SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Tudo pronto para o lançamento da FLIPELÔ 2024

Mais uma vez será realizada uma ampla programação de forma inteiramente gratuita

Publicado

em

A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024, que acontece entre os dias 7 a 11 de agosto em todo o
Foto: Ricardo Prado

A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024, que acontece entre os dias 7 a 11 de agosto em todo o Centro Histórico de Salvador, terá seu lançamento oficial no próximo dia 31 de julho, quarta-feira, às 15h30, no teatro do Sesc-Senac Pelourinho, no Largo do Pelourinho, quando serão apresentados a programação e os parceiros. Mais uma vez será realizada uma ampla programação de forma inteiramente gratuita.

Pelo oitavo ano consecutivo a FLIPELÔ ocupa o Centro Histórico de Salvador, e desta vez presta homenagem ao cantor e compositor Raul Seixas. “Estamos preparando uma programação à altura do nosso homenageado. Um grande poeta, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, considerado o pai do rock brasileiro. Um mestre das palavras, que desde a infância desenvolveu uma paixão pelos livros, pensava em ser escritor e citava Jorge Amado como referência”, destaca Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.

A abertura da festa literária acontecerá no dia 7 com o show “Carlos Eládio Toca Raul!, com o cantor e compositor Carlos Eládio, companheiro de Raul Seixas no grupo Os Panteras. O show terá participação especial de Vivi Seixas, filha de Raul Seixas e do VJ Gabiru.

A FLIPELÔ 2024 irá promover uma ampla programação com centenas de atividades. Nos cinco dias do evento são esperados cerca de 200 mil pessoas que transitarão pelos espaços ativados do Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. Estes espaços abrigarão a programação oficial da festa e também a FLIPELÔ MAIS, que em espaços públicos e privados reúne uma programação paralela realizada pelas instituições estabelecidas no Centro Histórico.

O que vai acontecer – Mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados tipos de literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, recitais, slans, rodas de conversa, mesas de debate, oficinas, apresentações teatrais e musicais, shows, exibição de documentários, exposições de arte, uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas e exposições de arte.

ANÚNCIO

A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024 acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador, com uma programação 100% gratuita. A FLIPELÔ 2024 é apresentada pela Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio do Grupo CCR (através do Instituto CCR), SICOOB, Banco do Nordeste, Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, além do apoio da Rede Bahia e ITS Brasil . A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.

Cultura

Casa do Benin apresenta “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”

A mostra gratuita traz um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos do criador do samba reggae 

Publicado

em

Legado”, que acontece de 07 de junho a 05 de julho, na Casa do Benin – Espaço Tatassomba, no Pelourinho, em Salvador.
Fotos: Margarida Neide

Um dos nomes mais potentes da música afro-brasileira, mestre Neguinho do Samba será homenageado com a exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”, que acontece de 07 de junho a 05 de julho, na Casa do Benin – Espaço Tatassomba, no Pelourinho, em Salvador. A mostra é gratuita e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h. 

Com curadoria de Anderson do Samba, filho do mestre, a exposição apresenta um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos, desde momentos emblemáticos até cenas do cotidiano, revelando a profundidade e a extensão da influência de Neguinho do Samba. Criador do samba reggae, ritmo que ressignificou o território do Centro Histórico e ecoou pelo mundo, ele foi responsável por transformar a música em um poderoso instrumento de afirmação cultural e resistência. 

A abertura oficial da exposição acontece no dia 07 de junho, a partir das 16h, com uma apresentação especial dos filhos do mestre, Anderson do Samba e Nitorê Akadã, em uma performance que homenageia não apenas a memória de seu pai, mas também a força cultural do Pelourinho, berço do samba reggae. 

Pela primeira vez, a cidade de Salvador presta homenagem a Neguinho do Samba no mês de seu nascimento, resgatando sua importância histórica como um patrimônio vivo afro-brasileiro. A mostra destaca não só sua trajetória artística, mas também a relevância social de sua criação, que ultrapassou fronteiras e consolidou-se como símbolo de resistência negra. 

“A valorização de importantes nomes na construção da identidade brasileira, fazendo com que essas pessoas não caiam no esquecimento e no anonimato, é uma maneira de colaborar para que a história cultural brasileira seja preservada e perpetuada através das gerações”, afirma Renata Campos, produtora executiva da exposição. 

ANÚNCIO
SERVIÇO
  • Exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado” 
    Casa do Benin – Espaço Tatassomba (Pelourinho, Salvador)
    De 07 de junho a 05 de julho de 2025
    Terça a sexta, das 10h às 17h | Sábados, das 9h às 16h
    Entrada gratuita
    Abertura: 07 de junho, às 16h, com apresentação de Anderson do Samba e Nitorê Akadã 
Continue Lendo

Cultura

TVE transmite ao vivo São João Sinônico da Osba com Geraldo Azevedo

A apresentação conta também com a participação do sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi

Publicado

em

A TVE transmite ao vivo neste sábado (7), às 19h, a edição 2025 do São João Sinfônico, direto da Concha Acústica do
Foto: Caio Lirio

A TVE transmite ao vivo neste sábado (7), às 19h, a edição 2025 do São João Sinfônico, direto da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O evento, promovido pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), terá como convidado especial o cantor e compositor Geraldo Azevedo, que celebra 80 anos em 2025. 

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres e direção de Manno Góes, o concerto reúne clássicos do forró e sucessos da carreira de Geraldo Azevedo, como ‘Dia Branco’, ‘Moça Bonita’ e ‘Dona da Minha Cabeça’, em arranjos sinfônicos especiais. A apresentação conta também com a participação do sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi, presente em todas as edições do projeto, que chega este ano à sua 9ª edição. 

Serviço: 
  • São João Sinfônico da Osba com Geraldo Azevedo ao vivo na TVE 
  • Quando: Sábado (7), às 19h 
  • Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br 
Continue Lendo

Agricultura

Agricultura familiar marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025

A Bahia participará entre os dias 11 e 14 de junho das maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina 

Publicado

em

alimentos produzidos de forma sustentável. Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, a participação
Foto: Karoline Meira

Com sabores únicos, inovação e sustentabilidade, o rural baiano marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025, as maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina. Entre os dias 11 e 14 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o público poderá conhecer, provar e se encantar com a diversidade de alimentos produzidos de forma sustentável. Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, a participação baiana reúne 31 empreendimentos, entre cooperativas, associações e redes agroecológicas, que apresentarão produtos com alto valor agregado, identidade territorial, certificação orgânica e responsabilidade socioambiental. 

A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A ação integra a política pública de fortalecimento da agricultura familiar, com foco em acesso a mercados e promoção comercial de produtos sustentáveis e diferenciados. 

No estande da Agricultura Familiar da Bahia, na Naturaltech, o público poderá conhecer e degustar uma explosão de sabores únicos e de origem vindos diretamente do interior baiano: iogurtes de frutas nativas (licuri, umbu, pinha, maracujá e café), flocão e creme de milho não transgênico, pastas de castanha de caju, frutas desidratadas, mel, cafés especiais e chocolates artesanais produzidos no sistema cabruca, técnica que respeita a Mata Atlântica e valoriza o saber tradicional. 

Já o estande Orgânicos da Bahia, na Bio Brazil Fair, contará com a presença de 16 empreendimentos da Rede Povos da Mata, primeira rede brasileira com sistema participativo de certificação reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Serão apresentadas geleias de frutas nativas, extrato de tomate temperado, temperos naturais, chocolates orgânicos, nibs de cacau, barras de frutas, manteiga de cacau e cachaças artesanais, todos cultivados com práticas que preservam a biodiversidade e promovem justiça social no campo. 

A Naturaltech e a Bio Brazil Fair são os principais eventos do setor na América Latina. Na última edição, reuniram mais de 57 mil visitantes e 760 expositores, consolidando-se como plataformas estratégicas para negócios, visibilidade institucional e relacionamento com o mercado nacional e internacional. 

ANÚNCIO

Todos os produtos expostos pelas cooperativas baianas também podem ser adquiridos em todo o país por meio do mercado virtual da agricultura familiar www.mercaf.com.br, com entrega pelos Correios. 

Continue Lendo

Mais Lidas