Comunicação
Governo da Bahia é finalista no Prêmio Social Media Gov
A indicação na categoria Comunicação como Serviço reconhece o trabalho desenvolvido nos perfis institucionais

O Governo da Bahia foi um dos finalistas do Prêmio Social Media Gov. A indicação na categoria Comunicação como Serviço reconhece o trabalho desenvolvido nos perfis institucionais da gestão estadual entre as instituições que se destacaram no uso das redes sociais como canais de informações e serviços de interesse público por meio de conteúdos relevantes.
O foco no usuário e na prestação de serviços através das redes sociais integra a estratégia de governo digital da gestão, que inclui a plataforma ba.gov.br com quase 600 serviços digitais e uma comunicação cada vez mais conectada com as necessidades dos cidadãos através de fontes confiáveis de informação. “Estar entre os melhores cases do Brasil é resultado do nosso compromisso com a verdade. Além do combate diário à desinformação, as novas tecnologias são fundamentais para uma comunicação pública cada vez mais transparente, ética e democrática”, comentou o secretário estadual de Comunicação Social, André Curvello.
Esta é a segunda edição do Prêmio Social Media Gov, que tem como objetivo destacar as melhores práticas de comunicação governamental nas redes sociais. A análise compreendeu conteúdos divididos em 11 categorias publicados ao longo de 2023, de acordo com critérios como envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.
A premiação foi realizada nesta quinta-feira (25), em Florianópolis-SC, durante o 13º Redes Wegov. Um dos principais eventos sobre comunicação no setor público do país, que reúne profissionais da área anualmente. O coordenador-geral de mídias digitais, Daniel Ribeiro, e a coordenadora executiva de conteúdo, Patrícia Bitencourt, representam a secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) no evento. A programação segue até esta sexta-feira (26).
“Estamos muito engajados e atentos às melhores práticas e seguimos avançando no processo de excelência e inovação do Governo do Estado no uso das redes sociais para se comunicar com os baianos e fornecer serviços de qualidade”, destacou Ribeiro.
Canais digitais ampliam transparência e serviços para os baianos
Através das redes sociais, o Governo da Bahia mantém os cidadãos informados sobre seus direitos, presta contas sobre obras, investimentos e políticas públicas. Os canais digitais também permitem que os baianos sejam ouvidos. A interação direta com os usuários possibilita o atendimento e a resposta para dúvidas e perguntas de maneira ágil.
Para Patrícia, o reconhecimento demonstra o resultado do trabalho conjunto e dedicado de toda a equipe envolvida no processo, um empenho diário para garantir que a comunicação seja eficiente, transparente e próxima dos cidadãos: “reconhecemos a importância de ampliar o acesso das pessoas às informações, entregas e serviços que são delas. Seguiremos comprometidos, inovando, acompanhando as tendências e ouvindo cada baiano e baiana em todos os nossos canais”.
O destaque nacional se reflete no crescimento das redes oficiais do governo baiano no último ano. O alcance da conta @govba no Instagram, por exemplo, aumentou 42% em relação a 2022. No Facebook, a página institucional alcançou mais de 8 milhões de perfis.
Para alcançar ainda mais pessoas, o Governo segue ampliando sua presença digital com a ativação de perfis em novas plataformas como Tik Tok, Threads e Kwai. Desde novembro, o público conta, também, com o canal oficial do Governo da Bahia no WhatsApp, ferramenta que permite uma comunicação ainda mais rápida e direta com baianas e baianos em todo o estado.
Comunicação
Campanha do Governo da Bahia recebe o Prêmio Colunistas Norte Nordeste
Produzida em parceria com a Agência Morya, a peça publicitária foi lançada em março de 2024

O Governo da Bahia foi novamente premiado pela campanha publicitária que aborda a inclusão nas escolas. Nesta quinta-feira (13), um dos três produtos audiovisuais que integram a campanha recebeu o bronze do Prêmio Colunistas Norte Nordeste. Produzida em parceria com a Agência Morya, a peça publicitária foi lançada em março de 2024 nas plataformas digitais do governo estadual.
De acordo com o secretário interino de Comunicação, Luciano Suedde, esta nova premiação é mais um reconhecimento das iniciativas de combate ao preconceito realizadas pelo Governo do Estado, que estão sendo traduzidas com êxito na Comunicação. “Essa é uma das prioridades do governador Jerônimo Rodrigues e de seu governo. As políticas de inclusão e o cuidado com as pessoas com deficiência são fundamentais para que a gente consiga construir uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”, declarou Suedde.
Sobre o filme premiado em 2025, o diretor de Criação da Morya, Guilherme Caccicco, explicou que a ideia era fugir de estereótipos e valorizar a narrativa da autonomia de pessoas com síndrome de down. “Foi um trabalho conjunto, que contou com o envolvimento e engajamento de toda a equipe, em um tema prioritário para o Governo do Estado e para toda a sociedade, que é a inclusão. Queríamos um filme que pegasse as pessoas pela emoção — inspirador e realista —, com personagens reais, mesmo”, compartilhou.
Em abril do ano passado, a mesma campanha já havia recebido Prata, na categoria Digital React; e Bronze, na categoria Filme, no prestigiado festival português Prémios Lusófonos da Criatividade. Para o diretor, um reconhecimento que indica que estão no caminho certo.
“Receber esses prêmios é uma grande honra, mostra que ideias com propósito fazem a diferença, têm espaço e impacto. Isso só é possível, porque trabalhamos com parceiros como o Governo do Estado da Bahia, que apostam na criatividade como ferramenta de transformação social. Só reforça que estamos no caminho certo”, enfatizou.
A peça publicitária conta com três filmes, de um minuto cada, com narrativas sobre crianças com down e o diálogo delas com a rede de acolhimento da educação estadual da Bahia.
Comunicação
Presidente da Abracom participa de evento sobre IA na comunicação
O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano

A próxima edição do “Abará About”, evento organizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), que, nesta edição, contará com a co-realização da ABRACOM-Bahia, promete trazer discussões relevantes sobre o impacto da Inteligência Artificial na Comunicação e no Jornalismo. Marcado para esta quinta-feira (31), a partir das 17h, no HUB Lighthouse, no bairro Costa Azul, em Salvador, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA nestes setores. O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano.
“Nestes encontros, temos demonstrado como as tecnologias de IA potencializam o trabalho dos profissionais de comunicação e como é fundamental desenvolver habilidades para manejar estas ferramentas”, afirma Lucas Reis, presidente da ABMP, e responsável pela mediação da roda de conversa.
O evento, que é totalmente gratuito e aberto ao público, contará com a presença de Fábio Santos, presidente da Abracom e CEO da CDN, que pela primeira vez desembarca na Bahia à frente da entidade e Yasmin Cardim, publicitária e coordenadora do Portal Umbu. A abertura da roda de conversa ficará a cargo de Monique Melo, jornalista, CEO da Texto e Cia e diretora regional da Abracom Bahia. Os interessados em participar deste momento de aprendizado e troca de experiências podem garantir suas vagas através da plataforma Sympla, pelo site https://www.sympla.com.br/evento/ia-na-comunicacao-e-jornalismo-usos-praticos-e-tendencias/2696717 .
“É de suma importância debatermos os desafios e as melhores práticas e resultados da IA na comunicação corporativa. Não podemos ficar de fora desta nova realidade. Será um encontro que vai proporcionar muito conhecimento, inovação, conexão e networking”, declara Monique Melo.
O presidente da Abracom, Fábio Santos, apresentará aos presentes, insights sobre o uso da IA na assessoria de comunicação. Segundo Fábio, a inteligência artificial generativa entrou em nossas vidas para ficar. “Todos os profissionais minimamente antenados já estão experimentando usos para a IA. Mas ainda estamos longe de vivenciar toda a transformação que essa tecnologia vai gerar nos modos como trabalhamos. Essa transformação está em construção e logo se tornará realidade. Quem não se preparar para esse momento corre o risco de ficar fora do jogo”, declara.
Para a publicitária e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas, Yasmin Cardim, que levará orientações sobre o uso da IA no jornalismo, a ferramenta não significa a substituição de jornalistas, mas sim a potencialização de suas habilidades. “O uso da inteligência artificial traz inovações valiosíssimas para o jornalismo ao mesmo tempo que gera muitas controvérsias, especialmente no que diz respeito à ética. O uso da IA é um tema que exige uma reflexão de muita cautela e cuidado, e é justamente essa discussão que abordaremos nesta edição do Abará About”, comenta.
Com a realização deste evento, a ABMP e a ABRACOM-Bahia reafirmam seu compromisso em promover o desenvolvimento e a atualização dos profissionais baianos, contribuindo para o fortalecimento do mercado publicitário e de comunicação no estado. O evento será uma oportunidade única para profissionais e estudantes da área de comunicação ampliarem seus conhecimentos sobre as aplicações práticas da IA e as tendências que moldarão o futuro do setor.
Comunicação
Morre Cid Moreira, aos 97 anos
Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, tratando de uma pneumonia

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos.
Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, tratando de uma pneumonia. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica.
O jornalista, locutor e apresentador, Cid Moreira, morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica. Ele estava tratando uma pneumonia no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Natural de Taubaté (SP), Cid Moreira nasceu em 29 de setembro de 1927 e começou sua carreira na rádio Difusora de Taubaté, como contador aos quinze anos. Como sua voz era muito bonita e grave, foi convidado para ser locutor.
Cid foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional, função que ocupou entre 1969 e 1996, sendo um recordista como um âncora que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. A estreia do Jornal Nacional em 1.º de setembro de 1969 foi com o locutor Hilton Gomes. A última edição de Cid Moreira como âncora do Jornal Nacional ocorreu em 29 de março de 1996, ao lado de Sérgio Chapelin.
Moreira vivia com sua terceira esposa, Fátima Sampaio, e deixou os filhos, Roger e Rodrigo.
-
Culturahá 2 dias
Procissão do Fogaréu atrai multidão de fiéis em Serrinha
-
Turismohá 3 dias
Cerca de 200 mil pessoas devem deixar Salvador no feriado
-
Serviçoshá 2 dias
Semana Santa e Tiradentes será de sol com chuvas isoladas
-
Turismohá 2 dias
Bahia lidera receptivo de turistas internacionais no Nordeste entre janeiro e março