Educação
Morro do Chapéu ganha um Centro de Educação Profissional
Comunidades quilombolas da região também foram beneficiadas com ações voltadas para agricultura familiar e abastecimento

Estufa para estudo de plantas nativas e laboratórios específicos são alguns dos espaços de formação daqueles que serão os novos técnicos em meio ambiente, administração, segurança do trabalho e agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina II (Cetep), inaugurado nesta quarta-feira (11), no centro de Morro do Chapéu. O equipamento, que integra os 60 já construídos ou modernizados da rede de ensino integral da Bahia, recebeu mais de R$ 31 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação da Bahia (SEC).
Adrielle já se matriculou no técnico em meio ambiente e nutre o sonho de ser bióloga do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Eu faço o curso técnico em meio ambiente e acho que vai ajudar muito na minha futura profissão. Tenho muita expectativa para a escola nova, até porque o espaço é completo: tem quadra, tem campo society, tem piscina. Eu quero aprender a nadar, estou ansiosa. Quero ser bióloga e fazer concurso para o Ibama”, dividiu sobre seus planos para o futuro.
Para o governador Jerônimo Rodrigues o sonho de Adrielle é o sonho coletivo, que orienta o projeto da educação profissional nas escolas de ensino integral. “Nós estamos entregando aqui um sonho, um equipamento que vai mudar a vida das pessoas. Minha mãe dizia, quando eu ia para a escola, que era para estudar para ser alguém na vida. Ser alguém na vida é ter a capacidade de entender o nosso lugar, ter autonomia. Não é sobre luxo, riqueza, embora queiramos que todos tenham dinheiro no bolso e comida no prato. Mas é um equipamento que ajuda no desenvolvimento da comunidade, do nosso estado, do nosso país. Ela tem um significado que vai além da aprendizagem”, reforçou.
O centro de educação profissional conta com 20 salas, quatro laboratórios (de física e matemática; química e biologia; linguagens e informática); sala multifuncional, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista; biblioteca, teatro com capacidade para 200 pessoas; restaurante estudantil, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society com pista de atletismo. A unidade escolar já tem 1.145 estudantes matriculados — 581 do ensino médio, 103 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 461 do ensino profissional.
A secretária Rowenna Brito, à frente da educação estadual, explicou que a escolha dos cursos dialoga com o arranjo produtivo do território. “A comunidade escolar identifica o arranjo produtivo, eles escolhem os cursos e a gente investe no retorno do estudante para o mundo do trabalho, garantindo a empregabilidade. Então, essa é uma escola de tempo integral, com educação profissional, para potencializar a aprendizagem do estudante, para garantir a segurança, o zelo, o cuidado. É mais do que uma entrega orçamentária, é uma entrega para transformar a vida das pessoas”, pontuou.
Atendendo também aos estudantes com deficiência, foi entregue um ônibus escolar rural com ar-condicionado, elevador e 44 assentos, que vai facilitar o deslocamento para o centro de educação profissional.
Desenvolvimento rural
Na comunidade quilombola Queimada Nova, a 56 quilômetros da sede, uma nova Unidade de Beneficiamento de Derivados da Mandioca foi entregue para pequenos produtores remanescentes do quilombo. A unidade produtiva foi equipada com lavador e descascador de mandioca, ralador automático, forno mecanizado automático, amassadeira espiral e fogão industrial.
Outros povoados e distritos estiveram entre os contemplados pelas entregas e anúncios do Estado para o município. Cerca de R$ 250 mil foram aportados, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), em dois sistemas integrados de abastecimento de água no Assentamento Orgânico e na localidade de Banguê.
A pasta também ficará à frente da construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Poço Comprido e do estudo para extensão da rede de água do povoado do Alecrim. O último em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Quilombo Legal
Os territórios quilombolas de Velame, Queimada Nova, Ouricuri II, Barra II e Gruta dos Brejões receberam 374 Certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) através do Projeto Quilombo Legal, parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Para a comunidade remanescente de quilombo Veredinha foi entregue o título de terra do Projeto Bahia Mais Forte Terra Legal, que vai conceder a legalidade do território a 54 famílias.
Infraestrutura
O trecho da BR-122, que se cruza com a BA-052 (Cafarnaum) e a BA-432 (Souto Soares), assim como a BA-422, que liga a BA-052 (Estrada do Feijão) a Morro do Chapéu, recebeu R$ 104 milhões em investimentos estaduais para pavimentação.
Para Veneriton de Oliveira, de 85 anos, morador de Fedegosos, um dos distritos diretamente beneficiados, a mudança foi “de amargura pra mel. A gente sofria sem estar doente pra viajar pro Morro do Chapéu. Doente, piorava a situação. Era estrada de chão. Hoje toda a região chega mais rápido, tá tudo maciozinho. Então ficou mais do que 100%! A gente fica muito grato”, celebrou.
O aeródromo de Morro do Chapéu também foi entregue reformado e com a pista recuperada. Foram R$ 4,2 milhões empregados na obra, realizada pela Seinfra. O próximo projeto estadual, com autorização já anunciada, envolverá a pavimentação do trecho da BA-144, do entroncamento da BA-052 (Morro do Chapéu) até o entroncamento da BA-046 (acesso à Catuaba, distrito de Bonito).
Lazer na Chapada Diamantina
O Balneário do Tareco, a 35 quilômetros da sede, também terá investimento estimado em R$ 6,7 milhões para construção de quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, quadra de vôlei de praia; palco para eventos, vestiários e sanitários, quiosques, guarita, caminhos de pedestre/ paisagismo e mobiliário urbano.
O anúncio, com a abertura de processo licitatório, também prevê no projeto a implantação de restaurante, espaço para eventos, coworking e piscina termal, adulta e infantil no local. O balneário faz parte da cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.
Educação
Estado monitora ações na educação e planeja próximo trimestre
Os educadores avaliaram projetos em andamento nas escolas e a recepção dos estudantes ao ensino integral

Gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), diretores e superintendentes da Secretaria da Educação do Estado (SEC) estiveram com o governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (2), na sede da pasta, em Salvador, para planejamento pedagógico do próximo trimestre nos colégios da rede estadual. Os educadores avaliaram projetos em andamento nas escolas e a recepção dos estudantes ao ensino integral.
“Pelo menos três ou quatro vezes no ano, tenho encontrado os núcleos para poder monitorar, acompanhar mais de perto as nossas ações, os impactos na rede e os resultados. Hoje, aqui, ouvindo nossos territórios e as ações feitas, a gente observou o que precisa ser aperfeiçoado para garantir indicadores ainda melhores para a Bahia”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues.
Durante a reunião, os gestores apresentaram iniciativas e boas práticas das suas unidades escolares e discutiram a adoção de medidas para alcançar os indicadores desejados pela pasta até o final de 2025. Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, “é preciso uma gestão forte, que acompanha de perto, que faz formação com os professores a partir das fragilidades dos estudantes, para a gente poder avançar ainda mais, qualificando o resultado, o que o estudante aprende de fato”, explicou a titular da pasta.
Para Mônica Carmo, do Núcleo Territorial Bacia do Rio Corrente, o planejamento junto à SEC é uma das estratégias que mais dá resultado. “O planejamento, o cuidado que o Estado tem tido com a educação, de sentar com a gente uma manhã inteira para avaliar cada pauta e para melhorar a aprendizagem dos estudantes, é o que faz a educação da Bahia se destacar a cada ano”.
Educação
Nova escola em tempo integral transforma ensino em Barra da Estiva
Unidade na região da Chapada Diamantina oferece teatro, biblioteca, laboratórios e agrega educação profissional e inclusão

Espaços que incentivam a ciência, a sustentabilidade, o esporte e a cultura agora fazem parte da rotina de mais de mil estudantes em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Inaugurada oficialmente neste sábado (31), a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Lúcia Aguiar Viana oferece estrutura moderna com teatro, biblioteca, restaurante estudantil, quadra e campo society, e já inspira alunos a sonharem com o futuro profissional em áreas como biologia e biomedicina. O investimento do Governo do Estado na obra ultrapassa os R$ 27 milhões.
“A gente passou a ter vários incentivos de projetos. Um dos que vamos inscrever na Feira de Ciências esse ano, é de reciclagem de tecidos. Mas também temos um projeto de fabricação de papel com reuso, para redução de custos da escola com papelaria e do meio ambiente, com o descarte. Eu creio que a ciência é uma forma de tornar o futuro melhor”, contou a estudante Marcelly Dias, aluna do 3° ano, que tem pensado em biologia como carreira profissional quando terminar o ensino médio.
Durante a agenda oficial do governador no município, Jerônimo Rodrigues visitou as instalações da escola e os projetos dos estudantes e comentou o potencial das novas estruturas para a educação dos jovens de Barra da Estiva.
“Eu era secretário da Educação quando estive aqui para a gente olhar o terreno, ver as negociações, e hoje eu volto como governador para inaugurar. Esse é um espaço para aprender, alcançar o segundo grau, estudar para entrar na universidade, mas também é para os estudantes terem lazer nas férias, alimentação de qualidade, usar esse teatro para exibir um filme, um espetáculo”, disse o chefe do Executivo sobre a proposta de escolas baianas quem têm teatro e espaços de lazer.
A nova unidade recebeu os estudantes dos colégios estaduais Nercy Antônio Duarte e Getúlio Vargas. Os antigos prédios foram cedidos para o Município. Ao todo, 1.082 alunos irão estudar os próximos anos do ensino integral, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional, na unidade de ensino inaugurada. Para os estudantes da formação profissional em Agricultura e Administração, a escola oferece estrutura para a capacitação em estufas e viveiros e sala de informática.
Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, a nova escola vai ampliar a jornada e introduzir novas práticas pedagógicas no ciclo escolar dos estudantes regulares e do EJA. Além de dar apoio ao ensino de estudantes com deficiência, com o suporte de uma sala de Atendimento Especializado Educacional (AEE).
“Tudo para a gente dar mais dignidade para os nossos estudantes, mais qualidade na educação do estado da Bahia. E nessa unidade os nossos estudantes produzem ciência, têm muitos projetos. A gente sabe da importância desse equipamento para o desenvolvimento do município, do território, o impacto na vida dos estudantes e da população”, avaliou Rowenna.
Outras entregas
Além do colégio, Jerônimo inaugurou o novo Pelotão da Polícia Militar de Barra da Estiva, voltada ao reforço do policiamento ostensivo e à celeridade no atendimento às ocorrências. A medida é parte das ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e teve aporte de R$ 1,5 milhão para obra física, mobiliários e equipamentos.
A programação contou, ainda, com a entrega da pavimentação asfáltica dos acessos à BA-142, como parte do programa “Bahia em Movimento”. Com um investimento de mais de R$ 2,9 milhões, a intervenção contempla uma extensão total de 3,8 quilômetros, contribuindo para a melhoria da mobilidade e da infraestrutura viária na região. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional e o escoamento da produção local.
Educação
Conder realiza obras de construção, modernização e ampliação de 31 escolas em Salvador
A atuação na capital baiana integra a segunda etapa do Construir para Educar, que contará com um total de R$ 1,5 bilhão

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), está promovendo a maior requalificação da rede estadual de ensino já realizada na capital baiana. Com um investimento superior a R$ 380 milhões, 31 unidades escolares em Salvador estão passando por obras de ampliação, modernização e reforma, incluindo a construção de uma nova escola no modelo de tempo integral. As intervenções fazem parte do programa “Construir para Educar”, que busca garantir melhores condições de infraestrutura, acessibilidade e ensino-aprendizagem para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.
A atuação em Salvador integra a segunda etapa do Construir para Educar, que contará com um total de R$ 1,5 bilhão em investimentos em todo o estado. “Esses investimentos refletem o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a valorização da educação pública e com a transformação do ambiente escolar em espaços mais acolhedores, seguros e preparados para os desafios de uma educação integral. Essas intervenções reforçam a política estadual de educação e caminham em sintonia com o objetivo de oferecer mais oportunidades e dignidade aos jovens baianos”, destaca o presidente da Conder, José Trindade.
A maioria das escolas contempladas possui entre 30 e 50 anos de existência e passará a contar com infraestrutura de alto padrão, adequada à educação em tempo integral. As obras incluem implantação de restaurante estudantil, teatros escolares, laboratórios, reforma e construção de novas quadras poliesportivas cobertas ou ginásios, além da climatização e modernização dos ambientes educacionais. O objetivo é transformar o ambiente educacional em um espaço completo e acolhedor, contribuindo para a permanência e o desempenho dos estudantes.
Entre as intervenções, destaca-se a construção do novo Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão, no bairro do Cabula. Um investimento de R$ 21,4 milhões. A unidade contará com 12 salas de aulas climatizadas, laboratórios, biblioteca, restaurante estudantil, vestiário e quadra poliesportiva coberta. Vale destacar também a requalificação completa do Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Sant Anna, no Nordeste de Amaralina, com teatro, campo de futebol society, pista de salto, quadra de vôlei, quadra poliesportiva coberta, área de convivência e academia ao ar livre. Já o Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão, ganhará um novo bloco de aulas com 24 salas climatizadas e quadra poliesportiva coberta.
As obras estão distribuídas por diversas regiões da cidade, beneficiando bairros como Cabula, Cajazeiras, Fazenda Grande, Federação, Garcia, Itapuã, Lapinha, Liberdade, Mussurunga, Nordeste de Amaralina, Ondina, Paripe, Pernambués, Pituba, Rio Vermelho, San Martins, São Cristóvão, Valéria, entre outros.
Construir para Educar
Na segunda etapa do programa, além de Salvador, o interior do estado será contemplado com R$ 658 milhões em obras e R$ 700 milhões em convênios com prefeituras. Na primeira etapa, foram 79 obras em 44 municípios de 17 Territórios de Identidade, totalizando R$ 1,3 bilhão em investimentos. Com as duas fases, o Construir para Educar soma cerca de R$ 2,8 bilhões para construção, reforma e modernização da infraestrutura educacional em toda a Bahia.
Dentre outras iniciativas, entre 2019 e 2025, o Governo da Bahia já investiu R$ 13,7 bilhões na educação estadual, sendo R$ 8 bilhões em obras e R$ 5 bilhões em programas de apoio a estudantes, como o Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete), Bolsa Presença, Mais Estudo, Dignidade Menstrual, Mais Futuro, entre outras ações de assistência estudantil.
Confira a lista das escolas contempladas abaixo
- C.E. Aliomar Baleeiro (Pernambués)
- C.E. Almirante Barroso + C.E. Edson Tenório (Paripe)
- C.E. Carneiro Ribeiro – Classe II (Pero Vaz)
- C.E. de Praia Grande
- C.E. Dinah Gonçalves (Valéria)
- C.E. Duque de Caxias (Liberdade)
- C.E. Edgard Santos (Garcia)
- C.E. Eduardo Bahiana (Fazenda Grande III)
- C.E. Edvaldo Brandão Correia (Cajazeiras IV)
- C.E. Evaristo da Veiga (Ondina)
- C.E. Gen. Dionísio Cerqueira (Santa Cruz)
- C.E. Gov. Roberto Santos (Cabula)
- C.E. Heitor Vila Lobos (Cabula VI)
- C.E. Helena Magalhães (Tancredo Neves)
- C.E. José Augusto Tourinho Dantas (São Cristóvão)
- C.E. Manoel Devoto (Rio Vermelho)
- C.E. Mario Costa Neto (Federação)
- C.E. Nelson Mandela (Periperi)
- C.E. Pedro Calmon (Armação)
- C.E. Prof. Carlos Sant Anna e CEEP (Nordeste de Amaralina)
- C.E. Prof. Nelson Barros (Cajazeiras X)
- C.E. Prof. Nogueira Passos (Pituba)
- C.E. Prof. Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão)
- C.E. Professora Maria Bernadete Brandão (Cabula)
- C.E. Raphael Serravalle (Pituba)
- C.E. Rotary (Itapuã)
- C.E.E.P. Luiz Navarro de Brito (Lapinha)
- C.E. Luís Eduardo Magalhães (San Martins)
- C.E.P. Newton Sucupira (Mussurunga)
- C.E.T.I. Barros Barreto (Paripe)
- C.P.M. Dona Leonor Calmon (Cajazeiras)