SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cidade

Periferia de Direitos estreia nos 43 anos do Bairro da Paz

Cerca de 4 mil atendimentos foram realizados na Praça das Decisões e no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos

Publicado

em

para acesso a serviços de cidadania, por meio do projeto-piloto Periferia de Direitos; além de uma edição da Feira Saúde Mais Perto.
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Moradores do Bairro da Paz, em Salvador, celebraram os 43 anos de história da localidade, nesta terça-feira (29), com uma programação especial, com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Relações Institucionais (Serin) e de Saúde. Cerca de 4 mil atendimentos foram realizados na Praça das Decisões e no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, para acesso a serviços de cidadania, por meio do projeto-piloto Periferia de Direitos; além de uma edição da Feira Saúde Mais Perto.

“Esse bairro carrega uma história de força, resistência, amor, luta e esperança. Nada mais justo que o Governo do Estado apoiar o aniversário dessa localidade, presenteando com serviços, políticas públicas, através desse projeto-piloto na área da cidadania, do social, da saúde, do reconhecimento e do acolhimento do nosso povo. Viva a comunidade do Bairro da Paz!”, celebrou o vice-governador, Geraldo Júnior.

Em sua primeira edição, realizada no Bairro da Paz, o Periferia de Direitos tem o objetivo de promover feiras de serviços nos territórios urbanos periféricos baianos. Diversos órgão e instituições parceiras, como a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTs, Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Coordenação Geral de Políticas de Juventude (Cojuve) colaboram com a iniciativa. A Caravana do Lazer e o Sinebahia móvel, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) também colaboraram com o mutirão, que ainda ofereceu orientações sobre a primeira linha de crédito do CrediAfro, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Ainda foram ofertados serviços de emissão da carteira de identidade e 2° via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Um dos melhores mutirões que eu já fui na minha vida. Consegui resolver umas seis coisas. Estou feliz, realizada, porque eu consegui economizar mais de R$ 1 mil reais. Está de parabéns, muito bom! Que possa vir outras e outras vezes”, disse a doceira Rosimeire Andrade, que aproveitou para tirar o documento de identidade, fez exames médicos e outros serviços.

O Periferia de Direitos também disponibilizou atendimento e orientação sobre os direitos de crianças e adolescentes, por meio do Conselho Tutelar; distribuiu refeições e informativos para conscientização e mobilização contra a exploração sexual e o trabalho infantil. O evento contou ainda com a ação pública Corra Pro Abraço, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), para redução de riscos e danos de populações em situação de vulnerabilidade, além de atendimentos da Embasa, Coelba e Defensoria Pública.

ANÚNCIO
Anúncios

“Uma parceria do Governo do Estado, com oferta de 49 serviços do Estado, a gente quer que isso se repita em toda a cidade”, indicou o coordenador de Articulação Social da Serin, Joel Meireles. A ação ainda conta com a ativação da campanha Oxe, Me Respeite!, de prevenção às violências de gênero, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM); além de atividades da Secretaria da Educação (SEC) direcionadas aos estudantes e jovens da comunidade e da Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

“Um dia de muita celebração. Uma festa linda, muita representatividade, uma festa para celebrar todo esse legado de mais de 40 anos. Isso é fruto dessa mobilização, dessa articulação.”, comemorou um dos líderes comunitários do bairro, Paulo de Almeida Filho.

Feira de saúde

Também faz parte da programação o “Saúde Mais Perto”, com a disponibilização de exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma e odontológicos. A ação de saúde e a emissão de RG, por meio do SAC móvel, se estenderá até esta quarta-feira (30).

Cidade

Maior arte vertical de Salvador está no coração da cidade

O mega-mural está situado no Edifício Oxaefuru, na Rua São Raymundo, entre o Orixás Center e a Avenida Sete de Setembro

Publicado

em

A 4ª edição do Projeto Movimento Urbano de Arte Livre (Projeto MURAL) trouxe para o coração de Salvador a maior arte vertical já realizada na
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A 4ª edição do Projeto Movimento Urbano de Arte Livre (Projeto MURAL) trouxe para o coração de Salvador a maior arte vertical já realizada na cidade. O mega-mural produzido por Yacunã Tuxá está situado no Edifício Oxaefuru, na Rua São Raymundo, entre o Orixás Center e a Avenida Sete de Setembro. Com 52 metros de altura, a obra marca de forma imponente a paisagem da capital e reforça a presença dos povos originários no espaço urbano.

O MURAL é realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e foi contemplado pela Lei de Incentivo Municipal Viva Cultura com o objetivo de democratizar o acesso à arte, revitalizar espaços urbanos e valorizar artistas visuais locais e nacionais. Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, apoiar iniciativas como o Projeto Mural, que unem arte, memória e representatividade, é reafirmar o compromisso da fundação com a valorização cultural e a democratização do acesso à arte.

“Ver uma mulher indígena como Yacunã Tuxá ocupar com sua criação a maior empena artística de Salvador é reafirmar nosso compromisso com a valorização das culturas originárias e com a arte pública como instrumento de transformação social e pertencimento. Essa obra entra para a história da cidade, não apenas pela sua dimensão, mas pela potência simbólica que carrega”, destacou.

Empena é o nome dado à lateral cega de um prédio, uma parede sem janelas, geralmente alta, reta e visível à longa distância. Para a empena artística, Yacunã Tuxá disse ter trazido elementos que constroem visualmente a ideia de força, afeto e continuidade. “Ao centro, a mulher indígena com brincos de olhos de Guaraná tem a cabeça coberta por folhas e no peito um grafismo do meu Povo Tuxá que grafa a nossa presença nas ilhas do Rio São Francisco. Esse mesmo grafismo aparece duplicado ao fundo de toda obra”, explica a indígena.

“A mulher mãe com a criança de colo constrói a ideia de afeto e continuidade. A casa que carrega na cabeça é para simbolizar algo simples para nós: quando migramos, caminhamos, nos movemos – levamos a nossa casa conosco. Para nós indígenas, a aldeia viva não sai de nós. Salvador teve em sua fundação o nosso sangue e suor, mas hoje essa cidade abarca a nossa presença real e viva, transformadora. Esse mural é a demarcação da nossa presença, dos nossos saberes, jeito de ser comer e beber, da nossa música, da nossa força e cura, da nossa arte e intelectualidade. ‘Somos sementes’ dessa terra”, complementa.

ANÚNCIO
Anúncios
Megamurais

Com o “Somos Sementes”, o projeto MURAL já conta com 21 empenas, a maioria no Comércio. A 4ª edição contempla quatro empenas, duas delas já realizadas: a obra “Somos Sementes” e outra em homenagem à biodiversidade da Amazônia Azul, assinado por Calangoss, nome artístico de Éder Muniz, concluída em fevereiro, próximo ao Doca 1, no Comércio. Outros dois megamurais serão pintados, um em homenagem a Juarez Paraíso, artista baiano com grande importância para a história do muralismo na Bahia, e outro em homenagem aos 80 anos de Raul Seixas

“Realizar um projeto de arte pública com a maior empena artística de Salvador no coração da cidade, próximo à icônica Avenida Sete de Setembro, é um marco histórico e cultural. Mais do que uma intervenção urbana, esse projeto reforça nosso compromisso com a democratização do acesso à arte, tornando-a parte da vida cotidiana da população, sendo também um símbolo de representatividade e valorização das populações originárias nos grandes centros urbanos. Essa obra não será apenas um marco visual, mas um chamado ao diálogo entre passado, presente e futuro, reafirmando Salvador como uma cidade plural”, ressalta a idealizadora e curadora do projeto, Vanessa Vieira.

Chamamento

A 4ª edição do Projeto MURAL está selecionando candidatos interessados em criar um mural temático na fachada de um prédio da cidade. Os interessados podem se inscrever até o próximo domingo (13), Dia Mundial do Rock, através do formulário disponível no site www.projetomural.art.br/. O MURAL é realizado através da Produtora Trevo Produções, com apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/4a-edicao-projeto-movimento-urbano-de-arte-livre-projeto-mural/ .

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Cidade

Últimos trens do VLT de Salvador seguem para São Paulo

Veículos passarão por restabelecimento técnico e operacional antes de serem integrados ao sistema baiano 

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada a expedição da 40ª e última composição dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador
Foto: Divulgação/CTB

Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada a expedição da 40ª e última composição dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana rumo à fábrica da CAF, em Hortolândia (SP). O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, em publicação nas redes sociais. A movimentação marca o encerramento do envio das unidades destinadas aos procedimentos técnicos e operacionais necessários à futura operação do sistema. 

“O VLT do Subúrbio faz parte da transformação histórica que fizemos em Salvador. Hoje, concluímos o envio de todos os trens pra Hortolândia, onde passam pelos ajustes finais. Esse é um projeto que vai mudar o dia a dia de quem mais precisa do transporte público”, destacou o governador. 

Com o transporte da última remessa, a Bahia conclui uma etapa estratégica do cronograma de implantação do novo modal, que integra o projeto de reestruturação da mobilidade urbana da capital e região metropolitana. A logística foi realizada por via terrestre, em carretas especiais, com desmontagem técnica e acompanhamento rigoroso das equipes responsáveis, assegurando a integridade dos equipamentos durante todo o trajeto. Esta etapa contou com o acompanhamento direto do diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente. 

Na unidade da CAF, os veículos passam por intervenções técnicas específicas, incluindo restabelecimento técnico-operacional, modernização de componentes, adequações e testes de performance. As modificações visam atender às exigências do projeto baiano, assegurando eficiência, segurança e plena compatibilidade com o sistema metroferroviário local. 

A previsão é que os trens comecem a ser transferidos para Salvador a partir de dezembro de 2025, conforme o cronograma estabelecido. O investimento previsto no material rodante é de R$ 820 milhões. As obras do VLT estão organizadas em três trechos: o primeiro da Calçada à Ilha de São João, o segundo de Paripe a Águas Claras e o terceiro de Águas Claras à orla de Piatã, totalizando 36,4 quilômetros de extensão e 34 paradas. 

ANÚNCIO
Anúncios

Os trens foram adquiridos pelo Governo da Bahia após a celebração do Instrumento de Transmissão Onerosa de Bens e Outras Avenças, firmado entre o Estado de Mato Grosso, o Estado da Bahia, o Consórcio VLT Cuiabá, Várzea Grande e a CAF Brasil Indústria e Comércio S/A. O processo de envio das composições teve início em 15 de outubro de 2024. 

Continue Lendo

Cidade

Clubinho da Limpurb presenteia crianças no Acupe de Brotas

A ação contemplou dez crianças que, no Dia do Gari, homenagearam os profissionais que atuam na localidade com cartazes e presentes

Publicado

em

a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promoveu mais uma edição do projeto Clubinho da Limpurb, desta vez no
Foto: Ascom/Limpurb

Na manhã desta sexta-feira (27), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promoveu mais uma edição do projeto Clubinho da Limpurb, desta vez no bairro Acupe de Brotas. A ação contemplou dez crianças que, no Dia do Gari — celebrado em 16 de maio deste ano —, fizeram uma surpresa com cartazes, presentes e uma homenagem especial aos profissionais que atuam na localidade.

O Clubinho da Limpurb tem como objetivo fortalecer a humanização do trabalho dos garis e das margaridas desde a infância, despertando o respeito, a empatia e a valorização desses profissionais que mantêm a cidade limpa diariamente. O presidente da Limpurb, Carlos Gomes, destacou que essa edição teve a finalidade de retribuir o carinho que as crianças compartilham diariamente com os agentes de limpeza.

“Quando vi o vídeo, no Dia do Gari, fiquei encantado com o gesto dessas crianças. Junto à nossa equipe, programamos a realização do Clubinho da Limpurb com elas para tentar retribuir esse momento inesquecível que proporcionaram aos nossos heróis”, comentou.

Para Vitória Peixinho, de 32 anos, mãe de uma das crianças, esse é mais um dia que ficará marcado na memória dos pequenos e de todos os moradores da localidade. “É uma felicidade e uma realização para essas crianças, que admiram essa profissão tão digna e humana, que serve a todos nós”, destacou.

Márcio Queiroz, um dos agentes que trabalham no local, ficou bastante emocionado com a iniciativa. “Elas fazem o nosso dia. Esse carinho e essa homenagem são muito importantes para o reconhecimento do nosso trabalho. Acho que temos que retribuir da mesma forma”, comentou.

ANÚNCIO
Anúncios

Os interessados em participar do Clubinho da Limpurb podem se inscrever por meio das redes sociais da pasta ou solicitar a participação pelo Fala Salvador, no número 156.

Continue Lendo

Mais Lidas