SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Educação

Treinar para Empregar oferece 665 vagas de capacitação

As atividades vão abordar Trilhas de Aprendizagem relacionadas às demandas de vagas de emprego

Publicado

em

O Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) está disponibilizando gratuitamente 665 vagas de minicursos, cursos e oficinas de qualificação, na modalidade presencial no Programa Treinar para Empregar.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

O Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) está disponibilizando gratuitamente 665 vagas de minicursos, cursos e oficinas de qualificação, na modalidade presencial no Programa Treinar para Empregar.

As atividades vão abordar Trilhas de Aprendizagem relacionadas às demandas de vagas de emprego do Simm e tendências do cenário econômico de Salvador.

As atividades estão sendo divulgadas pela página @semdecsimmsalvador no Instagram e as inscrições são feitas pelo site. A programação das atividades já começou com aulas dos minicursos de Operador de Telemarketing e Excel, ministradas pelo Instituto Bourbon, seguindo até dia 14 deste mês.

Como novidade e acompanhando o avanço do setor de energia renovável, no Brasil, incluindo a capital baiana, o Simm vai oferecer o curso de Montador do Sistema Fotovoltaico, de 24 deste mês a 1° de abril. Em parceria com a Trecon – Treinamento e Consultoria, a atividade dispõe de 20 vagas e será integrada pelas Trilhas de Instalação Elétrica, NR35, NR10 (Normas de Regulamentação) e Montador de Sistemas Fotovoltaicos, completando uma carga horária de 120 horas.

Processo seletivo

Ainda este mês, por meio de ações do Simm Prepara, o Serviço vai auxiliar o trabalhador na participação do processo seletivo de emprego. Cursos e oficinas vão contemplar os candidatos reprovados e o público com dificuldade no processo de recrutamento.

Em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac), serão ofertados 280 cursos que abordarão os temas “Como comportar-se em entrevista de emprego’’, “Redação para Entrevista de Emprego” e “Dicas de Informática para Processo Seletivo”. Conduzidas pelo Instituto Bourbon, serão realizadas as oficinas “Faça seu Currículo” e “Como se Comportar em uma Entrevista Online e Presencial”; e pela equipe do Simm Psicologia o “Faça seu Currículo”.

Educação

Confira as datas de inscrições para Sisu, Prouni e Fies

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se organizar para concorrer às vagas

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) será de 22 a 25 de fevereiro. E, no início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que este ano oferta 110.925 vagas.
O número de vagas disponíveis no Sisu e no Prouni será divulgado em breve, assim como os três editais contendo os cronogramas completos e todos os critérios dos processos seletivos de 2022.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. A classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Enem. Pode concorrer às vagas do Fies quem fez qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010.

Programas

O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser até 3 salários-mínimos por pessoa.

Podem se inscrever no Prouni apenas estudantes brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

O Fies tem objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. O programa é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Já o Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para estudantes participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados.

Continue Lendo

Educação

MEC divulga datas de inscrições no Sisu, Prouni e Fies

A quantidade de vagas a serem ofertadas no Sisu e Prouni serão divulgados em breve

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (18) o calendário com datas de inscrições nos processos seletivos para ingresso no ensino superior, entre eles, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa
Foto: Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (18) o calendário com datas de inscrições nos processos seletivos para ingresso no ensino superior, entre eles, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em fevereiro serão abertas as inscrições do Sisu e Prouni e, em março, do Fies. As inscrições para o Sisu começam no dia 15 de fevereiro e podem ser feitas até as 23h59 do dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro. E no início de março, do dia 8 ao dia 11, é a vez de se inscrever no Fies, que este ano oferta 110.925 vagas.

A quantidade de vagas a serem ofertadas no Sisu e Prouni serão divulgados em breve, assim como os editais do Sisu, Prouni e Fies, contendo os cronogramas completos e todos os critérios dos primeiros processos seletivos de 2022. A previsão é a de que os editais sejam publicados no Diário Oficial da União (DOU) ainda esta semana.As vagas são destinadas a estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições para todos os três processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. Em todos os processos seletivos a classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Enem, sendo que, para o Fies, quem fez uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, também pode se inscrever.

Continue Lendo

Educação

PM abre inscrições em creche e colégios na Bahia

As inscrições poderão ser feitas até 13h do dia 21 de janeiro

Publicado

em

Abriram nesta segunda-feira (17) as inscrições para o processo seletivo da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) para a creche e para os colégios administrados pela corporação de todo estado.
Foto: Divulgação

Abriram nesta segunda-feira (17) as inscrições para o processo seletivo da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) para a creche e para os colégios administrados pela corporação de todo estado.

As inscrições poderão ser feitas a partir de 10h do dia 17 até 13h do dia 21 de janeiro, através dos sites da Polícia Militar e da Secretaria de Educação do Estado. O sorteio eletrônico está previsto para o dia 27 de janeiro, às 10h. As matrículas dos alunos sorteados ocorrerão no período de 02 a 05 de fevereiro.

De acordo com o Diário Oficial do Estado do sábado (15), para a creche são abertas 30 vagas. 70% serão destinadas ao grupo composto por filhos de policiais militares, bombeiros militares e servidores públicos civis da PM e dos Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA). Enquanto 30% serão abertas para o público em geral. Podem concorrer às vagas da creche, crianças nascidas entre 1º de abril de 2016 e 31 de março de 2020, no entanto a maioria das vagas são para crianças de 2 anos.

Já para os colégios da Polícia Militar (CPM) serão disponibilizadas 2.973 vagas em toda a Bahia. Serão 2.484 para o Ensino Fundamental e outras 489 para o Ensino Médio. [Veja abaixo a distribuição de vagas por unidade]

Para as unidades localizadas em Salvador (Dendezeiros, Lobato, Ribeira, Luiz Tarquínio e Cajazeiras), a distribuição de vagas será semelhante à da creche, com 70% destas destinadas a filhos de policiais militares, bombeiros militares ou servidores públicos civis da PM e dos Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) e 30% para o público em geral.

Já para os CPMs de Alagoinhas, Barreiras, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, a distribuição de vagas será de 50% para o grupo de militares ou servidos públicos da PM e CBMBA e 50% para o público em geral.

 

Continue Lendo

Mais Lidas