SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

“Imus” estreia no projeto “Solos de Estar” do BTCA

Performance tem criação e interpretação de Dayana Brito

Publicado

em

No dia 21 de agosto (sexta-feira), às 19h, a série “Solos de Estar”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), estreará o seu quinto solo: “Imus”, com criação e interpretação de Dayana Brito. Do latim, “Imus” significa profundo, que está no fundo; íntimo. E o que há mais íntimo do que si próprio? Esta é a questão deste trabalho, que poderá ser visto no canal de YouTube do BTCA www.youtube.com/baleteatrocastroalvesbtca.

Neste momento de isolamento social, ver-se, ouvir-se e conhecer-se novamente dentro do espaço habitado, o corpo-casa, trazem uma onda de movimentos, ora de pausa, retorno, ora de avanço. Reconhecer gostos, saberes, necessidades, vínculos. Para além, o limite entre o pessoal e o público. Através das redes sociais, essa barreira se reconfigura. “Imus” é um convite, um convite para estar. Todo o mundo dentro de casa: a família distante, o trabalho e a intimidade da própria vida. Tudo no mesmo espaço, intercalando e misturando os tempos. Dayana Brito reflete sobre a reconexão consigo mesma e a fragilidade dos limites entre o que está dentro e o que está fora em tempos de reclusão.

Sobre o projeto “Solos de Estar” – Mantendo linhas de criação em meio às políticas de isolamento social determinadas por conta da pandemia da Covid-19, o BTCA promove a série “Solos de Estar”, em que seus bailarinos se debruçam sobre os enfrentamentos humanos da necessidade de viverem com mais intensidade as suas próprias vidas íntimas, para então desenvolver trabalhos autorais. Os papéis sociais externos que, na grande maioria das situações, ocupam a maior parte de um dia comum, dão lugar à execução extremada dos papéis sociais domésticos. E, enquanto trabalho e casa se fundem, recursos do ambiente familiar compõem cenas de solos inéditos.

Continue Lendo
ANÚNCIO
Anúncios
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Chocolat Festival 2025 reforça o protagonismo da Bahia como maior produtora de cacau

O evento reúne mais de 300 expositores, com destaque para marcas baianas que vêm conquistando espaço e reconhecimento internacional

Publicado

em

Começou nesta quinta-feira (17), em Ilhéus, o Chocolat Festival 2025, a maior vitrine da cadeia produtiva do chocolate e do cacau da
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom SeturBA

Começou nesta quinta-feira (17), em Ilhéus, o Chocolat Festival 2025, a maior vitrine da cadeia produtiva do chocolate e do cacau da América Latina. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), marca presença com apoio ativo nesta edição, com o objetivo de fortalecer políticas públicas de incentivo à cadeia produtiva, promovendo o desenvolvimento da gastronomia, do turismo e da cultura, e projetando a excelência do chocolate baiano para o mundo. 

Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura estavam o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo; o chefe de gabinete da Seagri, Vivaldo Góis; o diretor-geral da Ceplac, Thiago Guedes; o secretário de Turismo, Maurício Bacelar; a secretária da Educação, Rowena Brito; o senador Jaques Wagner; além de deputados estaduais ligados à região. 

Durante a visita aos estandes, o secretário da Agricultura destacou a grandeza do festival e sua importância para o crescimento econômico e o protagonismo da cadeia produtiva do cacau. 

“Somos o maior produtor e exportador de cacau do país, fruto de políticas estratégicas de incentivo à pesquisa, proteção fitossanitária, melhoria da produtividade e sustentabilidade, mas, principalmente, do trabalho e dedicação de cada produtor e empreendedor, que, ao longo dos anos, superaram as adversidades e inovaram para reerguer essa importante e histórica cadeia produtiva. Sabemos o quanto o cacau representa para a região Sul e para a Bahia. O Governo tem caminhado junto com os produtores, desde o cultivo até a indústria, mostrando que o nosso chocolate tem qualidade, identidade e força para crescer e conquistar os mercados internacionais”, enfatizou Barrozo. 

Uma das novidades desta edição do Chocolat Festival é a realização do Cacao Summit, um encontro de especialistas para debater inovações com foco em temas como rastreabilidade, carbono zero, certificação, comércio justo, bioeconomia e o papel do cacau na regeneração de florestas tropicais. O summit reunirá produtores, cientistas, investidores, representantes de organizações internacionais, empresas de impacto e marcas de chocolate fino. 

Além de promover o chocolate de origem e de alto valor agregado, o festival impulsiona iniciativas que contam com o apoio e a atuação direta da Seagri, a exemplo da Indicação Geográfica “Sul da Bahia”, da Câmara Setorial do Cacau, do Fórum do Cacau e da Estrada do Chocolate — ações que conectam produção, turismo e identidade regional nos 83 municípios da região cacaueira. 

O evento reúne mais de 300 expositores, com destaque para marcas baianas que vêm conquistando espaço e reconhecimento internacional. Em 2024, marcas do Consórcio Cabruca, apoiadas por ações do Governo da Bahia, conquistaram 15 medalhas na Academy of Chocolate, em Londres — uma das premiações mais importantes do setor no mundo. 

Continue Lendo

Agricultura

Entrega de tratores fortalece agricultura familiar em Aracatu

A entrega faz parte da estratégia de mecanização rural da CAR para promover a inclusão produtiva e a permanência das famílias no campo

Publicado

em

A agricultura familiar no município de Aracatu, no território Sertão Produtivo, acaba de receber um importante reforço.
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A agricultura familiar no município de Aracatu, no território Sertão Produtivo, acaba de receber um importante reforço. Três novos tratores foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o objetivo de impulsionar a produção agrícola local.

Um dos equipamentos foi destinado à Associação dos Produtores e Produtoras Rurais do Povoado de Piabanha. Os outros dois ficarão sob a gestão da prefeitura de Aracatu e atenderão diversas comunidades rurais do município, ampliando o acesso à mecanização no campo.

A iniciativa garante melhores condições de trabalho, fortalece a produção da agricultura familiar e amplia as oportunidades para centenas de famílias agricultoras. Para Matheus Rodrigues Leite, presidente da Associação de Piabanha, o equipamento representa um avanço significativo. “Esse trator vai nos ajudar muito. Antes, quando chovia, precisávamos contratar tratores de fora, pagando caro para preparar a terra. Agora, com o trator da associação, já conseguimos aproveitar o tempo certo para o cultivo. Vamos produzir mais milho, feijão, maracujá, melancia, maxixe, abóbora. Tudo o que movimenta a nossa vida aqui”, afirma.

A entrega dos tratores faz parte da estratégia de mecanização rural desenvolvida pela CAR, que visa promover a inclusão produtiva e a permanência das famílias no campo. O acesso a máquinas e equipamentos impulsiona a autonomia dos agricultores e agricultoras, e contribui diretamente para o fortalecimento da agricultura familiar.

A mecanização rural tem gerado impacto social e econômico direto em diversas comunidades da Bahia. Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, esses tratores vão lavrar a terra para cultivar alimentos saudáveis. “Mais do que facilitar o cultivo, as máquinas ajudam a quem vive da terra, gerando trabalho, renda e fortalecendo os sistemas produtivos em todo o estado”.

Continue Lendo

Cultura

‘A Menina que Tocava a Névoa’ será lançado na Kopenhagen do Shopping Cidade

Narrativa inclui romance com traumas, resiliência e construção do amor-próprio

Publicado

em

Primeira loja da Kopenhagen na Bahia no modelo de cafeteria de rua, a unidade do Shopping Cidade tem se consolidado como
Foto: Divulgação

Primeira loja da Kopenhagen na Bahia no modelo de cafeteria de rua, a unidade do Shopping Cidade tem se consolidado como um espaço cultural na capital baiana. É lá que, no dia 26 de julho, das 16h às 20h, acontece o lançamento do livro ‘A Menina que Tocava a Névoa’. A obra, com 128 páginas, é publicada pela editora Penalux e conduz o leitor por uma narrativa sensível sobre traumas, resiliência e a construção do amor-próprio.

O evento levará o escritor baiano Márcio Leite (@marciorleite) para sessão de autógrafos e promete reunir leitores e amantes da literatura no ambiente, que combina o aroma inconfundível do chocolate artesanal com a leveza de chás e outras surpresas do cardápio.

Trama de encontros e autoconhecimento

Na obra, o personagem Raimundo está exausto, e encontra refúgio na fazenda de um Coronel. Lá, ele adentra um universo de hierarquias rígidas, onde poder e compaixão se entrelaçam de maneira inesperada. Em meio à dureza do sertão, surge Marina, uma jovem de coração luminoso.

À medida que a história avança, segredos e desafios ganham vida sob o sol escaldante. Cada silêncio revela as complexas relações entre os personagens. O sertão, mais do que um espaço físico, se torna um lugar de transformação, onde poder e compaixão se fundem, desvelando a verdadeira essência de cada um.

Sabores inusitados

Para acompanhar a leitura, sabores inusitados estão no espaço de rua repleto de vidros do chão até o teto da Kopenhagen do Shopping Cidade (@kopenhagen_shoppingcidade). O local tem também apostando em sabores regionais exclusivos com milkshakes de pipoca e poçoca, por exemplo. Sorvetes, cookies e affogato de pistache estão entre opções diferenciadas.

No ambiente, lançamentos de livros, rodas de conversa e eventos culturais aproximam público e marca. “Queremos que a Kopenhagen vá além do chocolate e que também se torne um ponto de encontro para vivências marcantes. Os eventos literários refletem nosso desejo de unir sabor, afeto e cultura em um só lugar”, explica Fernanda Rêgo (@fernandaalmeidarego), responsável pela unidade.

Márcio Leite, que já acumula outros projetos literários, aposta em uma escrita lírica e introspectiva. Nesta obra, sua personagem tenta, em meio à névoa, reencontrar a si mesma.

Fernanda ressalta que abrir a loja para eventos assim amplia o propósito do espaço, conectando diferentes formas de expressão. “Receber o lançamento do livro de Márcio é uma honra e reforça nosso propósito de transformar a Kopenhagen em Salvador em um lugar onde cultura e afeto caminham juntos. Queremos que cada visitante viva uma experiência completa: literatura, bons encontros e, claro, o nosso chocolate”, conclui.

Continue Lendo

Mais Lidas