SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Saúde

Hospital Ortopédico da Bahia recebe visita do ministro da Saúde 

Alexandre Padilha destaca avanços no atendimento especializado do SUS na Bahia 

Publicado

em

Em visita oficial à Bahia nesta quinta-feira (5), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no Hospital Ortopédico do
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Em visita oficial à Bahia nesta quinta-feira (5), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), em Salvador, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. A unidade, 100% SUS e administrada pelo Hospital Albert Einstein, é atualmente o maior hospital estadual de ortopedia do país e já figura entre os principais centros de referência em cirurgia ortopédica e reabilitação. 

Desde sua inauguração, em março de 2024, o hospital acumula mais de dez mil cirurgias, 135 mil atendimentos ambulatoriais e 3.500 procedimentos pediátricos. Com 212 leitos, incluindo 20 de UTI, dez salas cirúrgicas e estrutura para hospital-dia e reabilitação, a unidade se tornou pioneira na adoção de tecnologias diagnósticas como artro-ressonância e escanometria na rede pública estadual. 

Além da assistência, o Hospital Ortopédico vem se consolidando como polo de ensino e pesquisa, com 29 residentes atualmente em formação. A unidade também é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP) como Centro de Treinamento. 

Durante a visita, o ministro Alexandre Padilha destacou a importância da integralidade do atendimento e a adesão da unidade ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), lançado pelo Ministério da Saúde. “Estamos diante de uma unidade que integra em um único espaço o que o SUS tem de mais avançado: consulta, diagnóstico, cirurgia e reabilitação. O Ortopédico mostra que é possível oferecer especialidades com qualidade e equidade. A adesão ao programa reforça nosso compromisso em reduzir filas e garantir cuidado contínuo aos brasileiros”, afirmou. 

O governador Jerônimo Rodrigues destacou o impacto do hospital na assistência especializada e o papel estratégico da gestão estadual na articulação com o Governo Federal. “Este hospital é fruto de um projeto bem conduzido e de uma gestão integrada. Em pouco mais de um ano, o Hospital Ortopédico já se tornou referência nacional em alta complexidade. O ministro Alexandre Padilha não tinha tido tempo de vir aqui ainda, veio conhecer. Quero destacar o serviço que é prestado desde a recepção da pessoa que vem em busca de um acompanhamento, um exame, um tratamento, e também os profissionais. Eles têm um cuidado, um carinho e criam uma relação, de respeito e de qualidade muito grande. Estamos entregando dignidade com excelência”, disse. 

ANÚNCIO
Anúncios

Já a secretária Roberta Santana enfatizou o compromisso com a humanização e a acessibilidade. “Desde o início, desenhamos uma unidade que respeita a diversidade dos usuários. Temos um fluxo adaptado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e capacitação específica da equipe a fim de oferecer um cuidado mais sensível e inclusivo”, explicou. 

Roberta destacou também a capacidade de atendimento da unidade. “A gente faz todo tipo de cirurgia ortopédica. Nós estamos avançando agora para o primeiro transplante ósseo que vai ser realizado aqui. Temos 13 salas cirúrgicas e mais de 18 consultórios sendo realizados. A gente atende não só os pacientes da Região Metropolitana de Salvador, mas todos os pacientes da Bahia. É um atendimento especializado também para a rede de urgência e emergência, ajudando no processo de regulação. E nós reduzimos significativamente o tempo de espera na regulação de pacientes. Principalmente, fraturas de fêmur em idosos, que o tempo chegava a quase 15 dias. Hoje, a gente consegue atender um paciente desses com menos de três dias”. 

O diretor-geral do hospital, Roger Monteiro, ressaltou o modelo de gestão por metas, indicadores e avaliação de desempenho que norteia a atuação do HOEB. “Conseguimos alcançar resultados expressivos porque unimos a expertise clínica ao rigor na gestão. Trabalhamos com protocolos baseados em evidências, integração entre equipes e acompanhamento constante de metas de produtividade e qualidade. O foco é claro: atender com excelência, eficiência e humanidade”, afirmou. 

A agenda da visita também incluiu discussões sobre a futura inauguração do Centro de Medicina Desportiva, prevista para o segundo semestre, que integrará o hospital à rede de apoio à saúde de atletas de alto rendimento e à população em geral. A expectativa é de que a nova unidade complemente a atuação do HOEB com foco em prevenção, reabilitação e pesquisa em saúde esportiva. 

Ao final da visita, Padilha ressaltou o modelo adotado na Bahia como referência. “O que vemos aqui é a prova de que parcerias entre o SUS e instituições de excelência, podem ser replicadas em outras partes do país. O Ortopédico é uma síntese do SUS que dá certo: público, gratuito e com padrão internacional de qualidade”, concluiu. 

ANÚNCIO
Anúncios

Saúde

Vacinação contra gripe acontece no Piedade neste sábado (14) 

Para se vacinar, é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação

Publicado

em

em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (14), das 9h às 18h, uma campanha de vacinação
Foto: Divulgação

O Shopping Piedade, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (14), das 9h às 18h, uma campanha de vacinação gratuita contra a Influenza (gripe) para todos os públicos. 

A ação acontece na unidade localizada na entrada da Junqueira Ayres, no piso L3 do Shopping Piedade. 

A vacinação é destinada a toda a população a partir dos 12 anos de idade, com o objetivo de reforçar a proteção contra o vírus da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. 

Para se vacinar, é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação (se disponível). 

Mais informações em www.saude.salvador.ba.gov.br 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Saúde

Hospital Roberto Santos realiza coleta de sangue no Dia do Doador

O atendimento será realizado neste sábado (14), das 8 às 17 horas, no Cabula

Publicado

em

Neste sábado (14), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em parceria com a Hemoba, promove campanha de coleta de sangue para
Foto: Rafael Martins/GOVBA

Neste sábado (14), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em parceria com a Hemoba, promove campanha de coleta de sangue para repor o estoque que está baixo e se preparar para não faltar sangue durante o feriado.  

O atendimento será realizado das 8 às 17 horas e os interessados em doar poderão se dirigir ao Hospital Roberto Santos, rua Direta do Saboeiro, Cabula. A unidade de coleta da Hemoba fica localizada no subsolo do hospital.  

A coordenadora do Banco de Sangue,  Tatiara Veloso, pontua que a ação acontece em comemoração ao Dia do Doador de Sangue e visa regularizar o estoque da unidade que está muito inferior ao quantitativo necessário para atender as demandas do hospital. 

Ela ainda lembra que com a proximidade de um feriadão, ações dessa natureza são imprescindíveis para repor o estoque e não comprometer o atendimento dos pacientes neste período.  

Atualmente, quatro tipos sanguíneos possuem apenas uma bolsa no estoque: O negativo, B negativo, O positivo e AB negativo.  

ANÚNCIO
Anúncios
Quem pode doar? 
  • Pessoas em boas condições de saúde, com peso acima de 50 kg. 
  • Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal). 
  • Pessoas com mais de 60 anos podem doar, desde que já tenham realizado doações anteriormente. 
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.  
Continue Lendo

Saúde

Hospital Geral de Guanambi amplia capacidade de atendimento

A unidade foi reforçada nesta quinta-feira (12) com 30 novos leitos de enfermaria e um banco de leite

Publicado

em

municípios do sudoeste baiano, prestando atendimento de média e alta complexidade, o Hospital Geral de Guanambi foi
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Referência para a população de 37 municípios do sudoeste baiano, prestando atendimento de média e alta complexidade, o Hospital Geral de Guanambi foi reforçado nesta quinta-feira (12) com 30 novos leitos de enfermaria e um banco de leite. A entrega, um investimento de R$ 2,8 milhões, foi feita pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, acompanhada da presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Ivana Bastos. 

Os novos leitos qualificarão a assistência na unidade, ampliando a capacidade de atendimento e dando mais conforto aos pacientes. Com a entrega, a unidade passa a contar com 190 leitos, melhorando o fluxo na emergência, que registra cerca de 1.800 atendimentos por mês. 

Além dos leitos, o hospital conta agora com um Banco de Leite. O serviço garantirá que haja coleta de leite humano e todo o processamento necessário para disponibilizar aos bebês que estão internados na unidade e cujas mães estão impossibilitadas de amamentar. 

A secretária Roberta Santana destacou que o investimento vem em um momento de alta demanda na unidade. “Vamos continuar garantindo o atendimento a todos os pacientes que necessitam da assistência na unidade e agora de uma forma ainda mais qualificada”, afirmou. 

Para a presidente da Alba, Ivana Bastos, a entrega é muito importante para toda a região. “Uma entrega que, com certeza, fará com que haja uma melhor assistência para a população”, disse.  

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas