Cultura
Governo e Prefeitura discutem Centro Histórico e calendário de verão
Equipes das secretarias de Cultura do Estado e de Salvador dialogaram sobre o calendário cultural para os próximos meses

O Centro Histórico de Salvador e o calendário de verão da cidade foram discutidos pelas equipes da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da capital, na tarde desta segunda-feira (27), na sede da pasta estadual, no bairro do Barris.
O secretário estadual, Bruno Monteiro, e o titular da Cultura e Turismo em Salvador, Pedro Tourinho, acompanhados de gestores das respectivas pastas, dialogaram sobre o calendário cultural para os próximos meses no Centro Histórico e começaram a discutir alinhamentos para potencializar os movimentos que já estão sendo feitos pelas secretarias nos âmbitos estadual e municipal.
Para o secretário Bruno Monteiro, a reunião foi muito produtiva para as ações que vão ocorrer no Centro Histórico. “Compreendemos que ambas as esferas de poder têm presença nesse território e tudo aquilo que possamos fazer com diálogo, de forma articulada, somando esforços, com certeza traz benefícios para a população de Salvador, da Bahia, para os turistas que visitam a cidade no verão”, destacou.
O secretário Pedro Tourinho considera muito importante o alinhamento entre as esferas públicas a fim de potencializar o trabalho que vem sendo feito na cidade e no Centro Histórico. “Historicamente, cada secretaria tem seu papel e sua atuação na cidade, principalmente nessas datas especiais. Nosso trabalho hoje foi compartilhar informações, falar de planejamento e encontrar pontos em que um esforço conjunto podem trazer mais benefícios para a população”, afirmou.
Representando o Governo do Estado, além do secretário de Cultura Bruno Monteiro, esteve presente o diretor-superintendente da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), Diogo Medrado; a diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico Cultura (Ipac), Luciana Mandelli; a diretora geral da Fundação Cultura da Bahia (Funceb), Piti Canella; a coordenadora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Cristiane Taquari; além dos assessores Rafael Manga e Carolina Pereira.
Já pela Secult Municipal, além do secretário Pedro Tourinho, o subsecretário de Cultura e Turismo, Walter Júnior Pinto; a diretora de Cultura, Maylla Pita; e a assessora especial, Lua Leça.
Carnaval 2025
Cabrália Folia 2025 terá monitoramento do Centro Integrado Móvel da SSP
Estrutura da SSP integra equipes da PM, Bombeiros, Vara da Infância e Juventude, STELECOM e SGTO

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M) da Secretaria da Segurança Pública iniciou na noite de sexta-feira (21), o monitoramento do Cabrália Folia 2025. O equipamento será utilizado até a madrugada de segunda-feira (24), quando se encerra o evento na cidade de Santa Cruz Cabrália.
A estrutura da SSP abriga equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vara da Infância e Juventude, além de profissionais das Superintendências de Teleconunicações (STELECOM) e Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO).
Dez câmeras do CICC-M monitoram os Portais de Abordagem que dão acesso à festa e também são empregadas em pontos estratégicos.
Cerca de 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras serão empregadas pela SSP nos eventos de Carnaval em todo o estado.
Carnaval 2025
Portais de Abordagem reforçam segurança durante a festa
Em 2025, serão 47 estruturas — quatro a mais que no ano passado, quando 43 equipamentos faziam o controle de acesso

Os Portais de Abordagem já estão sendo preparados para serem utilizados no Carnaval de Salvador 2025. As estruturas foram ativadas neste sábado (22), durante o Fuzuê, festa pré-carnavalesca no bairro da Barra, antecipando o esquema que será usado durante a folia de Momo.
Este ano, a capital baiana terá um aumento no número de Portais de Abordagem. Em 2025, serão 47 estruturas — quatro a mais que no ano passado, quando 43 equipamentos faziam o controle de acesso dos foliões na festa. Eles estarão distribuídos nos principais circuitos do carnaval e têm papel fundamental na fiscalização, assegurando que itens proibidos não entrem nos espaços da folia.
De acordo com o tenente-coronel Edmilton, um dos coordenadores dos portais de abordagem, os equipamentos são peça importante para a segurança do evento, permitindo uma atuação mais eficaz dos policiais. “Nosso objetivo é garantir a tranquilidade dos policiais militares que estão trabalhando e fazer a proteção do folião. Nós fazemos isso retendo objetos que são proibidos, como pistolas d’água, tesourinha e cortadores de unha, canivetes e facas, que muitas vezes podem ser utilizados como arma”, afirmou.
Para os foliões, o emprego dos Portais de Abordagem é visto como uma medida positiva. “É importante que a gente tenha uma abordagem dessa, tendo em vista a estrutura da festa, a própria violência na cidade”, pontuou o advogado e bibliotecário Fábio Gonzaga.
A psicopedagoga e terapeuta Ingrid Freitas, que frequenta a festa há anos, também aprova o esquema de segurança. “O portal traz uma segurança para nós, foliões, principalmente a gente que traz crianças. É importante, sim, que faça essa investigação do que trouxe. Eu acho uma abordagem necessária para o carnaval, inclusive depois disso a violência diminuiu”, pontuou Ingrid.
Os eventos pré-carnavalescos, que ocorrem até́ a próxima quarta-feira (26), contam com a estrutura de segurança reforçada e a atuação de 1,3 mil policiais militares, de diversas unidades. Os agentes estão distribuídos nos circuitos e áreas adjacentes, como estações de transbordo e principais vias de tráfego. A tropa tem o apoio de viaturas, cavalos, aeronaves e drones.
“O policiamento começa pelas principais vias de acesso, aqui da região do Circuito Tapajós. As pessoas que vêm para esse local já começam a ver o policiamento de duas e quatro rodas, todos os acessos estão fechados por Portais de Abordagem, para evitar qualquer material que vá contra a integridade física das pessoas que estão dentro do evento”, explicou o coronel Ricardo Passos, comandante do CRPC Atlântico.
O Governo do Estado está́ investindo R$ 101 milhões para reforçar a segurança durante os festejos em 90 municípios, com a atuação de 37 mil profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros, peritos e servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Só a Polícia Militar contará com 29 mil agentes.
A estrutura montada ainda tem o suporte da tecnologia, com câmeras de videomonitoramento inteligente, que fará reconhecimento facial e contagem de público. Plataformas de Observação Elevada e a ativação do Centro Integrado de Comunicação e Controle (CICC), com a presença de 44 órgãos estaduais, federais, municipais e privados, também compõem o planejamento de segurança montado especialmente para a festa.
Carnaval 2025
Bailinho da PM leva alegria para lares de idosos de Salvador
O Grupo de Teatro da Polícia Militar promove iniciativas como esta, há dez anos

Máscaras, coroas, cortinas de franjas coloridas, plumas e colares transformaram a Casa de Repouso Hotel Lar Senior Residence, em Salvador, em uma festa carnavalesca. O bailinho, promovido por integrantes do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia (PMBA), nesta sexta-feira (21), trouxe alegria e animação para mais de 20 idosos, com idades entre 60 e 90 anos.
Pela primeira vez no bailinho, Sônia Maria Fraga, de 83 anos, achou a iniciativa da PM maravilhosa. “A festa está muito bacana, muita organizada. Estou me divertindo muito. Me lembra o tempo em que eu era mocinha e curtia o carnaval de sábado a Quarta-Feira de Cinzas”, lembrou a idosa.
Moradora da casa de repouso há seis meses, Marlene Queiroz, 85, também elogiou a iniciativa da PM. “Eu acho fantástico. Não sou festeira, mas sou alegre. Estou aproveitando o momento”, disse.
O Grupo de Teatro da PM promove iniciativas como esta, há dez anos. São 15 profissionais que levam alegria para lares de idosos, de adoção e casas de apoio. No Carnaval deste ano, que celebra os 40 anos do Axé Music, os integrantes apresentaram uma pequena peça teatral, representando os principais cantores do movimento musical – Luiz Caldas, Gerônimo, Sarajane, Bell Marques e outros nomes. A ação mostra a atuação da PM na folia momesca e comemora a celebração dos 200 anos da força de segurança.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Teatro, tenente PM Bárbara Soares, “a proposta é acolher e levar alegria a esses idosos, através de apresentação teatral e muita música”. A oficial contou ainda que, este ano, o bailinho já foi realizado no Lar Franciscano Santa Izabel e na Casa de Cecília, ambos em Salvador.
-
Serviçoshá 3 dias
SIMM oferece vagas de emprego para sexta-feira (21)
-
Políticahá 2 dias
Estado vai potencializar agronegócio com obras de infraestrutura no extremo oeste
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego para esta sexta-feira (21)
-
Cidadehá 3 dias
Tarifas do metrô e transporte metropolitano terão reajuste zero