SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Limpurb intensifica atividades no período junino 

Os shows promovidos pelo Governo do Estado movimentam o Pelourinho, Parque de Exposições e Paripe

Publicado

em

limpeza desses locais, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma programação especial para deixar a cidade ainda
Fotos: Bruno Concha/SecomPMS

Depois de dois anos sem serem realizados de forma presencial, devido ao período crítico da pandemia de Covid-19, os festejos juninos, promovidos pelo Governo do Estado, movimentam a capital baiana em grandes espaços, a exemplo do Pelourinho, Parque de Exposições, na Avenida Paralela e Paripe. Para garantir a limpeza desses locais, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma programação especial para deixar a cidade ainda mais organizada e agradável para esse momento.

Entre os dias 17 e 20 deste mês, a empresa intensificou as operações no bairro de Paripe, das 5h às 13h, com cerca de 30 agentes de limpeza e apoio de quatro máquinas. Na quarta-feira (22), a programação aconteceu no Pelourinho, desde às 3h. Foram mobilizados aproximadamente 50 homens e seis caminhões-pipas, para efetuar a limpeza e manutenção da região.

A programação seguirá entre esta sexta (24) e a segunda-feira (27), das 5h às 23h, nas áreas do Pelourinho, Parque de Exposições e Paripe. Serão mobilizados cerca de 320 agentes de limpeza e mais de 36 equipamentos e maquinários para atender às áreas de maior circulação de pessoas no São João.

A lista de serviços envolve varrição, coleta, lavagem de vias e outras ações. São utilizados maquinários como caminhões-pipa, compactador e caçamba, para dar suporte no recolhimento da produção.

“Nossa programação diária permanece, mas conhecemos como funciona a cidade de Salvador nesse período e sabemos da necessidade de uma programação especial. Todos os nossos profissionais estarão empenhados em garantir que a população encontre um ambiente limpo e possa curtir os festejos com a alegria que a ocasião merece”, pontua o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Cidade

Elevador Lacerda passará por manutenção em duas cabines a partir de segunda (15)

A previsão é que o serviço seja concluído em até 60 dias

Publicado

em

Elevador Lacerda passará por manutenção na segunda (15)
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A partir da próxima segunda-feira (15), as cabines 1 e 2 do Elevador Lacerda terão o serviço interrompido para a realização de serviços de manutenção nos equipamentos. A intervenção já estava programada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e será realizada pela empresa Otis, responsável pela manutenção do ascensor. A previsão é que o serviço seja concluído em até 60 dias.

Nesse período, os usuários deverão utilizar as cabines 3 e 4, localizadas na torre externa. A manutenção prevê a troca dos braquetes do equipamento, peça responsável por dar estabilidade à cabine. “A peça antiga não oferece nenhum risco aos usuários, mas causa um desconforto durante a viagem por conta da trepidação. A troca já estava prevista para ser realizada este ano”, afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Durante o período de manutenção, os usuários que desejarem também terão a opção de utilizar o Plano Inclinado Gonçalves, que fica a poucos metros do Lacerda, na região do Comércio. O Elevador Lacerda funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h, com tarifa de R$0,15. Já o Plano Gonçalves funciona gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Continue Lendo

Cidade

Vacinação antirrábica já alcançou mais de 20 mil animais em Salvador

Ao todo, são 100 postos de saúde e duplas volantes de agentes de endemias percorrendo as ruas da capital

Publicado

em

Mais de 20 mil cães e gatos em Salvador já foram imunizados nos quatro primeiros dias da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. A estratégia de intensificação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi iniciada na última segunda-feira (8) com a meta de proteger mais de 190 mil animais na capital baiana.
Foto: Igor Santos/Secom

Mais de 20 mil cães e gatos em Salvador já foram imunizados nos quatro primeiros dias da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. A estratégia de intensificação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi iniciada na última segunda-feira (8) com a meta de proteger mais de 190 mil animais na capital baiana.

Ao todo, são 100 postos de saúde e duplas volantes de agentes de endemias percorrendo as ruas da capital, com a oferta da dose de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 14h. A partir do próximo dia 20, exclusivamente aos finais de semana, a vacinação antirrábica acontecerá também em dois drive-thrus localizados na UniFTC, na Avenida Paralela, e no Estacionamento I do Shopping da Bahia. Além disso, haverá pontos fixos em locais de grande circulação para ampliar o acesso às doses.

A lista completa dos locais está disponível no site www. saude. salvador. ba. gov. br e nas redes sociais da SMS, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ, no número (71) 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em animais silvestres, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica a veterinária do CCZ, Danielle Dantas. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

Continue Lendo

Cidade

Vacinação contra Covid-19 prossegue nesta sexta (12) em Salvador

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário

Publicado

em

Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue a aplicação da 4ª dose para pessoas com 30 anos ou mais. A vacinação é das 8h às 16h.
Foto: Bruno Concha/SecomPMS

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue a aplicação da 4ª dose para pessoas com 30 anos ou mais. A vacinação é das 8h às 16h.

Para ter acesso a dose de reforço, esse público deve ter um intervalo de quatro meses do recebimento da dose de reforço, ou seja, estão habilitados aqueles que tomaram até 14 de abril de 2022.

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen como segundo reforço.

A estratégia contempla o “Liberou Geral” para aplicação da 1ª, 2ª e dose de reforço para indivíduos com 12 anos ou mais, independentemente de ser residente do município, ou seja, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses aqui, o cidadão será contemplado. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar originais e cópias do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia ‘Liberou Geral’, devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde. Amanhã segue ainda a vacinação para crianças de 03 a 11 anos com nome na lista do site da SMS em instituições de ensino da capital baiana.

Confira os pontos de vacinação:
1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS E 2ª DOSE DA PFIZER PEDIÁTRICA DE CRIANÇAS DE 05 A 11 ANOS

Incluindo crianças imunossupressas

Postos fixos: UBS Péricles Cardoso (Barbalho), UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Capelinha, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Cajazeiras IV, UBS José Mariane (Itapuã), USF Arraial do Retiro, Multicentro Liberdade, USF Pituaçu, UBS Manoel Victorino (Brotas), UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

OBSERVAÇÃO: De acordo com a NOTA TÉCNICA Nº 2/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS que trata sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos: Crianças com 11 anos que iniciaram o esquema vacinal com a vacina Pfizer pediátrica, mas que, entre a primeira e a segunda dose, completaram 12 anos, deverão completar o esquema com o imunizante da Pfizer pediátrica.

1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS – CORONAVAC PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8h ÀS 16h

Incluindo as crianças imunossuprimidas

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Pituaçu, UBS Cosme de Farias, UBS Manoel Victorino (Brotas), USF Arraial do Retiro, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Cajazeiras IV, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Joanes Centro Oeste, USF Jardim das Margaridas, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, UBS José Mariane (Itapuã), UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), Multicentro Liberdade, UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Luiz Braga (Pirajá), UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Sergio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Beira Mangue, USF Alto de Coutos I, USF São João do Cabrito, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS – CORONAVAC PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8h às 16h

Incluindo as crianças imunossupressas

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Pituaçu, UBS Cosme de Farias, UBS Manoel Victorino (Brotas), USF Arraial do Retiro, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Cajazeiras IV, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Joanes Centro Oeste, USF Jardim das Margaridas, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, UBS José Mariane (Itapuã), UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), Multicentro Liberdade, UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Luiz Braga (Pirajá), UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Sergio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Beira Mangue, USF Alto de Coutos I, USF São João do Cabrito, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

DOCUMENTOS:

CRIANÇA ACOMPANHADA PELO PAI OU MÃE: Necessário estar com nome no site da SMS e no ato da vacinação apresentar originais e cópias do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança.

CRIANÇA DESACOMPANHADA DO PAI OU DA MÃE: Necessário estar com o nome no site e no ato da vacinação estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no link.

OBSERVAÇÃO: Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

VACINAÇÃO ADULTO – 1ª, 2ª, DOSE DE REFORÇO E 4ª DOSES -8 ÀS 16h

DRIVE-THRU EXCLUSIVO PARA DOSE DE REFORÇO PARA ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS; 4ª DOSE DE ADULTOS DE 30 ANOS OU MAIS; 4ª DOSE DE TRABALHADORES DA SAÚDE COM 18 ANOS OU MAIS:

Vila Militar (08h às 16h), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Shopping Bela Vista (09h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris).

PONTOS FIXOS EXCLUSIVOS PARA DOSE DE REFORÇO e 4ª DOSE: Home Center Ferreira Costa (08h às 16h), Estação Mussurunga (08h às 16h), Estação da Lapa e Shopping Bela Vista (09h às 16h).

POSTOS FIXOS (8h às 16h): 5º Centro de Saúde, UBS Santa Cruz (08 às 14h30), USF Federação, USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Sabino Silva (Nordeste de Amaralina), USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Imbuí, USF Curralinho, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Arraial do Retiro, UBS Engomadeira, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF Alto do Coqueirinho, USF Km 17, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Jardim Campo Verde, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez, USF Ceasa I e II, USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Vila Verde, USF São Cristóvão, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Nova Esperança, USF Santa Mônica, USF San Martim I, USF IAPI, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco),USF Vila Nova de Pituaçu, USF Nova Brasília, USF Dom Avelar, UBS Vale dos Lagos, USF Recanto da Lagoa II, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF San Martin II, USF Alto do Cabrito, USF Alto do Peru, USF Boa Vista São Caetano, USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Congo, USF Fazenda Coutos III, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

Confira os aprazamentos:
2ª DOSE – Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos – que tomaram a primeira dose até o dia 16/07/2022 – Com nome no site – CORONAVAC
2ª DOSE – Crianças 5 a 11 anos – que tomaram a primeira dose até o dia 18/06/2022 – Com nome no site – Pfizer pediátrica
2ª DOSE CORONAVAC – aprazados até 12/08/2022 – Liberou Geral
2ª DOSE JANSSEN – para quem tomou a primeira dose/dose única da Janssen até a data de 11/06/2022 – Com nome no site
2ª DOSE OXFORD – aprazados até 07/09/2022 – Com nome no site
2ª DOSE PFIZER – 12 ANOS OU MAIS – aprazados até 07/09/2022 – Liberou Geral
2ª DOSE DE GESTANTES E PUÉRPERAS – aprazados até 07/09/2022 – Com nome no site
DOSE DE REFORÇO 12 A 17 ANOS – que tomaram a segunda dose até o dia 13/04/2022 – Com nome no site
DOSE DE REFORÇO 18 ANOS OU MAIS – que tomaram a segunda dose até o dia 13/04/2022 – Liberou Geral
DOSE DE REFORÇO IMUNOSSUPRIMIDOS com 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 16/06/2022 – PFIZER – com nome no Site
DOSE DE REFORÇO GESTANTE E PUÉRPERA – que tomaram a 2ª dose até o dia 10/03/2022 – Com nome no site
4ª DOSE – PESSOAS COM 30 ANOS OU MAIS/TRABALHADORES DA SAÚDE/IMUNOSSUPRESSOS – com nome no site

Exigência: o interessado imunocomprometido deve ter 12 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a terceira dose até o dia 14/04/2022. Além disso precisa obrigatoriamente estar com o nome no site da SMS, no link.

Exigência: o interessado deve ter 30 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a terceira dose até o dia 14/04/2022. Além disso precisa obrigatoriamente estar com o nome no site da SMS, no link.

O trabalhador de saúde precisa obrigatoriamente estar com o nome no site da SMS, no link.

Continue Lendo

Mais Lidas