SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Vacinação segue com “Liberou Geral” nesta terça (22)

Cidadãos dos demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista da SMS

Publicado

em

A vacinação contra a Covid-19 prossegue, nesta sexta-feira (25), com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª e 2ª doses em pessoas com 12 anos ou mais, além da 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de ser residente em Salvador.  O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia. 
Foto: Igor Santos/Secom

A vacinação contra Covid-19 segue em Salvador, nesta terça-feira (22), com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais. Todos devem ter Cartão SUS vinculado a algum município da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

Os cidadãos dos demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ainda nesta terça (22), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS.

 

DOCUMENTOS:

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

ANÚNCIO

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto.

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

Imunossuprimidos – 4ª dose: Os interessados devem ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a 3ª dose até a data indicada na estratégia. Além disso, é necessário, obrigatoriamente, estar com o nome no site da SMS.

ANÚNCIO

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

 

*1ª DOSE – PFIZER: CRIANÇAS DE 5 ANOS (GERAL) OU CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS IMUNOSSUPRIMIDAS;
*1ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS (EXCETO CRIANÇAS IMUNOSSUPRIMIDAS)

Pontos fixos: UBS Barbalho, USF Cambonas (Via Regional), CSU Pernambués, USF San Martin III, USF Boa Vista de São Caetano, USF Cajazeiras X, USF Mussurunga I, USF Vale do Matatu, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Pituaçu e USF Sérgio Arouca (Paripe).

 

*1ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS (INCLUINDO GESTANTES E PUÉRPERAS) – LIBEROU GERAL;
*2ª DOSE PFIZER – PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 17/4/2022 – LIBEROU GERAL;
*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 17/4/2022;
*3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 24/1/2022
*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 18/10/2021

Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus (Pelourinho), USF São Marcos, USF Menino Joel (Amaralina), USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF San Martin I, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Curralinho, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria) e USF Estrada das Barreiras.

ANÚNCIO

 

2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 22/2/2022

Pontos fixos: UBS Barbalho, USF Vale dos Lagos, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Gal Costa, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), USF Cajazeiras X, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF San Martim III, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria) e USF São Gonçalo.

 

2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 25/1/2022

Pontos fixos: UBS Barbalho, UBS Vale dos Lagos, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Gal Costa, USF Frei Benjamin (Valéria), USF Pituaçu, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Mussurunga, USF San Martim III, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria) e USF Mata Escura.

 

ANÚNCIO
*2ª DOSE CORONAVAC – APRAZADOS ATÉ 22/3/2022 – LIBEROU GERAL
*2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 19/1/2022

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris) e Vila Militar (Dendezeiros).

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), UBS Vale dos Lagos, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Gal Costa, 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Péricles Laranjeira (Fazenda Grande do Retiro), UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Santa Mônica, USF San Martim I, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Tubarão e USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria).

*2ª DOSE OXFORD: APRAZADOS ATÉ 17/4/2022
*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 21/11/2021 – LIBEROU GERAL

Drive-thrus: Arena Fonte Nova, Vila Militar (Dendezeiros), Shopping Bela Vista (09h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris).

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF São Marcos, UBS Vale dos Lagos, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras), USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), USF San Martim I, USF Santa Mônica, UBS São Cristóvão, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Home Center Ferreira Costa (Avenida Paralela), UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Vista Alegre, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), Shopping Bela Vista (9h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris).

 

ANÚNCIO
4ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS IMUNOCOMPROMETIDAS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 22/11/2021

Ponto fixo: USF Federação.

Saúde

Ampliação do Hospital de Base em Itabuna é entregue pelo Governo do Estado 

A obra realizada pela Conder recebeu um investimento de mais de R$ 56,3 milhões e equipamentos da Sesab

Publicado

em

A região Sul ganhou mais um dia de entregas e ampliação dos serviços com investimentos na área da saúde. O Hospital de Base
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A região Sul ganhou mais um dia de entregas e ampliação dos serviços com investimentos na área da saúde. O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) foi ampliado e a nova estrutura foi entregue nesta sexta-feira (14), pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária da Saúde, Roberta Santana. A obra realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) recebeu um investimento de mais de R$ 56,3 milhões e equipamentos da Sesab. A unidade, referência macrorregional para 22 municípios da região, agora conta com mais 20 leitos de UTI, seis novas salas cirúrgicas, adequação da área de imagem com a implantação de um novo tomógrafo e raio-X, e a ampliação da emergência, que passa a contar com oito leitos de observação, três leitos de sala vermelha e quatro leitos de sala amarela.  

Com a ampliação, a capacidade de cirurgias eletivas aumentará de 60 para 300 procedimentos mensais, um crescimento de 400% no volume de procedimentos realizados. Além disso, 185 novos profissionais foram contratados para reforçar a equipe de assistência, incluindo 25 médicos. A secretária Roberta Santana ressaltou o investimento em novos serviços e a continuidade da ampliação em breve. “Hoje, com mais essa ampliação, chegamos a um hospital municipal com um total de 40 leitos de UTI 100% equipados. São salas cirúrgicas novas montadas com toda a tecnologia para garantir o melhor acesso. Aqui já foram realizados mais de 24 mil atendimentos e com a implementação de tomógrafos de alta tecnologia e o serviço de colonoscopia implantado, atenderemos muito mais. Nós vamos requalificar também outra parte em breve”, destacou. 

Na ocasião, o governador realizou uma visita guiada e conheceu as instalações do hospital. De acordo com Jerônimo Rodrigues, as agendas consecutivas no município representam um avanço na saúde que deve impactar na agilidade e ampliação da assistência. “O atendimento já inicia neste sábado. Para se ter uma ideia, as pessoas do Centro de Hemodiálise não precisarão mais esperar por tanto tempo, pois estamos aos poucos resolvendo a situação. Sempre haverá uma fila, mas o que realmente vai mudar é a agilidade com que os hospitais do nosso país vão atender essas demandas. A regulação funciona de forma que, se um hospital não tiver capacidade ou leitos disponíveis, ela redistribui o paciente para uma unidade que tenha os recursos necessários. Um exemplo disso é Itabuna, onde temos trabalhado para otimizar o fluxo.” 

Emocionado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, agradeceu ao prefeito de Itabuna pela homenagem, que consistiu em dar o nome de sua mãe, Maria Luzia Costa dos Santos, ao centro cirúrgico da cidade. Durante seu discurso ele ainda pontuou, “um novo prédio com novos equipamentos, equipamentos sofisticados, equipamentos iguais aos equipamentos dos hospitais privados que têm na Bahia e no Brasil. Com equipamentos de tomografia e ressonância de ponta. Então as pessoas que buscam ou precisam desse hospital, não só irão encontrar instalações adequadas, como o acolhimento dos profissionais qualificados que estão aqui”. 

Para a moradora de Itabuna e administradora, Jussara Andrade, o novo hospital só fortalece a saúde do município e beneficia a população. “Eu moro em Itabuna há muitos anos e posso dizer que essa ampliação do Hospital de Base é um marco pra nossa região. Agora temos uma estrutura muito melhor pra atender a gente e eu me sinto mais segura, sabendo que o atendimento médico vai ser mais rápido e eficiente. Isso faz toda a diferença, não só pra mim, mas pra todos que dependem do sistema de saúde pública”, comemorou. Já o prefeito da cidade, Augusto Castro, exaltou o trabalho e o esforço do governo estadual e federal em beneficiar a população com investimentos na saúde. “Um hospital de alta complexidade que salva diariamente muitas vidas. Só agradecer por esse avanço na saúde da região. Agradecer ao querido governador Jerônimo, ao ministro Rui Costa ele que tem feito um grande trabalho em defesa da Bahia e dos baianos. E a Bahia tem, cada dia, feito investimento em várias áreas, principalmente a área da saúde. Um grande equipamento público que não só passou por uma ampliação, mas um novo hospital que os moradores recebem hoje”, completou o prefeito. 

ANÚNCIO
Outras entregas 

Durante a visita foram realizadas outras entregas importantes para a região. Por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o governador entregou duas ambulâncias para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.  

Esta sexta-feira marcou o segundo dia de agenda do governador na cidade. Na quinta-feira, Jerônimo Rodrigues inaugurou o Novo Centro de Hemodiálise Dr. Renato Borges da Costa – 2ª etapa das Obras do Hospital São Lucas, que recebeu investimento de R$ 8,1 milhões, e entregou a ampliação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água. Ainda nesta sexta-feira, o governador segue no município e se reúne na AABB com empresários do chocolate. 

Continue Lendo

Saúde

Novo Centro de Hemodiálise é inaugurado em Itabuna

Governo do Estado fortalece atendimento a pacientes renais no baixo sul, marcando a segunda etapa das obras do Hospital São Lucas

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (13), em Itabuna, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o Novo Centro de Hemodiálise
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Na manhã desta quinta-feira (13), em Itabuna, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o Novo Centro de Hemodiálise Dr. Renato Borges da Costa, marcando a segunda etapa das obras do Hospital São Lucas. Com um investimento estadual de R$ 8,1 milhões, a nova estrutura conta com 54 leitos para pacientes com doença renal crônica, ampliando a oferta de serviços especializados na região. Os primeiros pacientes começam a ser atendidos já nesta sexta-feira (14).

O governador destacou a importância da iniciativa para os pacientes que dependem da hemodiálise. “Estamos garantindo que essas pessoas tenham um tratamento mais acessível e humanizado, reduzindo deslocamentos e melhorando sua qualidade de vida. Esse centro é um avanço para a saúde pública no sul da Bahia”, pontuou.

A iniciativa faz parte do programa de cofinanciamento estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica. A secretária da Saúde (Sesab), Roberta Santana, ressaltou que a nova unidade fortalece a rede de atendimento especializada. “Esse investimento possibilita um atendimento mais eficiente, com mais conforto e dignidade para os pacientes. É um grande reforço na infraestrutura da saúde regional.”

O governador também participou da entrega da requalificação da Ala Pediátrica SUS do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que agora conta com 34 leitos totalmente reformados. Além disso, o governo do estado investiu R$ 442,4 mil na aquisição de novos equipamentos pediátricos para a unidade, melhorando a qualidade do atendimento infantil.

Mais investimentos

A agenda do governador em Itabuna inclui outras importantes entregas nas áreas de saúde e infraestrutura. Ainda nesta quinta-feira (13), ele inaugura a ampliação do sistema de abastecimento de água do município, que recebeu um investimento de cerca de R$ 8 milhões. A obra fortalece o sistema de distribuição e beneficia diretamente 214 mil habitantes da região.

ANÚNCIO

Na sexta-feira (14), a programação segue com a inauguração da ampliação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM). A entrega será feita pelo governador ao lado dos ministros Alexandre Padilha, da Saúde, e Rui Costa, da Casa Civil. Com a ampliação, o hospital passa a contar com novos leitos de UTI, salas cirúrgicas, adequação da área de imagem para a implantação de um novo tomógrafo e raio-x, além da ampliação da emergência. Referência macrorregional, o HBLEM atende 22 municípios da região.

Continue Lendo

Saúde

HGRS passa a contar com nova UTI onco-hematológica 

Bahia avança no tratamento de cânceres do sangue no Hospital Geral Roberto Santos 

Publicado

em

com uma nova UTI onco-hematológica a partir desta quarta-feira (12), ampliando a capacidade de tratamento para casos graves.
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O atendimento a pacientes com doenças oncológicas do sangue ganha um importante reforço na Bahia. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), unidade de referência estadual, passa a contar com uma nova UTI onco-hematológica a partir desta quarta-feira (12), ampliando a capacidade de tratamento para casos graves. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), representa um avanço significativo na assistência a pacientes onco-hematológicos, uma área que conta com poucos especialistas disponíveis tanto na rede pública quanto na privada. 

“Nós estamos falando, aqui, de inovação para a gente cuidar das pessoas que são acometidas pela leucemia. Chegaremos a 19 leitos com condições para fazer o isolamento devido, o tratamento devido, o acompanhamento médico que as pessoas precisam. E não é só para Salvador, é para a Bahia. Então, estamos muito felizes de sair na frente em um tratamento que sai muito caro para o cidadão comum”, enfatizou o chefe do executivo baiano.  

A nova estrutura adiciona cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao serviço já existente, totalizando 19 leitos exclusivos para o tratamento de cânceres hematológicos. Esses leitos estarão vinculados à enfermaria clínica onco-hematológica do hospital, fortalecendo a capacidade de atendimento a pacientes que necessitam de cuidados intensivos. 

Para a secretária da Saúde do Estado Roberta Santana, “a ampliação da assistência onco-hematológica no Hospital Geral Roberto Santos representa um marco para a saúde pública da Bahia. Com a nova UTI, reforçamos o compromisso do Governo do Estado em garantir tratamento de excelência para pacientes com doenças hematológicas graves, oferecendo mais estrutura, segurança e qualidade no atendimento. Essa iniciativa se soma a outros investimentos estratégicos que fortalecem a rede de alta complexidade e ampliam o acesso à saúde especializada para a população baiana.” 

O serviço de onco-hematologia do HGRS foi inaugurado em 2023 e se consolidou como a primeira unidade desse tipo dentro da rede própria da Sesab. Até então, o atendimento a esses pacientes ocorria exclusivamente em unidades como o Hospital Aristides Maltez, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos e o Hospital Santa Izabel. Com a nova UTI, o HGRS reforça seu papel na assistência a pacientes com doenças hematológicas graves, oferecendo tratamento de ponta para casos complexos. 

ANÚNCIO

Atualmente, o serviço opera com 100% de ocupação dos leitos e uma média de permanência de 20 dias por paciente. O acesso ocorre por meio da Central Estadual de Regulação (CER) ou por encaminhamento do Centro Estadual de Oncologia (Cican), garantindo que os pacientes recebam acompanhamento contínuo mesmo após a alta. 

Novo Centro de Referência 

A entrega da nova UTI onco-hematológica se soma a uma série de investimentos do Governo do Estado para qualificar e ampliar a assistência em alta complexidade. Além da expansão no atendimento onco-hematológico, o HGRS também contará com o primeiro Centro de Referência em Epilepsia Refratária (CRER), reforçando sua atuação como unidade de referência no estado. O acesso ao serviço será centralizado por meio da Lista Única, assegurando um fluxo organizado e equitativo para os pacientes. 

O CRER contará com uma equipe multidisciplinar responsável por realizar avaliações iniciais e acompanhamentos contínuos dos pacientes. Serão oferecidos exames complementares na própria unidade hospitalar e implementadas novas terapias anticonvulsivantes, como dieta cetogênica, uso de canabidiol, cirurgias de epilepsia e neuromodulação. O espaço conta com sete consultórios, além de recepção e sala de espera, sala do serviço social, sala de eletroencefalograma e farmácia de dispensação. 

Continue Lendo

Mais Lidas