Educação
Morro do Chapéu ganha um Centro de Educação Profissional
Comunidades quilombolas da região também foram beneficiadas com ações voltadas para agricultura familiar e abastecimento
![Morro do Chapéu. O equipamento, que integra os 60 já construídos ou modernizados da rede de ensino integral da Bahia, recebeu mais](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/09/Morro0.jpg)
Estufa para estudo de plantas nativas e laboratórios específicos são alguns dos espaços de formação daqueles que serão os novos técnicos em meio ambiente, administração, segurança do trabalho e agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina II (Cetep), inaugurado nesta quarta-feira (11), no centro de Morro do Chapéu. O equipamento, que integra os 60 já construídos ou modernizados da rede de ensino integral da Bahia, recebeu mais de R$ 31 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação da Bahia (SEC).
Adrielle já se matriculou no técnico em meio ambiente e nutre o sonho de ser bióloga do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Eu faço o curso técnico em meio ambiente e acho que vai ajudar muito na minha futura profissão. Tenho muita expectativa para a escola nova, até porque o espaço é completo: tem quadra, tem campo society, tem piscina. Eu quero aprender a nadar, estou ansiosa. Quero ser bióloga e fazer concurso para o Ibama”, dividiu sobre seus planos para o futuro.
Para o governador Jerônimo Rodrigues o sonho de Adrielle é o sonho coletivo, que orienta o projeto da educação profissional nas escolas de ensino integral. “Nós estamos entregando aqui um sonho, um equipamento que vai mudar a vida das pessoas. Minha mãe dizia, quando eu ia para a escola, que era para estudar para ser alguém na vida. Ser alguém na vida é ter a capacidade de entender o nosso lugar, ter autonomia. Não é sobre luxo, riqueza, embora queiramos que todos tenham dinheiro no bolso e comida no prato. Mas é um equipamento que ajuda no desenvolvimento da comunidade, do nosso estado, do nosso país. Ela tem um significado que vai além da aprendizagem”, reforçou.
O centro de educação profissional conta com 20 salas, quatro laboratórios (de física e matemática; química e biologia; linguagens e informática); sala multifuncional, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista; biblioteca, teatro com capacidade para 200 pessoas; restaurante estudantil, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society com pista de atletismo. A unidade escolar já tem 1.145 estudantes matriculados — 581 do ensino médio, 103 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 461 do ensino profissional.
A secretária Rowenna Brito, à frente da educação estadual, explicou que a escolha dos cursos dialoga com o arranjo produtivo do território. “A comunidade escolar identifica o arranjo produtivo, eles escolhem os cursos e a gente investe no retorno do estudante para o mundo do trabalho, garantindo a empregabilidade. Então, essa é uma escola de tempo integral, com educação profissional, para potencializar a aprendizagem do estudante, para garantir a segurança, o zelo, o cuidado. É mais do que uma entrega orçamentária, é uma entrega para transformar a vida das pessoas”, pontuou.
Atendendo também aos estudantes com deficiência, foi entregue um ônibus escolar rural com ar-condicionado, elevador e 44 assentos, que vai facilitar o deslocamento para o centro de educação profissional.
Desenvolvimento rural
Na comunidade quilombola Queimada Nova, a 56 quilômetros da sede, uma nova Unidade de Beneficiamento de Derivados da Mandioca foi entregue para pequenos produtores remanescentes do quilombo. A unidade produtiva foi equipada com lavador e descascador de mandioca, ralador automático, forno mecanizado automático, amassadeira espiral e fogão industrial.
Outros povoados e distritos estiveram entre os contemplados pelas entregas e anúncios do Estado para o município. Cerca de R$ 250 mil foram aportados, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), em dois sistemas integrados de abastecimento de água no Assentamento Orgânico e na localidade de Banguê.
A pasta também ficará à frente da construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Poço Comprido e do estudo para extensão da rede de água do povoado do Alecrim. O último em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Quilombo Legal
Os territórios quilombolas de Velame, Queimada Nova, Ouricuri II, Barra II e Gruta dos Brejões receberam 374 Certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) através do Projeto Quilombo Legal, parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Para a comunidade remanescente de quilombo Veredinha foi entregue o título de terra do Projeto Bahia Mais Forte Terra Legal, que vai conceder a legalidade do território a 54 famílias.
Infraestrutura
O trecho da BR-122, que se cruza com a BA-052 (Cafarnaum) e a BA-432 (Souto Soares), assim como a BA-422, que liga a BA-052 (Estrada do Feijão) a Morro do Chapéu, recebeu R$ 104 milhões em investimentos estaduais para pavimentação.
Para Veneriton de Oliveira, de 85 anos, morador de Fedegosos, um dos distritos diretamente beneficiados, a mudança foi “de amargura pra mel. A gente sofria sem estar doente pra viajar pro Morro do Chapéu. Doente, piorava a situação. Era estrada de chão. Hoje toda a região chega mais rápido, tá tudo maciozinho. Então ficou mais do que 100%! A gente fica muito grato”, celebrou.
O aeródromo de Morro do Chapéu também foi entregue reformado e com a pista recuperada. Foram R$ 4,2 milhões empregados na obra, realizada pela Seinfra. O próximo projeto estadual, com autorização já anunciada, envolverá a pavimentação do trecho da BA-144, do entroncamento da BA-052 (Morro do Chapéu) até o entroncamento da BA-046 (acesso à Catuaba, distrito de Bonito).
Lazer na Chapada Diamantina
O Balneário do Tareco, a 35 quilômetros da sede, também terá investimento estimado em R$ 6,7 milhões para construção de quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, quadra de vôlei de praia; palco para eventos, vestiários e sanitários, quiosques, guarita, caminhos de pedestre/ paisagismo e mobiliário urbano.
O anúncio, com a abertura de processo licitatório, também prevê no projeto a implantação de restaurante, espaço para eventos, coworking e piscina termal, adulta e infantil no local. O balneário faz parte da cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.
Educação
Estudantes do EJA da rede estadual participam de aula inaugural do novo ano letivo
O evento aconteceu no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no Imbuí e trouxe como tema “Educação sustentável, inovadora e focada no aprendizado”
![Mais de cem mil estudantes que estão matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede estadual](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__WhatsApp-Image-2025-02-12-at-21.06.33.webp)
Mais de cem mil estudantes que estão matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede estadual de ensino da Bahia iniciaram, nesta quarta-feira (12), as atividades do ano letivo de 2025. Em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues participou da aula inaugural no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí. O evento trouxe como tema “Educação sustentável, inovadora e focada no aprendizado”.
O EJA é uma modalidade de ensino voltada para jovens e adultos (a partir de 15 anos) que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica na idade regular, assegurando-lhes a permanência e a continuidade dos estudos. De acordo com o chefe do executivo, a formação busca garantir o direito à educação para pessoas com experiências diferenciadas de vida e de trabalho.
“Fizemos questão de celebrar hoje a abertura do ano letivo da educação para jovens e adultos, que tem um significado muito importante. Às vezes, a própria estrutura da educação, não oferece a oportunidade do ensino na idade certa ou o jovem não consegue acompanhar as aulas por diversos motivos, seja trabalho ou questões pessoais. Então, nós como Estado, temos essa obrigação, de fazer uma busca ativa, atrair e garantir o ensino para todos eles”, sinalizou o governador. Jerônimo pontuou ainda que os alunos do turno da noite também têm acesso à alimentação escolar.
Há 36 anos, Cristiane da Silva concluiu o ensino médio e agora, volta para a sala de aula para participar do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em Segurança do Trabalho. A estudante, que aos 55 anos já é avó, foi recebida pelo governador durante o jantar de boas-vindas.
“Estou impactada, porque eu não esperava chegar aqui e ter uma receptividade tão boa como essa, e ainda nessa estrutura tão maravilhosa. Não imaginava que o ensino público estava tão bom assim, com tecnologia, refeição”, contou Cristiane que disse ainda estar animada para concluir o curso e retornar ao mercado de trabalho com outros conhecimentos.
Alcance do EJA na Bahia
Com alcance nos 27 Territórios de Identidade e em 412 municípios, mais de cem mil estudantes foram matriculados em 2025, o que representa um aumento de cerca de 15% em relação a 2023. A busca ativa da SEC por estudantes, acompanhamento e formação foi o agente norteador para esse marco.
“Fizemos um chamamento daqueles que não estudaram na idade adequada, por questões sociais diversas, por falta de oportunidade. Também faz parte dessa mobilização, investimentos na infraestrutura física, na formação de professores, na alimentação dos estudantes. Após o trabalho, eles contam com um jantar especial aqui na escola. Depois, ainda podem fazer um curso técnico profissional”, afirmou a secretária da Educação Rowenna Brito.
O EJA é ofertado nas unidades escolares estaduais e ainda nas unidades prisionais e comunidades de atendimento socioeducativo, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC).
Projeto de lei enviado à Alba
O governador Jerônimo Rodrigues enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei que pretende instituir o Programa Bahia Alfabetizada. O objetivo da matéria é que o Estado ofereça “cooperação técnica, pedagógica e financeira aos municípios baianos, garantindo os recursos suficientes e necessários para a alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos”, concluiu o chefe do executivo.
Ainda de acordo com o governador, o programa visa assegurar o acesso, a permanência e a continuidade dos estudos na Educação Básica, contribuindo para a redução das desigualdades sociais provenientes da ausência da escolarização.
Educação
Bahia amplia Educação Integral da rede estadual
O avanço da política educacional amplia as oportunidades de aprendizagem e garante um ensino mais qualificado
![A Educação em Tempo Integral tem se consolidado como uma das principais estratégias da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC)](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Bahia-amplia-Educacao-Integral-da-rede-estadua.webp)
A Educação em Tempo Integral tem se consolidado como uma das principais estratégias da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para fortalecer o ensino público. Este ano, a rede estadual conta com mais de 135 mil estudantes matriculados nessa modalidade de ensino, o que representa um aumento de 42% em relação a 2024. Os números refletem o avanço da política educacional que visa ampliar as oportunidades de aprendizagem e garantir um ensino mais qualificado.
A superintendente de Política para a Educação Básica, Helaine Souza, destaca a importância dessa oferta na rede estadual. “A política da Educação Integral fala diretamente da vida das pessoas. Quando ampliamos a jornada escolar com o tempo integral, aumentamos as oportunidades de os estudantes aprenderem e se desenvolverem de forma plena. Este ano, as matrículas no Tempo Integral tiveram um acréscimo significativo. Este é um pacto com a sociedade que melhora o desenvolvimento da Bahia, a vida das pessoas e garante a esses estudantes todas as potencialidades que a educação e a escola pública têm”.
Para garantir a ampliação da Educação Integral, o Governo do Estado tem investido fortemente na infraestrutura escolar. Para o período de 2023 a 2025, o orçamento destinado à Educação é estimado em R$ 9,2 bilhões, possibilitando uma série de melhorias na rede estadual, incluindo a construção de 244 novas unidades escolares, sendo 76 já entregues; 58 em fase de conclusão; 90 em execução ou a iniciar e; 20 em fase de licitação. Além disso, 146 unidades escolares foram ampliadas e 155, modernizadas. São intervenções que contribuem para a melhoria das condições de ensino, proporcionando aos estudantes um ambiente mais adequado ao aprendizado e à permanência na escola.
Sobre a Educação Integral
A expansão desse modelo educacional está alinhada ao Programa Escola em Tempo Integral, lançado em 2023 pelo Governo Federal, que busca fomentar a ampliação das matrículas na Educação Básica com apoios técnico e financeiro, beneficiando principalmente os estudantes em maior situação de vulnerabilidade social. Na Bahia a Educação em Tempo Integral é regida pela Lei Estadual nº 14.359/2022 e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 21.469/2022 e Portaria nº 1.475/2022. A implementação dessa política ocorre por meio do Programa de Educação Integral (ProEI), que faz parte dos dez compromissos para fortalecer a escola pública, dentro do Programa Todos pela Escola.
Educação
SEC abre 10 mil vagas para oficineiros do Educa Mais Bahia
Em 2024, o programa contou com 7.832 oficineiros, beneficiando 240 mil estudantes em 987 escolas
![mil vagas para oficineiros que atuarão nas escolas da rede estadual, como foi antecipado pelo governador Jerônimo Rodrigues,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__52948235635_54fb96eaf4_k.webp)
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta terça-feira (11), o edital 2025 do Programa Educa Mais Bahia, oferecendo 10 mil vagas para oficineiros que atuarão nas escolas da rede estadual, como foi antecipado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no podcast, na noite desta segunda-feira (11). A iniciativa, regulamentada pela Portaria nº 166/2025, representa um investimento de R$ 110 milhões e faz parte do Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira. Com essa medida, a SEC amplia a oferta de atividades que vão além da sala de aula, promovendo a formação integral dos estudantes por meio de oficinas de artes, esportes, música e reforço das aprendizagens.
Os oficineiros são voluntários responsáveis por conduzir as oficinas educativas, alinhadas aos projetos pedagógicos das escolas e aos interesses dos alunos. Eles desempenham um papel fundamental na educação integral, trazendo experiências e saberes que enriquecem o ambiente escolar. “Nosso objetivo é garantir que os estudantes permaneçam mais tempo na escola, envolvidos em atividades que dialoguem com seus sonhos e trajetórias”, destacou a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, que participou do podcast, ao lado do governador.
Em 2024, o Educa Mais Bahia contou com 7.832 oficineiros, beneficiando 240 mil estudantes em 987 escolas. Agora, com a ampliação do programa, espera-se alcançar ainda mais jovens, oferecendo oficinas que incluem cultura digital, experimentação científica, práticas esportivas e promoção da saúde. Além de fortalecer o aprendizado, essas atividades incentivam a criatividade, o protagonismo estudantil e a construção coletiva do conhecimento.
As oficinas poderão acontecer dentro das escolas ou em espaços comunitários, sempre com acompanhamento pedagógico. Cada unidade terá um número definido de oficinas, garantindo que a oferta atenda à demanda dos estudantes.
Os oficineiros serão selecionados dentro das comunidades escolares, valorizando talentos locais e profissionais que já desenvolvem atividades educativas. Eles receberão um ressarcimento de até R$ 1.100 mensais para cobrir despesas com transporte e alimentação. Para participar é necessário ser maior de idade e, preferencialmente, ter concluído o Ensino Médio. No entanto, estudantes da rede estadual não poderão atuar como oficineiros, garantindo que sejam os principais beneficiados pelas atividades.