SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Inovação

Programas do Estado levam sinal de celular e internet ao interior

Serão mais de 170 comunidades ligadas através do sinal de celular e internet

Publicado

em

Executado em parceria pelas secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Fazenda (Sefaz), o Programa Fala Bahia, que já promoveu a cobertura móvel para 105 localidades baianas desde 2019, contemplará localidades distantes com sinal de celular e acesso à internet.
Foto: Joá Souza/GOVBA

Executado em parceria pelas secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Fazenda (Sefaz), o Programa Fala Bahia, que já promoveu a cobertura móvel para 105 localidades baianas desde 2019, contemplará localidades distantes com sinal de celular e acesso à internet.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o Governo do Estado recebe diversos pedidos para a implantação de sinal de celular nos distritos, nas vilas e nas pequenas comunidades. “As operadoras têm a obrigação de colocar sinal de celular apenas na sede dos municípios. Nós tínhamos 12 distritos que eram maiores do que a sua própria sede, e cerca de 120 distritos que são maiores do que o menor município do estado. Após a criação do programa, já temos 105 distritos conectados com sinal de celular”, detalhou.

Segundo ele, mais 15 localidades serão incluídas até o mês de junho, e mais 57 até o final do ano. Serão mais de 170 comunidades ligadas através do sinal de celular e internet.

Outro programa estadual voltado para a inclusão digital em pequenos municípios e distritos é o Conecta Bahia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que leva Wi-Fi livre às praças do interior. A iniciativa conta com recursos próprios e tem o intuito de oferecer conectividade em 250 localidades de toda a Bahia.

“Os documentos já estão disponíveis de forma digital, o título de eleitor já é digital, o acesso ao banco se dá através de aplicativos. E agora, com o pix, o meio de pagamento imediato é através do celular. Estamos fazendo uma inclusão social de boa parte da população que estava isolada da rede digital, que estavam excluídos socialmente”, destacou Cavalcanti.

ANÚNCIO

No distrito de Bonfim de Feira, zona rural de Feira de Santana, três homens cruzam a praça a cavalo. Um deles, o vaqueiro David Souza, leva o celular em uma das mãos. “Eu uso para o trabalho, faço pesquisa, melhorou um bocado de coisa. Se tiver uma emergência na roça, tem como pedir ajuda”.

Também em Bonfim de Feira, o comerciante Idelfonso da Paixão tem uma mercearia e um depósito. Ele aceita as encomendas por telefone e o pagamento pode ser feito por pix ou com cartão. “Eu pagava R$ 140 na linha fixa, agora pago menos de R$ 30 no celular. Antes, não podia passar a máquina de cartão, porque não tinha sinal. A internet aumentou muito as minhas vendas”, comemora.

Mais desenvolvimento e cidadania

De acordo com o coordenador de Infraestrutura da Secti, Grinaldo Oliveira, o Conecta Bahia é um projeto que visa popularizar a ciência e a tecnologia, e também promover a cidadania. “A Internet hoje é a principal fonte de informação e é a forma como o cidadão acessa o mundo. No momento em que nós levamos internet às praças, nós estamos integrando essas praças a um universo de informações e serviços públicos que as pessoas podem usufruir a partir desse acesso livre”.

A instalação do serviço é feita através de convênios firmados com as gestões municipais. “As prefeituras entram com o link de internet, o poste onde vai ser instalado e o fornecimento de eletricidade. A Secti vem com a solução, que é o equipamento de Wi-Fi que vai fazer a cobertura de um raio de 50 até 200 metros da praça”, explica Grinaldo. A solução conta também com uma governança em nuvem que permite gerenciar todas as praças, garantindo o pleno funcionamento dos equipamentos e acesso imediato de manutenção em caso de problemas.

Praças movimentadas

Leni Sena tem uma loja na praça do município de Tanquinho, atendida pelo Wi-Fi aberto. “Com o Wi-Fi, o movimento na praça aumentou. Tem gente que vem só para ficar conectado, e essa conexão facilita nas vendas e nas formas de pagamento”.

ANÚNCIO

As estudantes Joice Silva e Carla Beatriz são frequentadoras da praça da cidade. “A internet é muito boa para postar vídeos, trocar mensagens e também para fazer os deveres da escola”, afirma Joice. Já Carla usa para fazer pesquisas. “Faço os trabalhos que a professora passa, converso com minha mãe, com os amigos no WhatsApp. É muito bom”

Inovação

15º Fórum da Internet no Brasil debate ética digital, IA e inclusão

O encontro deve receber mais de mil participantes nos 27 workshops até sexta-feira (30)

Publicado

em

O uso e o desenvolvimento da internet no Brasil serão discutidos, entre esta segunda (26) e a sexta-feira (30), em Salvador, durante
Governador participa da abertura da 15ª edição do FIB. Fotos: Matheus Landim/GOVBA

O uso e o desenvolvimento da internet no Brasil serão discutidos, entre esta segunda (26) e a sexta-feira (30), em Salvador, durante o principal evento nacional sobre governança digital — o 15º Fórum da Internet no Brasil (FIB15). Organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), criado através de uma portaria interministerial, em parceria com o Fórum de Governança da Internet (IGF) e participação do Governo do Estado, o encontro deve receber mais de mil participantes nos 27 workshops, ao longo desses cinco dias.

O governador Jerônimo Rodrigues participou da sessão solene de abertura, acompanhado do ministro das comunicações, Frederico de Siqueira Filho e do secretário-executivo do CGI.br, Hartmut Glaser. O chefe do executivo baiano destacou a importância do debate sobre o ambiente digital em rede e seus impactos no país.

“Agradecemos ao movimento nacional por trazer para a Bahia um fórum tão importante. Temos a necessidade, primeiro, de garantir que a internet usada no Brasil respeite as regras de convivência, do bem-estar e que as fake news sejam combatidas e enfrentadas. A internet deve ser usada para o desenvolvimento e fortalecimento do desenvolvimento econômico, cultural e pautada na verdade”, pontuou o governador.

Jerônimo também destacou os projetos exitosos do Governo da Bahia que se consolidaram no estado, de ampliação e democratização do acesso à internet, como a plataforma de serviços BA.GOV.BR, o Bahia Mais Digital, Conecta Bahia e o Bahia Contra o Fake.

De forma colaborativa, os workshops foram selecionados a partir de propostas enviadas por representantes de diferentes setores, abordando temas essenciais para o presente e o futuro da rede. Entre os destaques estão: Infodemia e letramento digital; Ética e riscos da inteligência artificial; Discurso de ódio e moderação de conteúdo; Proteção de dados e segurança online; Direitos de crianças, adolescentes e grupos minoritários; Inclusão digital, conectividade e bem-estar digital.

ANÚNCIO

Durante discurso, o ministro das comunicações, Frederico de Siqueira Filho disse acreditar em políticas públicas que promovam a participação ativa, o foco social e a responsabilidade no acesso à conectividade. “Ter acesso à internet hoje é, na prática, o que garante o direito de estudar, trabalhar, buscar a cidadania. Estamos levando internet de qualidade para mais de 38 milhões de estudantes, das 138 mil escolas públicas do país, com um investimento superior a R$ 6,5 bilhões, garantido pelo novo governo. A conectividade que estamos construindo vai além da infraestrutura, ela representa a inclusão, geração de oportunidades e soberania digital”.

O estudante de ciências sociais da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jorge Meirelles, 24, faz parte de um programa de capacitação de jovens sobre governança na internet e decidiu participar do fórum para debater o letramento digital. “É o momento de pensar em políticas que promovam acesso igualitário à internet e que essas pessoas estejam bem-informadas para utilizá-la. Precisamos de uma sociedade que esteja dentro das universidades, no centro dos debates”, comentou.

Este ano, a FIB15 conta com um dia adicional de atividades e painéis em comemoração aos 30 anos do CGI.br. O secretário-executivo do Comitê, Hartmut Glaser, ressaltou como o modelo pioneiro de governança tem contribuído para a expansão de uma internet mais democrática no Brasil. “A nossa ideia é realmente envolver cada vez mais a sociedade brasileira, e não só quem administra a rede, mas quem a utiliza. No Brasil, ainda temos muitas pessoas excluídas, sem acesso técnico, sem rede em casa, por não ter poder aquisitivo, porque ainda é caro. Meu grande sonho é ver 220 milhões de brasileiros usando a internet como meio positivo e seguro de inclusão digital”, afirmou.

As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas, através do site cursoseventos.nic.br.

Soluções para o Jornalismo Negro

Na ocasião, a SEI foi anunciada oficialmente pela Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), como executora da Incubadora de Soluções para o Jornalismo Negro, Periférico e Independente, uma política pública inédita do Governo Federal, de fortalecimento de micro, pequenas e médias iniciativas jornalísticas – com foco em mídias negras.

ANÚNCIO

A incubadora é parte do programa “Política com Ciência”, que busca construir políticas públicas baseadas em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. “Fomos escolhidos através de edital lançado pela Secom Federal, em uma disputa com estados de todo o país, capazes de desenvolver estudos diagnósticos e pesquisa científica capaz de auxiliar as chamadas mídias negras, periféricas e outras mídias que são de menor porte. É uma visão do Governo Federal de desenvolvimento, de não deixar ninguém para trás. E a SEI foi a vencedora. Serão R$ 15 milhões para desenvolvermos políticas públicas capazes de levar informação e servir a sociedade de forma democrática”, garantiu o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.

A SEI será responsável pela coordenação do projeto, que inclui pesquisas, análises e recomendações de políticas públicas para desenvolvimento e oferta de tecnologias, modelos de negócio, conhecimento e infraestrutura para pequenas e médias iniciavas jornalísticas e seus fornecedores nacionais.

A articulação para a instalação da incubadora na Bahia foi realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). “Quando soubemos do projeto enviamos a proposta para a SEI, que é quem cuida de diagnósticos aqui no estado e está preparado em termos tecnológicos e de equipe para fazer esse estudo inicial, um diagnóstico dessas mídias independentes negras no interior do estado da Bahia, que é o primeiro passo do projeto. Começar na Bahia era muito importante, porque é um estado com fundo racial na sua história”, disse André Joazeiro, secretário da pasta.

A incubadora é coordenada pela Secom-PR, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), como parte do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Inovação

Bahia Connect mostra força da inovação na indústria digital

Os participantes têm a oportunidade de explorar uma ampla variedade de jogos desenvolvidos por talentos locais

Publicado

em

desenvolvedores locais, sem sair de Salvador? Essa é a magia da realidade virtual e dos jogos digitais. Até este sábado (12), o Bahia Connect
Foto: Marcelo Gandra

Já imaginou viajar no tempo e reviver, de forma imersiva, um dos momentos mais marcantes da história de sua cidade? Ou explorar mundos e narrativas criadas por desenvolvedores locais, sem sair de Salvador? Essa é a magia da realidade virtual e dos jogos digitais. Até este sábado (12), o Bahia Connect 2025, que acontece gratuitamente no Centro de Convenções, oferece ao público baiano uma experiência única. O evento, que é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Bahia), tem participação do Governo do Estado, e promete colocar o público em contato direto com o que há de mais criativo no ecossistema.  

Fortalecer a indústria digital baiana é um dos objetivos do Bahia Connect. E logo no primeiro dia, nesta quinta-feira (10), o público já pôde mergulhar nesse universo. Um dos destaques da Arena Games — espaço dedicado aos jogos digitais e um dos mais movimentados do evento — foi o “2 de Julho: Levante dos Invisíveis”. Com óculos de realidade virtual, os participantes revivem os últimos momentos da Independência da Bahia, numa experiência imersiva e emocionante. É a história ganhando vida diante dos olhos, com a tecnologia servindo de ponte entre passado e presente. 

O projeto faz parte das iniciativas apoiadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), através do Edital Metaverso no 2 de Julho, que homenageia o bicentenário da Independência da Bahia. Para a professora e pesquisadora Lynn Alves, da UFBA, e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais, que liderou esse trabalho, o setor de games ainda é tímido, mas vem se consolidando, especialmente na Bahia. 

“É importante o apoio da Fapesb, da Secti, da Secult e da própria Secretaria de Educação, não só para as instituições que são formadoras e que fazem pesquisas na área, mas também pra consolidar essa indústria. Além disso, esse momento está sendo importante pelo lançamento do “2 de Julho: Levante dos Invisíveis”, que tem o objetivo de valorizar não só a nossa história, mas também a nossa luta pela independência da Bahia. O jogo também tem o objetivo de dar voz aos invisíveis, como as mulheres e as diferentes etnias que lutaram pela nossa independência. Então, esse é um momento não só de socializar o jogo, que está disponível para baixar gratuitamente na Apple Store e no Play Store, mas também pra gente se aproximar dos alunos das escolas, porque o jogo foi feito para esse público”.       

Árida

Na Arena Games, os participantes têm a oportunidade de explorar uma ampla variedade de jogos desenvolvidos por talentos locais, incluindo produções da Bahia Indie Game Developers (BIND), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da AOCA Game Lab e dos alunos do Senac. A experiência proporciona uma verdadeira imersão no universo da indústria de jogos da Bahia, que vem ganhando cada vez mais reconhecimento no cenário nacional. 

ANÚNCIO

A ativação do jogo Árida, desenvolvido pelo AOCA Game Lab e que também teve o apoio da Fapesb, movimentou o primeiro dia de evento. A produção se destaca por sua narrativa envolvente e pela capacidade de transportar os jogadores para um universo digital único, inspirado no sertão nordestino. A experiência, além de lúdica, é educativa e voltada especialmente para o público jovem. 

Josemar Nascimento, estudante de 22 anos, foi um dos visitantes que se encantaram com a proposta do jogo. Ao assumir o papel de Cícera — a protagonista da trama, uma jovem sertaneja de 13 anos que vive com o avô, um ex-vaqueiro — Josemar se sentiu inspirado. “Eu pretendo estudar programação, e o gráfico e a jogabilidade do game estão muito bons”, afirmou. 

Para Tiago da Cruz, de 20 anos, Árida se destacou pela forma sensível como retrata a realidade histórica do sertão.  “É um jogo bem interessante, que mostra como era a vida em 1895, as dificuldades, a seca, a fome, como tudo era difícil naquela época”, comentou o jovem. 

Maria São Paulo, colaboradora do AOCA Game Lab, atua na área de testes e validação do jogo, garantindo que tudo funcione perfeitamente antes do lançamento. Ela compartilhou um pouco da expectativa em torno de Árida e da importância do retorno do público. “Basicamente, é observar como as pessoas estão reagindo ao jogo, principalmente agora que já estamos na produção de Árida 2. Para a gente, é crucial entender quais expectativas o público está criando em relação à continuação, pra que possamos corresponder com um trabalho ainda melhor.” 

Lobba Mattos, criadora de jogos e presidenta da Bahia Indie Game Developers, ressaltou a importância do fomento como elemento essencial para transformar ideias em projetos concretos. Segundo ela, o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento é o que possibilita que a produção de jogos avance de forma estruturada e competitiva. 

ANÚNCIO

“O papel do fomento científico é fundamental para criar as condições necessárias. Grande parte dos jogos feitos na Bahia vem de um contexto de pesquisa — seja no jogo educacional, seja no jogo aplicado. Não nos falta talento, não nos falta dedicação, não faltam pessoas dispostas a trabalhar e produzir. Mas o volume de recursos é, sem dúvida, um diferencial. O fomento existe justamente pra isso: pra nivelar o chão e permitir que todos possam caminhar com mais estabilidade”, enfatizou. 

Continue Lendo

Inovação

START, Startup do HUB da Construção, vai participar do ENIC

O Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), acontece durante a FEICON 2025, em São Paulo 

Publicado

em

O HUB da Construção do Sinduscon-BA celebra mais uma conquista, trazendo destaque para soluções baianas: a startup START,
Foto: Divulgação

O HUB da Construção do Sinduscon-BA celebra mais uma conquista, trazendo destaque para soluções baianas: a startup START, que integra o ecossistema de inovação do setor, foi convidada para participar da próxima edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), durante a FEICON 2025, um dos maiores eventos do setor na América Latina, realizada de 8 a 11 de abril, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. A apresentação acontecerá na próxima quarta (9), das 14h40 às 15h20, na Arena de Conteúdo. 

Reconhecida pelo 25º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, a startup representa o potencial de crescimento e impacto das soluções apoiadas no HUB da Construção, reforçando o compromisso com o avanço tecnológico e sustentável da indústria. 

O ENIC, realizado anualmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), reúne os principais players do setor para debater tendências, desafios e oportunidades. O evento será integrado à FEICON, proporcionando um ambiente estratégico para conexões e troca de conhecimento entre profissionais, empresas e startups inovadoras. 

O convite à START reafirma o papel do HUB da Construção como um catalisador de ideias transformadoras, fortalecendo o protagonismo da Bahia no cenário nacional da inovação na construção civil. 

Continue Lendo

Mais Lidas