SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

São João 2025

Cultura, segurança e economia movimentam os dias de festa no Pelourinho

O local se tornou o centro da tradição junina na capital baiana, atraindo milhares de turistas e moradores

Publicado

em

Desde a última quinta-feira (19), o Pelourinho se tornou o centro da tradição junina na capital baiana, atraindo milhares de turistas e
Foto: Icaro Soares

Desde a última quinta-feira (19), o Pelourinho se tornou o centro da tradição junina na capital baiana, atraindo milhares de turistas e moradores para uma programação gratuita promovida pelo Governo do Estado através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur). Com uma estrutura que incluiu policiamento reforçado e decoração especial, o evento garantiu segurança e conforto para quem aproveitou os shows de dezenas de atrações, distribuídas entre largos e praças.

“Hoje é o meu segundo dia no Pelourinho. Vir para cá foi muito melhor do que eu esperava. Ontem, eu vim assistir o show de Alceu Valença e Falamansa, e quis voltar hoje” comentou o auxiliar administrativo, João Paulo Dantas, turista que queria conhecer o São João no Nordeste e escolheu Salvador como destino.

Além de resgatar as tradições culturais, a festa se mostrou um importante vetor de geração de renda para a região. Comerciantes locais relataram aumento significativo nas vendas durante os seis dias de evento. “O movimento este ano está tudo de bom, a festa de São João trouxe muita gente pro Pelourinho”, comemorou a baiana de acarajé, Sueli Tavares, que ocupa um ponto no Terreiro de Jesus. “Eu ocupo este ponto que era de minha mãe há 58 anos, agora estamos vendendo acarajé aqui na terceira geração, eu trabalhando com minha filha Suelen”, acrescentou.

A diversidade de atrações musicais foi outro ponto alto destacado pelos visitantes. Desde forró pé-de-serra até arrocha, a programação agradou a diferentes gerações. “Aqui é a melhor festa que tem na Bahia. Eu passei parte do feriado em Candeias, aí quis vir para cá também, e a festa tá linda, estrutura e decoração também”, elogiou a salgadeira Taianara Paiva.

A segurança, com policiamento ostensivo e câmeras de monitoramento, também foi o motivo de famílias terem escolhido o São João do Pelourinho: “Eu tenho uma filha de quatro anos e aqui é um lugar seguro e tranquilo para ela brincar e soltar fogos. Aqui é a minha primeira opção”, comentou o comerciante Josenilton Brandão.

ANÚNCIO
Anúncios

Combinando preservação cultural, estímulo econômico e inclusão, o São João no Pelourinho se consolida como um dos principais eventos do calendário turístico baiano.

São João 2025

Pedrão 2025 celebra 20 anos de tradição em Eunápolis

Criada em 2005, a festa se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado

Publicado

em

O Pedrão 2025 começou com o pé direito e muita animação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Este ano, a festa está completando
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Pedrão 2025 começou com o pé direito e muita animação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Este ano, a festa está completando 20 anos de história e foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (26) com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues. Com uma programação especial, apoiada pelo Governo do Estado, o evento recebeu na primeira noite Ana Castela, Maiara & Maraisa, Bell Marques e Arriba Saia, que subiram ao palco e animaram a multidão no Estádio Araujão.

Criado em 2005, o Pedrão se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado. Durante a cerimônia de abertura, o governador destacou a importância do Pedrão para o turismo, a economia local e a preservação das tradições nordestinas. “O Pedrão é muito badalado e organizado. São 20 anos de um evento que movimenta a cidade, gera empregos, aquece o comércio e valoriza nossa cultura. É um orgulho para a Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Já o secretário de Turismo (Setur), Maurício Bacelar pontuou, “aqui hoje em Eunápolis, o governador Jerônimo Rodrigues abre os festejos da Bahia a São Pedro. Esses festejos se estendem até meados do mês de julho. O governo tem ciência da importância cultural desses festejos, por conta disso apoia e, por conta desses festejos também, os investimentos têm reflexo na economia do Estado, na geração de emprego e de renda para os baianos”, disse.

Com expectativa de atrair milhares de visitantes, a edição 2025 do Pedrão reforça Eunápolis como um dos principais destinos juninos da Bahia e do Brasil. “É uma festa que traz as famílias, congratula a região, traz gente de outros estados, como tem amigos aí de várias partes do Brasil, tem gente que vem de São Paulo, Porto Seguro, Espírito Santo, Minas Gerais”, ressaltou o prefeito Robério Oliveira.

O secretário de Cultura (Secult-BA), Bruno Monteiro, participou do evento e destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado em 2025. “Mais de 300 municípios baianos realizam ou já realizaram festejos juninos com o apoio do Governo do Estado. Esse investimento contempla a valorização da cultura, já que essas festas são marcadas por uma tradição cultural muito forte e representam uma parte significativa da identidade do povo baiano e nordestino. Além do aspecto cultural, há também um investimento expressivo em segurança pública, com o reforço do efetivo para garantir que os festejos ocorram com paz e tranquilidade. As estruturas de saúde também foram ampliadas. A mobilidade é outro ponto que recebeu atenção especial, pois esse é um período em que há um grande deslocamento de pessoas dentro do estado.”

ANÚNCIO
Anúncios

Pra receber o evento, o Araujão passou por uma transformação. O local foi reformado e ampliado, ganhando quadras esportivas, pista de atletismo e uma estrutura moderna que vai ser usada também em eventos esportivos e culturais depois da festa. Para a realização do Pedrão, o campo de futebol foi coberto com um piso especial para proteção do gramado.

Continue Lendo

São João 2025

Ações da Sesab garantem atendimento a queimados durante a festa 

Do dia 18 de junho até às 7h desta quarta-feira (25), foram registradas 72 ocorrências

Publicado

em

O reforço na assistência em hospitais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) garantiu o atendimento às vítimas de queimaduras
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA 

O reforço na assistência em hospitais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) garantiu o atendimento às vítimas de queimaduras no período de São João. Do dia 18 de junho até às 7h desta quarta-feira (25), foram registradas 72 ocorrências. Do total, 24 foram por conta de queimaduras por fogos ou em fogueiras e 48 explosões de bombas. Em 2024, houve 66 ocorrências no período de 20 a 25 de junho. 

O maior volume de vítimas foi direcionado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde 53 pessoas deram entrada. Outros 12 pacientes foram atendidos no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os demais casos foram direcionados para o Hospital Regional de Juazeiro (3), Hospital Geral Prado Valadares (3), em Jequié, e Hospital do Oeste (1), em Barreiras. 

O diretor geral das Unidades Próprias da Sesab, Michael Carmo, pontua que a rede de assistência conseguiu dar conta da demanda durante o São João. “A preparação das unidades da Sesab para este período garantiu que todos que foram vítimas de queimaduras e precisaram serem encaminhados para hospitais tivessem atendimento adequado”, afirma. 

Michael Carmos ainda chama atenção para o alto número de crianças que deram entrada no HGE. “Dos 53 atendimentos no HGE, 19 foram de crianças menores de 12 anos. Os responsáveis devem estar sempre atentos e supervisionar as crianças quando estiverem usando fogos para evitar acidentes”, alerta. 

Prevenção de ISTs 

Durante o São João, a Sesab também ampliou as ações de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os postos de testagem montados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) já atingiu a marca de 55.447 exames realizados neste período junino. As 14.240 pessoas que buscaram o serviço puderam realizar exames de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. 

ANÚNCIO
Anúncios

Dos testes realizados, 598 tiveram resultado positivo, sendo 34 reagentes para HIV, 9 para hepatite B, 21 para hepatite C e 534 para sífilis. Com a possibilidade de iniciar o tratamento para sífilis no próprio posto, 191 pessoas fizeram esta opção. 

Os estandes foram montados em Alagoinhas, Amargosa, Cachoeira, Camaçari, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.  

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria da Saúde do Estado, Eleuzina Falcão, destaca que é importante pontuar que esta não é uma ação isolada. “Este trabalho faz parte do conjunto das Diretrizes para a Eliminação da Aids e Transmissão do HIV como problema de saúde pública, assim como a sífilis e hepatites B e C dentro do Programa Brasil Saudável”, afirma. 

Eleuzina destaca ainda que o trabalho de orientação não é feito somente para quem teve o resultado positivo. “Quem teve alguma IST detectada é orientado e encaminhado para um serviço de saúde para ter o tratamento. Os que o resultado foi negativo tiveram orientações de como se manter nesta condição”, ressaltou. 

Postos de emergência garantem atendimento nas festas de Salvador 

ANÚNCIO
Anúncios

Além dos postos de testagem, a Sesab montou em Salvador, no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe, unidades de atendimento de emergência, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Os três postos registraram 675 atendimentos, sendo 477 no posto do Parque de Exposições, 143 no Pelourinho e os outros 55 em Paripe. 

As intoxicações alcoólicas tiveram o maior registro de entradas, com 66 casos, seguido de cefaleia (64), náuseas (49) e desmaio (41). 

Continue Lendo

São João 2025

Festejos têm baixo número de ocorrências e 19 foragidos localizados

Mais de 12 mil policiais e bombeiros atuaram no esquema especial de segurança da SSP

Publicado

em

(Centro Histórico), no bairro de Paripe, em Salvador, além de 280 municípios do interior, terminou com baixo número de ocorrências. 
Foto: Rafael Rodrigues/SSP

O São João da Bahia 2025, iniciado no último dia 18 e encerrado na madrugada desta quarta-feira (25), com eventos no Parque de Exposições, no Pelourinho (Centro Histórico), no bairro de Paripe, em Salvador, além de 280 municípios do interior, terminou com baixo número de ocorrências. 

A Operação contou com mais de 12 mil policiais e bombeiros e o emprego de 1.500 câmeras de videomonitoramento, sendo 500 de Reconhecimento Facial. 

Reconhecimento Facial 

Dezenove foragidos da Justiça foram presos após alerta do Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). 

As prisões foram realizadas em Salvador, com sete mandados cumpridos, e nas cidades de Serrinha, Irecê, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Jaguaquara, Itapé, Euclides da Cunha, Cruz das Almas, Camaçari e Barreiras. 

Os fugitivos eram procurados por homicídio, tráfico de drogas, estelionato, furto e falta de pagamento de pensão alimentícia. 

ANÚNCIO
Anúncios
Público 

Mais de 868 mil foliões curtiram o São João da Bahia 2025 na capital baiana. Os shows realizados no Pelourinho atraíram a maior quantidade de público durante os seis dias de festejos, reunindo 583.282 foliões. No Parque de Exposições, a ferramenta tecnológica da SSP contabilizou 181.925 pessoas, enquanto no bairro de Paripe 103.412 baianos e turistas curtiram a festa. 

Maiores públicos no interior 

Vitória da Conquista (763.409), Cruz das Almas (630.051), Santo Antônio de Jesus (599.995), Irecê (386.792), Jaguaquara (364.335), Camaçari (340.694), Itaberaba (329.041), Jequié (280.338) e Amargosa (273.622). 

A contagem do público nos espaços foi realizada pelo Sistema de Reconhecimento Facial da SSP com a passagem das pessoas pelos Portais de Abordagem. 

Continue Lendo

Mais Lidas