistoria técnica no local.

A abertura dos novos leitos possibilitou que pacientes que estavam sendo assistidos em espaços provisórios passassem a contar com acompanhamento mais qualificado e adequado.

Durante a visita, a secretária destacou a importância da ampliação para fortalecer o atendimento à população da região, garantindo mais acesso e agilidade na assistência hospitalar. “Com a abertura desses novos leitos e a inauguração do serviço de hemodinâmica, garantimos um atendimento ainda mais adequado para a população”, afirmou.

A agenda também incluiu o acompanhamento da gestão da unidade, atualmente realizada pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Segundo Roberta Santana, uma comissão técnica da Secretaria da Saúde do Estado acompanha de forma permanente o trabalho desenvolvido pela gestão do hospital, com o objetivo de assegurar o cumprimento das metas assistenciais estabelecidas para a unidade.

O monitoramento envolve indicadores relacionados à qualidade da assistência, à oferta de serviços, à produtividade e ao atendimento aos usuários, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a eficiência da gestão e a ampliação do acesso à saúde pública.

ANÚNCIO

Com a abertura dos novos leitos, o Hospital Regional de Juazeiro amplia sua capacidade de atendimento, contribuindo para o fortalecimento da rede hospitalar estadual e para a melhoria da assistência prestada à população do território Norte da Bahia.

Continue Lendo

Saúde

Juazeiro amplia assistência especializada com novos investimentos em saúde

Estado inaugura unidade de hemodinâmica e autoriza construção de centro de reabilitação com aporte de R$ 18,5 milhões

Publicado

em

Os serviços especializados de saúde ganharam um reforço importante nesta sexta-feira (12), em Juazeiro, com a inauguração da nova
Foto: Joá Souza/GOVBA

Os serviços especializados de saúde ganharam um reforço importante nesta sexta-feira (12), em Juazeiro, com a inauguração da nova unidade de hemodinâmica do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) e a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Somados, os investimentos do Estado chegam a R$ 18,5 milhões e ampliam a capacidade de atendimento à população do Norte baiano.

A nova hemodinâmica recebeu investimento superior a R$ 6 milhões, sendo R$ 1,2 milhão destinado à obra e R$ 4,8 milhões à aquisição de equipamentos e mobiliário. A implantação do serviço também prevê a contratação de 50 novos profissionais e amplia a capacidade do hospital para a realização de exames e procedimentos cardiovasculares especializados.

“Estamos fortalecendo a rede regional de saúde e ampliando o acesso da população a serviços cada vez mais especializados. Isso significa mais agilidade nos diagnósticos, mais resolutividade e melhores condições de atendimento para quem vive em Juazeiro e em toda a região Norte do estado”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a entrega.

Para a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, os investimentos representam um avanço na oferta de serviços de maior complexidade. “A nova hemodinâmica representa um avanço importante para os procedimentos de média e alta complexidade. Já o Centro Especializado em Reabilitação permitirá ampliar o atendimento às pessoas com deficiência e necessidades específicas de reabilitação, fortalecendo ainda mais a assistência regional”, destacou.

Com investimento de R$ 12,5 milhões, o CER será construído por meio do Novo PAC e oferecerá atendimento pelo SUS nas modalidades de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual, incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A nova unidade ampliará o acesso aos serviços e fortalecerá a rede regional de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros municípios em busca de atendimento especializado.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Governo da Bahia anuncia R$ 388,7 milhões para ampliar rede pública de saúde

Pacote contempla construção e reforma de unidades, novos hospitais, bases do Samu e entrega de veículos em 52 municípios

Publicado

em

Jerônimo Rodrigues assinou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 59 atos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde da Bahia.
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 59 atos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde da Bahia. Os investimentos somam R$ 388,7 milhões e beneficiarão diretamente 52 municípios baianos, com a construção de novos hospitais, reformas, ampliação da assistência e entrega de veículos.

“A nossa felicidade é saber que, em breve, essas obras licitadas e esses convênios assinados se transformarão em unidades de saúde que salvarão vidas”, afirmou o governador.

Durante a solenidade, foi autorizada a licitação para a construção de um hospital em Bom Jesus da Lapa, além da assinatura de convênios para a implantação de novas unidades hospitalares nos municípios de Baixa Grande, Irará, Jacaraci e Santaluz, ampliando a capacidade de atendimento em diversas regiões do estado.

A nova unidade em Bom Jesus da Lapa contará com 110 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital ampliará a assistência à saúde na região oeste, reduzindo a necessidade de deslocamento para tratamentos.

Presente no evento, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a parceria entre o Governo da Bahia e os municípios. “Estamos reafirmando o compromisso com o fortalecimento da rede de saúde em todo o estado. Trata-se de um grande volume de investimentos que se soma às demais ações realizadas nos últimos três anos”, afirmou.

ANÚNCIO

O pacote também contempla a implantação de duas novas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Anguera e Antônio Cardoso, além da construção de 11 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas delas equipadas com salas de estabilização para atendimentos de urgência e emergência.

Outro destaque é a autorização para 24 reformas em unidades de saúde. Entre as intervenções previstas estão melhorias nos hospitais municipais de Mundo Novo, Quijingue e São Gabriel, consideradas estratégicas para qualificar o atendimento à população.

Também foram entregues 18 veículos para reforçar os serviços de saúde: 16 micro-ônibus, uma ambulância e uma van destinada ao transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio.

Mais de R$ 856 milhões investidos desde 2023

Os novos aportes reforçam a política de expansão da infraestrutura de saúde adotada pelo Governo da Bahia. Desde 2023, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já firmou 305 convênios com municípios, totalizando R$ 856,5 milhões em investimentos.

No período, foram viabilizadas 121 novas Unidades Básicas de Saúde e 11 novos hospitais em diferentes regiões do estado.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas