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Turismo

Alternativa para evitar o tráfego intenso de Lauro de Freitas

A Via Metropolitana reduz em até 50% o tempo de deslocamento entre Salvador e o início da Linha Verde

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Foto: Divulgação

A Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas é uma boa opção para chegar mais rápido ao destino desejado, pois costuma ter boa fluidez, sem congestionamentos, mesmo nos períodos de maior movimentação.

A rodovia, administrada pela Concessionária Bahia Norte, reduz em até 50% o tempo de deslocamento entre a capital baiana e o início da Linha Verde, já que evita o tráfego intenso de Lauro de Freitas.

O trecho tem 11 quilômetros de extensão começando na altura do Km 8,5 da Estrada do Coco, na região de Abrantes, e termina na altura do Km 18,5 da BA-526 (CIA-Aeroporto).

Operação especial 

Entre os dias 9 e 13 de outubro, a expectativa é que 320 mil veículos trafeguem pelas rodovias administradas pela Bahia Norte, que montará uma operação especial, com intensificação da inspeção dos trechos operados pela concessionária, reforço no emprego dos recursos de atendimento médico e mecânico, além de maior presença das equipes operacionais para um atendimento mais rápido em caso de emergências.

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“Nossas equipes estarão de prontidão em escala especial neste período, atuando em nossas viaturas de inspeção, guinchos, ambulâncias e demais recursos operacionais, todos posicionados em pontos estratégicos para atender aos usuários das rodovias com a maior brevidade possível em casos de necessidade”, garante Alessandro Fernandes, gerente de Operações da concessionária.

Como acessar a Via Metropolitana

Vindo pela Av. Paralela, logo após o Parque de Exposições, o motorista deverá subir o viaduto de acesso ao bairro de São Cristóvão. Na altura do Salvador Norte Shopping, seguir em frente pela rodovia CIA-Aeroporto até o acesso à Via Metropolitana no Km 18,5 (basta observar as placas de sinalização que indicam a aproximação e o local do acesso). Vale lembrar que não tem praça de pedágio, neste sentido.

Já na volta do Litoral Norte, no sentido de Salvador, os motoristas que pagarem a tarifa de pedágio na praça da CLN têm até uma hora para passar pela Via Metropolitana com isenção, mediante a apresentação do cupom com código de barras.

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Turismo

Turismo religioso baiano é promovido na maior feira católica do mundo 

Os roteiros baianos da fé foram divulgados na 18ª Expocatólica, que reuniu 200 expositores e mais de 61 mil visitantes

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O turismo religioso da Bahia esteve representado no estande da secretaria por sete santuários: Senhor do Bonfim,
Foto: Ascom/Setur

O turismo religioso da Bahia esteve representado no estande da secretaria por sete santuários: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição da Praia, Santa Dulce dos Pobres e Nossa Senhora dos Alagados, em Salvador; Nossa Senhora da Pena, em Porto Seguro; e Bom Jesus da Lapa e Nossa Senhora das Candeias, nos municípios de mesmo nome. 

Os roteiros baianos da fé foram divulgados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-Ba) na 18ª Expocatólica, a maior feira mundial de produtos e eventos do catolicismo. Ela foi encerrada, no último domingo (6), após quatro dias de programação, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, reunindo 200 expositores e mais de 61 mil visitantes. 

“Neste ano, tivemos um número maior de devoções em nosso estande, o que demonstra que o turismo religioso católico baiano tem muito potencial ainda a ser explorado. A devoção ao Anjo Bom da Bahia, por exemplo, está chegando a outros estados e países. Ouvimos aqui na feira relatos emocionantes de fiéis que não são baianos”, explicou a assessora técnica da Setur-BA, Ilnah Oliveira, que fez a palestra “Bahia Religiosa – Fortalecendo as Raízes Espirituais”. 

“Demos o nome de Santa Dulce a uma obra social na cidade de Navegantes, o que gerou um estímulo entre os fiéis para conhecer o santuário dela, na Bahia”, relatou o padre Eduardo Bastos, do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, no litoral de Santa Catarina. 

No espaço da Setur-BA, as pessoas ainda conheceram a trajetória da beata Lindalva Justo de Oliveira, a caminho de se tornar a segunda santa brasileira. Nascida no Rio Grande do Norte, ela teve a sua formação e atuação religiosa em Salvador, até ser assassinada por um interno no abrigo Dom Pedro II, em 1993, na Sexta-Feira da Paixão. O fato de ter sido martirizada abriu as portas para a beatificação, o primeiro passo para a canonização. 

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“Sou do Rio Grande do Norte e fiquei feliz em ver essa bela homenagem dos baianos à beata Lindalva, que será santificada, com a graça de Deus”, disse o filósofo potiguar Renné Fernandes. 

Para o empresário Marcelo Sacramento, presidente da Irmandade do Senhor do Bonfim, “o governo baiano, por meio da Setur-BA, está de parabéns, pela grande participação na Expocatólica, uma oportunidade ímpar para mostrar as ações no turismo religioso, onde a Colina Sagrada do Bonfim acolhe visitantes nos 365 dias do ano”. 

Promoção no Centro-Oeste 

Nos dias 3 e 4 de julho, a Setur-BA divulgou os atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia na 5ª Expo Turismo Goiás, no Espaço de Convenções de Goiânia, o maior evento do setor da região Centro-Oeste, com a participação de 180 expositores e 4,2 mil visitantes. Paralelo à feira, a secretaria capacitou 100 profissionais da Operadora Azul Viagens sobre as experiências oferecidas pelos destinos baianos. 

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Turismo

Bahia mira turistas das Américas

Setur-BA, Copa Airlines e o trade turístico alinham estratégias para ampliar a chegada de visitantes internacionais ao estado 

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visando atrair mais turistas internacionais para a Bahia. A iniciativa aconteceu após a confirmação da companhia aérea, que
Foto: Ascom/Setur-BA

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou, nesta sexta-feira (4), um encontro com a Copa AirLines e o trade turístico, para discutir ações conjuntas visando atrair mais turistas internacionais para a Bahia. A iniciativa aconteceu após a confirmação da companhia aérea, que retomará o voo da Cidade do Panamá (América Central) para Salvador, a partir de 7 de janeiro de 2026. A rota oferece conexões para 88 destinos em 32 países das Américas, incluindo Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia.

“Depois do esforço do Governo do Estado, que garantiu a volta das operações da Copa na Bahia, precisamos estar unidos na promoção do voo do Panamá e dos atrativos da Bahia, para ampliar o fluxo de turistas das Américas no estado. Demos o primeiro passo e vamos seguir com outras ações”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

O gerente-geral da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, elogiou a iniciativa da pasta. “É um prazer estar de volta à Bahia, e a Secretaria de Turismo exerceu um papel de destaque nesse processo. A gente vem aqui para demonstrar ao trade turístico a nossa disposição de apoiar a entrega de um produto competitivo no mercado internacional”.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, seção Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “essa cooperação é fundamental, para que a gente continue crescendo e avançando no turismo baiano, por meio dessa sintonia com a Setur-BA”.

“Esse evento de hoje é de extrema importância para o turismo da Bahia, é a união da ponte que faltava após a pandemia, para a nossa conectividade aérea com o mundo”, destacou o diretor da agência Alcance Viagens, Luiz Cesar.

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“A gente fica muito feliz com o momento que o trade está vivendo, tendo o apoio do Governo do Estado ao turismo. A promoção deve ser colaborativa, envolvendo as partes pública e privada. A união é a chave do negócio”, completou a diretora da rede hoteleira Vila Galé, Adriana Borges.

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Turismo

Bahia consolida posição como destino internacional em alta

Crescimento de 62% de turistas internacionais no primeiro semestre é impulsionado por ações do governo e atrativos culturais

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A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas internacionais, ou 99.958 para ser mais exato. Este é o segundo melhor resultado da história. O primeiro foi em 2007, quando bateu pouco mais de 101 mil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo, com apoio da Polícia Federal (PF).

De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, esse desempenho é resultado do trabalho da gestão baiana na qualificação da mão-de-obra, nas obras de infraestrutura nas treze zonas turísticas e também na promoção do destino em outros mercados. “As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na estruturação da atividade aqui na Bahia tornaram o nosso Estado um destino global. Somos o principal portão de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste brasileiro. Isso significa um maior fluxo de recursos na economia, com aumento de renda e da geração de empregos”, afirmou o secretário.

O número de visitantes internacionais registrados no 1º semestre de 2025 é 62% maior que no mesmo período de 2024, quando foram recepcionadas 61.669 pessoas. Em junho, o movimento também foi forte: mais de oito mil turistas internacionais chegaram ao estado, um crescimento de mais de 50% comparado ao mesmo mês de 2024. Especialistas no setor também estão animados.

Para Isac Lima, que é proprietário da agência Cassi Turismo, os destinos baianos têm atrativos que encantam. “Não foi nenhuma novidade ter recebido mais de 100 mil turistas no primeiro semestre de 2025, porque a Bahia é o estado propício para o turismo, porque além de termos natureza exuberante, temos história, temos cultura, casarões seculares, igrejas centenárias. Além da Bahia ter a fama de ser um estado hospitaleiro”.

Salvador-Panamá

Na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá, na América Central, para Salvador, suspenso no período da pandemia. A partir de janeiro de 2026, serão quatro voos por semana, ligando os dois destinos, o que vai contribuir para ampliar a chegada de turistas internacionais.

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O diretor da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, explicou que a capital baiana sempre esteve no radar da companhia. De acordo com ele, os números são animadores “Nosso grande objetivo é usar esse voo para vender a Bahia não só no Panamá, mas sim explorar o nosso hub de conexões. Lembrando que a gente voa para 17 destinos nos Estados Unidos, cinco no México, 11 na Colômbia e outros no Caribe, América Central. E junto com a Setur, promover a Bahia nesses mercados e trazer passageiros”.

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