Esporte
Seleção Brasileira é convocada para a Copa do Mundo
A divulgação da lista oficial aconteceu na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ)

A técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, anunciou nesta terça-feira (27), as 23 convocadas que irão representar o Brasil na Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália Nova Zelândia 2023. A divulgação da lista oficial aconteceu na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ). Na oportunidade também foram anunciadas as três suplentes que farão parte da preparação na Austrália.
Após um ciclo de quatro anos de trabalho, Pia agradeceu as 92 jogadoras que fizeram parte da caminhada até a Copa do Mundo, e enfatizou a força do elenco que buscará a primeira estrela pela Seleção Feminina.
“Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer todas as atletas que passaram por esse ciclo, foram 92 jogadoras que representaram o Brasil durante esse tempo. Também estou animada, pois quase metade das convocadas nunca participaram de uma Copa do Mundo. Temos jogadoras que sonharam com esse momento e jogadoras experientes que vão auxiliar nesse processo. É um momento muito especial, depois de 4 anos ir para a Copa e realizar os sonhos dessas atletas”, disse.
Entre as convocadas 11 farão a estreia em Copas do Mundo, são elas: a goleira Camila (Santos), as defensoras Antonia (Levante UD-ESP), Bruninha (Gotham-EUA) e Lauren, as meias Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Caroline Courage-EUA), Adriana (Orlando Pride-EUA), Ana Vitória e Ary Borges (Louiseville City-EUA), e as atacantes Nycole (Benfica-POR) e Gabi Nunes.
O elenco também conta com atletas que disputarão mais uma vez o Mundial, entre elas, a atacante Marta, eleita seis vezes a Melhor Jogadora do Mundo, e que participará pela sexta vez da Copa do Mundo. Soma-se a esse número, a goleira Bárbara, que estará na sua quinta edição do Mundial, acompanhada de Bia Zaneratto com quatro, e Andressa Alves, Mônica e Tamires, em sua terceira edição.
Antes da viagem para a Copa do Mundo, a Seleção enfrenta o Chile no domingo (dia 2 de julho), às 10h30, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). A estreia no Mundial será no dia 24 de julho diante do Panamá. Na sequência do Grupo F, o Brasil jogará com a França, no dia 29, em Brisbane (AUS). A equipe fecha a participação na primeira fase, no dia 2 de agosto, contra a Jamaica, em Melbourne (AUS).
Confira a lista de convocadas:
Goleiras
Bárbara – Flamengo
Camila – Santos
Leticia Izidoro – Corinthians
Defensoras
Antonia – Levante UD (Espanha)
Bruninha – NJ/NY Gotham (Estados Unidos)
Kathellen – Real Madrid (Espanha)
Lauren – Madrid CFF (Espanha)
Mônica – Madrid CFF (Espanha)
Rafaelle
Tamires – Corinthians
Meio-campistas
Adriana – Orlando Pride (Estados Unidos)
Ary – Louisville City (Estados Unidos)
Ana Vitória
Duda Sampaio – Corinthians
Kerolin – North Carolina Courage (Estados Unidos)
Luana – Corinthians
Atacantes
Andressa Alves
Bia Zaneratto – Palmeiras
Debinha – Kansas City (Estados Unidos)
Gabi Nunes
Geyse – Barcelona (Espanha)
Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)
Nycole Raysla – Benfica (Portugal)
Suplentes:
Defensora: Tainara (Bayern de Munique-ALE)
Meio-campista: Angelina (OL Reign-EUA)
Atacante: Alines Gomes (Ferroviária)
Fonte: CBF
Esporte
Manobras Radicais agita estacionamento do Estádio de Pituaçu
Com a 1ª Etapa, Copa Baiana inicia atividades em 2025 com muita emoção, disputa e adrenalina

Com o lema “Não aos rachas de rua”, o estacionamento do Estádio de Pituaçu, na capital baiana, vai sediar a 1ª etapa da Copa Baiana de Manobras Radicais 2025 neste domingo, 11. As disputas das categorias força livre, 4 cilindros, 6/8 cilindros e turbo iniciam às 11h e seguem até as 17h, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O Estádio de Pituaçu, reconhecido por receber diversas modalidades do esporte, desta vez, se transformará numa grande arena de adrenalina sobre rodas, segundo Adriano Sérgio, o organizador da prova, através da Panhada Sport e que conta com a supervisão técnica da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB). A entrada é mediante a doação de 1kg de alimento que será destinado a instituições de caridade da cidade.
“Em campo, pilotos experientes de Manobras Radicais/Drift e suas máquinas – veículos adaptados para a modalidade – se apresentarão diante de um grande público, composto de adultos e crianças, todos amantes de carros, automobilismo e emoção. Neste evento os pilotos colocarão suas habilidades em teste, numa pista com total segurança e com obstáculos e provas, como uma grande Gincana. Seguindo um regulamento bastante justo e com um júri renomado em competições automobilísticas”, pontua.
Ele acrescenta que o evento contará com Praça de Alimentação e uma Vila Automotiva montada no local com exposição de veículos dos clubes e grupos de carros antigos, supercarros, carros japoneses, rebaixados, de competição, entre outros. “Preparem-se para uma grande confraternização, um evento familiar agregando todos os apaixonados por carros, manobras e drift em um só lugar”, finaliza.
Esporte
Delegação baiana viaja para o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos
Medalhista paralímpico, Renê Pereira é considerado favorito em sua categoria tem apoio da Sudesb

Com a presença do medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio 2020 e octacampeão brasileiro, Renê Pereira, a expectativa é que a Bahia conquiste grandes resultados no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Barcos Curtos. Além de Renê e sua acompanhante, mais duas atletas viajam com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Conforme Adroaldo Mendonça, o presidente da Federação dos Clubes de Remo da Bahia (FCRB), são esperados bons resultados da delegação baiana na competição que começou ontem (07) e segue até o dia 13, na cidade de São Paulo. Na programação do campeonato, a terça-feira, 08, será destinada ao Congresso Técnico. Já na quarta, dia 09, iniciam as eliminatórias para as categorias júnior, sub-23 e sênior. As semifinais da competição acontecem na sexta-feira, 11, e as finais no sábado e domingo, dias 12 e 13.
“Temos a expectativa de medalha principalmente com Renê. Natalie é um destaque da Bahia, com grande chance de chegar entre os três primeiros e trazer medalha. Ainda tem Marilene, que vai competir sênior, já foi várias vezes campeão norte-nordeste, brasileiro, está voltando a competir e a expectativa é boa. Todos três têm chances de medalhar nesse campeonato”, afirma.
Tanto para Renê, quanto para Natalie e Marilene Silva – ambas atletas do Clube de Natação e Regatas São Salvador (CNRSS) -, a competição é considerada importante para que eles subam no ranking e possam pleitear mais benefícios de programas estatais de apoio ao esporte. Nesse cenário, Adroaldo reforça a importância da Sudesb. “Os clubes hoje não têm condições, nem os atletas, de custear essas passagens. A gente, possivelmente, não iria se não fosse esse apoio da Sudesb com relação às passagens, que é imprescindível.”
Renê também celebra o apoio da superintendência e vem animado para a competição nacional, após conseguir bom resultado em outras competições. “Expectativa é a melhor possível, já que agora em março voltei de um sul-americano com mais um título. Espero manter o título de campeão brasileiro e alcançar mais uma nova conquista. Esse apoio dado a Sudesb é de suma importância e espero honrar da melhor forma possível com mais um título brasileiro”, pontua o remador.
Esporte
Projeto Estação Ginástica abre inscrições nesta terça (8)
Aulas gratuitas de ginástica, alongamento, zumba e aeróbica a público de +45 anos no estacionamento do Estádio de Pituaçu

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), abre nesta terça-feira (8) as pré-inscrições para o Projeto Estação Ginástica, voltado para pessoas com 45 anos ou mais.
Ao todo, serão disponibilizadas 400 vagas para aulas gratuitas de ginástica, zumba, alongamento e aeróbica, realizadas de terça a sexta-feira, no estacionamento do Estádio de Pituaçu, em frente à saída da estação de metrô. A escolha do local foi pensada para facilitar o acesso do público.
O link de inscrição será divulgado às 13h do dia 8 de abril (terça-feira) no site oficial da Sudesb (www.sudesb.ba.gov.br) e permanecerá ativo até o preenchimento total das vagas.
As aulas terão início no dia 23 de abril e acontecerão em quatro turmas com 100 alunos cada, nos seguintes horários: terças e quintas-feiras: às 17h e 18h; quartas e sextas-feiras: às 6h e 7h. Cada aula terá duração de 50 minutos, com acompanhamento de profissional de Educação Física e estagiários.
“Estamos muito contentes em levar esse projeto para o público acima dos 45 anos, que já participa de outras ações da Sudesb, como a hidroginástica do Natação em Rede e o projeto de lutas e combate. O Estação Ginástica reforça nossa política pública de promoção da saúde e do bem-estar, combatendo o sedentarismo e incentivando a prática regular de atividades físicas”, afirma o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.
Entrega de documentos
Os pré-inscritos devem apresentar a documentação necessária nos dias 10 e 11 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Sudesb (Estádio de Pituaçu – Tribuna de Honra, recepção principal). Os documentos exigidos são original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico emitido há, no máximo, seis meses.
SERVIÇO:
- O quê: Pré-inscrição para o Projeto Estação Ginástica
- Público-alvo: Mulheres e homens com 45 anos ou mais
- Inscrição online: Dia 8 de abril, a partir das 13h, no site www.sudesb.ba.gov.br
- Vagas: 400 (link disponível a partir das 13h desta terça-feira, até o preenchimento total das vagas)
-
Culturahá 2 dias
Procissão do Fogaréu atrai multidão de fiéis em Serrinha
-
Turismohá 3 dias
Cerca de 200 mil pessoas devem deixar Salvador no feriado
-
Serviçoshá 2 dias
Semana Santa e Tiradentes será de sol com chuvas isoladas
-
Turismohá 2 dias
Bahia lidera receptivo de turistas internacionais no Nordeste entre janeiro e março