SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Salvador ganha estátua “Gandhi Andante” do governo indiano

Doada pelo governo indiano, a peça já pode ser apreciada por todos, na Praça da Inglaterra, no Comércio

Publicado

em

Foto: Max Haack/SecomPMS

Salvador ganhou um presente muito significativo, a estátua conhecida como “Gandhi Andante”, em referência ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi. A peça já pode ser apreciada por todos, na Praça da Inglaterra, no Comércio, um dos pontos de visitação do Centro Histórico da cidade.

A entrega da obra artística foi realizada em cerimônia simbólica no local, nesta quinta-feira (8). Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto, o embaixador indiano no Brasil Suresh K. Reddy e o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pablo Barrozo, além do presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsonei Oliveira.

Em discurso, o prefeito agradeceu ao governo indiano por presentear a cidade com o monumento, e destacou pontos em comum entre a capital baiana e o país asiático.

“Temos aqui o símbolo de uma das figuras mais importantes da humanidade, que foi essencial não apenas para a consolidação da independência da Índia, mas também como referencial dos ideais do movimento pacifista para o mundo inteiro. Salvador tem tudo a ver com a vida de Gandhi e com o que ele edificou na humanidade, pois somos uma cidade pacifista, acolhedora, que gosta de agregar pessoas e que rejeita preconceitos, além de saber valorizar o ser humano e as pessoas”, relatou ACM Neto.

Representatividade

A estátua simula o movimento de caminhada do líder indiano e foi doada para Salvador pelo governo da Índia, via embaixada no Brasil. Existem monumentos do “Gandhi Andante” em várias cidades do mundo, como Nova Iorque, São Francisco, Nova Déli, Washington, Moscou e Budapeste. No Brasil, há exemplares localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Londrina (PR).

ANÚNCIO

Com 1,94 metros de altura e pesando aproximadamente 400 kg, a peça foi esculpida em bronze pelo artista Gautam Pal e simboliza a “Marcha do Sal”, movimento liderado por Gandhi em 1930 contra a proibição da extração de sal na Índia colonial imposta pelos britânicos. Naquela ocasião, o líder e seus seguidores andaram cerca de 388 quilômetros em 25 dias, e a marcha foi duramente reprimida, com muitas pessoas sendo presas, entre elas o próprio Gandhi.

Apenas há três semanas como embaixador no país, Reddy fez questão de pontuar que a primeira visita oficial no país está sendo feita na primeira capital do Brasil e que ficou bastante impressionado com a dinâmica e a diversidade da população local. “Foi o povo de Salvador quem recebeu Mahatma Gandhi e manteve a filosofia dele. Hoje é um dia histórico por darmos um lar a Gandhi aqui”, disse.

Ele ainda ressaltou o interesse em desenvolver cooperações entre a Índia e a cidade baiana em outras áreas, a exemplo da indústria, e agradeceu ao convite do prefeito ACM Neto para acompanhar o Carnaval de Salvador e o desfile do Filhos de Gandhy. Neste caso, Reddy prometeu trazer um grupo indiano para se apresentar na maior festa de rua do planeta.

Cidade

Salvador recebe novos ônibus climatizados nesta semana

A ação faz parte do processo de renovação da frota de transporte público da cidade

Publicado

em

Depois de Massaranduba e Alto do Cabrito, mais três bairros de Salvador vão receber novos ônibus nesta semana. Na segunda-feira (24),
Foto: Ascom/Semob

Depois de Massaranduba e Alto do Cabrito, mais três bairros de Salvador vão receber novos ônibus nesta semana. Na segunda-feira (24), será a vez dos bairros de Santa Cruz e Vale das Pedrinhas serem beneficiados com dez veículos, com ação a ser realizada às 8h, na estação BRT Pedrinhas. Os ônibus irão operar nas linhas 0713 (Santa Cruz x Calçada / Bonfim), 0720 (Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa) e 0718 (Vale das Pedrinhas x Lapa).

Já na terça-feira (25), outros quatro veículos serão entregues à comunidade do Alto do Coqueirinho, na região de Itapuã. Eles passarão a atender a linha 1017 (Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu), completando o pacote de melhorias programado para esta etapa de renovação.

Na manhã da sexta-feira (21), moradores de Massaranduba e Alto do Cabrito receberam seis novos ônibus climatizados, com ação realizada no final de linha de Massaranduba. Os veículos vão circular nas linhas 0205 (Massaranduba x Forte de São Pedro), 0208 (Massaranduba x Lapa), 0214 (Massaranduba x Estação BRT Hiper) e 1648 (Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato).

A ação faz parte do processo de renovação da frota de transporte público da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e oferecer mais conforto aos passageiros. No total, são 20 novos veículos com ar-condicionado, acessibilidade e tecnologia Euro VI, que emite menos poluentes.

“Essa ação compõe o conjunto de entregas para Salvador, que completa 476 anos este mês. É assim que a gente vai trabalhando, trazendo ônibus novos, vindo na comunidade e conversando com a população”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, durante o ato simbólico de entrega em Massaranduba.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cidade

Linhas de Cajazeiras são modificadas a partir deste sábado (22) 

A medida visa dar maior eficiência ao deslocamento dos usuários e reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus

Publicado

em

Os usuários que utilizam o transporte nas regiões de Cajazeiras XI e Boca da Mata devem ficar atentos às alterações em linhas de ônibus que
Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

Os usuários que utilizam o transporte nas regiões de Cajazeiras XI e Boca da Mata devem ficar atentos às alterações em linhas de ônibus que acontecem a partir deste sábado (22). A medida visa dar maior eficiência ao deslocamento dos usuários e reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus. 

As linhas 1420 – Boca da Mata x Pituba e 1436 – Cajazeiras XI x Pituba, assim como as linhas-filhas 142002 – Boca da Mata x Shopping da Bahia, 142003 – G. Barbosa / Shopping da Gente x Shopping da Bahia, 143601 – Estação Pituaçu x Cajazeiras 11 e 143602 – Cajazeiras 11 x Shopping da Bahia terão o atendimento seccionado no Shopping da Bahia. Para chegar à região da Pituba, os usuários deverão integrar com o BRT na Estação Rodoviária, utilizando a linha B3 – Rodoviária x Pituba via Caminho das Árvores / Paulo VI. 

Não haverá alteração no trajeto em nenhuma das linhas até o Shopping da Bahia, permanecendo o mesmo itinerário que já é realizado regularmente. Além disso, o código das linhas também será modificado. A linha 1420 e linhas-filhas passarão a ter código 1419 – Boca da Mata x Shopping da Bahia, e as de código 1436 passarão a circular com o código 1468 – Cajazeiras XI x Shopping da Bahia. 

Continue Lendo

Cidade

Prefeitura entrega 20 novos ônibus climatizados a partir desta sexta (21)

Os veículos vão atender os bairros de Massaranduba, Alto do Coqueirinho, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Alto do Cabrito

Publicado

em

Os usuários que utilizam o transporte público em Salvador poderão contar, a partir desta sexta-feira (21) com ônibus novos e climatizados
Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

Os usuários que utilizam o transporte público em Salvador poderão contar, a partir desta sexta-feira (21) com ônibus novos e climatizados para as linhas que atendem os bairros de Massaranduba, Alto do Coqueirinho, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Alto do Cabrito. Ao todo serão entregues 20 ônibus que irão operar em oito linhas. 

Nesta sexta-feira serão entregues seis veículos, no final de linha de Massaranduba, que irão operar nas linhas 0205 – Massaranduba x Forte de São Pedro, 0208 – Massaranduba x Lapa, 0214 – Massaranduba x Estação BRT Hiper e 1648 – Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato. 

Na segunda-feira (24) serão entregues mais dez veículos para os bairros de Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, a partir das 8h, na estação BRT Pedrinhas. Estes ônibus climatizados irão operar nas linhas 0713 – Santa Cruz x Calçada / Bonfim, 0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa e 0718 – Vale das Pedrinhas x Lapa. Já na terça (25), a comunidade do Alto do Cabrito receberá mais quatro veículos, que irão atender a linha 1017 – Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu. 

Os novos ônibus terão motor Euro VI, que emite menos poluentes, além de serem equipados com ar-condicionado e acessibilidade. Os veículos fazem parte da renovação de frota da cidade, e irão substituir os ônibus antigos que operavam nestas localidades. 

Continue Lendo

Mais Lidas