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Cidade

Salvador se destaca como geradora de empregos no Nordeste

De acordo com o Caged, publicado na quinta (1°), no mês de maio foram criados 2.303 empregos formais na capital baiana

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A capital baiana tem se consolidado, mesmo com o cenário adverso imposto pela pandemia, como uma das maiores geradoras de empregos formais.
Foto: Bruno Concha/SecomPMS

A capital baiana tem se consolidado, mesmo com o cenário adverso imposto pela pandemia, como uma das maiores geradoras de empregos formais. De acordo com o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), publicado na quinta-feira (1°), no mês de maio foram criados 2.303 empregos formais em Salvador. O quantitativo representa um aumento de 42% em relação ao mês de abril, quando foram criados 1.624 postos formais.

Já no período entre janeiro a maio deste ano foram criados 14.604 empregos na cidade. Com esse resultado, Salvador lidera a criação de empregos no Nordeste e ocupa a 8ª posição entre as 27 capitais do país. O setor de Serviços foi o que gerou mais oportunidades de trabalho, com 11.089 postos. Já a Construção Civil registrou a criação de 1.859 empregos.

A titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, afirmou que algumas medidas refletiram no desempenho da geração de emprego, a exemplo do plano de retomada econômica das atividades comerciais e o avanço da imunização contra a Covid-19. Outro dado relevante é que os novos postos de emprego formal têm sido crescentes e contínuos há dez meses na cidade. Neste período, 31.883 postos formais foram criados.

“Levando em conta nosso cenário de dificuldades em função da pandemia, ver essa reação é, sem dúvida, um alento. Uma informação relevante é que esse saldo positivo ocorre também por conta de toda a estruturação da cidade e que vem acontecendo nos últimos oito anos. Segmentos como o da Saúde vêm se destacando na geração de novos postos de trabalho não apenas devido à pandemia, mas, também, pela chegada de grandes grupos para Salvador”, detalhou.

A titular da Semdec destacou que alguns setores têm apresentado melhoras significativas e outros tendem a se recuperar nos próximos meses. “A construção civil apresentou em maio um número expressivo de empregos gerados. Este é um dos setores que são termômetro para a economia e isso é um sinal de que as coisas estão voltando à normalidade. Com a redução da ocupação dos leitos de Covid-19 e o avanço da vacinação, a expectativa é que setores como educação, alojamento e alimentação tendam a fazer o processo inverso da perda. Estimamos para os próximos meses um cenário de melhora nestes segmentos”, explicou.

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Estratégias para empregabilidade

Através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), mais de 1 mil pessoas foram empregadas nos primeiros cinco meses deste ano. Comparando com o mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 90% na efetividade das contratações dos candidatos encaminhados às empresas.

Além do encaminhamento dos candidatos, o Simm tem se dedicado a ampliar a captação de vagas junto às empresas, para que elas possam ser ofertadas aos cidadãos. Apenas no mês de maio, o Simm conseguiu captar com as empresas 1.478 oportunidades de trabalho para ofertar aos soteropolitanos.

O programa Treinar para Empregar, lançado em março, também faz parte das estratégias da Semdec, por meio da Diretoria do Trabalho e Empreendedorismo, para impulsionar empregos formais na cidade. Dentre outras ações, o programa fomenta a substituição de experiências profissionais na análise curricular do candidato, por parte das empresas, por horas de qualificação profissional. O gesto impacta tanto candidatos que buscam por uma primeira oportunidade de trabalho, quanto os que almejam a reinserção no mercado.

Recuperação

Para a secretária municipal da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer, os resultados apontam que Salvador já vem conquistando a tão esperada superação das perdas provocadas pela pandemia da Covid-19 no mercado de trabalho local. “A expectativa é que, com a continuidade e ampliação da cobertura vacinal contra o coronavírus na cidade, caminhemos para o progressivo retorno à normalidade do crescimento econômico, que trará melhoria da condição de vida das pessoas e, ainda, das empresas e da arrecadação municipal”, celebrou.

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Cidade

Tarifas do metrô e transporte metropolitano terão reajuste zero

O governador anunciou que o Governo do Estado vai assumir o custo. O projeto de lei será enviado para a Alba

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“Não haverá aumento na tarifa para quem vai usar o metrô e o ônibus da região metropolitana”, anunciou o governador
Anúncio da definição sobre a tarifa do metrô e transporte metropolitano. Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

“Não haverá aumento na tarifa para quem vai usar o metrô e o ônibus da região metropolitana”, anunciou o governador Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (20). Durante uma reunião, que contou com a presença de secretários estaduais envolvidos com o tema, vereadores de Salvador, deputados estaduais e do vice-governador, Geraldo Júnior, ficou estabelecido que o Governo do Estado vai assumir o custo. O projeto de lei será enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

“Se o Estado não bancasse esse custo do metrô e do ônibus metropolitano, o trabalhador que usa um transporte coletivo em Salvador ficaria pagando R$ 11, então, por aí você tem a dimensão da importância do papel do Estado”, explicou o governador.

Com essa decisão, as tarifas vão permanecer nos mesmos valores, R$ 4,10 no metrô, e nos ônibus, as que são praticadas atualmente, a depender da localidade atendida. O impacto aos cofres públicos está estimado em R$ 70 milhões ao ano, sendo R$ 39 milhões com o sistema metroviário, e R$ 30,4 milhões com a frota da região metropolitana.

Um estudo realizado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) indicou que com o custeio do Estado, a tarifa está estabelecida em R$ 4,10. Já sem o aporte, o valor seria de R$ 9,21.

O Governo da Bahia aplicou R$ 8,1 bilhões no sistema metroviário, sendo R$ 4,4 bilhões na construção e R$ 3,7 bilhões na operação. O modal é responsável pelo transporte mensal de 9,4 milhões de pessoas. Somente em 2024 foram realizadas 118 milhões de viagens, sendo necessário um aporte de R$686 milhões para cobrir a operação.

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Cidade

Linha B5 do BRT iniciará operação integral a partir deste sábado (8)

A linha está operando de forma assistida desde o dia 21/12/2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h

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A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10. A linha B5 está operando de forma assistida desde o dia 21 de dezembro de 2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h, com ampliação no último sábado (1º), das 9h às 23h.

De acordo com o diretor de Planejamento de Transportes, Diogo Pires, a operação assistida funcionou como um período de testes da nova linha, uma das mais aguardadas do sistema. “Durante este período pudemos fazer os ajustes operacionais necessários para que a linha pudesse operar em sua plenitude. Como a operação tem ocorrido de forma satisfatória desde a última ampliação de horário, temos segurança que ela irá atender os usuários adequadamente”, explicou.

Atualmente o sistema BRT opera com cinco linhas e 14 estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidade Jardim, Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Em média, 65 mil pessoas utilizam o sistema BRT diariamente.

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Cidade

Patinetes elétricos são alternativa eficiente de mobilidade em Salvador

Desde o início da operação, em 3 de janeiro já são quase 70 mil viagens  e quase 30 mil usuários

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Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade urbana em Salvador. Desde o lançamento no dia 3 de janeiro deste ano até o dia 3 de fevereiro, foram realizadas 66,9 mil viagens, com a adesão de 29.800 usuários, percorrendo um total de 247 mil quilômetros e acumulando mais de 1,94 milhão de minutos de deslocamento. Se compararmos os números, a distância total percorrida pelos usuários equivale a mais de seis voltas na Terra.

O sucesso do modal levou à ampliação da área de operação nesta semana, incluindo novas regiões estratégicas da cidade. Agora, os patinetes também podem ser utilizados no Caminho das Árvores (até a região do Salvador Shopping), na Pituba (até a Praça Ana Lúcia Magalhães) e no Centro, até o Campo Grande. Além disso, a frota de patinetes dobrou saindo dos atuais 300 para 628 equipamentos.

Tecnologia e segurança

Os patinetes são equipados com GPS para rastreamento, placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados, garantindo maior segurança aos usuários. Além disso, a velocidade máxima permitida é de 20 km/h, oferecendo um equilíbrio entre agilidade e proteção no trânsito.

O serviço é mantido pela empresa Jet e habilitado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os equipamentos passam por um período de testes que dura 90 dias. Ao final dos testes, os dados coletados durante essa fase serão utilizados para subsidiar a Semob na realização de um credenciamento futuro, onde outras empresas que forneçam o mesmo serviço poderão operar na cidade. Além disso, será realizada uma regulamentação municipal para a operação dos equipamentos nas ruas da cidade.

“A JET está entusiasmada com a parceria junto da Prefeitura em estimular a micromobilidade urbana. Com mais de 300 km de malha cicloviária, a cidade já conhecida por sua generosidade tão bem nos acolheu e é um verdadeiro polo de intercâmbio cultural”, destaca a gerente de relações governamentais da JET, Natalya Barbosa.

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Funcionamento e custos

O serviço pode ser acessado através do aplicativo da JET (https://jetshr.com/br/), com pagamentos via cartão de crédito ou Pix. O custo inicial de desbloqueio é de R$1,99, seguido por uma tarifa de R$0,59 por minuto de uso. Usuários que optarem pela assinatura não pagam a taxa de desbloqueio, e o custo por minuto pode variar de R$0,25 a R$0,99, dependendo do horário e dia da semana. Todas as viagens incluem seguro contra acidentes.

Os patinetes têm autonomia de até quatro horas e reduzem automaticamente a velocidade para 5 km/h se o usuário sair da área de cobertura. Caso o veículo seja deixado fora da área de estacionamento indicada no aplicativo, uma equipe da JET será acionada para devolvê-lo ao local apropriado.

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