SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Educação

Alunos e professores recebem óculos digitais de leitura

Foram entregues óculos OrCam MyEye para 30 estudantes e 13 professores da rede municipal de ensino e do Instituto de Cegos da Bahia

Publicado

em

no Costa Azul foi palco, nesta segunda-feira (6), da entrega de óculos com tecnologia assistiva OrCam MyEye para 30 estudantes e 13
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

O Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no Costa Azul foi palco, nesta segunda-feira (6), da entrega de óculos com tecnologia assistiva OrCam MyEye para 30 estudantes e 13 professores da rede municipal de ensino e do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) com cegueira ou outro tipo de deficiência visual. O equipamento, que utiliza a tecnologia de visão artificial, a partir de uma câmera inteligente que faz a leitura em tempo real de textos, rostos, produtos, cores, códigos de barras e cédulas de dinheiro, atenderá a 122 alunos e profissionais com deficiência visual registrados na rede. 

Os estudantes experimentaram os óculos durante o treinamento e agora passarão a utilizar o dispositivo em todas as atividades diárias, em casa e na escola. A coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Patrícia Anacleto, explica o passo a passo da operação. “Passamos pelo momento de apresentação, treinamento, manuseio e utilização dos óculos assistivos, e hoje estamos entregando este equipamento configurado de forma personalizada, para que eles possam utilizar em sala de aula, em casa, de forma a fazer de forma mais efetiva as atividades”, relata. 

Para ter acesso ao programa basta ser aluno ou professor da rede municipal, comprovadamente possuidor de alguma deficiência visual, ou totalmente cego. Os candidatos a receber o dispositivo são captados já no processo da matrícula. 

Benefícios 

A tecnologia utiliza a inteligência artificial na realização do reconhecimento óptico de caracteres sem a necessidade de conexão com a internet, permitindo ao usuário enxergar em qualquer lugar, permitindo a gravação de rosto e nome, a partir de tecnologia para reconhecimento facial, permitindo ainda a leitura de perto e de longe, de código de barras, consulta de preços, cardápios e bulas de remédios, por exemplo. O equipamento oferece ainda a leitura em três línguas: português, inglês e espanhol. 

A partir da OrCam MyEye, será possível otimizar a curva de aprendizado dos estudantes, facilitando atividades de leitura instantânea, reconhecimento de cores, matemática, reconhecimento de cédulas monetárias, leitura de forma geral, reconhecimento facial, de forma a reconhecer as pessoas no entorno do estudante, bem como familiares. Além disso, deverá dar mais autonomia e independência no dia a dia das crianças e adolescentes, facilitando o cumprimento das tarefas diárias sem a necessidade de um intermediário para ler no lugar deles. 

ANÚNCIO
Emoção 

A dona de casa Juciara Conceição, de 39 anos, moradora de São Tomé de Paripe, foi buscar os óculos para a filha Ana Flaviane, de 10 anos, e entende que o material será de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida e dos estudos da filha. “É uma grande ajuda, pois nem todas as pessoas na condição dela têm a possibilidade de ter acesso a um equipamento desse. Isso vai ajudar muito na evolução da vida dela, tanto na escola, como na vida em geral”. 

Ana Flaviane cursa o 1⁰ ano na escola Otaviano Pimenta, em São Tomé. “Gostei bastante dos óculos, e já é possível sentir a diferença no meu dia a dia”, celebrou a pequena, ainda tímida diante do novo mundo que passa a compartilhar com o novo equipamento de estudo. 

A alegria de ter a chance de realizar novas descobertas também é o que impulsiona as palavras do pequeno Enzo Felipe, de 7 anos que, a partir do acesso ao novo equipamento, tem a chance de mudar o curso de sua vida educacional e privada, com a revelação de novos horizontes a partir do que lhe é revelado pelas lentes digitais do OrCam MyEye. “Foi uma surpresa, não sabia que ganharia os óculos. Eles vão me ajudar muito a ver melhor as coisas. Estou ansioso para levar eles para casa”, afirma. 

“Eu me sinto muito feliz por ele, pois além de não enxergar nada desde os dois anos de vida, agora ele poderá ter a emoção de conhecer o mundo, ter acesso a coisas que até pouco tempo parecia impossível “, afirma a mãe, Fernanda, bastante emocionada. 

A doméstica Helena Santos de Lima, 47 anos, compareceu com a filha Daniele Pereira dos Santos, de 14 anos, para pegar o equipamento. “Foi uma grande alegria saber que ela seria contemplada com os óculos. Seria impossível para nós termos acesso ao equipamento. Com eles, ela poderá ler tudo aquilo que gosta, sem depender do acesso a escritos em braile”. 

ANÚNCIO

“É uma emoção enorme, pois é um equipamento muito caro que eu sabia não ter condições de comprar. Será de grande ajuda para ler os livros da escola, histórias que só conhecia de ouvir falar, então é um momento de muita alegria poder colocar em prática tudo que aprendi durante o treinamento”, destaca Daniele, que é estudante do 8⁰ ano da Escolar Municipal Leonice Andrade, no Calabetão. 

Educação

Mais 82 candidatos aprovados para a Educação Básica são convocados

Os profissionais foram selecionados em caráter emergencial, pelo Reda, por meio do Processo Seletivo Simplificado

Publicado

em

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convoca mais 82 candidatos classificados na seleção pública para
Foto: Memo Soul

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convoca mais 82 candidatos classificados na seleção pública para contratação temporária de pessoal na função de professor da Educação Básica. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (22). Os profissionais foram selecionados em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), por meio do Processo Seletivo Simplificado, regido pelo Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022.

Os candidatos convocados devem enviar os documentos digitalizados exigidos pelo edital, no período de 24 a 28 de fevereiro, para o correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br. São eles: Diploma registrado de conclusão do curso de nível superior do curso de Licenciatura Plena para a função temporária que concorreu, expedido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; e título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral estão entre a documentação solicitada. A documentação será analisada preliminarmente pela Coordenação de Provimento e Movimentação.

Os aprovados no Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) deverão comparecer à sede da SEC, na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos da documentação (em original e fotocópia) relacionada no edital no referido prazo, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Já aqueles selecionados para atuarem no interior do estado deverão comparecer nas sedes dos seus respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) com a documentação (original e fotocópia) listada no edital e já remetida ao endereço eletrônico, nos mesmos período e horários.

A convocação de professores através do Reda integra o conjunto de ações adotadas pela Secretaria da Educação visando o provimento de pessoal para garantir o pleno funcionamento do ano letivo nas escolas estaduais, oportunizando aos estudantes o direito de aprender. A SEC informa que o candidato que não atender a esta convocação, na forma e no prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.

Continue Lendo

Educação

Creches comunitárias de Salvador recebem doação de alimentos

Bahia Sem Fome e Voluntárias Sociais doaram alimentos como leite e frango para ajudar na alimentação no início do ano letivo

Publicado

em

até esta segunda-feira (17) a entrega de 2.560 quilos de frango e 12 toneladas de leite integral em pó para creches comunitárias de Salvador. 
Foto: Thassio Ramos

O Programa Bahia Sem Fome (BSF) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) realizam até esta segunda-feira (17) a entrega de 2.560 quilos de frango e 12 toneladas de leite integral em pó para creches comunitárias de Salvador.

A doação de frango beneficia mais de seis mil crianças de 0 a 5 anos de 130 creches atendidas pelas Voluntárias Sociais. A ação, que começou no dia 3 de fevereiro, também contempla o Coletivo Mulheres das Águas, no distrito de Caboto, município de Candeias. No último dia 8 de janeiro, foram entregues 200 unidades de peito de frango à instituição.

Em dezembro do ano passado, aconteceu a primeira etapa onde foram doadas 12 toneladas de leite integral em pó para mais de 130 creches comunitárias atendidas pelas Voluntárias Sociais da Bahia, garantindo a segurança alimentar de milhares de crianças durante o período de férias escolares.

Tiago Pereira, coordenador-geral do BSF, destaca a parceria entre o programa e as Voluntárias Sociais da Bahia, lideradas pela professora Tatiana Velloso. “As Voluntárias Sociais do Estado da Bahia integram o nosso Programa Bahia Sem Fome, que é uma das prioridades do Governo do Estado em cuidar de quem mais precisa. Estamos atuando em diversas frentes: fortalecendo a educação, articulando com a saúde, reforçando a assistência social e, claro, assegurando comida, porque alimentação é um direito básico. Sabemos que muitas pessoas vivem em situação de insegurança alimentar e hoje reafirmamos nosso compromisso com as creches comunitárias”.

O trabalho das Voluntárias Sociais já acontece há anos e, desde o ano passado, o BSF passou a integrar as creches como público prioritário, segundo Pereira. “Crianças e adolescentes estão entre os mais afetados pela insegurança alimentar extrema. Esta doação de frango é mais uma ação, mas não paramos por aqui. Já realizamos doações de leite e, em breve, faremos doações de outros alimentos. É um processo contínuo, que inclui tanto arrecadações quanto aquisições do Estado para apoiar minimamente o trabalho essencial dessas creches comunitárias, especialmente aqui na capital, Salvador”, completa.

ANÚNCIO

Impacto nas comunidades

Rosemeire Batista, colaboradora da Ação Social Beneficente Doze de Dezembro, que atende em média 120 crianças, destaca a importância da doação. “Essa articulação é muito importante. A gente passou por uma fase muito crítica na pandemia, e quem salvou a nossa escola praticamente foram as Voluntárias Sociais, através de doações. Temos muita gratidão a elas”.

A professora Aisi Araújo, diretora da Associação Beneficente e Cultural Semeando a Esperança, também agradece o apoio recebido. “É ótimo para o almoço dos meninos. Este ano a gente inicia o tempo integral, e essa doação vem em um momento muito importante para nós”, conclui.

 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Educação

Novos profissionais são convocados para a rede estadual de ensino

Os candidatos foram aprovados em três processos seletivos simplificados para o provimento de cargos temporários

Publicado

em

cargos temporários, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), na rede estadual de ensino. A medida tem como objetivo
Foto: Amanda Chung

O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial deste sábado (15), a convocação de candidatos aprovados em três processos seletivos simplificados para o provimento de cargos temporários, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), na rede estadual de ensino. A medida tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais da Educação e assegurar a qualidade do ensino público no Estado. Foram convocados 36 candidatos para a atuação como mediador, 314 para o cargo de professor do Ensino Profissional e 382 para a função de professor da Educação Básica.

A convocação foi feita com base no resultado final do Processo Seletivo Simplificado, referente ao Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022 e ao Edital SEC/SUDEPE nº 19/2022.

Os convocados devem, entre os dias 17 e 26 de fevereiro de 2025, encaminhar os documentos digitalizados para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br para que seja feita a análise preliminar pela Coordenação de Provimento e Movimentação. Após essa etapa, os aprovados designados para a atuação no Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26, em Salvador, deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos dos documentos originais e suas respectivas cópias. Os candidatos aprovados para lotação no interior do Estado devem se apresentar à sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) correspondente, também portando a documentação original e as cópias exigidas. O não cumprimento das exigências dentro do prazo estabelecido resultará na perda do direito ao ingresso na função temporária, independentemente do motivo.

A documentação exigida inclui diploma de conclusão do curso de nível superior correspondente à função temporária para a qual o candidato foi aprovado, títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, documentos de dependentes, conta corrente do Banco do Brasil, título de eleitor com comprovantes de votação dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral, ato de exoneração ou requerimento de exoneração para quem ocupa cargo público inacumulável, declaração de bens e comprovante de inscrição no PIS/PASEP, entre outros. A lista completa pode ser consultada nos editais disponíveis no site da Secretaria da Educação.

Continue Lendo

Mais Lidas