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Turismo

Desfile do 2 de Julho ganha força como atração turística da Bahia 

A data vem ganhando força como um dos grandes atrativos turísticos de Salvador

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Manifestação histórica e cultural, o tradicional desfile do 2 de Julho, data em que é celebrada a consolidação da Independência
Foto: Tatiana Azeviche (Ascom/Setur-BA) 

Manifestação histórica e cultural, o tradicional desfile do 2 de Julho, data em que é celebrada a consolidação da Independência do Brasil na Bahia, vem ganhando força como um dos grandes atrativos turísticos de Salvador. Pela manhã, o cortejo com saída da Lapinha, para o percurso até o Pelourinho, foi acompanhado por milhares de baianos e turistas, na festa da libertação dos brasileiros do domínio português, em 1823. Pelo caminho, casas ornamentadas com bandeiras da Bahia e do Brasil e saudações das sacadas aos carros do Caboclo e da Cabocla, símbolos da luta do povo baiano. 

No bloco do Governo do Estado, o titular da Secretaria de Turismo (Setur-BA), Maurício Bacelar, ressaltou a importância da festa para o incremento das atividades turísticas na capital baiana. “A cada ano, mais brasileiros redescobrem o significado do 2 de Julho para a conquista definitiva da libertação do colonialismo. Com isso, cresce o interesse em visitar a Bahia, nesta época do ano, que coincide com o encerramento dos festejos juninos. A nossa secretaria tem promovido a festa cívica em feiras de turismo nacionais e internacionais, para atrair um número cada vez maior de visitantes”. 

A professora chinesa Boya Li, que veio ensinar mandarim no Instituto Confúcio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ficou encantada com a manifestação popular. “Esse festival de rua tem muita energia, nessa representação da libertação do povo brasileiro”.  

Para a pedagoga paulista Mariana Bastos, “no resto do país, a Independência do Brasil é vista como um acordo entre o imperador e Portugal, mas, na Bahia, não. Aqui teve luta de verdade. A festa é linda. Nunca tinha visto nada parecido. O que mais me impressiona é a mobilização popular”. 

“Confesso que não conhecia o desfile. Vi uma matéria hoje de manhã no jornal e resolvi participar do evento, que é marcante não só para a Bahia, mas para o Brasil como um todo. O clima está animado e há bastante segurança”, relatou a psicóloga cearense Raquel Lima. 

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“Gosto dessa diversidade, da cultura rica, da história que a gente vai descobrindo aos poucos. Chama a atenção a mistura das raízes indígenas, dos povos escravizados, que lutaram pela independência do Brasil contra o domínio português. É muito interessante ver tanta gente reunida, celebrando “, destacou o ativista social Basten Poscia, da Suíça. 

Turismo

Turismo religioso baiano é promovido na maior feira católica do mundo 

Os roteiros baianos da fé foram divulgados na 18ª Expocatólica, que reuniu 200 expositores e mais de 61 mil visitantes

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O turismo religioso da Bahia esteve representado no estande da secretaria por sete santuários: Senhor do Bonfim,
Foto: Ascom/Setur

O turismo religioso da Bahia esteve representado no estande da secretaria por sete santuários: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição da Praia, Santa Dulce dos Pobres e Nossa Senhora dos Alagados, em Salvador; Nossa Senhora da Pena, em Porto Seguro; e Bom Jesus da Lapa e Nossa Senhora das Candeias, nos municípios de mesmo nome. 

Os roteiros baianos da fé foram divulgados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-Ba) na 18ª Expocatólica, a maior feira mundial de produtos e eventos do catolicismo. Ela foi encerrada, no último domingo (6), após quatro dias de programação, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, reunindo 200 expositores e mais de 61 mil visitantes. 

“Neste ano, tivemos um número maior de devoções em nosso estande, o que demonstra que o turismo religioso católico baiano tem muito potencial ainda a ser explorado. A devoção ao Anjo Bom da Bahia, por exemplo, está chegando a outros estados e países. Ouvimos aqui na feira relatos emocionantes de fiéis que não são baianos”, explicou a assessora técnica da Setur-BA, Ilnah Oliveira, que fez a palestra “Bahia Religiosa – Fortalecendo as Raízes Espirituais”. 

“Demos o nome de Santa Dulce a uma obra social na cidade de Navegantes, o que gerou um estímulo entre os fiéis para conhecer o santuário dela, na Bahia”, relatou o padre Eduardo Bastos, do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, no litoral de Santa Catarina. 

No espaço da Setur-BA, as pessoas ainda conheceram a trajetória da beata Lindalva Justo de Oliveira, a caminho de se tornar a segunda santa brasileira. Nascida no Rio Grande do Norte, ela teve a sua formação e atuação religiosa em Salvador, até ser assassinada por um interno no abrigo Dom Pedro II, em 1993, na Sexta-Feira da Paixão. O fato de ter sido martirizada abriu as portas para a beatificação, o primeiro passo para a canonização. 

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“Sou do Rio Grande do Norte e fiquei feliz em ver essa bela homenagem dos baianos à beata Lindalva, que será santificada, com a graça de Deus”, disse o filósofo potiguar Renné Fernandes. 

Para o empresário Marcelo Sacramento, presidente da Irmandade do Senhor do Bonfim, “o governo baiano, por meio da Setur-BA, está de parabéns, pela grande participação na Expocatólica, uma oportunidade ímpar para mostrar as ações no turismo religioso, onde a Colina Sagrada do Bonfim acolhe visitantes nos 365 dias do ano”. 

Promoção no Centro-Oeste 

Nos dias 3 e 4 de julho, a Setur-BA divulgou os atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia na 5ª Expo Turismo Goiás, no Espaço de Convenções de Goiânia, o maior evento do setor da região Centro-Oeste, com a participação de 180 expositores e 4,2 mil visitantes. Paralelo à feira, a secretaria capacitou 100 profissionais da Operadora Azul Viagens sobre as experiências oferecidas pelos destinos baianos. 

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Turismo

Bahia mira turistas das Américas

Setur-BA, Copa Airlines e o trade turístico alinham estratégias para ampliar a chegada de visitantes internacionais ao estado 

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visando atrair mais turistas internacionais para a Bahia. A iniciativa aconteceu após a confirmação da companhia aérea, que
Foto: Ascom/Setur-BA

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou, nesta sexta-feira (4), um encontro com a Copa AirLines e o trade turístico, para discutir ações conjuntas visando atrair mais turistas internacionais para a Bahia. A iniciativa aconteceu após a confirmação da companhia aérea, que retomará o voo da Cidade do Panamá (América Central) para Salvador, a partir de 7 de janeiro de 2026. A rota oferece conexões para 88 destinos em 32 países das Américas, incluindo Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia.

“Depois do esforço do Governo do Estado, que garantiu a volta das operações da Copa na Bahia, precisamos estar unidos na promoção do voo do Panamá e dos atrativos da Bahia, para ampliar o fluxo de turistas das Américas no estado. Demos o primeiro passo e vamos seguir com outras ações”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

O gerente-geral da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, elogiou a iniciativa da pasta. “É um prazer estar de volta à Bahia, e a Secretaria de Turismo exerceu um papel de destaque nesse processo. A gente vem aqui para demonstrar ao trade turístico a nossa disposição de apoiar a entrega de um produto competitivo no mercado internacional”.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, seção Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “essa cooperação é fundamental, para que a gente continue crescendo e avançando no turismo baiano, por meio dessa sintonia com a Setur-BA”.

“Esse evento de hoje é de extrema importância para o turismo da Bahia, é a união da ponte que faltava após a pandemia, para a nossa conectividade aérea com o mundo”, destacou o diretor da agência Alcance Viagens, Luiz Cesar.

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“A gente fica muito feliz com o momento que o trade está vivendo, tendo o apoio do Governo do Estado ao turismo. A promoção deve ser colaborativa, envolvendo as partes pública e privada. A união é a chave do negócio”, completou a diretora da rede hoteleira Vila Galé, Adriana Borges.

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Turismo

Bahia consolida posição como destino internacional em alta

Crescimento de 62% de turistas internacionais no primeiro semestre é impulsionado por ações do governo e atrativos culturais

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A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas internacionais, ou 99.958 para ser mais exato. Este é o segundo melhor resultado da história. O primeiro foi em 2007, quando bateu pouco mais de 101 mil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo, com apoio da Polícia Federal (PF).

De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, esse desempenho é resultado do trabalho da gestão baiana na qualificação da mão-de-obra, nas obras de infraestrutura nas treze zonas turísticas e também na promoção do destino em outros mercados. “As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na estruturação da atividade aqui na Bahia tornaram o nosso Estado um destino global. Somos o principal portão de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste brasileiro. Isso significa um maior fluxo de recursos na economia, com aumento de renda e da geração de empregos”, afirmou o secretário.

O número de visitantes internacionais registrados no 1º semestre de 2025 é 62% maior que no mesmo período de 2024, quando foram recepcionadas 61.669 pessoas. Em junho, o movimento também foi forte: mais de oito mil turistas internacionais chegaram ao estado, um crescimento de mais de 50% comparado ao mesmo mês de 2024. Especialistas no setor também estão animados.

Para Isac Lima, que é proprietário da agência Cassi Turismo, os destinos baianos têm atrativos que encantam. “Não foi nenhuma novidade ter recebido mais de 100 mil turistas no primeiro semestre de 2025, porque a Bahia é o estado propício para o turismo, porque além de termos natureza exuberante, temos história, temos cultura, casarões seculares, igrejas centenárias. Além da Bahia ter a fama de ser um estado hospitaleiro”.

Salvador-Panamá

Na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá, na América Central, para Salvador, suspenso no período da pandemia. A partir de janeiro de 2026, serão quatro voos por semana, ligando os dois destinos, o que vai contribuir para ampliar a chegada de turistas internacionais.

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O diretor da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, explicou que a capital baiana sempre esteve no radar da companhia. De acordo com ele, os números são animadores “Nosso grande objetivo é usar esse voo para vender a Bahia não só no Panamá, mas sim explorar o nosso hub de conexões. Lembrando que a gente voa para 17 destinos nos Estados Unidos, cinco no México, 11 na Colômbia e outros no Caribe, América Central. E junto com a Setur, promover a Bahia nesses mercados e trazer passageiros”.

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