Esporte
Invasões de bárbaros comedores de azeite-de-dendê
Em 91 anos de história, cravo dizer: pela primeira vez uma diretoria do Bahia vai à polícia contra a sua torcida


Nestor Mendes Jr.
Em primeiro lugar, vou logo dizendo que sou contra a violência, fazer arminha e coisa e tal, mas acho toda a forma de protesto válida, desde que não ponha em risco a vida de qualquer pessoa.
Depois desse introito quase pacifista, vou direto ao ponto: a “invasão” do CT Evaristo de Macedo realizada pela Torcida Bamor, no último dia 8 de janeiro.
Pelo que foi registrado pelo próprio DADE do Bahêea – que devia estar cuidando do desempenho dos atletas e, agora sabemos, funciona também como uma espécie de polícia política – não houve depredação do patrimônio e, muito menos, qualquer tipo de violência física.
Tanto que não houve, que o volante Rezende – mais um: o clube parece ser uma escola de motoristas – disse que viu o episódio como “normal”. “Acho que é normal pelo tamanho do Bahia. Pela torcida ser muito apaixonada, acho uma cobrança normal”, declarou Rezende, em entrevista oficial, pondo um ponto final ao “assustado”.
Quem não passou a régua e fez questão de botar gasolina na fogueira foi a própria diretoria do clube.
Primeiro disparou uma nota oficial onde fez questão de caracterizar o ato da Bamor como “invasão”, jogando os holofotes totalmente para o lado negativo, como se houvesse ocorrido uma barbárie ou uma carnificina.
E não houve. No máximo, alguns bárbaros comedores de azeite-de-dendê emputecidos com o seu time desmontado, à deriva e rebaixado para a Segundona. É pouco?
E algum sábio do conselho da Hogwarts School, que hoje domina o Tricolor e o levou ao rebaixamento para a Segunda Divisão, ainda teve a audácia de fazer a atual diretoria registrar, na segunda-feira, 10 de janeiro, queixa na Polícia Civil contra os torcedores. Não foi um impulso de “cabeça quente”, mas um B.O. friamente calculado 48 horas depois do crime.
Como o entorno do atual mandatário Tricolor é formado por áulicos e néscios, desconhece até a história mais comezinha e contemporânea do Esquadrão. Como, em geral, são mesmo iletrados, poderiam mandar o DADE ir ao Google e fazer uma busca das duas mais recentes “invasões” ao CT. Uma em 20 de agosto de 2008; outra, em 12 de março de 2013, ambas ainda no Fazendão.
Nas duas, ainda ocorridas nos “tempos das trevas”, em plena ditadura no clube, os mandatários de plantão não chegaram a esta ousadia, de dar queixa na polícia contra um grupo de torcedores. Em 91 anos de história, cravo dizer: pela primeira vez uma diretoria do Bahia vai à polícia contra a sua torcida.
Porém, ao jogar para a Bamor o papel de algoz e tornar-se vítima, a atual direção deu mais um tiro no pé. Ou também terá que dar queixa na Polícia Civil dos torcedores que foram protestar ontem, 12 de janeiro, na porta da Morada dos Cardeais, no Campo Grande, onde reside o próprio Richelieu baiano, o arquiteto do absolutismo tricolor e professor de Deus.
Joguem suas mãos para o céu e agradeçam pela torcida do Bahêea ser constituída de enxamistas, mas, sobretudo, ser uma legião de sujeitos pacatos e ordeiros.
Não sou da Bamor, não faço parte de nenhuma torcida organizada, mas, neste momento, ela representa 99,9% da massa tricolor insatisfeita com a incompetência de quatro anos da atual gestão, baseada justamente na vitimização, no engodo e no cinismo.
A resposta da diretoria ao questionamento feito pelo ex-presidente Marcelo Sant’ana sobre um diretor-geral oculto do organograma e, pior, da folha do RH é risível, não fosse deveras preocupante sobre como hoje o Bahêea é uma nau sem rumo, com uma caixa-preta ultra-blindada.
O atual mandatário não teve a pachorra de responder ao seu antecessor. Botou o escalão inferior para rebater: “o Bahia não faz anúncios de contratações ou demissões de funcionários que não sejam relacionados ao departamento de futebol”. Com esta singela explicação se entende porque o Bahia gastou R$ 216 milhões em 2021 e conseguiu a proeza de ser rebaixado: os sábios da Hogwarts School de Dias D’ávila não conseguiram compreender, até hoje, que tudo, tudinho, é futebol no Esporte Clube Bahia.
A “invasão” da Bamor pode justamente ser o marco contra a incompetência e representar o começo do fim da má gestão no CT Evaristo de Macedo, como foi, na II Guerra, a Operação Overlord, de 6 de junho de 1944, codinome da Batalha da Normandia, a invasão bem-sucedida dos Aliados na Europa Ocidental, até então ocupada pelos alemães.
Portanto, “invasões” podem também ser benignas e bem-vindas.
“E é de batalhas que se vive a vida”, lembrando Raul, outro inigualável “invasor” e bárbaro comedor de azeite-de-dendê.
Nestor Mendes Jr., Jornalista, é sócio centenário do Esporte Clube Bahia.
Esporte
Baiano assume liderança do ranking mundial de bodyboarding
Uri Valadão foi vice-campeão da terceira etapa do World Bodyboarding Tour e assumiu a primeira colocação do circuito

O surfista de bodyboarding, Uri Valadão, foi vice-campeão da terceira etapa do World Bodyboarding Tour e com esse resultado assumiu a liderança do circuito. A terceira etapa da competição aconteceu em Iquique, no Chile, durante a última semana, e o surfista baiano Gabriel Braga também se destacou, com o posto de terceiro lugar na disputa, que terminou na última segunda (23).
Ambos os atletas viajaram para a prova com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A expectativa é grande sobre os dois atletas. Uri Valadão conta em seu histórico com o título mundial conquistado em 2008, enquanto Gabriel foi o melhor brasileiro no ranking mundial nos últimos dois anos e é apoiado pelo programa FazAtleta.
“Muito feliz com esse grande resultado em um dos eventos mais difíceis de chegar na final. Foi um evento de muita superação. Mas, valeu todo esforço e dedicação! Agora, após esses três grandes eventos e com a liderança do ranking mundial, já posso dizer que a disputa de título se tornou mais realidade. Incrível como a Sudesb e o Governo do Estado me abraçaram e apostaram em mim. Sou muito grato por isso”, pontua Uri.
Na primeira etapa do circuito deste ano, no Marrocos, Uri se sagrou campeão do torneio com duas notas 10 e uma grande virada contra o francês Pierre Louis Costes, vice-campeão. Já Gabriel conquistou a terceira colocação no Marrocos e o nono lugar na segunda etapa em Itacoatiara, no Rio de Janeiro, onde Uri foi 17º lugar.
“Fiquei muito feliz de voltar a subir no pódio aqui no Chile, ainda mais em uma etapa tão importante do circuito mundial. Esse resultado me dá ainda mais confiança para as próximas disputas da temporada. Meu foco agora é seguir evoluindo e buscando consistência nas etapas que ainda vêm por aí. Ter o apoio frequente da Sudesb faz toda diferença. É um suporte fundamental para que a gente consiga se manter competitivo internacionalmente, representando bem a Bahia e o Brasil”, comenta Gabriel
O circuito da International Bodyboarding Corporation (IBC) da categoria principal masculina segue em 2025 para Sintra, em Portugal, entre os dias 3 e 7 de setembro; e em Gran Canaria, na Espanha, entre 11 e 25 de outubro.
Esporte
Arena Aquática Salvador inscreve para hidroginástica e natação nesta terça (10)
O sorteio eletrônico ocorrerá na sexta-feira (13) e a lista dos mais de 1,2 mil contemplados será divulgada no site da Arena Aquática Salvador

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) abre inscrições para aulas de natação e hidroginástica na Arena Aquática Salvador, na Pituba. O cadastro é gratuito e pode ser realizado entre esta terça (10) e a quinta-feira (12), exclusivamente pelo site http://arenaaquatica.salvador.ba.gov.br.
O sorteio eletrônico ocorrerá na sexta-feira (13) e a lista dos mais de 1,2 mil contemplados será divulgada no site da Arena Aquática Salvador. Os sorteados, receberão um e-mail, informando a lista de documentos e data que devem comparecer para efetivar a matrícula.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressalta que a Arena Aquática Salvador não promove apenas a prática esportiva e o lazer, mas também fortalece os valores da inclusão e da cidadania, ao integrar as duas missões fundamentais da Secretaria: a promoção do esporte e a inclusão social. “Em um único espaço, acolhemos pessoas de todas as idades, oriundas de diferentes regiões da cidade, incluindo pessoas com deficiência. Através do sorteio, priorizando o acesso democrático, adotamos um sistema de inscrições aberto a todos, garantindo igualdade de oportunidades para os interessados”, declara.
As aulas acontecem nos três turnos, das 6h às 18h, com duração média de 45 minutos, dois dias por semana, de segunda a sexta, com periodicidade de um ano. Para se inscrever nas aulas de hidroginástica é necessário ter, no mínimo, 18 anos. Já para as aulas de natação, podem participar pessoas a partir dos seis anos. Todas as informações podem também ser conferidas no site.
Estrutura
Com 15 mil m² de área, a Arena Aquática Salvador abriga a piscina olímpica (50×25 metros). O equipamento foi utilizado no Estádio Aquático de Esportes Olímpicos, onde foram realizadas as disputas de medalhas da natação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Esporte
Projeto Natação em Rede tem novo cronograma de inscrições
As 2.200 vagas gratuitas para Salvador nos núcleos Bonocô e do CAB seguem integrais

O alto volume de acessos simultâneos ao site oficial da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no início da tarde desta segunda-feira (2), fez com que a homepage da autarquia de esporte ficasse fora do ar por mais de duas horas. Com a instabilidade, a direção da Sudesb decidiu suspender temporariamente as inscrições online do Projeto Natação em Rede, previstas para acontecer a partir das 14h da segunda-feira (2), e definir um novo cronograma escalonado por modalidade.
A inscrição escalonada visa não levar um número grande de usuários simultaneamente ao site. Assim, o cronograma agora estabelecido inicia com as vagas de natação nesta quarta-feira (4); na quinta-feira (5), será o grupo da hidroginástica; nado artístico e polo aquático na sexta-feira (6). Em cada data estipulada, o link estará disponível no site da Sudesb (www.sudesb.ba.gov.br) a partir das 14h, permanecendo ativos até preenchimento total das vagas, com prioridade de vagas para estudantes de escola pública.
Portanto, as 2.200 vagas gratuitas do Projeto Natação em Rede para Salvador, nos núcleos Bonocô (Piscina Olímpica da Bahia) e do Centro Administrativo da Bahia (CAB), seguem integrais, já que nenhuma vaga foi preenchida. As modalidades estão divididas em: 840 para natação (538 para público de 7 a 17 anos e 134 para adultos de 18 a 59 anos); 1.100 para hidroginástica – 176 de 18 a 59 anos e 704 para maiores de 60 anos; e 130 vagas tanto para nado artístico quanto polo aquático no público de 7 a 17 anos. 20% do quantitativo de cada modalidade é reservado às Pessoas com Deficiência (PCD), num total de 440 vagas.
Público PCD
Para o público PCD, será realizada uma pré-inscrição, também através do site da Sudesb, entre os dias 9 e 11 de junho. Após essa data, será realizado sorteio eletrônico na sexta-feira, 13 de junho, com resultado divulgado no mesmo dia, através do envio de e-mail informado no ato da inscrição.
Interior
Além de Salvador, a cidade de Serrinha passa a contar também com um núcleo do projeto, que chega pela primeira vez no interior do estado, com a oferta de 400 vagas, sendo 200 para natação e 200 para hidroginástica. Diferentemente da capital, a inscrição em Serrinha será feita de forma presencial, a partir do dia 03 de junho (terça-feira), no 16º Batalhão de Polícia Militar (Av. Cidade de Araci, S/N – Cidade Nova). A entrega da documentação será no mesmo local de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, ou até o preenchimento total das vagas.
-
Agronegóciohá 2 dias
Maior Plano Safra da história é lançado com a participação da Bahia
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (3)
-
Serviçoshá 3 dias
Simm oferece 256 vagas em Salvador para quinta-feira (3)
-
Segurançahá 2 dias
PM prende suspeito com explosivo e drogas em São Cristóvão