Cultura
Coletivo Rumpilezzinho se apresenta na Escadaria do Passo
O “Rumpilezz Funfun no Passo” acontece toda primeira sexta-feira de cada mês, a partir das 19h

Nesta sexta-feira (3), a partir das 19h, o Coletivo Rumpilezzinho irá apresentar o “Rumpilezz Funfun no Passo”, que acontece toda primeira sexta-feira de cada mês, na Escadaria do Passo, no Centro Histórico de Salvador. Neste show gratuito subirão ao palco 13 jovens músicos e musicistas que fazem parte do Laboratório Musical criado por Letieres Leite. No grupo há instrumentos de sopro, percussão, bateria, harmonia e cordas. Eles vão apresentar composições autorais, desenvolvidas durante as aulas regidas por Letieres Leite, com base no método UPB (Universo Percursivo Baiano); alguns temas compostos pelo maestro, que também estão no repertório da Orkestra Rumpilezz; uma composição de Daniela Natali, que faz parte do grupo, com um arranjo desenvolvido coletivamente; e contarão com a participação especial de Roberto Barreto, um dos fundadores da banda Baiana System, e sua guitarra baiana. O público pode esperar um show vibrante, com uma formação musical digna da regência do maestro Letieres Leite, a quem este projeto é dedicado. A partir do próximo mês até o final da temporada (abril de 2024), quem fará os shows é a Orkestra Rumpilezz.
Os shows gratuitos “Rumpilezz Funfun no Passo”, dentro do “Cole no Centro”, são realizados com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e acontecerão todas as primeiras sextas-feiras do mês, até abril.
A programação do Cole no Centro tem uma nova estreia na próxima terça-feira (7), quando será realizada, a partir das 18h, no Largo do Pelourinho, a Missa Campal da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que contará com o grupo musical da Igreja e logo em seguida um ensaio aberto da Orquestra Afrosinfônica que tocará um repertório pensando especialmente para a Terça da Benção, com os grandes sucessos dos blocos afros de Salvador e será regida pelo maestro Ubiratan Marques.
Cortejos pelas ruas
Enquanto isso, o Centro Histórico segue tendo suas ruas sendo agitadas pela bonita participação do Cortejo Afro (segundas), de Os Negões (terças), do Muzenza (quartas), da Mulherada (quintas), da Banda Didá (sábados) e dos Filhos de Gandhy (domingos). As atrações do Cole no Centro fazem parte de um calendário fixo que pode ser conferido no site www.salvadordabahia.com e no perfil de Instagram da Secult.
Cultura
Casa do Benin apresenta “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”
A mostra gratuita traz um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos do criador do samba reggae

Um dos nomes mais potentes da música afro-brasileira, mestre Neguinho do Samba será homenageado com a exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”, que acontece de 07 de junho a 05 de julho, na Casa do Benin – Espaço Tatassomba, no Pelourinho, em Salvador. A mostra é gratuita e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.
Com curadoria de Anderson do Samba, filho do mestre, a exposição apresenta um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos, desde momentos emblemáticos até cenas do cotidiano, revelando a profundidade e a extensão da influência de Neguinho do Samba. Criador do samba reggae, ritmo que ressignificou o território do Centro Histórico e ecoou pelo mundo, ele foi responsável por transformar a música em um poderoso instrumento de afirmação cultural e resistência.
- Foto: Lázaro Roberto
- Foto: Lázaro Roberto
A abertura oficial da exposição acontece no dia 07 de junho, a partir das 16h, com uma apresentação especial dos filhos do mestre, Anderson do Samba e Nitorê Akadã, em uma performance que homenageia não apenas a memória de seu pai, mas também a força cultural do Pelourinho, berço do samba reggae.
Pela primeira vez, a cidade de Salvador presta homenagem a Neguinho do Samba no mês de seu nascimento, resgatando sua importância histórica como um patrimônio vivo afro-brasileiro. A mostra destaca não só sua trajetória artística, mas também a relevância social de sua criação, que ultrapassou fronteiras e consolidou-se como símbolo de resistência negra.
“A valorização de importantes nomes na construção da identidade brasileira, fazendo com que essas pessoas não caiam no esquecimento e no anonimato, é uma maneira de colaborar para que a história cultural brasileira seja preservada e perpetuada através das gerações”, afirma Renata Campos, produtora executiva da exposição.
SERVIÇO
- Exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”
Casa do Benin – Espaço Tatassomba (Pelourinho, Salvador)
De 07 de junho a 05 de julho de 2025
Terça a sexta, das 10h às 17h | Sábados, das 9h às 16h
Entrada gratuita
Abertura: 07 de junho, às 16h, com apresentação de Anderson do Samba e Nitorê Akadã
Cultura
TVE transmite ao vivo São João Sinônico da Osba com Geraldo Azevedo
A apresentação conta também com a participação do sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi

A TVE transmite ao vivo neste sábado (7), às 19h, a edição 2025 do São João Sinfônico, direto da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O evento, promovido pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), terá como convidado especial o cantor e compositor Geraldo Azevedo, que celebra 80 anos em 2025.
Sob a regência do maestro Carlos Prazeres e direção de Manno Góes, o concerto reúne clássicos do forró e sucessos da carreira de Geraldo Azevedo, como ‘Dia Branco’, ‘Moça Bonita’ e ‘Dona da Minha Cabeça’, em arranjos sinfônicos especiais. A apresentação conta também com a participação do sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi, presente em todas as edições do projeto, que chega este ano à sua 9ª edição.
Serviço:
- São João Sinfônico da Osba com Geraldo Azevedo ao vivo na TVE
- Quando: Sábado (7), às 19h
- Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br
Agricultura
Agricultura familiar marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025
A Bahia participará entre os dias 11 e 14 de junho das maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina

Com sabores únicos, inovação e sustentabilidade, o rural baiano marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025, as maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina. Entre os dias 11 e 14 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o público poderá conhecer, provar e se encantar com a diversidade de alimentos produzidos de forma sustentável. Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, a participação baiana reúne 31 empreendimentos, entre cooperativas, associações e redes agroecológicas, que apresentarão produtos com alto valor agregado, identidade territorial, certificação orgânica e responsabilidade socioambiental.
A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A ação integra a política pública de fortalecimento da agricultura familiar, com foco em acesso a mercados e promoção comercial de produtos sustentáveis e diferenciados.
No estande da Agricultura Familiar da Bahia, na Naturaltech, o público poderá conhecer e degustar uma explosão de sabores únicos e de origem vindos diretamente do interior baiano: iogurtes de frutas nativas (licuri, umbu, pinha, maracujá e café), flocão e creme de milho não transgênico, pastas de castanha de caju, frutas desidratadas, mel, cafés especiais e chocolates artesanais produzidos no sistema cabruca, técnica que respeita a Mata Atlântica e valoriza o saber tradicional.
Já o estande Orgânicos da Bahia, na Bio Brazil Fair, contará com a presença de 16 empreendimentos da Rede Povos da Mata, primeira rede brasileira com sistema participativo de certificação reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Serão apresentadas geleias de frutas nativas, extrato de tomate temperado, temperos naturais, chocolates orgânicos, nibs de cacau, barras de frutas, manteiga de cacau e cachaças artesanais, todos cultivados com práticas que preservam a biodiversidade e promovem justiça social no campo.
A Naturaltech e a Bio Brazil Fair são os principais eventos do setor na América Latina. Na última edição, reuniram mais de 57 mil visitantes e 760 expositores, consolidando-se como plataformas estratégicas para negócios, visibilidade institucional e relacionamento com o mercado nacional e internacional.
Todos os produtos expostos pelas cooperativas baianas também podem ser adquiridos em todo o país por meio do mercado virtual da agricultura familiar www.mercaf.com.br, com entrega pelos Correios.