Cidade
Marina da Penha é recuperada no âmbito do Prodetur Bahia
O equipamento está instalado em um terreno de área total de 5.400 metros quadrados na Península de Itapagipe

A Marina da Penha, na Ribeira é um dos equipamentos de infraestrutura náutica que estão sendo recuperados no âmbito do Prodetur Bahia. O programa prevê 13 intervenções para dinamizar o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos.
O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, realizou uma visita técnica às obras nesta quinta-feira (15) e destacou a importância da reconstrução da Marina da Penha para a movimentação turística na região da Cidade Baixa. “Com uma infraestrutura adequada, muitos barcos que fazem o roteiro pela Baía de Todos-os-Santos aportarão por ali e os visitantes aproveitarão para circular pela Ribeira e imediações, apreciando uma das paisagens mais agradáveis de Salvador”, afirmou.
Intervenções
Segundo o engenheiro Eduardo Gama, as obras na Marina estão divididas em uma parte terrestre e outra marítima – é de execução da estrutura do prédio administrativo e dos dois galpões de vagas secas para a guarda de barcos.
Um dos galpões encontra-se com as fundações prontas e a estrutura metálica em execução. Para o segundo, que é maior, estão sendo preparadas as fundações, devendo a montagem da estrutura ser iniciada no próximo mês.
Na área do prédio administrativo serão construídos também um miniauditório, uma cafeteria e um restaurante com varanda. A obra da marina inclui ainda píer flutuante em madeira, 96 vagas terrestres e 48 vagas molhadas para os barcos.
O equipamento está instalado em um terreno de área total de 5.400 metros quadrados na Península de Itapagipe (Ribeira), com área construída de pouco mais de 2 mil metros quadrados.
Cidade
Guarda Municipal entrega documentos perdidos no Carnaval até 4 de abril
A maioria dos itens resgatados são CNH e RG, e podem ser retirados na sede do órgão de segunda a sexta, das 9h às 16h

Os documentos encontrados pela Guarda Civil Municipal (GCM) no Carnaval de Salvador 2025 seguem sendo entregues até o próximo dia 4 de abril na sede do órgão, na Avenida San Martin. A maioria dos itens resgatados são CNH e RG, e podem ser retirados no local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A consulta aos itens pode ser feita no site https://guardamunicipal.salvador.ba.gov.br/achados-e-perdidos/.
Durante a folia, a GCM recuperou mais de 150 documentos perdidos. No final da festa, o órgão também recebeu cerca de 500 documentos da Polícia Civil, bem como materiais de identificação pessoal que foram entregues pelas Prefeituras-Bairro, totalizando mais de mil documentos.
O coordenador de Ações e Prevenção à Violência da GCM (Ceprev), James Azevedo, ressalta que a orientação é que o indivíduo que perdeu o documento registre a perda, por questões de segurança. “Isso impede o uso indevido por terceiros. Caso o cidadão não tenha o boletim, a gente faz a identificação e entrega os documentos recuperados, mas a orientação é que se apresente o boletim para a retirada aqui na GCM”, diz.
Confira o passo a passo para recuperar o documento:
1 – Acesse o site da GCM e verifique se o seu documento está listado.
2 – Dirija-se à sede da GCM, localizada na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, munido do boletim de ocorrência.
3 – Os documentos também podem ser retirados por parentes de primeiro grau, pai, mãe, filho ou irmão.
4 – Caso seu documento não esteja listado, será necessário providenciar a segunda via do documento.
5 – Se você encontrou algum documento perdido durante o Carnaval, ele pode ser entregue a uma patrulha da Guarda Civil Municipal ou na sede do órgão.
Cidade
Limpurb leva conscientização ambiental à Praia da Paciência na sexta (14)
O bairro do Rio Vermelho receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”

Na próxima sexta-feira (14), a partir das 9h, a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”. A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).
A ação terá como parceiros o Conselho Comunitário Social e de Segurança Rio Vermelho e Ondina, o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e o Frescobol – Arena Paciência. O objetivo é conscientizar banhistas e permissionários sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação das praias.
Desde o início do verão, a Limpurb tem realizado um trabalho intensivo de sensibilização em 12 praias da capital baiana, dentre elas a do Farol da Barra, de Ondina, do Flamengo, da Boa Viagem e de Tubarão. Além das ações educativas, a Limpurb também tem investido na instalação e reposição de kits de praia ao longo da orla. Esses kits facilitam o descarte adequado de resíduos, contribuindo diretamente para a manutenção da limpeza das praias.
“Estamos desde o início do verão realizando esse trabalho de conscientização justamente para sensibilizar as pessoas a manterem as praias limpas. Além disso, também reforçamos a infraestrutura para garantir que os resíduos sejam descartados corretamente”, destaca o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.
Cidade
Primeira motofaixa de Salvador começa a operar na Av. Bonocô
O espaço destinado à circulação de motociclistas foi implantado nos dois sentidos da avenida nesta segunda (10)

A partir desta segunda-feira (10), a primeira motofaixa da capital baiana estará em operação. O espaço destinado à circulação de motociclistas foi implantado nos dois sentidos da Av. Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô). Salvador é a terceira capital do país a ser autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a implementar a estratégia viária.
A motofaixa foi desenhada entre as faixas 1 e 2, a partir do canteiro central, de cada sentido da Bonocô. O espaço foi demarcado com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Com isso, os motociclistas poderão transitar com mais disciplina e segurança, sem alterar a dinâmica já existente na via. Apesar da inclusão da motofaixa, cada sentido da avenida continuará tendo quatro faixas para circulação de veículos.
Por determinação da Senatran, para a instalação da motofaixa, a velocidade máxima na Bonocô passará a ser 60 km/h. Porém, nos primeiros trinta dias, a fiscalização será em fase de testes para os condutores se habituarem ao novo limite. Mesmo com espaço segregado, os motociclistas têm de respeitar a velocidade da via.
“Essa iniciativa inovadora é resultado de muito trabalho, pesquisas e estudos técnicos da Transalvador. Vamos analisar o comportamento do tráfego e mandar relatórios periódicos para a Senatran. Após a consolidação dos dados, nosso intuito é expandir essa iniciativa para outras avenidas”, explica Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.
A motofaixa se alia a outras iniciativas da Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador, para conscientizar os motociclistas e para coibir a ocorrência de sinistros com esses condutores. Nos últimos anos, a autarquia municipal tem intensificado ações educativas, com distribuição de materiais educativos e rodas de conversas. Também houve a intensificação da fiscalização, seja presencial ou por meio de videomonitoramento, que impede que condutores conduzam motos de maneira irregular. Houve, ainda, investimentos em redesenho viário, com implantação de estruturas que impeçam a conversão irregular (“roubadinhas”), por exemplo.
Sinistros
Nos dois primeiros meses de 2025, a Transalvador registrou 464 sinistros envolvendo motos, que resultaram em 11 pessoas mortas. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 467 acidentes, com 18 vítimas fatais. Em todo o ano de 2024, esses números chegaram a 3.063 sinistros envolvendo motos, com 84 mortos. Se comparado com o total de mortes no trânsito em 2024 (142 mortes), 59% foram de sinistros envolvendo motos.
Na série histórica apresentada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o ano de 2024 foi o que apresentou a maior da quantidade de motos emplacadas na capital baiana, com 16.851 unidades. No acumulado dos últimos cinco anos, a frota em Salvador passou de 160.661, em 2020, para 216.338 motos emplacadas até o momento. O que representa um aumento de quase 35% nesse tipo de meio de transporte, não sendo contabilizadas as motos de outros municípios que circulam pela cidade.
-
Meio Ambientehá 3 dias
Polícia Militar realiza ação de conscientização ambiental no Porto da Barra
-
Comunicaçãohá 3 dias
Campanha do Governo da Bahia recebe o Prêmio Colunistas Norte Nordeste
-
Saúdehá 3 dias
Ampliação do Hospital de Base em Itabuna é entregue pelo Governo do Estado
-
Políticahá 2 dias
Governador encerra agenda em Itabuna reunido com empresariado
Pingback: Atracadouro de Jaguaripe passa por reaqualificado - Bahia Pra Você