SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Einstein fará gestão do Hospital Ortopédico do Estado

O equipamento do Estado contará com 212 leitos, 13 salas cirúrgicas, ambulatório, serviço de diagnóstico e reabilitação 

Publicado

em

oficializou, nesta quarta-feira (20), a assinatura de contrato com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O Governo do Estado oficializou, nesta quarta-feira (20), a assinatura de contrato com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para gestão do Hospital Ortopédico do Estado (HOE). Com 212 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), esse será o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. A previsão é de que o hospital realize mais de 24 mil atendimentos por mês em áreas como traumatologia, ortopedia e medicina desportiva. Ao todo, foram investidos R$ 221 milhões em obras, aquisição de equipamentos e desapropriação. 

A Ortopedia varia entre a segunda e terceira maior demanda por regulações no estado da Bahia. Por mês, cerca de seis mil pacientes necessitam de recurso na Central Estadual de Regulação. Dentre as principais causas da demanda estão acidentes automobilísticos, principalmente de motociclistas, e quedas de idosos. Os acidentes envolvendo motocicletas, inclusive, representam cerca de 70% das internações hospitalares nas UTIs do Estado. Atualmente, cerca de 15 mil pacientes aguardam por consultas e cirurgias em toda a Bahia. 

Jerônimo ressaltou que quando o hospital for inaugurado, no primeiro semestre de 2024, o povo poderá contar com uma unidade com padrão de excelência. “Com a entrega do hospital, além de resolver a fila de regulação na área de ortopedia, vamos cuidar das pessoas com a qualidade que a rede Einstein tem. Então, além de um bom prédio, de equipamentos de ponta e sofisticados, teremos a gestão feita por uma rede estratégica”. 

Reconhecido como o melhor hospital da América Latina pela revista norte-americana Newsweek, o Einstein foi considerado, este ano, o melhor da região (e um dos melhores do mundo) também em Ortopedia pela mesma publicação. A organização é parceira de longa data do SUS. Há mais de 20 anos, assumiu a gestão de unidades públicas em São Paulo e, hoje, administra 30, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Ambulatório Médico de Especialidades Pediátricas (AMAE-Ped), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Residências Terapêuticas, Hospitais Municipais e ainda um Centro de Educação Infantil (CEI). Além disso, desenvolve inúmeros projetos para o setor público, nas cinco regiões do Brasil, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. 

Para a titular da Saúde, Roberta Santana, a entrega do hospital viabiliza um avanço significativo no atendimento da área.  “A Ortopedia está entre as três maiores demandas das nossas solicitações da regulação, e o investimento no Hospital Ortopédico compõe a estratégia do Governo do Estado de vencer os desafios da regulação. É uma parceria importante que se firma aqui cumprindo todos os regulamentos legais e jurídicos, e vai estar no Diário Oficial de amanhã.  Aqui serão atendidas mais de 290 mil pessoas no ano, serão mais de 15 mil cirurgias, triplicando a capacidade de cirurgia ortopédica no estado, trazendo ainda um centro de transplante para cá”. 

ANÚNCIO

A secretária ainda destaca que, no projeto, o Einstein também se propõe a compartilhar com a Bahia suas ações de ensino e pesquisa, como especializações e residências médicas e multiprofissionais, bem como cursos de curta duração. E, no âmbito de pesquisa, a inclusão do Hospital Ortopédico do Estado em projetos de pesquisa institucionais, a exemplo do programa de terapia celular para lesões de cartilagem, além do acesso dos servidores do HOE às plataformas de pesquisa de biologia celular e molecular. 

“Estamos entusiasmados em assumir, pela primeira vez, a gestão de uma unidade hospitalar na região Nordeste. Esse novo passo reforça nosso compromisso em promover a equidade em saúde, com um olhar atento às necessidades das populações de todas as regiões do país”, diz Dr. Sidney Klajner, presidente do Einstein. “Em 2022, esse movimento já foi feito no Centro-Oeste, quando passamos a gerir o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado, um dos principais hospitais públicos da região”, relembra. 

Klajner reforça que o Einstein tem a missão de entregar vidas mais saudáveis para todos os brasileiros e que espera poder usar de todo o conhecimento da organização em gestão e na própria área da ortopedia para beneficiar a população local, mitigando a espera por assistência e oferecendo um cuidado cada vez mais seguro e de qualidade. “A expectativa é que possamos anunciar, em um curto espaço de tempo, os bons frutos colhidos por essa somatória de esforços, assim como fizemos nas outras unidades que passamos a gerenciar”. 

A inauguração oficial do Hospital Ortopédico do Estado está prevista para março de 2024. Até lá, serão realizados os processos de seleção dos mais de 1.400 colaboradores (entre médicos, equipe de enfermagem, multiprofissional e administrativa), contratação de serviços e abastecimento de insumos. 

Transferência de expertise 

O Einstein atua na assistência à saúde no sistema público por meio da gestão 30 unidades, que incluem três hospitais municipais: o Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, através de contrato de gestão com o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam), o Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, através de convênio, e o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), por meio de termo de colaboração. 

ANÚNCIO

No Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, em 15 anos de gestão Einstein, a unidade já atende uma população estimada em 1 milhão de habitantes na zona sul de São Paulo. Desde 2014, o hospital tem acreditação de Excelência (nível 3) pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta padrões nacionais hospitalares de excelência, qualidade e de segurança. 

Entre as iniciativas de destaque desenvolvidas na unidade estão a implementação do Programa Marca-Passo, estruturado juntamente com o Centro de Arritmia do Programa de Cardiologia do Einstein e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. O programa reduziu de 30 para 7 dias de espera o intervalo de implantação do dispositivo em pacientes cardíacos e tornou a unidade municipal a única da região apta para implantar marca-passo. 

Por sua vez, no Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, o Centro de Diagnóstico e Tratamento Avançado em Oncologia Bruno Covas, inaugurado no ano passado para dar mais agilidade à rede municipal de saúde no diagnóstico precoce de pacientes com câncer, já realizou mais de 239 procedimentos robóticos, com aumento de mais de 100% comparando os períodos de março a outubro de 2022 e janeiro a outubro de 2023. O robô disponível na unidade foi fornecido pelo Einstein e todos os instrutores de cirurgia robótica que operam no centro público também atuam na unidade privada do Morumbi, em São Paulo. 

Além da acreditação de Excelência (nível 3) pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Vila Santa Catarina conta também com o selo Amigo do Idoso, que garante iniciativas de adequação da infraestrutura, capacitação de profissionais e familiares, engajamento comunitário e estímulo à prevenção em saúde do idoso, e a ISO 14001, que assegura padrões nacionais para gestão ambiental de sustentabilidade. 

Já em Goiânia, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado, nos primeiros seis meses de gestão Einstein, conseguiu zerar as filas da UTI, dobrar a capacidade de atendimento dos leitos e diminuir a mortalidade pela metade. 

ANÚNCIO
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado 

O Hospital Ortopédico do Estado contará com 212 leitos, dos quais: 144 em traumatologia e ortopedia, 30 de UTI (sendo 20 adultos e 10 pediátricos), 16 de clínica geral, 12 para hospital dia e 10 para pediatria cirúrgica. 

O bloco cirúrgico será composto por 13 salas cirúrgicas, uma de indução anestésica, uma de recuperação pós-anestésica e uma de acondicionamento temporário de tecidos musculoesqueléticos – já que o centro também ficará responsável por transplantes desses tecidos. 

A unidade ainda contará com um ambulatório direcionado à realização da primeira consulta aos pacientes de situações eletivas agendadas, serviço de apoio diagnóstico e de reabilitação, que abrigará, inclusive, uma piscina aquecida para as atividades com esses pacientes. 

O local realizará atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados – referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência e pelo Sistema Lista Única em casos eletivos. A estimativa é de que sejam feitos por mês 19,5 mil consultas ambulatoriais, 1,7 mil diagnósticos por imagem, 1,7 mil altas hospitalares (enfermaria e UTI) e 1,2 mil cirurgias. 

ANÚNCIO

Política

Catolândia é contemplada com entrega de estádio e mercado municipal

A comunidade do Assentamento Poção, localizada a 38 quilômetros da sede, passou a contar com um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água

Publicado

em

Menor município baiano em número de habitantes, Catolândia, na região Oeste, viveu uma quinta-feira (8) movimentada e histórica,
Foto: Amanda Ercilia/GOVBA

Menor município baiano em número de habitantes, Catolândia, na região Oeste, viveu uma quinta-feira (8) movimentada e histórica, com a visita do governador Jerônimo Rodrigues. O chefe do Executivo baiano participou de uma série de entregas nas áreas do esporte, saneamento básico e desenvolvimento rural, que mobilizou a cidade e reuniu moradores. A agenda incluiu a inauguração do novo Mercado Municipal de Catolândia. Com recursos da ordem de R$1,1 milhão, a obra de reforma e modernização do equipamento fortalece o comércio local e oferece mais conforto e dignidade aos feirantes e consumidores.

Além da obra do novo mercado municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), por intermédio da Companha de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) também realizou cessão de 30 barracas de feira livre. O governador ainda inaugurou o estádio municipal Aníbal Teixeira, conhecido como “Teixeirão”. Realizada em parceria entre a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), via Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Prefeitura, a obra contou com um investimento de aproximadamente R$ 419 mil.

A intervenção incluiu a construção de sanitário público, recuperação do gramado, pintura geral, pavimentação dos acessos principais e instalação do totem institucional externo. Para o estudante, João Guilherme Souza, 16 anos, “ficou massa demais. Agora nós vamos treinar direitinho, quem sabe até aparece um olheiro aí. Nunca teve coisa assim aqui”.

“O esporte transforma vidas, e esse estádio é uma vitória para a juventude do município”, afirmou o governador durante a cerimônia. “Já o novo mercado fortalece a economia, os produtos como o leite, pois aqui temos a Catoleite; e ainda valoriza o trabalho de quem vive do comércio. Essas entregas demonstram a nossa preocupação mesmo com os menores municípios, cuidando de gente, de verdade”, completou.

Saneamento Básico

A comunidade do Assentamento Poção, localizada a 38 quilômetros da sede, passou a contar com um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, entregue pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), com obras realizadas pela Cerb. Com um investimento de R$ 600 mil, o sistema inclui 5.088 metros de rede de distribuição e 170 ligações domiciliares simplificadas, garantindo acesso à água de qualidade para as famílias da localidade.

ANÚNCIO
Outras entregas e autorizações

Além das inaugurações, foram entregues ao município um ônibus escolar rural, uma ambulância, um veículo administrativo, um kit de estabilização e um kit para a Unidade Básica de Saúde (UBS), reforçando os serviços públicos e ampliando o atendimento à população.  Na ocasião, o governador autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) a elaborar o projeto de pavimentação de nove quilômetros de extensão em Catolândia. A iniciativa contempla o trecho entre a sede do município e o povoado de Areião, e o trecho que liga o povoado de Capivara ao entroncamento com a BA-464.

Com um investimento de R$ 1,3 milhão a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), foram autorizadas a celebrar convênio com o município de Catolândia para a reforma da Praça Municipal, localizada no centro da cidade.

Além disso, Jerônimo autorizou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a adotar as providências necessárias para a cessão de um veículo destinado ao programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), atendendo ao deslocamento de pacientes que necessitam de atendimento em outras localidades.

Continue Lendo

Política

Estado fortalece segurança hídrica e desenvolvimento rural em Buritirama

O governo estadual também autorizou a cessão de um trator com implementos agrícolas e um tanque pipa, para apoio à agricultura

Publicado

em

acesso à água potável em diversas localidades do município. A visita marca um importante avanço para o desenvolvimento
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Nesta quinta-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues esteve em Buritirama, no Oeste baiano, para inaugurar um conjunto de obras e ações que reforçam a agricultura familiar e o acesso à água potável em diversas localidades do município. A visita marca um importante avanço para o desenvolvimento da cidade, com investimentos que ultrapassam os R$ 14 milhões.

Foram entregues diversos sistemas de abastecimento de água, que beneficiarão dezenas de comunidades rurais, reforçando a segurança hídrica. O investimento total da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb) é superior a R$ 3,9 milhões, para atender 1236 moradores das localidades Altamira, Contra Feira de Fora, Fazenda Bela Vista, Fazenda Boa União, Germiniano, Lagoa do Mato, Sítio João Santos, Sítio Novo, Vila Garrancho, Mimoso, Morrinhos, Baixãozinho 2, Boca do Saco, Bom Sossego, Manoel dos Santos 2 e Lagoa do Quirino.

“Assinamos e entregamos aqui hoje tudo que nós nos comprometemos. Eu vim para cuidar. Quantas comunidades não tinham acesso a uma boa estrada, não tinham acesso à água, não tinham acesso ao ônibus. Isso tudo não se resolveu, é importante dizer que a gente quer mais”, garantiu o governador.

Desenvolvimento Rural

Foi entregue a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas na Comunidade de Baixão do Gustavo. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), aplicou R$ 372 mil na aquisição de equipamentos como indumentária completa, cera de abelha laminada e alveolada, colmeias, alimentador, fumigador e formão, entre outros. Serão beneficiados 43 agricultores familiares.

“Um equipamento muito funcional, integrando 47 famílias que estão produzindo mel. Toda vez que o governador faz uma entrega dessa, ele está dinamizando a economia do município, porque esses apicultores vendem o seu mel, volta o dinheiro dele no mercado local. Uma grande revolução que vem acontecendo aqui na Bahia”, destacou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

ANÚNCIO

Jeandro lembrou ainda que estão sendo investidos R$ 120 milhões na construção de 400 agroindústrias como essa, e na contratação de profissionais para dar suporte a estes empreendimentos. A CAR foi autorizada a ceder uma envasadora de mel, que vai equipar a Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelha.

A SDR ainda fez a entrega de 23 títulos de terra, dentro do projeto Minha Terra Legal: acesso à terra e garantia de direitos no campo, com investimento de R$ 46 mil. A iniciativa fortalece a regularização fundiária e oferece mais segurança jurídica aos pequenos agricultores.

“Coisa boa, porque somos lavradores, do interior da Bahia. No inverno não é possível a gente colher, mas, pelo menos, tendo o título na mão já é uma importância pra gente. É um sonho realizado pelo governo do Estado e nós damos graças a Deus”, disse o produtor Veríssimo Souza.

O governo estadual também autorizou a cessão de um trator com implementos agrícolas e um tanque pipa, no valor de R$ 289 mil, para apoio à agricultura.

Mais autorizações

A Secretaria da Saúde (Sesab) recebeu a autorização para ceder um veículo de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para o transporte de pacientes em tratamento fora do município. Também foi assinada a permissão para a Sesab executar a reforma e ampliação do Hospital Maternidade Nossa Senhora da Luz.

ANÚNCIO

Atendendo ao pedido do gestor municipal, Jerônimo autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a, em convênio com a prefeitura, construir uma escola de tempo integral na localidade de Morrinhos.

Após conhecer o projeto de urbanização do Lago do Segredo, o governador autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a realizar o projeto, em parceria com a prefeitura.

Continue Lendo

Política

Governador autoriza construção de ponte em Palmas de Monte Alto

A assinatura da OS ocorreu durante reunião entre o governador e o prefeito do município, Marcos Túlio

Publicado

em

Nesta segunda-feira (5), durante reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Palmas de Monte Alto, Marcos Túlio
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Nesta segunda-feira (5), durante reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Palmas de Monte Alto, Marcos Túlio, foi assinada a ordem de serviço para a construção da ponte sobre o Rio das Rãs, ligando o distrito de Espraiado, no município, ao povoado de Vesperina, na cidade de Riacho de Santana. O investimento é de R$ 3,7 milhões. No encontro, realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), também foram feitas entregas para a área de saúde.

Ao assinar ordem de serviço autorizando a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) a dar início a intervenção, o governador reafirmou ainda o compromisso com a geração de emprego e renda no interior do estado. “A orientação para as contratantes é que seja priorizada a admissão de trabalhadores da comunidade e região para esta obra”, avisou o governador Jerônimo Rodrigues.

A estrutura terá extensão de 71,5 metros. Além de melhorar o tráfego de veículos, facilitará significativamente o escoamento da produção da agricultura e pecuária, fortalecendo a economia local, como destacou o superintendente de Infraestrutura de Transportes da Seinfra, Saulo Pontes. “É uma obra para oito meses. Em fevereiro de 2026 a região já estará com a garantia de escoamento da produção durante o período de chuva”, informou.

Na ocasião, Jerônimo também entregou uma ambulância e equipamentos médicos que serão destinados ao Hospital Municipal de Palmas de Monte Alto. “Agradeço ao Governo do Estado por estar dando esse presente ao povo de Palmas de Monte Alto e de Riacho de Santana. Isso, para nós é uma gratidão muito grande, no mês de aniversário de nossa cidade. Fico extremamente feliz”, declarou o prefeito Marcos Túlio.

Continue Lendo

Mais Lidas