SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Heloisa Buarque de Hollanda é eleita imortal da ABL

A escritora e crítica cultural passa a ser a décima mulher eleita para a ABL

Publicado

em

A escritora Heloísa Buarque de Hollanda foi eleita nesta quinta-feira (20) para a Academia Brasileira de Letras (ABL) e vai ocupar a cadeira
Foto: Chico Cerchiaro

A escritora Heloísa Buarque de Hollanda foi eleita nesta quinta-feira (20) para a Academia Brasileira de Letras (ABL) e vai ocupar a cadeira 30, vaga desde a morte da escritora Nélida Piñon, em dezembro de 2022. A escritora e crítica cultural passa a ser a décima mulher eleita para a ABL.

A votação que elegeu a paulista com 34 dos 37 votos foi a primeira da Academia feita por urna eletrônica. O pintor e escritor Oscar Araripe teve 2 votos e houve um voto em branco.

“Esse atual projeto de abertura da Academia me fascina. E isso não é nem o começo. Tem que ter mulher, negro, índio. Porque são excelentes também. Isso é o Brasil, a democracia. Eu estou muito feliz de chegar nesse  momento na Academia, com esse projeto de renovação, aos 84 anos”, destacou Heloísa, em nota da ABL.

A cadeira 30 tem como fundador o contista Pedro Rabelo, como patrono o jornalista e romancista Pardal Mallet, e teve como titulares o advogado Heráclito Graça, o médico Antônio Austregésilo e o ensaísta, filólogo e lexicógrafo Aurélio Buarque, além de Nélida Piñon.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carnaval 2025

Projeto Cidade Carnavalesca entrega 100 primeiros certificados

O objetivo da iniciativa é promover a capacitação profissional voltada para o Carnaval 

Publicado

em

Os primeiros 100 certificados do Projeto Cidade Carnavalesca, iniciativa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Os primeiros 100 certificados do Projeto Cidade Carnavalesca, iniciativa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foram entregues na manhã desta segunda-feira (24), na sede do Afoxé Filhos de Gandhy, no Pelourinho. O objetivo do projeto é promover a capacitação profissional e fortalecer o mercado de trabalho voltado para o Carnaval, por meio de cursos. 

Para o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, a certificação tem um papel fundamental na inserção dos participantes no mercado de trabalho. “O projeto Cidade Carnavalesca visa fortalecer as cadeias produtivas na área de adereçaria, dança, costura, de instrumentos. Também temos outros projetos voltados à inclusão de catadores de materiais recicláveis, cordeiros, ambulantes, por entendermos que o Carnaval é um espaço para que as pessoas tenham condições e dignidade para obter o seu ganha-pão e, ao mesmo tempo, ter a proteção dos seus direitos sociais, para que esses homens e mulheres tenham mais oportunidades de conquistar renda e levar o sustento para suas famílias ao longo de todo ano”, explicou. 

Inicialmente, os certificados serão entregues a 100 educandos, distribuídos em cinco turmas. As aulas, realizadas em diversos bairros de Salvador, como Sussuarana, Nordeste de Amaralina, Plataforma, Cajazeiras, Saramandaia e Pelourinho, ofereceram formação prática e teórica para 600 beneficiários em diferentes áreas ligadas à cultura carnavalesca, como adereçaria, percussão, danças e máscaras de Carnaval. O investimento total do projeto é de R$ 1 milhão, financiado pelo Governo do Estado. 

Para os alunos, a expectativa com essa nova qualificação é alta. Alguns já atuam na área e veem na certificação uma forma de ampliar suas oportunidades de emprego e renda. 

“Eu vou fazer na prática. Aprendi a fazer adereço. Gostei muito do curso, estou tentando fazer já em casa, para vender no Carnaval, para ganhar uma renda extra para ajudar a família”, considerou Cristiane dos Anjos, certificada no curso de adereçaria. 

ANÚNCIO

“Aproveitei esse momento oportuno, com muito amor, carinho e dedicação, para fazer parte desse curso de adereços. Estou muito grato por tudo o que estou participando nesse momento. Pretendo, futuramente, desenvolver esse trabalho”, completou o músico e concluinte do curso de adereçaria, Luís Eduardo Teixeira. 

O Afoxé Filhos de Gandhy, entidade coordenadora do projeto e vencedora do edital da Setre nº 015/2024, também destaca a relevância da iniciativa. Segundo Xiko Lima, coordenador pedagógico do projeto, a parceria foi fundamental para o sucesso. “Foi um desafio. A gente trabalha com o Carnaval, mas trabalhar ensinando a fazer o Carnaval já muda a história, requer que a gente saia para pesquisar, inovar. Vimos que tinha dona de casa que precisava ser estimulada para ganhar em cima do que ela sabia fazer. O curso só veio para certificar e ampliar esse conhecimento. Isso para a gente, no Afoxé Filhos de Gandhy, nessa parceria com o Governo do Estado, foi fantástico”, afirmou. 

O Projeto Cidade Carnavalesca é realizado pela Setre em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Secretaria de Cultura (Secult). A formação completa prevê 30 turmas com 20 alunos cada, totalizando 600 beneficiários. 

Continue Lendo

Carnaval 2025

Seman promove instalação de tapumes em prédios e monumentos

A ação engloba 56 pontos em locais onde haverá festa, como o Santo Antônio Além do Carmo, Barra, Ondina e Pelourinho

Publicado

em

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) está finalizando a instalação de tapumes em diversos prédios e monumentos públicos de Salvador,
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) está finalizando a instalação de tapumes em diversos prédios e monumentos públicos de Salvador, para proteger o patrimônio histórico e garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval. A ação engloba 56 pontos em locais onde haverá folia de Momo, como o Santo Antônio Além do Carmo, Barra, Ondina e Pelourinho, e tem duração total de 15 dias, em média. 

O engenheiro responsável pela ação, Tony Novaes, explicou que o principal objetivo é evitar acidentes e preservar os imóveis históricos, especialmente em áreas com casarões que oferecem risco de queda. “Além dos monumentos e casarões, a ação também inclui escolas municipais e igrejas históricas”, disse. Dentre os locais protegidos por tapumes estão o Farol da Barra, os monumentos As Meninas do Brasil e Cruz Caída, e a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo. 

Demais ações 

Como parte das ações preventivas para o Carnaval de Salvador, a Seman também realiza a retirada de mobiliário urbano, revisão e reparos em dispositivos de drenagem e poda de árvores. O órgão pode ser acionado através do Fala Salvador, no número 156, ou pelo site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/. 

Continue Lendo

Carnaval 2025

Sábado de Fuzuê e de festa no Carmo termina sem registro de crime grave

Policiamento reforçado e emprego de tecnologia garantiram a segurança dos eventos de Pré-Carnaval

Publicado

em

região do Centro Histórico de Salvador, terminaram na madrugada deste domingo (24), sem registro de crime grave contra a vida
Foto: Jeferson Silva

O Fuzuê, celebrado no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra), e o terceiro dia de festa no Santo Antônio Além do Carmo, região do Centro Histórico de Salvador, terminaram na madrugada deste domingo (24), sem registro de crime grave contra a vida e de roubo.

Ações preventivas e de inteligência foram realizadas pelas Forças Policiais e de Bombeiros, garantindo a manutenção da paz nos festejos.

Nos dois eventos, que reuniram milhares de baianos e turistas, as Forças da Segurança registraram 13 furtos. Dois criminosos foram capturados. Um foi flagrado, após um furto e o outro preso por descumprimento de medida protetiva de urgência.

Os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e de Inteligência de Segurança Pública (CIISP) acompanharam as festas. Em funcionamento 24h por dia, o Disque Denúncia (181) recepcionou informações dos festejos.

Continue Lendo

Mais Lidas