Cultura
Heloisa Buarque de Hollanda é eleita imortal da ABL
A escritora e crítica cultural passa a ser a décima mulher eleita para a ABL

A escritora Heloísa Buarque de Hollanda foi eleita nesta quinta-feira (20) para a Academia Brasileira de Letras (ABL) e vai ocupar a cadeira 30, vaga desde a morte da escritora Nélida Piñon, em dezembro de 2022. A escritora e crítica cultural passa a ser a décima mulher eleita para a ABL.
A votação que elegeu a paulista com 34 dos 37 votos foi a primeira da Academia feita por urna eletrônica. O pintor e escritor Oscar Araripe teve 2 votos e houve um voto em branco.
“Esse atual projeto de abertura da Academia me fascina. E isso não é nem o começo. Tem que ter mulher, negro, índio. Porque são excelentes também. Isso é o Brasil, a democracia. Eu estou muito feliz de chegar nesse momento na Academia, com esse projeto de renovação, aos 84 anos”, destacou Heloísa, em nota da ABL.
A cadeira 30 tem como fundador o contista Pedro Rabelo, como patrono o jornalista e romancista Pardal Mallet, e teve como titulares o advogado Heráclito Graça, o médico Antônio Austregésilo e o ensaísta, filólogo e lexicógrafo Aurélio Buarque, além de Nélida Piñon.
Carnaval 2025
Seman promove instalação de tapumes em prédios e monumentos
A ação engloba 56 pontos em locais onde haverá festa, como o Santo Antônio Além do Carmo, Barra, Ondina e Pelourinho

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) está finalizando a instalação de tapumes em diversos prédios e monumentos públicos de Salvador, para proteger o patrimônio histórico e garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval. A ação engloba 56 pontos em locais onde haverá folia de Momo, como o Santo Antônio Além do Carmo, Barra, Ondina e Pelourinho, e tem duração total de 15 dias, em média.
O engenheiro responsável pela ação, Tony Novaes, explicou que o principal objetivo é evitar acidentes e preservar os imóveis históricos, especialmente em áreas com casarões que oferecem risco de queda. “Além dos monumentos e casarões, a ação também inclui escolas municipais e igrejas históricas”, disse. Dentre os locais protegidos por tapumes estão o Farol da Barra, os monumentos As Meninas do Brasil e Cruz Caída, e a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo.
Demais ações
Como parte das ações preventivas para o Carnaval de Salvador, a Seman também realiza a retirada de mobiliário urbano, revisão e reparos em dispositivos de drenagem e poda de árvores. O órgão pode ser acionado através do Fala Salvador, no número 156, ou pelo site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/.
Carnaval 2025
Sábado de Fuzuê e de festa no Carmo termina sem registro de crime grave
Policiamento reforçado e emprego de tecnologia garantiram a segurança dos eventos de Pré-Carnaval

O Fuzuê, celebrado no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra), e o terceiro dia de festa no Santo Antônio Além do Carmo, região do Centro Histórico de Salvador, terminaram na madrugada deste domingo (24), sem registro de crime grave contra a vida e de roubo.
Ações preventivas e de inteligência foram realizadas pelas Forças Policiais e de Bombeiros, garantindo a manutenção da paz nos festejos.
Nos dois eventos, que reuniram milhares de baianos e turistas, as Forças da Segurança registraram 13 furtos. Dois criminosos foram capturados. Um foi flagrado, após um furto e o outro preso por descumprimento de medida protetiva de urgência.
Os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e de Inteligência de Segurança Pública (CIISP) acompanharam as festas. Em funcionamento 24h por dia, o Disque Denúncia (181) recepcionou informações dos festejos.
Carnaval 2025
Cabrália Folia 2025 terá monitoramento do Centro Integrado Móvel da SSP
Estrutura da SSP integra equipes da PM, Bombeiros, Vara da Infância e Juventude, STELECOM e SGTO

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M) da Secretaria da Segurança Pública iniciou na noite de sexta-feira (21), o monitoramento do Cabrália Folia 2025. O equipamento será utilizado até a madrugada de segunda-feira (24), quando se encerra o evento na cidade de Santa Cruz Cabrália.
A estrutura da SSP abriga equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vara da Infância e Juventude, além de profissionais das Superintendências de Teleconunicações (STELECOM) e Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO).
Dez câmeras do CICC-M monitoram os Portais de Abordagem que dão acesso à festa e também são empregadas em pontos estratégicos.
Cerca de 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras serão empregadas pela SSP nos eventos de Carnaval em todo o estado.
-
Políticahá 2 dias
Estado vai potencializar agronegócio com obras de infraestrutura no extremo oeste
-
Carnaval 2025há 2 dias
Celebrando 40 anos de Axé Music, festa atrai novo recorde de turistas
-
Serviçoshá 1 dia
Mega-Sena acumula e vai pagar R$130 milhões na terça (25)
-
Serviçoshá 8 horas
Vagas de emprego para esta segunda-feira (24)